segunda-feira, 9 de maio de 2016

O MOMENTO ATUAL DE NOSSA CIDADE E A HISTÓRIA COMO BASE DE NOSSA ESCOLHA

Nosso país vive um momento bastante turbulento e instável. A crise política que se instalou levou à crise econômica que vivemos atualmente, e a situação em muitos municípios tornou-se gravíssima. Os municípios brasileiros simplesmente não têm como prever o valor da receita para o mês seguinte. A crise econômica leva ao atraso ou até ao não pagamento de tributos federais, estaduais e municipais, causando a diminuição da arrecadação geral e, por consequência, atraso e diminuição, ou até mesmo corte, de repasses federais e estaduais. Os royalties também caíram assustadoramente e seguem caindo a cada mês, sem perspectiva de melhora. Nossa cidade, assim como todas as demais que recebem essa receita, praticamente não pode mais contar com recursos dos royalties de petróleo.

Este é o panorama geral do qual nenhum município ou estado brasileiro consegue escapar, por isso eu penso que precisamos agora ter muita compreensão e apoiar o trabalho daqueles administradores que lutam dando o melhor de si para vencer esse momento e seguir mantendo suas cidades de pé. Eu vejo entre estes o nosso prefeito Alair Corrêa.

Alair foi o prefeito que iniciou o planejamento para tornar a cidade independente dos royalties, dotando-a de toda a infraestrutura que hoje ela possui e que a levou a tornar-se um local atraente para turistas nacionais e internacionais. Ele abriu as vias de acesso terrestre, aérea e marítima através da construção das avenidas de entrada, do aeroporto e do terminal de transatlânticos, saneou e pavimentou mais de dois terços da cidade e acabou com vários valões que antes eram depósitos de animais mortos e chassis de carros, construiu pontos turísticos e foi o responsável pelo boom de desenvolvimento da cidade nos anos 90. Não vou enumerar aqui todas as suas realizações, pois ficaria muito extenso. Um prefeito que tem história, que mais realizou pela cidade, mesmo na época em que a arrecadação era muito menor que a dos tempos áureos de antes da crise, que ganhou títulos em vários estados e cidades brasileiras como prêmio à sua administração de excelência, justamente agora que recebe a missão de governar novamente a cidade, porém em um tempo difícil e grave para todo o país, não merece nosso apoio? Claro que sim!

Alair vem lutando com dificuldades desde o início, pois além de tudo, é um político muito visado por seus opositores que fazem de tudo para derrubá-lo, e por isso ele acabou herdando um governo complicado devido às armadilhas políticas que lhe foram armadas. Mas ele caminhou, com dificuldades, colocando as coisas no prumo e retomando seu planejamento de independência dos royalties, quando de repente chegou essa queda abrupta do preço do petróleo e a crise nacional. Mesmo assim ele ainda inaugurou escolas, hospital, unidades básicas de saúde, creches e segue lutando para manter os serviços essenciais sem precisar fechar escolas e hospitais, como aconteceu em vários municípios brasileiros. Tem enfrentado problemas para pagar em dia os funcionários, mas tem negociado, tem dialogado e tem buscado alternativas.

Alair tem sofrido críticas injustas e tem sido alvo de boatos propagados por opositores que buscam desestabilizar totalmente seu governo para derrubá-lo de vez. Estes opositores percebem a dificuldade, conhecem a luta, mas preferem dar vazão a seus objetivos políticos pessoais do que colaborar (ou pelo menos não atrapalhar) o esforço do governo.

Eu sempre admirei o trabalho de Alair nos seus mandatos anteriores. Acompanhei a transformação que ele produziu na cidade, vi Cabo Frio tornar-se a cidade mais limpa do Brasil e o prefeito ser homenageado em vários estados brasileiros. Sempre fui sua admiradora por causa do seu jeito de governar. Gosto do prefeito que trabalha, que tem disposição, que cuida da sua cidade com coragem e vigor.  Por isso que sempre o apoiei e continuarei a apoiá-lo agora, neste momento grave, quando ele não pode governar da mesma forma que antes, porém segue com a mesma coragem e tendo à frente sua vasta experiência e vontade de fazer o melhor por sua cidade.

Quero dizer, prefeito Alair, que estou contigo como sempre estive, e seguirei apoiando-o na sua luta. Confio na sua experiência, na sua capacidade e na sua vontade de dar de si o melhor quando está governando, e essa confiança que tenho é embasada por uma história de vários mandatos e de construção de uma cidade. Assim, podemos ter agora o caminho mais pedregoso que antes, porém temos um administrador experiente e corajoso, que já deu provas suficientes de sua capacidade de transformar e desenvolver uma cidade, demonstrando ser, portanto, o nome correto para estar presentemente onde está e para amanhã alavancar mais uma vez o desenvolvimento com qualidade de vida em nossa cidade.

Um comentário:

1. DIANTE DE TUDO MINUCIOSAMENTE DITO E EXPOSTO, SEM MAIS DETALHES, RESTA-ME CONCORDAR PLENAMENTE COM SUA CLAREZA DE DETALHES, E FAZER MINHAS, SUAS PALAVRAS. CREIO QUE AMANHÃ, APÓS CONFIRMAÇÃO DO IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, A ECONOMIA DARÁ UMA GUINADA DE 90°, COM CERTEZA. PARABÉNS PRA VOCÊ E MUITA ENERGIA POSITIVA PARA O PREFEITO ALAIR FRANCISCO CORREA.
    NA ÚLTIMA QUITA-FEIRA EU TIVE A EXATA NOÇÃO DA LUTA ESPIRITUAL QUE O PREFEITO TEM TRAVADO, QUANDO NÓS,FUNCIONÁRIOS DE APOIO DO TERCEIRO TURNO, PARTICIPAMOS DE UMA RÁPIDA REUNIÃO COM A PROFESSORA PALMIRA, DIRETORA
    ADJUNTA DO COLÉGIO EDILSON DUARTE. O ASSUNTO EXPOSTO ERA SOLICITAÇÃO DA NOSSA PRESENÇA E APOIO NA SEXTA-FEIRA, NUM JANTAR ESPECIAL DE COMEMORAÇÃO DO 37° ANIVERSÁRIO COLÉGIO. DO NADA, A CITADA DIRETODA DISSE: E O PAGAMENTO NADA!!! EU QUERO QUE O PREFEITO QUEIME NO FOGO DO INFERNO...REUNIÃO ENCERRADA, E NOS RETIRAMOS QUESTIONANDO UNS AOS OUTROS, PORQUE TANTO ÓDIO!!! QUE DEUS O CUBRA COM SEU SANTO MANTO E O ILUMINE EM CADA DECISÃO, PROTEJA E O GUARDE ONDE QUER QUE PONHAS A PLANTA DOS SEUS PÉS, HOJE E SEMPRE. DESEJO DIAS GLORIOSOS, FELIZES E PRODUTIVOS A ELE, FAMÍLIA E AMIGOS FIÉIS. DEUS ABENÇOE A TODA SUA BASE DE SUSTENTAÇÃO.

ResponderExcluir