CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 06/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prefeitura e pescadores do canto do Forte negociam mudança do local de limpeza de peixes
Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira

A Superintendência de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio e pescadores do canto da Praia do Forte se reuniram na tarde desta segunda-feira (6) com o objetivo de discutir a mudança do local da limpeza do pescado, que hoje é realizada nesse ponto turístico da cidade. O encontro aconteceu na Colônia de Pescadores e reuniu cerca de dez representantes da categoria.

De acordo com o superintendente de pesca, Alexandre Cordeiro, a saída do local foi acertada, mas ainda não há um prazo definido. “Foi um encontro amigável para discutir ideias. As sugestões apresentadas pelos pescadores serão analisadas. A nossa conversa foi um grande avanço” - afirmou.

Definido o Planejamento da Educação em Tamoios

Ano letivo de 2016 já foi iniciado e 2017 começa em abril

A Assessoria Especial de Integração Educacional de Tamoios já definiu o planejamento para a pasta em 2017. No setor, que sofreu tanto em 2016, há uma expectativa que 2017 seja o ano da reconstrução. Segundo Carla Teixeira Fonseca, responsável pelo setor no Segundo Distrito, o trabalho é desafiador: “O planejamento consiste em reestruturar o quadro que foi deixado: serviço de transporte sucateado e escolas com necessidades urgentes de manutenção. Tudo isso sem acesso a dados oficiais, uma vez que os registros deixados pela gestão anterior não foram satisfatórios” – disse ela.
De acordo com Carla, esse estado em que a Educação foi encontrada comprometeu a pontualidade no cumprimento de algumas tarefas. Ela explica que hoje está sendo feita a reposição das aulas de 2016, tendo em vista que o ano letivo começou no dia 1º de fevereiro e tem previsão de se encerrar em abril. Só depois o ano letivo de 2017 será iniciado. Também estão sendo feitas as renovações de matrículas. A partir dessas renovações o Núcleo de Educação vai ter um indicativo de forma mais precisa sobre o número de vagas disponíveis para novas matrículas. Quanto a 2017, o ano letivo terá início em 24 de abril, seguindo o calendário da Rede Municipal.
Ainda segundo Carla, houve grande êxodo do alunado, por motivos de transferência e/ou evasão, resultado das inúmeras paralisações que ocorreram ao longo do ano passado. Diante desse cenário, ela ressalta o objetivo do setor:
“Queremos conquistar a credibilidade da população, oferecendo um trabalho de excelência àqueles que o merecem. Afinal, a Escola é o melhor lugar do mundo!" – finaliza ela.

_____________________________________________
Secretaria de Esportes fecha parceria com professores de artes marciais
Profissionais se propõem a serem voluntários e inscrições das turmas começam após o carnaval

Na manhã desta segunda-feira (6) o Secretário de Esportes de Cabo Frio, José Antônio Odilon, recebeu mestres de diversas artes marciais, no Ginásio Alfredo Barreto, no bairro Itajuru. Os profissionais manifestaram o desejo de serem colaboradores, sem despesa para o município. Além do secretário estiveram presentes na reunião Santiago “Cimento”, Daniel Strauch e Leonardo Biléo (Jiu Jitsu), Sensei Jiló e Daniel Pinto (Judô), Bruno Evodio (Karatê) e Mestre Voador (Capoeira).
As inscrições serão abertas após o carnaval e as aulas serão realizadas no Ginásio, duas vezes por semana. O secretário comemorou o resultado da reunião.
- Os esportistas de Cabo Frio entendem que a cidade está passando por um momento delicado e se colocaram à disposição para serem voluntários. Nossas crianças e nossos jovens poderão fazer aulas de artes marciais, o que não estava sendo possível antes. Esta é apenas uma das ações da Secretaria que estaremos divulgando em breve – disse Zé Antônio Odilon.

Cultura realiza primeira reunião para organização do Carnaval 2017

Encontro vai acontecer na próxima quarta-feira (8) no Cháritas

A Secretaria de Cultura vai realizar a primeira reunião geral para a organização do Carnaval 2017 na próxima quarta-feira (8), às 15h. O encontro vai acontecer no Cháritas – nova sede da Secretaria de Cultura - reunindo representantes da Secretaria de Saúde; Turismo; Desenvolvimento da Cidade; Polícia Militar e Civil; Corpo de Bombeiros; Auto Viação Salineira e outras entidades ligadas ao carnaval da cidade.

Segundo o Secretário de Cultura, Ricardo Chopinho, este é o primeiro passo para a organização dos dias de folia e definição dos papéis de cada órgão.

“O objetivo é alinhar as ações das secretarias para esse período, definir responsabilidades e planejar para que tudo ocorra dentro da normalidade” – informou Chopinho.

O Cháritas fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção 855, centro de Cabo Frio.

___________________________________________
Superintendência de Juventude elabora agenda para realização de rodas culturais em Cabo Frio
Encontro tratou de medidas para ordenamento e estruturação destes eventos

A Superintendência da Juventude está divulgando uma agenda para a realização das rodas culturais em Cabo Frio. A equipe do órgão se reuniu na última sexta-feira (03) com representantes das seis rodas de rap de Cabo Frio para discutir medidas de ordenamento, como autorizações de funcionamento dos órgãos competentes, e de estruturação, como apoio com equipamentos de som, para a realização das rodas culturais.
“A Prefeitura deve ser encarada como parceira e não como agente repressor. É importante acontecer um ordenamento, principalmente de horários e locais, até mesmo para garantir a segurança quanto à realização das Rodas Culturais”, explicou a Superintendente Daphné Libardi.
Na última semana, a Superintendência da Juventude já havia obtido junto à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, através da Coordenadoria de Postura, a licença “Nada a Opor” da roda “Batalha da Track”, que garante a livre utilização do espaço público para o evento. Em geral, as rodas acontecem semanalmente.

Confira abaixo dias e horários de realização das Rodas Culturais:

Segunda (semanal)
Batalha da Ponte
Local: ponte nova/Canal do Itajuru

Terça (quinzenal)
Batalha do “Penso, Logo Rimo”
Local: Em frente ao Museu do Surf.

Quarta (semanal)
Batalha da Track
Local: Ao lado da pista de Skate

Quinta (semanal)
Batalha da Toca
Local: Praça do Porto do Carro

Sexta (semanal)
Batalha da Paz
Local: Praça do Jardim Esperança

Sábado (semanal)
Batalha dos Cria
Local: Praça de São Cristóvão – A primeira edição ainda está pendente de definição.
_____________________________________________
Pagamento de aposentados e pensionistas do Ibascaf é antecipado em uma semana
Pelo calendário, benefícios só estariam disponíveis na próxima sexta-feira, dia 10

A Prefeitura depositou na última sexta-feira (3) o pagamento dos aposentados e pensionistas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (IBASCAF). Pelo calendário de negociação acertado com a categoria, o depósito aconteceria somente na próxima sexta-feira (10). Com isso, o pagamento foi antecipado em uma semana
"A regularização do pagamento de aposentados e pensionistas é prioridade absoluta. Estamos devolvendo o respeito com aqueles que sempre prestaram serviço ao município, ao contrário do que fez o governo anterior. É nosso dever manter os pagamentos em dia, apesar de todas as dificuldades enfrentadas", afirmou o prefeito Marquinho Mendes.
Assim como todo o funcionalismo, aposentados e pensionistas amargaram cerca de quatro meses sem receber seus pagamentos. Sem dinheiro na conta, muitos relataram passar por diversas dificuldades para manter as contas em dia. Além da falta de pagamento, os beneficiários do Ibascaf também ficaram mais de um ano sem poder contar com o serviço do Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica do Instituto. O Pasmh, que foi reaberto há duas semanas, já realizou cerca de 300 atendimentos.
O Ibascaf está localizada na Rua Expedicionários da Pátria, 118, no bairro São Cristóvão. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Segue o calendário dos próximos pagamentos:

10/02 – pagamento de 3/5 do 13º salário de 2015 e benefícios de outubro de 201
24/02 – pagamento dos benefícios de fevereiro/2017
15/03 – pagamento dos benefícios de novembro de 2016
Até o final de março – pagamento dos benefícios de março de 2017
15/04 – pagamento dos benefícios de dezembro de 2017
Até o final de abril – pagamento dos benefícios de abril de 2017
15/05 – pagamento do 13º salário de 2016
Até o final de maio – pagamento dos benefícios de maio de 2017

Coordenadoria de Comunicação.
Coordenadoria de Postura desmonta acampamento irregular na Praia do Siqueira
Fiscais retiraram homem que morava embaixo da Ponte do Canal Palmer

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, fez uma operação no domingo (5) para remover acampamentos irregulares de moradores em situação de rua dos espaços públicos da cidade. A equipe retirou um homem que estava praticamente com uma casa montada embaixo da Ponte do Canal Palmer, na Praia do Siqueira.
O dono do material foi orientado a deixar o local e procurar um abrigo, mas ele disse aos fiscais que voltaria para seu estado de origem. Entre os materiais apreendidos havia geladeira, fogão, televisão, cadeira de praia, bicicleta e malas de viagem.
Segundo o coordenador de Posturas, Gilson da Costa, se a equipe demorasse mais um pouco iria encontrar uma casa montada embaixo da ponte. “Certamente, na próxima semana teríamos uma casa com o chamado kit invasão”, disse o coordenador.
A operação passou pela Orla da Praia do Forte, Canal Itajuru, Morro dá Guia e Centro. Nesses locais não havia acampamentos montados.

__________________________________________________________
Unidades de saúde fazem mais de 23 mil atendimentos em janeiro

Na UPA do Parque Burle mais de 13 mil pessoas foram atendidas

Após um período de reformas, restruturação e limpeza, os hospitais e postos de saúde do município de Cabo Frio voltam a fazer atendimentos. No primeiro mês do governo, foram 23.077 atendimentos – cerca de 9 mil nos hospitais e 14 mil nos postos de saúde.
O Hospital da Mulher, localizado no bairro Braga, especializado em maternidade e internações pediátricas, realizou 1.272 atendimentos em gestantes. Além desses, foram feitas 275 internações, 30 internações pediátricas e 146 partos.
O hospital Otime Cardoso dos Santos, localizado no bairro Jardim Esperança e reaberto no dia 9 de janeiro, teve 7.526 atendimentos emergenciais, incluindo adultos e crianças além de 47 internações.
Na UPA do bairro Parque Burle foram feitos 13.580 atendimentos.
Já no Posto de Saúde Oswaldo Cruz, localizado no bairro Braga, reaberto ao público no dia 16 de janeiro, foram realizados 699 atendimentos ambulatoriais. A coordenadora do posto, Bruna Rocha, informou que o tempo entre o agendamento e a consulta é de uma semana e que a marcação é presencial, de segunda a sexta das 8h às 17h.

_____________________________________________________
Trilha aberta ao público atrai frequentadores da Ilha do Japonês
Atividade faz parte de projeto da Coordenadoria de Meio Ambiente

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, promoveu no domingo (05), a Trilha do Farol da Lajinha, na Boca da Barra, na Ilha do Japonês. A iniciativa, que faz parte do projeto “Educação Ambiental e Uso Sustentável da Unidade de Conservação da Ilha do Japonês”, atraiu cerca de 20 participantes entre jovens e adultos. Esta foi a primeira trilha do projeto, que tem parceria com a Universidade Veiga de Almeida.
De acordo com Antônio Ângelo Marques, um dos responsáveis pelo projeto, a caminhada agradou aos participantes, que foram conduzidos por dois guias. A trilha foi de nível leve e teve duração de cerca de 1h30. Segundo ele, o objetivo da proposta é estimular nas pessoas o interesse pela prática de atividades ao ar livre sem deixar de lado a proteção ambiental.
“Os depoimentos dos participantes foram os melhores possíveis e isso é o que nos incentiva à continuidade do projeto. Precisamos tornar pública a importância dessa unidade de conservação, incentivar o uso sustentável e conscientizar os cidadãos para sua preservação. Esse é o objetivo do projeto. Afinal ninguém protege o que não conhece”, avaliou Antônio Ângelo.
No final da caminhada foram sorteados brindes entre os participantes oferecidos pelo projeto Albatroz, que tem patrocínio da Petrobrás. Segundo Antônio, as próximas etapas do circuito de trilhas da Boca da Barra são o reconhecimento e preparo das trilhas da Praia do Chapéu e Brava com canalização e calendário para visitação guiada. A estimativa é de que em março seja definido todo o restante do projeto, inclusive o calendário com as datas de saída.

SOBRE O PROJETO

O projeto “Educação Ambiental e Uso Sustentável da Unidade de Conservação da Ilha do Japonês” foi criado para desenvolver na população uma cultura de utilização dos espaços de preservação de forma consciente e sustentável.
Para isso, junto com as trilhas e ações de educação ambiental, o projeto também realiza mais duas iniciativas: entrega de selo adesivo de apoio ao uso e preservação ambiental, além de pesquisa sobre o perfil dos frequentadores da ilha.

A partir dos dados colhidos, a ideia é elaborar propostas com atividades e programa de conscientização conforme as características dos usuários do local. O selo é uma parceria da Prefeitura com a Prolagos, concessionária de água e esgoto da região.