CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 26/01/17

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Greve dos servidores termina em Cabo Frio após mais de 7 meses

Segundo presidente do Sindicaf, esta foi a greve do funcionalismo mais longa na história da cidade

A greve do servidores de Cabo Frio terminou oficialmente nesta quinta-feira (26). Após uma série de negociações com todas as categorias, os últimos acordos foram firmados e, desta forma, todo o funcionalismo estará de volta ao trabalho nos próximos dias. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cabo Frio (Sindicaf), Olney Vianna, esta foi a greve dos servidores municipais mais longa na história da cidade.
Os servidores entraram em greve no dia 1º de junho de 2016, durante a gestão anterior da Prefeitura, e terminou com 26 dias do novo governo em vigor. Foram mais de 7 meses com as atividades interrompidas.
"É preciso fazer justiça e destacar que o novo governo esteve a todo momento aberto ao diálogo. Mesmo nos momentos em que as assembleias dos servidores rejeitaram as propostas feitas, o governo manteve as negociações abertas e isso fez com que fosse possível chegarmos a um acordo. A negociação feita por segmentos também colaborou para o sucesso dos acordos, pois havia interesses distintos entre as diversas categorias", afirmou o presidente do Sindicaf logo após a audiência desta quinta.
Para o secretário de Administração do município, Deodoro Azevedo, o fim da greve mostra que a prioridade do novo governo é acertar a situação dos servidores e acabar com o atraso nos salários que eram recorrentes na gestão anterior.
"Em pouco mais de 20 dias conseguimos resolver uma situação que perdurava há quase 8 meses. Isso foi feito porque existe vontade política para resolver os problemas", disse Deodoro.
A negociação nesta quinta englobou os funcionários administrativos, operacionais e com nível de ensino superior. Na quarta (25), os servidores da Saúde aprovaram os termos acertados entre o governo e o sindicato da categoria. Os fiscais também negociaram no mesmo dia e deram fim à greve. Os guardas municipais, por sua vez, haviam encerrado a greve na última segunda (23). Já a Educação foi a primeira categoria a encerrar a greve, no dia 5 de janeiro.

____________________________________________

Museu de Cabo Frio recebe mesa redonda sobre cavaquinho nesta quinta

Evento acontece no Museu de Arte Religiosa e Tradicional a partir das 17 horas e tem apoio da Secretaria de Cultura

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, apoia nesta quinta-feira (26) a realização da mesa redonda "O Cavaquinho no Contexto da Musicalidade Nacional". O evento, que é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece nos jardins do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), no Largo de Santo Antônio, a partir das 17h.

De acordo com João Félix, subsecretário de Cultura, além de homenagear o músico Waldrich Azevedo, autor do clássico "Brasileirinho", o encontro tem por objetivo promover um workshop para professores, bem como fomentar a formação de músicos na cidade.

“É um encontro muito importante para Cabo Frio porque é necessário cultivar e manter essa cultura de sermos uma cidade formadora de músicos de cavaquinho”, explicou o subsecretário.

A mesa de debates será composta pelos professores Leonardo Benon, da Escola Brasileira de Choro; Raphael Rabelo, de Brasília; e Pedro Cantalice, bacharelando em cavaquinho pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Completam o encontro o pesquisador de MPB, Egeu Laos; o superintendente da Igualdade Social, Manoel Justino. A mediação será feita pelo artista e mímico Jiddu Sandanha.

Serviço

Realização: Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart)
Apoio: Secretaria de Cultura de Cabo Frio
Local: Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart)

_______________________________________
Educação entregará prédios alugados para economizar mais de R$ 30 mil por mês
Decisão foi baseada em estudos da demanda

Com o objetivo de diminuir os custos fixos da administração pública municipal, a Secretaria de Educação definiu nesta semana que irá devolver seis prédios que estavam alugados. A entrega dos seis imóveis irá acarretar em uma economia mensal de R$ 30 mil. Entre os imóveis estão a casa onde atualmente funciona a sede da Secretaria de Educação, além de dois galpões/depósitos e três prédios onde estavam a Escola Municipal do Braga, a Escola Municipal do Peró e a Escola Municipal Professora Iara Coutinho.
A decisão da entrega dos prédios foi baseada em estudos da demanda com apuração dos locais de residência dos alunos, quantidade de matrículas e espaços físicos ociosos em escolas no entorno dos endereços e que poderiam realocar estudantes e profissionais. Os alunos que preferirem levar sua matrícula para outra unidade de ensino poderão fazê-lo, desde que exista vaga disponível na escola de preferência.
"Todos os alunos serão atendidos e nenhum ficará fora de sala de aula. As dependências desses imóveis não estão em conformidade com o que o FUNDEB estabelece como adequado na relação de professor por aluno", informou a secretária de Educação, Laura Barreto.
Ainda de acordo com a secretária, este é “um momento de reorganização na rede que requer atenção pedagógica e investimentos na Educação, mas também muito cuidado com o uso do dinheiro público”.
"Ao assumirmos, constatamos que diversos prédios alugados para a Educação encontravam-se com aluguéis atrasados. Visando a economia e tendo constatado redução de alunos na rede, em virtude do longo período de greve, iniciamos uma análise no número de matrículas em unidades escolares que ainda estão em prédios alugados e também em unidades pertencentes à mesma região de matrícula em prédios próprios ou em melhores condições de adaptação física, como é o caso da Escola Municipal São Cristóvão, alugada, mas que atende um maior número de alunos por salas de aula, dentro do máximo estabelecido por lei", explicou Laura.
Reuniões estão sendo realizadas com os diretores das unidades e também com a comunidade escolar.

_______________________________________
Com fim da greve e início dos pagamentos, Secretaria de Educação planeja volta às aulas em Cabo Frio

Em menos de um mês, muita coisa já foi feita. Com o fim da greve dos professores e o início do pagamento dos salários atrasados pela gestão anterior, a Secretaria de Educação está organizando a volta às aulas em Cabo Frio. Das 90 escolas da rede municipal de ensino, 70 irão receber alunos a partir do dia 1º de fevereiro para o fechamento do ano letivo de 2016. O ano letivo de 2017 terá início em toda a rede no dia 24 de abril.
Nos primeiros dias do novo governo, o foco era resolver a situação dos salários atrasados. Para isso, várias reuniões foram realizadas entre a secretária de Educação, Laura Barreto, o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, o secretário de Administração, Deodoro Azevedo, o próprio prefeito Marquinho Mendes e o sindicato da categoria. Com o estabelecimento de um calendário de pagamento, os profissionais da educação encerraram a greve que durava 7 meses e o trabalho passou a ser no sentido de organizar as unidades escolares. A dívida com os salários atrasados da categoria somam R$ 45 milhões.
"Conto com uma equipe maravilhosa e técnicos competentes estão me apoiando. Sabemos que as pessoas estão no seu limite, os diretores estão cansados, algumas pessoas ficaram doentes e passaram necessidades pela falta do dinheiro. Mas hoje nós estamos aqui para fazer o resgate da educação", pondera a secretária de Educação, Laura Barreto.
A secretária explica ainda que o calendário de matriculas será divulgado em breve. Para ela, apesar das dificuldades a diferença do novo governo para a antiga gestão já pode ser notada pela comunidade escolar.
"Nós não estamos começando do zero, mas sim do negativo, porque encontramos uma Secretaria destruída, cheia de dívidas e as escolas sem condições de receber os alunos. Nós prometemos dar o nosso melhor, mas preciso da ajuda de todos. Preciso que o aluno não rabisque suas carteiras, não piche as paredes, não destrua a estrutura da escola, que é pública. É preciso entender que o público é nosso. São os nossos impostos. Tenham certeza que todos os setores da Educação e da Prefeitura como um todo estão empenhados e vislumbrando 'um novo tempo' que, aliás, já começou", completa Laura.

Prefeitura combate invasões em áreas públicas no Segundo Distrito
Operação identificou construções irregulares em Unamar, Gargoá e Parque Municipal do Mico Leão Dourado

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, com o apoio da Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários e da Coordenadoria de Meio Ambiente, realizaram uma operação, nesta quarta-feira (25), para combater invasões de áreas públicas em Tamoios, no Segundo Distrito.
A fiscalização começou pela Unidade de Proteção e Conservação do Parque Municipal do Mico Leão Dourado. No local foram retirados cercas e mourões usados para demarcar áreas de ocupação irregular.
Em outro ponto do distrito, foram constatados quatro loteamentos irregulares, inclusive com abertura de ruas, na Estrada do Gargoá. As equipes proibiram qualquer tipo de atividade no local e cobraram dos responsáveis pelas construções a apresentação da titularidade da área, bem como o projeto aprovado com as demarcações das áreas públicas destinadas ao município.
Segundo o coordenador geral de assuntos fundiários, Luis Fernando Cardoso, também foram identificadas construções irregulares sob a linha de transmissão, em Unamar, que serão demolidas visando restabelecer a medida de segurança estipulada por lei.
“As equipes estão trabalhando diariamente para vistoriar, identificar e coibir as ocupações irregulares no município, visando o correto ordenamento territorial”, disse o coordenador.