segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 09/01/2016

Hospital do Jardim volta a atender pacientes no setor de emergência

Prefeitura também estabeleceu cronograma para volta dos atendimentos nos postos de saúde.

O setor de emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, voltou a receber pacientes nesta segunda-feira (9). A interrupção nos atendimentos no setor durou cerca de 9 meses durante a gestão anterior do governo municipal. São 6 médicos de plantão na unidade, sendo 4 clínicos gerais e 2 pediatras.

Foram reabertos o pronto-socorro e o pronto atendimento. O ambulatório ainda precisa ser estruturado com equipamentos como ar refrigerado, móveis e equipamentos para o laboratório. A unidade também está abastecida com medicamentos e materiais necessários para os atendimentos.

A Secretaria de Saúde também estabeleceu um cronograma para reabrir os postos de saúde que foram fechados ao longo do ano passado. Segundo o secretário Roberto Pillar, a previsão é de que a maioria dos postos volte a funcionar nos próximos dias.

"Vamos começar a abrir o máximo de postos nos próximos 15 dias. Alguns já reabrem nesta segunda, só aqueles que estão em estado mais precário ou sem médicos e demais funcionários é que levarão até 15 dias para funcionar. Só para se ter uma ideia, das 37 equipes de ESF (medico de família), 18 estão sem médicos, que pediram demissão durante o ano passado e não foram contratados outros", explicou Pillar.

Fotos: atendimento volta a ser feito na emergência do hospital do Jardim Esperança
Crédito: Secretaria de Saúde

___________________________________________________________________________

Acordo suspende greve dos profissionais da Educação

Greve que durava 7 meses foi suspensa após uma longa negociação entre os profissionais da área e novo governo

Após uma longa negociação, professores e demais profissionais da rede municipal de educação de Cabo Frio decidiram, em assembleia geral, aceitar a proposta do novo governo e retomar as atividades. Nas duas reuniões realizadas antes da assembleia foi construída uma proposta para reposição dos dias letivos e encerramento do ano de 2016, com retorno às salas de aula no dia 1º de fevereiro.

A greve da categoria já durava 7 meses, desde a gestão anterior da Prefeitura. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 8 de março. Durante este tempo, a categoria retoma todas as atividades e permanece em estado de greve. A volta às aulas para conclusão do ano letivo de 2016 será no dia 1º de fevereiro. O início do ano letivo de 2017 será em 24 de abril.

"Temos uma única rede, mas a realidade de cada unidade é muito diferente neste momento. Por isso, às aulas será em 1º de fevereiro, mas o encerramento será diferenciado, de acordo com o levantamento realizado pelas equipes de Inspeção e Supervisão Escolar", explica a secretária de Educação Laura Barreto.

A proposta

A proposta feita pelo governo e aceita pelos servidores ficou da seguinte forma: entre os dias 18 e 30 de janeiro, pagamento do resíduo de outubro e os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017. Até o final de fevereiro, pagamento dos meses de fevereiro de 2017 e dezembro de 2016. Em março, pagamento do mês de março e 50% do 13º de 2016. Em abril, pagamento do mês corrente e mais 50% do 13º de 2016.

Eliane Ribeiro
Secretaria M. de Educação Cabo Frio

______________________________________________________________

Coordenadoria da Mulher atende 5 vítimas de violência na primeira semana do novo governo

Equipe conta com assistência social e orientação jurídica

A Coordenadoria da Mulher realizou 5 atendimentos a mulheres vítimas de violência na primeira semana do novo governo. O atendimento conta com o auxílio de assistente social e advogados, que acompanham as vítimas de violência de gênero ou doméstica.

“É muito importante o atendimento e acolhida à mulher vítima de violência doméstica. Nossa equipe trabalha no resgate da autoestima, mostrando a mulher sua capacidade de escolha e decisão para o rompimento com o ciclo da violência”, disse a coordenadora, Tereza Tenan.

As mulheres são instruídas a dar andamento às denúncias contra os agressores, para que a violência não volte a ocorrer. O atendimento mulher é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292 – Braga.