sábado, 7 de janeiro de 2017

GUIA DE ARRAIAL DO CABO NO BLOG DE VIAGENS "MELHORES DESTINOS"

por Luciana G. Rugani - O blog de viagens "Melhores Destinos" esteve em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ) no ano passado e fez uma matéria encantadora e que reflete com fidelidade as maravilhas do local. Conheço bem Arraial, já fiz estes passeios descritos na matéria e posso confirmar que o blog acertou em cheio ao dizer que é a região com algumas das mais belas praias do Brasil.

Um verdadeiro paraíso natural cujas águas são perfeitas para o mergulho, conforme atestou há alguns anos o saudoso Jacques Costeau.

Um trecho da matéria que me chamou a atenção e que Monique Renne, editora do blog, descreveu com perfeição o sentimento que  tenho ao divulgar e descrever esses lugares paradisíacos da Região dos Lagos, como Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, etc. foi o seguinte: "Ao deixar Arraial do Cabo entendi o porquê de todo mundo trazer belas fotos de lá. Não é apenas uma questão de praias paradisíacas. É uma questão de estado de espírito.". É exatamente isso! Um estado de espírito. Não somente descrever objetivamente as belezas, mas senti-las, apreciá-las com a alma, percebendo aquele "algo mais" de vida e energia que vai muito além das questões cotidianas. Algo que, ao inspirar profundamente mirando estas belezas, me supre e que me traz de volta ao centro de mim mesma.

Parabéns Monique Renne e a equipe de "Melhores Destinos" pela excelente e verdadeira matéria que abaixo reproduzo e compartilho.
_________________________________________________________________________

O Melhores Destinos esteve em Arraial do Cabo para conhecer algumas das mais paradisíacas praias da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Confira no nosso Guia de Arraial do Cabo todas as dicas sobre o “Caribe Brasileiro”. Veja mais detalhes das praias de Arraial do Cabo, passeios de barco e tudo o que você precisa saber para passar dias maravilhosos no incrível mar de Arraial. Prepare-se para se apaixonar por algumas das mais belas praias do litoral brasileiro.



Praia do Farol e o incrível mar de Arraial do Cabo.

Sempre tive curiosidade em relação a Arraial do Cabo. Há anos pensava em como era possível todo mundo fazer tantas fotos espetaculares de lá. E quando falo todo mundo, penso nas pessoa que cortam cabeças ao fazer uma fotografia. Não importava se as fotos eram de celular ou câmera, amadora ou profissional, elas sempre registravam um cenário espetacular! Esse é tipo de fenômeno que acontece em destinos do Caribe, nas praias da Tailândia ou nas Ilhas Maurício. O fato é que Arraial do Cabo está a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro e, o melhor de tudo, é tão linda quanto famosos destinos mundiais e muito mais barata! Já era hora de botar o pé na estrada para conhecer o litoral da Região dos Lagos. Então corremos pra lá!


       Chegada em Arraial do Cabo, com o visual da Prainha.

Ao chegar em Arraial do Cabo é preciso ter foco. Tudo porque a primeira praia, localizada à beira da estrada, é capaz de causar algumas batidas. Sim! É difícil se concentrar no volante ao ver a Prainha. A água azul parece ter saído da mais intensa paleta de cores. Ela era apenas uma pequena mostra do que estava por vir.

Arraial do Cabo é um cidade pequena – menos de 30 mil habitantes – e com infraestrutura turística bastante modesta. Não há grandes resorts, redes hoteleiras famosas ou points badalados. É quase uma cidade de interior. As pousadas e hostels reinam entre as opções de hospedagem e dão à Arraial um clima bastante informal e acolhedor. Rapidamente você se sentirá em casa. A diferença é que essa casa é repleta de porções de areia, uma mais incrível que a outra.

Prainha:






Não posso esconder o meu choque ao ver, pela primeira vez, o cenário da escadaria que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia. O tempo estava nublado (coisa rara em Arraial) e ainda assim o mar era incrivelmente transparente. Os tons variavam entre o profundo azul marinho e o mais claro verde água. Eu não seria capaz de definir. Aliás, todas as vezes que estive nas Prainhas elas tinham cores diferentes do dia anterior. Me apaixonei em um piscar de olhos e, se não tivesse que escrever o Guia de Arraial do Cabo, talvez ficasse naquela praia por muitos dias. Mas Arraial não é lugar de apenas uma bela praia. O mais difícil era dividir o amor entre todas elas.

      Escadaria que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia.

Prainhas 










A Praia do Forno oferece uma das paisagens mais famosas de Arraial. Do alto do mirante, no topo da trilha que leva à praia, você verá um dos mais apaixonantes cenários da cidade. Com mar calmo e temperatura agradável, a Praia do Forno se torna um dos destinos prediletos entre os visitantes. A boa notícia é que a trilha é facinha, mas quem não quiser encarar (são apenas 15 minutos) poderá ir de barco. Saiba apenas que perderá a vista, que é, digamos, imperdível!








Praia do Forno


Tanto as Prainhas do Pontal do Atalaia quanto a Praia do Forno, podem ser visitadas durante o famoso passeio de barco em Arraial do Cabo. A rota é praticamente a mesma entre todas as empresas e o grande objetivo do passeio é conhecer a Praia do Farol e a Gruta Azul. Ela tem fama de ser a mais perfeita do Brasil e basta o barco se aproximar para você saber que não se trata de uma constatação absurda. Com água extremamente transparente, areia branca e fina e uma vegetação espetacular, a Praia do Farol é mesmo perfeita! A única maneira de visitá-la é no passeio de barco. Apenas 250 visitantes podem permanecer na praia e pelo tempo máximo de 45 minutos. É um paraíso para poucos. No nosso primeiro passeio não conseguimos uma vaga para aportar. Que desilusão! Aquela praia espetacular e eu não poderia chegar perto? De jeito nenhum! No dia seguinte insisti em um novo passeio, dessa vez com o barco que sai mais cedo do porto para não correr o risco de ficar de fora.









O novo passeio não só me deu a oportunidade de descer na Praia do Forno, ele também presenteou a mim e a todos os turistas com a visita de uma família de orcas! Nem sei descrever a emoção que senti ao avistar três orcas nadando pelo mar de Arraial do Cabo. E, acreditem, isso não é tão estranho! A fama de um dos melhores pontos de mergulho do Brasil não é à toa. Em Arraial do Cabo ocorre um evento raro que a transforma em um paraíso para ver a vida marinha. Conhecido como ressurgência, o fenômeno faz com que águas muito profundas cheguem à superfície. A corrente traz com ela uma enorme quantidade de alimentos e também águas muito geladas, transparentes e azuis. Tal fato atrai uma grande quantidade e variedade de vida marinha para a região. Por isso, mantenha os olhos aberto! Golfinhos, arraias, tartarugas e, sim, até orcas, podem aparecer durante o passeio de barco. E como foi lindo ver aqueles animais incríveis nadando em liberdade! Vale chorar? Ops! Foi só um cisco no meu olho!

                  Orca vista durante passeio de barco em Arraial do Cabo. Ao fundo, a Praia do Farol.


Orcas em Arraial do Cabo

Eu poderia ter parado nas orcas, fechado a mala e voltado pra casa. Afinal, o que poderia ser melhor do que ver orcas? Mas ainda faltava me emocionar com o pôr do sol no Pontal do Atalaia, comer peixe frito fresquinho, rir um bocado no hostel, assistir às manobras dos surfistas na Praia Grande, relaxar à sombra das árvores na Praia do Pontal, sambar à beira-mar e ver o amanhecer na Praia dos Anjos. E fiz tudo isso! Ao deixar Arraial do Cabo entendi o porquê de todo mundo trazer belas fotos de lá. Não é apenas uma questão de praias paradisíacas. É uma questão de estado de espírito. Mas, para garantir, parei na estrada e fiz um último click antes de ir embora. E, só para constar, vou passar minhas férias lá!

                    Pôr do sol no Pontal do Atalaia.






Praia do Pontal / Pôr do Sol no Pontal do Atalaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...