Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 01/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

por Luciana G. Rugani - nas "Notícias do dia" de hoje, destaco as notas oficiais, enviadas pela Secretaria de Comunicação da prefeitura, onde inclui-se o comunicado tão esperado da volta às aulas dos alunos da rede municipal, que aconteceu hoje. Depois de sete meses sem aulas, o retorno é, com certeza, uma grande vitória. Nossos parabéns ao governo atual, em especial à secretária de Educação, Laura Barreto pelo grande esforço empenhado nesse sentido.
Destaco também a fala do ver. Rafael Peçanha, líder da oposição na Câmara, que vem realizando um trabalho diferenciado do já visto, até então, naquela casa legislativa. Sabemos que, constitucionalmente, uma das funções (senão a principal delas) do poder legislativo é fiscalizar o Executivo. E o vereador vem efetivamente cumprindo esta função com competência e seriedade. Nossos parabéns também ao vereador pelo trabalho que vem sendo realizado. 
A administração de uma cidade, em sentido amplo, é um mecanismo complexo, que envolve a participação de muitos agentes públicos, servidores e agentes políticos. Para que possa trazer resultados positivos, é importante que haja o direcionamento de esforços nesse sentido, por parte do Executivo, mas também um acompanhamento sério, com responsabilidade e ética, por parte do poder legislativo. 
Penso que, com ambos os poderes cumprindo com seriedade e competência as funções que lhes são cabíveis, a cidade só tem a ganhar. E nós, como cidadãos, devemos acompanhar e reconhecer tudo aquilo que representa conquista para nossa cidade. 

Notícias repassadas pela SECOM da prefeitura:

Alunos da rede municipal voltam às aulas em Cabo Frio para finalizar ano letivo de 2016
Horários foram ampliados e os alunos terão sábados letivos para a recomposição das aulas do ano passado

Depois de sete meses sem aulas, cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio voltaram às escolas nesta quarta-feira (1º) para o encerramento do ano letivo de 2016. A recomposição está sendo realizada em 70 das 90 unidades da rede (as demais conseguiram finalizar o ano letivo dentro do prazo). Os horários das aulas precisaram ser ampliados e os estudantes terão que estudar aos sábados.

“As escolas retornam hoje para encerrar 2016, mas cada uma vai ter um calendário diferente, de acordo com o período de adesão à greve. E como fazemos parte de uma rede, todas deverão aguardar até o dia 24 de abril para iniciarmos o ano letivo de 2107”, explica a secretária de Educação Laura Barreto.
As aulas são ministradas em dois turnos. Pela manhã, das 7h30 às 15h30, e para quem está matriculado no turno da tarde das 9h às 17h15. Os sábados letivos acontecerão nesses mesmos horários. As mudanças são necessárias para que todos os conteúdos sejam devidamente aplicados.
Na manhã desta quarta, o clima era de alegria entre os alunos por poderem voltar a estudar e de alívio para os pais. Na Escola Municipal Professor Robson Azevedo, 50% dos alunos compareceram nesse primeiro dia de aula. A diretora Simone Pereira acredita que na próxima segunda-feira todos os alunos retomem as atividades.
“A gente está bastante feliz com o esse retorno. A escola está passando por obras, mas nada que prejudique a volta às aulas. Temos que preservar o espaço público e garantir um ambiente confortável para nossos alunos. Também estamos contentes com o apoio dos pais, que tem nos ajudado nesse retorno e confiando no nosso trabalho. Na segunda (30) e na terça (31) nos reunimos com eles, pedimos participação e a boa vontade deles tem sido incrível”, disse a diretora.
A professora Cristiane Quintanilha também está confiante nesse retorno. Ela dá aulas para turmas do 5º ano. “São turmas que precisam de uma atenção maior porque são de alunos que estão numa transição escolar. Vão sair daqui para escolas com mais professores e terão muito mais disciplinas. Os alunos terão que se dedicar e nos estamos aqui para ajudá-los”, explicou a professora.

Renovação de matrícula está aberta

Está aberto o processo para renovação de matrículas para o ano de 2017, que vai até o dia 17 de fevereiro em todas as 90 unidades escolares. Para a renovação, os pais e responsáveis devem comparecer na escola dos filhos ou dependentes. As novas matrículas para o ano letivo 2017 estão previstas para o início de março.

Melhorias estruturais nas unidades

Este mês, os esforços serão destinados à limpeza de fossas, cisternas e de caixas d’água, procedimento que não foi realizado durante todo o ano de 2016. Também acontecerão higienização dos prédios, dedetização, desratização e descupinização e capina. Após esta etapa, os prédios passarão por melhorias físicas e estruturais.


 


_______________________________________________________

Posto de Saúde de Unamar é reaberto nesta quarta-feira

Unidade estava sem atendimento desde o ano passado

Foi reaberto nesta quarta-feira (1º) o Posto de Saúde de Unamar, no Segundo Distrito de Cabo Frio. O fechamento da unidade era motivo de reclamação constante dos moradores. Agora, os pacientes terão à disposição de 7 a 9 especialidades por dia, além de uma estrutura com 9 consultórios, farmácia, banheiros, almoxarifado e mais de 40 cadeiras na recepção.
Entre as especialidades mais procuradas estão a pediatria, que terá cerca de 45 vagas por dia; pré-natal, endocrinologia, ginecologia e urologia, com cerca de 40 vagas por dia; cardiologia e psicologia, com cerca de 20 vagas por dia. A quantidade de vagas varia de um dia para outro. A marcação começa às 6h da manhã para as especialidades do dia.
Os moradores de Tamoios aprovaram a reabertura do Posto. O morador Antônio Oliveira, que acompanhava sua filha para a pediatria, ressaltou a importância do Posto de Saúde para a população: “Os moradores de Unamar só têm a ganhar com a reabertura do Posto. Muita gente não pode pagar um hospital particular, por isso, ter o Posto funcionando é uma coisa muito boa para todos”, ressaltou ele.
De acordo com a administração do Posto, a unidade espera atender, em média, de 500 a 600 pessoas por dia. E esse alto número de pessoas chamou a atenção da moradora Elza Duarte: “O Posto está bem cheio mas estão todos sendo atendidos, antigamente um monte de gente voltava pra casa sem atendimento. Eu mesmo, cansei de vir pra cá de madrugada e mesmo assim não conseguir ficha”, disse a moradora.


Coordenadoria de Comunicação










______________________________________________
Centro de Atendimento à Mulher apresenta equipe e amplia prestação de serviços
CEAM conta com profissionais de advocacia, psicologia, assistência social e pedagogia


A equipe completa do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Cabo Frio foi apresentada na manhã desta quarta-feira (1º). Desde janeiro, o centro ganhou um novo espaço de funcionamento e ampliou a prestação de serviços para a população. O atendimento ao público estava reduzido na antiga gestão da Prefeitura.
A nova equipe conta com dois profissionais das seguintes áreas: advocacia, pedagogia, assistência social, psicologia e orientação social, além de uma motorista.
“Com a equipe completa, podemos oferecer às mulheres o conhecimento do empoderamento dos seus direitos, promovendo a autoestima perdida e a conquista de uma vida sem violência”, declarou a coordenadora do Ceam Tereza Tenan.
O Ceam é destinado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O centro está localizado na rua Florisbela Rosa da Penha, 292, em frente ao Fórum, no Braga. O atendimento é feito das 8h às 17h.

Coordenadoria de Comunicação
_____________________________________

Notícia extraída do blog do ver. Rafael Peçanha



Na sessão desta terça-feira (31), o vereador e líder da oposição Rafael Peçanha (PDT) fez de sua fala na tribuna o ponto alto da noite. Iniciando com o panorama da Educação, o discurso logo encaminhou-se para a análise dos três contratos emergenciais firmados pela Comsercaf e publicados entre os dias 28 e 30 deste mês - contratações de serviços de limpeza urbana, manutenção de iluminação e aluguel de ambulâncias.
- Eu protocolei requerimento na Casa solicitando o inteiro teor desses três contratos, e ele deve ir à pauta nos próximos dias. Mas eu tenho dois defeitos: sou muito ansioso e curioso. Então fiz questão de investigar vários detalhes sobre essas empresas. Descobri muita coisa. Só me faltam os contratos. Por isso, estarei requerendo - provocou.
Dentre as polêmicas, o parlamentar observou possíveis relações entre sócios das empresas e prefeitos da baixada fluminense, irregularidades nos registros de empresas no CREA-RJ e valores até 1470% maiores do que os dos serviços similares em outras cidades.
- Presidente, no governo anterior, o senhor questionou os contratos de aluguéis de ambulâncias e eu concordei plenamente com Vossa Excelência. O senhor também desafiou o prefeito [anterior] a enfileirar as 25 ambulâncias contratadas na frente da Câmara Municipal. Quero refazer o desafio. O contrato da gestão atual tem valor médio por unidade até 50% mais caro, então, gostaria de pedir que as 15 ambulâncias contratadas pudessem ser enfileiradas aqui na frente também - questionou.
Para ter acesso a todos os detalhes da análise do vereador sobre as três empresas,clique aqui.

Para ter acesso ao discurso completo do vereador na sessão do dia 31, clique aqui.



Conselhos Escolares e saúde quilombola são medidas apresentadas.

Ainda na sessão, o projeto de lei 018/2017, de autoria do Rafael, foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça. O projeto tem como objetivo ser uma espécie de tutorial para regular a criação de Conselhos Escolares nas unidades de educação do município.

- O Conselho Escolar é uma forma democrática e participativa de gerir a unidade escolar. Por isso estamos apresentando essa proposta para ajudar todas as escolas a formarem o seu - afirmou.

Na ocasião, o vereador conseguiu, também, a aprovação, por unanimidade, da indicação 43/2017, que solicita ao prefeito municipal a adesão do município ao Programa Mais Médicos, do governo federal, a fim de atender às comunidades quilombolas de Maria Joaquina, Botafogo, Araçá e Angelim - comunidades rurais bastante esquecidas pelos últimos governos.


Fonte: http://www.rafaelpecanha.com/2017/01/crise-vereador-questiona-contratos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J