Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 02/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Operação tapa-buracos é realizada no Braga e São Cristóvão nesta quinta
Somente nesta semana, 8 bairros receberam os trabalhos da equipe da Secretaria de Obras


Nesta quinta-feira (2), a Operação Tapa-Buracos da Secretaria de Obras está sendo realizada nos bairros de São Cristóvão e do Braga. Durante esta semana, outros seis bairros receberam os serviços de recapeamento asfáltico, troca de manilhas e limpeza de bueiros.
Uma equipe está concluindo o trabalho na Rua Álvaro de Azevedo, em São Cristóvão, e outra está terminando a Rua José Maria Gil, no Braga. A operação nestes bairros começou na quarta.
Somente esta semana, os serviços foram feitos na Rua Ézio Cardoso de Queiroz, no Jardim Esperança; na Rua do Pomar, no Jacaré; nas Ruas Inglaterra e Narciso Portugal, no Jardim Caiçara; na Rua Rondônia, no bairro Palmeiras; na Rua Josefina da Veiga, no bairro Praia do Siqueira e Gamboa.

Coordenadoria de Comunicação



________________________________________________
Prefeitura faz operação para coibir ação de flanelinhas na cidade
Intervenção foi feita com base em denúncia de moradores vítimas de extorsão


A Prefeitura de Cabo Frio, em uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana com apoio da Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira (2) uma operação para combater a atuação de flanelinhas na cidade. A intervenção foi realizada após uma série de denúncias de moradores vítimas de extorsão.

A operação aconteceu na Avenida Teixeira e Souza e no Boulevard Canal. Um grupo de 11 pessoas foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Na delegacia ficou constatado que um dos suspeitos era foragido da polícia com dois mandados de prisão em aberto. Ele ficou preso. Os outros dez foram ouvidos e liberados.

As equipes também encontraram um acampamento montado próximo ao Canal Itajurú e removeram a barraca. Mesmo sem ser o foco da operação, as equipes ainda retiraram um casal em situação de rua que ocupava a lateral do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Eles foram orientados a procurar a Secretaria de Assistência Social.

A operação foi coordenada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, pelo coordenador de Ordem Pública, Ricardo Melo, e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Armando Cesar.

"As operações vão continuar acontecendo para evitar que moradores sejam extorquidos pelos flanelinhas", disse o comandante da Guarda Civil. 

Quem se sentir coagido, deve procurar a Secretaria de Mobilidade Urbana, que fica na Rua Governador Valadares, 326, no bairro São Cristóvão, ou pode ligar para a Guarda Civil, no telefone 2647-0199.

Coordenadoria de Comunicação


_______________________________________________________
Coordenadoria de Meio Ambiente promove trilha aberta ao público na Ilha do Japonês
Caminhada acontece no domingo (5) e inscrições serão feitas no dia a partir das 9h

Promoção de vida saudável aliada ao uso consciente das áreas de preservação ambiental. A partir dessas premissas, a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente promove no domingo (5) a Trilha do Farol da Lajinha, na Boca da Barra, na Ilha do Japonês. A caminhada é aberta ao público. Os interessados podem se inscrever no dia do evento, a partir das 9h, na tenda da Universidade Veiga de Almeida montada na Ilha do Japonês. A saída para a trilha está marcada para às 10h30.

De acordo com Antônio Ângelo Marques, um dos responsáveis pelo projeto “Educação Ambiental e Uso Sustentável da Unidade de Conservação da Ilha do Japonês”, o objetivo da proposta é estimular as atividades ao ar livre e ao mesmo tempo resguardar as áreas verdes.

“As unidades de conservação foram criadas, mas não foram efetivamente implantadas, ou seja, não cumprem seu papel que é o uso consciente por parte da população. O sentido dessas unidades não é deixá-las distante das pessoas e, sim, fazer com que sejam usufruídas e preservadas”, explicou o coordenador.

Segundo ele, dois guias do projeto conduzirão os participantes na trilha, que é de nível leve e tem duração prevista de 1h30. Antônio Ângelo reforça a importância do uso de roupas leves, tênis confortáveis e de equipamentos de proteção como bonés, óculos, repelente e, claro, protetor solar. O coordenador orienta ainda que os praticantes de atividade ao ar livre levem água para se hidratarem durante a caminhada.

Sobre o projeto


O projeto “Educação Ambiental e Uso Sustentável da Unidade de Conservação da Ilha do Japonês” foi criado para desenvolver na população uma cultura de utilização dos espaços de preservação de forma consciente e sustentável.

Para isso, junto com as trilhas e ações de educação ambiental, o projeto também realiza mais duas iniciativas: entrega de selo adesivo de apoio ao uso e preservação ambiental, além de pesquisa sobre o perfil dos frequentadores da ilha. A partir dos dados colhidos, a ideia é elaborar propostas com atividades e programa de conscientização conforme as características dos usuários do local. O selo é uma parceria da Prefeitura com a Prolagos, concessionária de água e esgoto da região.

Coordenadoria de Comunicação
_______________________________________________

Secretaria de Agricultura retoma atividades da Fazenda Campos Novos
Equipes fazem limpeza e preparam área para plantio


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, está preparando a área da Fazenda Campos Novos para o cultivo de diversas variedades de frutas, hortaliças e raízes. Esta semana, as equipes atuam na limpeza do espaço onde será feita a horta, bem como da estufa. Neste último, as ações vão contar com a parceria da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista. A previsão é de que o plantio comece em cerca de 30 dias.

“Estamos na fase inicial do preparo da terra, que necessita ser roçada e depois arada. Na estufa vamos cultivar mudas de hortaliças como alface, couve, bem como cenoura, beterraba, pimentão e tomate, entre outros. Mas também vamos plantar aipim, milho, feijão e frutas variadas”, explicou o secretário Gustavo Gonçalves.

Segundo ele, atualmente a área de plantio de frutas possui espécies como laranja, limão, acerola, carambola, abacate, pitanga, goiaba e o objetivo é ampliar o cultivo. Além destes espaços, as equipes também atuam na limpeza dos acessos à Fazenda, principalmente nas estradas para os bairros Araçá e Pacheco, que estavam obstruídas.

A partir do reforço nas equipes e com o apoio de máquinas e equipamentos, a limpeza nestes acessos ganhou fôlego e está mais avançada. Antes de os funcionários liberarem a estrada, até mesmo os ônibus estavam com dificuldades de passar pelo local.

Coordenadoria de Comunicação

____________________________________________________
PAM de Santo Antônio, em Tamoios, volta a funcionar
Unidade estava fechada desde o fim do ano passado


Mais uma unidade de Saúde de Cabo Frio foi reaberta para atender a população. O PAM de Santo Antônio, em Tamoios, está atendendo normalmente desde a última terça-feira (31). O posto, fechado no fim do ano passado, já está funcionando a todo vapor.
A unidade conta com uma estrutura de nove consultórios, sala de curativo, sala de pré-consulta, enfermagem, exame, farmácia, arquivo e sala de prontuário. Para o conforto da população, estão disponíveis aproximadamente 100 lugares entre bancos e cadeiras. De acordo com a administração do PAM, a unidade tem capacidade para atender, em média, 300 pessoas por dia, o que contabiliza cerca de 1.500 atendimentos por semana. Ao todo são 42 especialidades divididas pelos dias de atendimento.
“Temos muita gente no posto diariamente pois temos muitas especialidades realizando atendimento.Todos estão sendo bem atendidos e podemos ver isso na reação dos pacientes”, afirma a administradora do Posto, Ana Lemos.

Créditos das fotos: Mateus Marinho
Coordenadoria de Comunicação





_______________________________________________________________
Coordenadorias de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente combatem invasões em três bairros
Construções foram erguidas irregularmente sobre dunas em Cabo Frio


Uma operação conjunta entre as Coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente demoliu ocupações irregulares em áreas públicas e de preservação ambiental nos bairros Foguete, Praia das Dunas e Montes Brancos I. A ação realizada na quarta-feira (1º) teve o apoio do Batalhão da Polícia Florestal. Essa é a segunda etapa da operação nessas localidades.

As áreas são de proteção ambiental e pertencem ao Parque Estadual da Costa do Sol. As equipes fizeram uma ronda e notificaram os responsáveis pelas construções. Eles tinham dado um prazo anteriormente para que os pertences fossem retirados e nessa quarta realizaram a operação de demolição.

Em Montes brancos I foram demolidos muros e uma casa em fase inicial sobre as dunas. No Foguete, as equipes demoliram e retiraram uma guarita que foi construída na rua sem nenhuma licença ou autorização municipal. Também houve demolições de alvenaria na Praia das Dunas. As estruturas foram erguidas sobre a duna irregularmente.

O coordenador geral de assuntos funcionários, Luis Fernando Cardoso, constatou que boa parte das áreas invadidas é de pessoas que acabam sendo vítimas de estelionatários. Elas compram os imóveis sem verificar a legalidade e acabam sendo enganados. “Às vezes são pessoas que juntam a economia de uma vida pra comprar um imóvel e acabam caindo nesses golpes”, explicou o coordenador.

Ele ainda orienta à população a verificar titularidade do imóvel na Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários. Dessa forma, a compra fica mais segura e tem a garantia que não se trata de uma área invadida.
As operações de ordenamento vão acontecer por toda a cidade. Quem tiver conhecimento de obras irregulares e invasões de áreas públicas ou particulares pode denunciar na própria Coordenadoria de Assuntos Fundiários. Após a denúncia, uma equipe irá verificar a legalidade a área, e se for comprovada a invasão, a Coordenadoria tomará as medidas cabíveis para combater as irregularidades. 

Coordenadoria de Comunicação



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J