Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO (RJ): RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA

Na semana de 19/05 a 28/05 acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é "Museus e Paisagens Culturais". O Museu de Arte Religiosa e Tradicional - Mart de Cabo Frio participa com extensa programação.
Nesta quinta-feira (19), às 10 h, será aberta a exposição “O inventor de Instrumentos”, com José Antônio da Silva, o Já Silva. Já Silva é um paraibano e morador antigo de Búzios, onde fabrica ou repara instrumentos de corda com caixa de ressonância.
Até o dia 09 de setembro a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento do museu: de segunda à sexta- feira, das 10h às 17h, no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos – Largo de Santo Antônio, s/nº - Centro – Cabo Frio. A entrada é gratuita. Para mais informações: (22) 2626- 7340.

 
______________________________________________________________________

A Superintendência de Pesca junto à Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da Postura, Guarda Marítima Ambiental e COMSERCAF dão continuidade ao projeto “Canto do Forte Limpo”, com objetivo de ordenar as embarcações, promover a limpeza da praça e da praia do Canto do Forte e remover barcos e objetos abandonados no local Os órgãos envolvidos realizaram a limpeza da área com a remoção de barcos e objetos abandonados na manhã de ontem (18), como carcaças de geladeira e restos de pescado. Os barcos cujos donos não foram localizados ficarão sob tutela Guarda Marítima, com o casco virado para baixo, evitando assim o acúmulo de água da chuva. Para a retirada dos barcos, os donos devem procurar a Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, localizada no Terminal de Transatlântico, onde serão orientados e notificados que não poderão mais deixar os barcos no Canto do Forte.
O “Canto do Forte Limpo” teve início no dia 3 de maio com a notificação de todos os pescadores e comerciantes locais que realizaram o cadastro na Superintendência de Pesca. O próximo passo será uma reunião para conscientizá-los sobre as próximas decisões que serão tomadas.
Em vigor desde domingo (15), ali só será permitido o comércio de peixe inteiro ou limpo previamente em outro local e acondicionado em embalagem adequada, expostos nas próprias embarcações. Vistorias regulares serão feitas no local.

______________________________________________________________
Nesta semana aconteceu uma reunião no distrito de Sana - Macaé, sobre o Projeto Rio Serra Mar, com a presença de representantes de diversos municípios da Região Serrana além de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. O objetivo do projeto é aproximar os destinos turísticos da Serra Verde Imperial à Costa do Sol.
Entre os tópicos abordados: a sinalização turística da estrada que liga essas duas regiões; ajustes finais do portal que está sendo desenvolvido para promoção desse roteiro; as ações de ativação e de lançamento, previsto para acontecer na cidade do Rio de Janeiro para agentes de viagens e jornalistas em Julho. Antes do lançamento oficial, está agendada uma apresentação para o dia 02 de junho no SEBRAE de Cabo Frio para os empresários locais que já possuem seus produtos veiculados ao roteiro e os que ainda desejam fazer parte.
O público alvo do projeto são prestadores de serviços turísticos como: hotéis, restaurantes, entretenimentos e agências de receptivo.

 ___________________________________________________________
Aconteceu na quarta-feira (18) a I Reunião de Criação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar, com a participação de secretários municipais de educação da Região dos Lagos, Diretores Escolares, Conselheiros Tutelares, Representantes dos Órgãos de Proteção da Criança e do Adolescente e das Guardas Municipais da baixada litorânea.

A reunião foi organizada pelo 25º BPM- Batalhão de Polícia Militar e mediada pelo Subcomandante Major, Leonardo Nogueira, que apresentou o documento que define objetivos e planos de ação do CCS-E. Ele explicou as estratégias que serão adotadas, as quais se destacam por uma Polícia Militar mais próxima das associações de moradores e atuando na prevenção e mediação de conflitos e no patrulhamento escolar. Os participantes apresentaram os trabalhos de prevenção e mediação que já vêm fazendo e enfatizaram a importância dos órgãos competentes estarem mais presentes nas unidades escolares. Além disso, fizeram sugestões a serem acrescidas ao documento e também sugeriram ações efetivas de prevenção à violência e de combate aos maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes.
Foi acordado que os encontros serão realizados mensalmente e de forma itinerante, a fim de contemplar todos os municípios integrantes do Conselho.


______________________________________________________________
Com a participação de cerca de 800 pessoas, foi um sucesso o evento “Todos contra o abuso infantil”, realizado ontem, na Praça Porto Rocha, com objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre violência sexual contra criança e adolescente, trabalho infantil e medidas de combate a serem tomadas, além de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes.
A mobilização teve apresentações teatrais ligadas ao tema, estátua viva, panfletagem e cartazes explicativos sobre o assunto. Uma equipe com cerca de 40 pessoas, entre elas uma psicóloga e assistentes sociais, fez atendimento para tirar as dúvidas da população.
Um importante canal de denúncias de casos de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes é o Disque Denúncia Nacional, o Disque 100.

___________________________________________________________
Em Tamoios, às 10 h da manhã deste sábado (21), haverá uma aula pública com as alunas do Projeto de Balé - Passos do futuro - e um café da manhã em homenagem às mães, no Ginásio Poliesportivo João augusto. A homenagem será aberta para toda família de quem participa do projeto.
Passos do futuro é um projeto social de balé com crianças e adolescentes com idade de 2 à 16 anos. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, na Sala do Campo de Futebol de Unamar.

Fonte dos dados e fotos: site da Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "MAR DE PALAVRAS" E DO LIVRO "SURFANDO NAS LETRAS", DE ROBERTO AMORIM

Ontem, no Charitas, aconteceu o lançamento de meu livro "Mar de Palavras" e do livro "Surfando nas Letras", de Roberto Amorim. Com a presença de diversos amigos, escritores e poetas, a noite foi um show de poesia e alegria!Para mim foi uma emoção sem tamanho! Ao som do piano de Vania Meireles, amigos queridos declamaram nossas poesias e nos dirigiram palavras engrandecedoras. Foi uma noite mágica!  Para quem deseja adquirir um livro, basta procurar no site https://sebodolanati.com.br/ com o Fábio Lanati. O livro está a venda também nas seguintes lojas virtuais: Americanas, Submarino, Shoptime, Amazon, Estante Virtual, Portal dos Livreiros, Sebos OnLine, Megaleitores e no site Leu Vendeu. Abaixo segue um pequeno vídeo com algumas fotos oficiais do evento, um segundo vídeo com a filmagem completa do evento e algumas fotos: