Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO (RJ): RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA

Na semana de 19/05 a 28/05 acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é "Museus e Paisagens Culturais". O Museu de Arte Religiosa e Tradicional - Mart de Cabo Frio participa com extensa programação.
Nesta quinta-feira (19), às 10 h, será aberta a exposição “O inventor de Instrumentos”, com José Antônio da Silva, o Já Silva. Já Silva é um paraibano e morador antigo de Búzios, onde fabrica ou repara instrumentos de corda com caixa de ressonância.
Até o dia 09 de setembro a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento do museu: de segunda à sexta- feira, das 10h às 17h, no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos – Largo de Santo Antônio, s/nº - Centro – Cabo Frio. A entrada é gratuita. Para mais informações: (22) 2626- 7340.

 
______________________________________________________________________

A Superintendência de Pesca junto à Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da Postura, Guarda Marítima Ambiental e COMSERCAF dão continuidade ao projeto “Canto do Forte Limpo”, com objetivo de ordenar as embarcações, promover a limpeza da praça e da praia do Canto do Forte e remover barcos e objetos abandonados no local Os órgãos envolvidos realizaram a limpeza da área com a remoção de barcos e objetos abandonados na manhã de ontem (18), como carcaças de geladeira e restos de pescado. Os barcos cujos donos não foram localizados ficarão sob tutela Guarda Marítima, com o casco virado para baixo, evitando assim o acúmulo de água da chuva. Para a retirada dos barcos, os donos devem procurar a Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, localizada no Terminal de Transatlântico, onde serão orientados e notificados que não poderão mais deixar os barcos no Canto do Forte.
O “Canto do Forte Limpo” teve início no dia 3 de maio com a notificação de todos os pescadores e comerciantes locais que realizaram o cadastro na Superintendência de Pesca. O próximo passo será uma reunião para conscientizá-los sobre as próximas decisões que serão tomadas.
Em vigor desde domingo (15), ali só será permitido o comércio de peixe inteiro ou limpo previamente em outro local e acondicionado em embalagem adequada, expostos nas próprias embarcações. Vistorias regulares serão feitas no local.

______________________________________________________________
Nesta semana aconteceu uma reunião no distrito de Sana - Macaé, sobre o Projeto Rio Serra Mar, com a presença de representantes de diversos municípios da Região Serrana além de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. O objetivo do projeto é aproximar os destinos turísticos da Serra Verde Imperial à Costa do Sol.
Entre os tópicos abordados: a sinalização turística da estrada que liga essas duas regiões; ajustes finais do portal que está sendo desenvolvido para promoção desse roteiro; as ações de ativação e de lançamento, previsto para acontecer na cidade do Rio de Janeiro para agentes de viagens e jornalistas em Julho. Antes do lançamento oficial, está agendada uma apresentação para o dia 02 de junho no SEBRAE de Cabo Frio para os empresários locais que já possuem seus produtos veiculados ao roteiro e os que ainda desejam fazer parte.
O público alvo do projeto são prestadores de serviços turísticos como: hotéis, restaurantes, entretenimentos e agências de receptivo.

 ___________________________________________________________
Aconteceu na quarta-feira (18) a I Reunião de Criação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar, com a participação de secretários municipais de educação da Região dos Lagos, Diretores Escolares, Conselheiros Tutelares, Representantes dos Órgãos de Proteção da Criança e do Adolescente e das Guardas Municipais da baixada litorânea.

A reunião foi organizada pelo 25º BPM- Batalhão de Polícia Militar e mediada pelo Subcomandante Major, Leonardo Nogueira, que apresentou o documento que define objetivos e planos de ação do CCS-E. Ele explicou as estratégias que serão adotadas, as quais se destacam por uma Polícia Militar mais próxima das associações de moradores e atuando na prevenção e mediação de conflitos e no patrulhamento escolar. Os participantes apresentaram os trabalhos de prevenção e mediação que já vêm fazendo e enfatizaram a importância dos órgãos competentes estarem mais presentes nas unidades escolares. Além disso, fizeram sugestões a serem acrescidas ao documento e também sugeriram ações efetivas de prevenção à violência e de combate aos maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes.
Foi acordado que os encontros serão realizados mensalmente e de forma itinerante, a fim de contemplar todos os municípios integrantes do Conselho.


______________________________________________________________
Com a participação de cerca de 800 pessoas, foi um sucesso o evento “Todos contra o abuso infantil”, realizado ontem, na Praça Porto Rocha, com objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre violência sexual contra criança e adolescente, trabalho infantil e medidas de combate a serem tomadas, além de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes.
A mobilização teve apresentações teatrais ligadas ao tema, estátua viva, panfletagem e cartazes explicativos sobre o assunto. Uma equipe com cerca de 40 pessoas, entre elas uma psicóloga e assistentes sociais, fez atendimento para tirar as dúvidas da população.
Um importante canal de denúncias de casos de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes é o Disque Denúncia Nacional, o Disque 100.

___________________________________________________________
Em Tamoios, às 10 h da manhã deste sábado (21), haverá uma aula pública com as alunas do Projeto de Balé - Passos do futuro - e um café da manhã em homenagem às mães, no Ginásio Poliesportivo João augusto. A homenagem será aberta para toda família de quem participa do projeto.
Passos do futuro é um projeto social de balé com crianças e adolescentes com idade de 2 à 16 anos. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, na Sala do Campo de Futebol de Unamar.

Fonte dos dados e fotos: site da Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si

PARA HENRY BOREL

Não mais o riso fácil de criança! Os bonecos a lutar, Impulsionados por frágeis mãozinhas, Agora estão inertes Como inerte está  O seu corpinho sofrido. Não mais a alegria E o gosto da liberdade Dos dias fora do calabouço, O seu cárcere de dor. Quantos gritos mudos Em abraços silenciosos. Quantas dores caladas Gritadas em olhar de pavor. Quantos pedidos no choro fácil, No rostinho escondido no ombro No colo de sua algoz. Uma criança somente, E somente só. Única! Seu riso só seu, Seu olhar, sua identidade. Sua voz, seu abraço Únicos! Sua voz agora é silêncio, A mesma voz  Que animava brinquedos A mesma voz  Que implorava socorro na fala curta. Pai, me deixa ficar contigo! A luz aqui Pra sempre se apaga. Ficarão a saudade, E consciências sem paz. Mas a luz vive além Resplandece linda entre anjos. O anjo venceu o leão da arena E em outras esferas foi sorrir, Foi brincar, Foi viver. Liberto está, Para sempre, Das mãos frias de duros golpes, Dos abraços fortes de ódio E da tortura, Que dói