quinta-feira, 23 de junho de 2016

CABO FRIO INGRESSA EM PROJETO PILOTO DO PROGRAMA "BANDEIRA AZUL"

Por Luciana G. Rugani - O Programa Bandeira Azul visa a preservação e uso sustentável das praias e marinas em todo o mundo através de ações que conduzam à solução dos problemas existentes e da promoção de maior conscientização dos cidadãos e dos gestores sobre a necessidade de proteger os ambientes costeiros. É concedida uma certificação internacional a praias que conseguirem se adequar a 34 critérios nas áreas de segurança, acessibilidade, balneabilidade, informação, educação e gestão da praia. Trata-se de um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo.
Em outras oportunidades, falei sobre este tema aqui no blog, quando da sua inserção no plano de governo do prefeito Alair Corrêa, em 2012 (clique aqui) e quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início à preparação da Praia do Peró para ingresso no programa (clique aqui).
No ano de 2011, quando conheci o programa Bandeira Azul, eu me encantei com a possibilidade de Cabo Frio possuir essa certificação e, a partir daí, torci muito por essa conquista, pois a certificação internacional fará o nome de nossa cidade mais uma vez destacar-se internacionalmente no turismo.
Desde o início do ano que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem trabalhando intensivamente por isso, e agora, neste mês de junho, a Praia do Peró acaba de receber o certificado de ingresso autorizando a participação no programa.
Agora que os trilhos já estão ajustados, o próximo passo será seguir com o trabalho intensivo para que a certificação final possa ser obtida.
Abaixo segue matéria da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio sobre o assunto:

Prefeitura de Cabo Frio conquista Projeto Bandeira Azul na Praia do Peró 


A Prefeitura de Cabo Frio ingressa na fase piloto do Projeto Bandeira Azul na Praia do Peró. O Programa é coordenado pela SEMA- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pretende elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de proteger os ambientes costeiros e incentivar ações que conduzam à resolução dos problemas existentes.



O Programa "Bandeira Azul" é um sistema de gestão que atribui um selo internacional de qualidade ambiental para marinas e praias urbanas. E a Praia do Peró foi certificada, e com isso intitulada a fazer parte deste programa, representando o reconhecimento pelos esforços que vem sendo dedicados em prol da conservação e recuperação dos ambientes naturais costeiros na Região.


 
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Jailton Dias Nogueira Júnior, a equipe lutou para ter este programa. Ele afirma que escolheram o Peró, pois entendem que devem descentralizar os ambientes e praias, mesmo sendo a Praia do Forte um dos principais atrativos. “Agora é arregaçar as mangas e trabalhar na adequação para que o Programa Piloto da Bandeira Azul se transforme em definitivo”, afirma Jailton.


Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Divulgação | PMCF

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...