CABO FRIO - NOTÍCIAS: PASSEIO CICLÍSTICO; FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL; APAE; TURISMO E CULTURA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prefeitura promove “Passeio Ciclístico de Cabo Frio” #PedalandoComOEsporte acontece no domingo (19) com concentração às 8h30 na Praça do Skate

A Secretaria Municipal de Esporte promove no próximo domingo (19), o “Passeio Ciclístico de Cabo Frio”, que acontece na orla da Praia do Forte.
O encontro, denominado #PedalandoComOEsporte, tem concentração marcada para às 8h30, na Praça do Skate. A estimativa é de que cerca de 150 ciclistas participem da atividade. A inscrição é feita na hora e os 100 primeiros inscritos ganham camisa do evento.
“Aos poucos, estamos elaborando a agenda de atividades da Secretaria de Esporte. Nosso objetivo com estas ações como o passeio ciclístico e as oficinas é incentivar a prática esportiva ao ar livre”, explicou o secretário, José Antônio Odilon.
Segundo ele, os professores que participarão do evento são voluntários, logo não há custos para o município. Odilon reforçou, ainda, que no dia do evento haverá uma oficina de esportes na Praça do Skate com aulas de artes marciais, zumba e ginástica artística e rítmica, além de sorteio para todos os participantes.
O percurso do passeio tem saída na Rua Macário Pinto, passa pela Avenida Hilton Massa, entra na Avenida Assunção sentido Terminal dos Transatlânticos e segue em direção ao segundo retorno, em frente a uma auto-escola. Os ciclistas seguem novamente pela Avenida Hilton Massa em direção ao Hotel Caribe, onde será feito o retorno para finalização na Praça do Skate.
______________________
 Prefeitura combate construções irregulares no loteamento Vila do Peró Equipes encontraram duas construções em áreas públicas após o recebimento de denúncia

A Prefeitura verificou denúncias de ocupação irregular em duas áreas públicas nesta terça-feira (14) no loteamento Vila do Peró. As equipes da Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, constataram uso de terreno público nas duas denúncias.
Na primeira área pública verificada, os fiscais encontraram uma casa sendo erguida e removeram a edificação. Na outra, eles constataram que se tratava de uma casa precária, com construção de muros. Dentro dela havia um caminhão pipa, uma cisterna e toda tubulação para extração de água e abastecimento desse veículo. O responsável pela ocupação irregular foi intimado a desfazer toda a edificação sob pena de demolição do imóvel. “Todas as áreas públicas do município serão vistoriadas e, em casos de ocupações irregulares, serão tomadas todas as medidas administrativas para restabelecer o patrimônio público”, disse o coordenador geral de Assuntos Fundiários, Luis Fernando Cardoso.
A ajuda da população é de extrema importância para combater as irregularidades. Quem tiver conhecimento de obras irregulares e invasões de áreas públicas ou particulares pode denunciar na própria Coordenadoria de Assuntos Fundiários. Após a denúncia, uma equipe irá verificar a legalidade a área, e se for comprovada a invasão, a Coordenadoria tomará as medidas cabíveis para combater as irregularidades.

______________________
Fiscais da Prefeitura flagram ferro velho em área de proteção ambiental de Tamoios
Também foi identificada uma área desmatada com início de cercamento irregular

Fiscais da Prefeitura flagraram um ferro velho em pleno funcionamento instalado dentro da Área de Proteção Ambiental da Mata do Rio São João, em Tamoios, Segundo Distrito de Cabo Frio. A ação aconteceu no início da semana. Os agentes das Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, foram investigar denúncia de um desmatamento irregular na área e acabaram se deparando com diversas carcaças de automóveis e uma grande caçamba para a seleção das peças.
Na mesma área do ferro velho foi identificada uma área desmatada com início de cercamento irregular. Como não havia ninguém no local do ferro velho, a equipe vai retornar à área para notificar o responsável e orientá-lo a retirar todo o material e, antes de montar outro depósito, providenciar a devida licença ambiental.
Nas imediações, guiados pela fumaça, os agentes conseguiram evitar que uma queimada consumisse uma área importante do Parque do Mico Leão Dourado. Os agentes agiram com rapidez e debelaram o fogo.
A população pode e deve denunciar qualquer forma de ameaça ao meio ambiente pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com

Secretaria de Turismo finaliza anteprojeto de lei do Conselho Municipal de Turismo Reativação do Conselho é antiga reivindicação do trade turístico

A Secretaria de Turismo finalizou nesta quarta-feira (15) o anteprojeto de Lei que reativa o Conselho Municipal de Turismo de Cabo Frio (COMTUR), desativado no governo passado. Esta é uma antiga reivindicação do trade turístico da cidade.
A secretária Fabíola Bleicker se reuniu nesta quarta no Sebrae com representantes de diversas entidades e da Procuradoria Geral do município para finalizar os detalhes. O anteprojeto agora segue para o prefeito Marquinho Mendes que, na sequência, o enviará à Câmara Municipal.
“O Conselho é muito importante e vai ajudar nas diretrizes do Turismo. É muito importante dialogar com a sociedade civil e o Conselho representa isso”, declarou a secretária Fabíola.
___________________
Prefeitura celebra convênio de colaboração com a APAE Cabo Frio
Pedagogos, professores e auxiliares de classe serão cedidos à entidade

A Secretária Adjunta de Educação, Joana D’Arc, recebeu nesta quarta-feira (15) a presidente da APAE Cabo Frio, Kely Soares, e a coordenadora pedagógica da instituição, Sônia Soares, para tratarem sobre as cláusulas do convênio de colaboração assinado entre a Prefeitura e a instituição filantrópica em 31 de janeiro deste ano.
O convênio, assinado pelo prefeito Marquinho Mendes e pela Presidente da APAE, tem como objeto a mútua colaboração do município e da instituição, através da cessão de funcionários municipais para prestarem serviços na entidade. A parceira visa promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência.
Caberá à Secretaria de Educação ceder profissionais como pedagogo, professores e auxiliares de classe para atuarem na instituição em atividades pedagógicas, físicas e recreativas. Os funcionários serão cedidos para o início das atividades letivas da instituição, no dia 6 de março.
 Teatro Municipal disponibiliza oficinas de circo, teatro e curso de violão
Interessados devem procurar o local de segunda a sexta-feira

O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb está oferecendo oficinas de circo, teatro e curso de violão. Os interessados devem procurar o local de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Para a inscrição são necessários documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Todas as atividades são gratuitas.
A oficina de teatro é ministrada pelo Oficena, e o curso de violão pelo músico Alexandre Bicudo. Os cursos são destinados a adolescentes com idade a partir de 12 anos. Já a oficina de circo, da artista Maria Paula, tem faixa etária livre.
“Essas oficinas e cursos são importantes para socialização do jovem cabo-friense, além da inserção na arte e no mercado de trabalho”, afirma o diretor do Teatro Municipal, Ítalo Luiz Moreira.
O Teatro Municipal está localizado na rua Aníbal Amador do Vale, na Praça da Cidadania. O teatro está realizando apenas as atividades internas e não está aberto para espetáculos por apresentar problemas estruturais causados pelo abandono do governo anterior. A Secretaria de Cultura vem buscando parcerias privadas para revitalização do local.
______________________
Prefeitura flagra depósito de recicláveis em área de preservação ambiental
Ação aconteceu no sábado (11) no bairro Cajueiro

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade flagrou na manhã de sábado (11), o início de um depósito irregular de recicláveis, na Rua Vitória, no bairro Cajueiro.
O depósito foi montado em uma Área de Preservação Ambiental, no morro da Piaçava. O responsável pelo depósito foi notificado e recebeu um prazo de 24 horas para retirar o material e limpar a área. A ação contou com o apoio de homens da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) do Batalhão Florestal.

PRAIA DO PERÓ

Ainda na manhã de sábado (11), os agentes das Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários estiveram no canto da Praia do Peró, no mesmo local onde foi encontrado material para a montagem de um acampamento de moradores de rua.
Quatro pessoas estavam no local e foram orientadas para desfazer o acampamento e deixar a área. Após a saída dos moradores, os agentes recolheram o material e limparam toda a faixa de restinga que estava sendo invadida.
Os agentes também flagraram um caminhão de som fazendo propaganda sonora nas proximidades da Rua dos Biquínis, o que não é permitido. O motorista foi notificado e orientado a desligar o som.