sábado, 17 de setembro de 2016

UM "TOUR" POR CABO FRIO

Cabo Frio, município fluminense localizado na Região dos Lagos, ficou entre as 51 cidades brasileiras que obtiveram classificação “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Ministério do Turismo. O mapa é um instrumento de orientação do ministério para elaboração das políticas públicas no setor do turismo, e em sua elaboração foram analisadas 2075 cidades com interesse turístico.
Para Cabo Frio, a obtenção da classificação “A” vem confirmar que a cidade permanece muito atrativa e que possui uma boa infraestrutura turística, como, por exemplo, hotéis e pousadas de qualidade. Além disso, vale destacar o perfil turístico diversificado da cidade. Cabo Frio possui opções para todos os gostos e estilos.
Para os que se interessam pelo turismo histórico-cultural, a cidade (com 400 anos de fundação e considerada a sétima cidade mais antiga do país) ainda possui espaços de pura história, onde nos sentimos como que transportados no tempo, como é o caso do Largo de São Benedito, no bairro da Passagem, com seus casarões antigos.   Há também o Forte São Matheus, construção de 1615, na Praia do Forte, principal ponto turístico da cidade; o Conjunto Arquitetônico Nossa Senhora dos Anjos, localizado no Largo Santo Antônio, que compreende o Convento Nossa Senhora dos Anjos  (onde hoje se situa o MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional, uma das mais ricas expressões da arquitetura colonial do país), e a capela do Morro da Guia, repleta de lendas e histórias da época; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção; a Casa de Cultura José de Dome (Charitas); entre outros importantes monumentos, além de vários sítios arqueológicos, os famosos sambaquis.
Para quem prefere o turismo ecológico, há trilhas para caminhadas, algumas quase que desconhecidas até mesmo para antigos moradores. Caminhadas são periodicamente organizadas por praticantes através das trilhas do Parque Estadual da Costa do Sol, nas proximidades da Praia das Conchas, Ilha do Japonês e Praia do Peró.
Os pontos turísticos mais famosos nacionalmente e internacionalmente são as belíssimas praias de areia branca e águas claras. A Praia do Forte e sua belíssima orla é o cartão postal da cidade. Em sua extensão temos a Praia das Dunas e Praia do Foguete, também belíssimas.  A Praia das Conchas e a Praia do Peró são consideradas zero de poluição, e a Praia do Peró é candidata à certificação internacional de praias “Bandeira Azul”.
A cidade possui também ótimos restaurantes, inclusive de nível internacional. Anualmente, por volta do mês de setembro, acontece o Festival de Sabores, com a participação de cerca de 40 restaurantes com seus mais deliciosos pratos.  
Para fazer compras, além dos estabelecimentos comerciais comuns do centro da cidade, há o shopping convencional e também o Shopping Gamboa, a famosa “Rua dos Biquínis”, conhecida internacionalmente como a maior rede de moda praia do Brasil e a primeira e única rua no mundo que concentra lojas exclusivas de moda praia.
O turismo é a vocação natural de Cabo Frio, uma cidade rica de potenciais e privilegiada pela natureza. Talvez por ser uma cidade cujo desenvolvimento se deu pelo aporte de pessoas das mais variadas localidades e culturas, ali a criatividade naturalmente reina. É um terreno próspero para a arte, nas suas mais diversas manifestações, e tudo o mais que a criatividade permitir. Esta é a "cara" de Cabo Frio.

Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...