Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 09/01/2016

Hospital do Jardim volta a atender pacientes no setor de emergência



Prefeitura também estabeleceu cronograma para volta dos atendimentos nos postos de saúde.


O setor de emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, voltou a receber pacientes nesta segunda-feira (9). A interrupção nos atendimentos no setor durou cerca de 9 meses durante a gestão anterior do governo municipal. São 6 médicos de plantão na unidade, sendo 4 clínicos gerais e 2 pediatras. 

Foram reabertos o pronto-socorro e o pronto atendimento. O ambulatório ainda precisa ser estruturado com equipamentos como ar refrigerado, móveis e equipamentos para o laboratório. A unidade também está abastecida com medicamentos e materiais necessários para os atendimentos.

A Secretaria de Saúde também estabeleceu um cronograma para reabrir os postos de saúde que foram fechados ao longo do ano passado. Segundo o secretário Roberto Pillar, a previsão é de que a maioria dos postos volte a funcionar nos próximos dias.

"Vamos começar a abrir o máximo de postos nos próximos 15 dias. Alguns já reabrem nesta segunda, só aqueles que estão em estado mais precário ou sem médicos e demais funcionários é que levarão até 15 dias para funcionar. Só para se ter uma ideia, das 37 equipes de ESF (medico de família), 18 estão sem médicos, que pediram demissão durante o ano passado e não foram contratados outros", explicou Pillar.

Fotos: atendimento volta a ser feito na emergência do hospital do Jardim Esperança
Crédito: Secretaria de Saúde

Coordenadoria de Comunicação



___________________________________________________________________________

Acordo suspende greve dos profissionais da Educação



Greve que durava 7 meses foi suspensa após uma longa negociação entre os profissionais da área e novo governo 

Após uma longa negociação, professores e demais profissionais da rede municipal de educação de Cabo Frio decidiram, em assembleia geral, aceitar a proposta do novo governo e retomar as atividades. Nas duas reuniões realizadas antes da assembleia foi construída uma proposta para reposição dos dias letivos e encerramento do ano de 2016, com retorno às salas de aula no dia 1º de fevereiro. 

A greve da categoria já durava 7 meses, desde a gestão anterior da Prefeitura. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 8 de março. Durante este tempo, a categoria retoma todas as atividades e permanece em estado de greve. A volta às aulas para conclusão do ano letivo de 2016 será no dia 1º de fevereiro. O início do ano letivo de 2017 será em 24 de abril. 

"Temos uma única rede, mas a realidade de cada unidade é muito diferente neste momento. Por isso, às aulas será em 1º de fevereiro, mas o encerramento será diferenciado, de acordo com o levantamento realizado pelas equipes de Inspeção e Supervisão Escolar", explica a secretária de Educação Laura Barreto.

A proposta

A proposta feita pelo governo e aceita pelos servidores ficou da seguinte forma: entre os dias 18 e 30 de janeiro, pagamento do resíduo de outubro e os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017. Até o final de fevereiro, pagamento dos meses de fevereiro de 2017 e dezembro de 2016. Em março, pagamento do mês de março e 50% do 13º de 2016. Em abril, pagamento do mês corrente e mais 50% do 13º de 2016.

Eliane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria M. de Educação Cabo Frio

Coordenadoria de Comunicação

______________________________________________________________

Coordenadoria da Mulher atende 5 vítimas de violência na primeira semana do novo governo


Equipe conta com assistência social e orientação jurídica

A Coordenadoria da Mulher realizou 5 atendimentos a mulheres vítimas de violência na primeira semana do novo governo. O atendimento conta com o auxílio de assistente social e advogados, que acompanham as vítimas de violência de gênero ou doméstica.

“É muito importante o atendimento e acolhida à mulher vítima de violência doméstica. Nossa equipe trabalha no resgate da autoestima, mostrando a mulher sua capacidade de escolha e decisão para o rompimento com o ciclo da violência”, disse a coordenadora, Tereza Tenan.

As mulheres são instruídas a dar andamento às denúncias contra os agressores, para que a violência não volte a ocorrer. O atendimento mulher é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292 – Braga. 

Coordenadoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si