Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 17/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Mutirão de limpeza no Ginásio Vivaldo Barreto
Trabalho já começou e vai até 9 de março


Na manhã desta quinta-feira (16), autoridades municipais se reuniram mais uma vez para tratar da reconstrução do Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no Jardim Esperança.

O patrimônio público, que foi inaugurado em 2011 pelo prefeito Marquinho Mendes, está sem atividades desde o final de 2015 e foi encontrado pela atual gestão em estado de abandono. A unidade já começou a receber obras e serviços de limpeza, em um trabalho conjunto das Secretarias de Esporte e Obras e das Coordenadorias de Serviços Públicos, Ordem Pública, Vigilância Sanitária, além da Comsercaf.

A limpeza da área externa começou nesta quinta-feira. Uma máquina da Coordenadoria de Serviços Públicos estava limpando a área ao lado do Ginásio, onde o mato já estava alto. Toda a limpeza externa tem previsão de ficar pronta em uma semana, segundo o Coordenador da pasta, Carlos Augusto Gonçalves, o Cagu.

Na reunião também foram decididos os dias do mutirão na parte interna: 8 e 9 de março. O Secretário de Esporte, José Antônio Odilon, comemorou o resultado do encontro.

- Acertamos alguns detalhes com os secretários e coordenadores que nos ajudarão nesse trabalho que será grande, mas extremamente gratificante pela recuperação. O passo foi dado e agora é consolidar com a reforma e limpeza – disse.

A reunião aconteceu no Ginásio Vivaldo Barreto. Além do Secretário de Esportes José Antônio Odilon, estiveram presentes Ricardo Barreto (Sub-Secretário de Esportes), Ricardo Melo (Coordenador de Ordem Pública), Carlos Augusto Gonçalves (Coordenador de Serviços Públicos), Andreia Nogueira (Coordenadoria de Vigilância Sanitária), Carlos Sant’anna (Secretário de Obras), Erli Oliveira (Comsercaf), além do presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador Aquiles Barreto e a vereadora Letícia Jotta.

______________________

Turismo realiza visita técnica às principais atrações turísticas da cidade

Equipe esteve no Forte São Mateus, Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), “Museu do Surf”, Praia do Peró e das Conchas, Ilhas do Papagaio e do Farol


Com vistas ao aprimoramento dos serviços e do atendimento ao turista, a Secretaria Municipal de Turismo promoveu uma visita técnica a alguns dos mais importantes roteiros históricos, turísticos e naturais de Cabo Frio. Orientados pela secretária da pasta, Fabíola Bleicker, a equipe da Secretaria e representantes do trade turístico estiveram no Forte São Matheus, Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), “Museu do Surf”, Praia do Peró e das Conchas, Ilhas do Papagaio e do Farol.


De acordo com Fabíola, o objetivo é melhorar a atuação das equipes que tratam, direta e/ou indiretamente, com o visitante. A proposta é fazer com que cada profissional se transforme num agente de turismo capaz de prestar informações sobre roteiros, passeios e serviços, além de garantir que os turistas conheçam todas as opções e alternativas de lazer do município.

“O turista bem informado fica mais tempo na cidade, mais uma noite no hotel, vai experimentar novos restaurantes, novas opções de passeios, novos shows, entre outros atrativos. E se ele não tem tempo para isto, com certeza retornará em outra ocasião para conhecer o que não foi possível da primeira vez, desde que tenha conhecimento dessas alternativas”, avaliou Fabíola, que pretende desenvolver a ação de aprimoramento com todos os profissionais ligados ao trade.

A visita da equipe começou no recém-inaugurado “Museu do Surf”. Na ocasião, o curador do espaço, Telmo Moraes, se emocionou ao lembrar a luta para manter o extenso e raro acervo do espaço, que conta a história do surf cabo-friense e mundial. Segundo ele, em breve uma prancha do campeão mundial Gabriel Medina vai aumentar o patrimônio do museu.

A atração seguinte visitada pelo grupo foi o Forte São Matheus, um dos mais importantes monumentos e principal cartão-postal de Cabo Frio. Em breve, o espaço abrigará a exposição fotográfica "Conservando a Biodiversidade Marinha", realizada pelo Projeto Albatroz, e uma mostra de miniaturas de barcos que integra o acervo do Museu José de Dome (Charitas).

Na sequência, a equipe foi ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio que possui acervo datado do século XVII composto por peças de mobiliário, retábulos e imagens sacras em terracota e madeira policromada. A equipe foi recebida pela diretora do Museu, Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira, e pela historiadora Flávia Maria Franchinni Ribeiro que contou a história do Convento Franciscano que se transformou em museu.

A supervisão nos pontos turísticos encerrou com um roteiro marítimo marcado pela exuberância e pela beleza. A equipe navegou pela Praia do Forte, Ilhas do Farol e Papagaio até as Praias das Conchas e do Peró. Esta última é a única da região a concorrer à certificação internacional Bandeira Azul, concedida somente a seis praias brasileiras.

Para conseguir a certificação, é necessário que o Peró cumpra, nos próximos 17 meses, 34 critérios que incluem acessibilidade, ordenamento e segurança, além de implantar ações de educação ambiental para garantir a certificação. A pedagoga Cristiane Rotier Duarte, que também é educadora ambiental e integrante do Comitê Gestor do Bandeira Azul, acompanhou a visita técnica e se disse otimista com o apoio do governo Marquinho Mendes e da secretária Fabíola Bleicker ao projeto.

______________________
Secretaria de Obras faz reparo na Raul Veiga nesta quinta
Ação integra programa de recuperação das vias iniciado no começo do novo governo


A Secretaria de Obras de Cabo Frio realizou reparos na Rua Raul Veiga, no Centro, nesta quinta-feira (16). Foi feita a troca de dois tubos de concreto, colocação de um novo ralo e reconstrução de calçada e o meio-fio.

As principais ruas do Centro vêm recebendo serviços variados, conforme programa de recuperação das vias iniciado no começo do novo governo.

Vários bairros como Praia do Siqueira, São Cristóvão, Vila Nova, Jardim Caiçara, Guriri, União, Boca do Mato, Itajuru, Jacaré e Passagem também foram contemplados.
______________________
Serviços Públicos realiza manutenção de iluminação e de limpeza 

Ações acontecem no Jardim Esperança e Caiçara, Centro, Morubá entre outros

As operações de limpeza e de manutenção promovidas pela Prefeitura desde o início do novo governo estão a todo vapor. Nesta quinta-feira (16), a Coordenadoria de Serviços Públicos atua nos bairros do Jardim Esperança, Centro e Morubá. Ações também aconteceram no Jardim Caiçara, Braga, Peró, Manoel Corrêa, Unamar, Vila Nova, Peró e Jardim Flamboyant.

No Jardim Esperança, um mutirão de limpeza com trator atua no Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto com recolhimento de lixo e aparando o mato com uso de roçadeira. A estimativa é de que toda a iluminação externa e dos arredores ao ginásio seja feita na próxima sexta-feira (17). De acordo com o coordenador Carlos Augusto Gonçalves, o Cagu, o cenário na cidade é delicado, mas o estímulo ao trabalho vem da própria população.

“Ainda encontramos vários locais em situação complicada, de muito abandono, sujeira e depredação. Mas nosso incentivo tem sido alimentado pela própria população, que reconhece a nossa atuação e agradece muito as ações que a Prefeitura vem realizando. Pedem que a gente compareça aos bairros, indicam locais críticos e isso tem nos ajudado muito”, contou Cagu.

Na Praça Tiradentes, no Centro, em frente à sede do governo municipal, equipes fazem a limpeza dos canteiros, retiram lixo, galhos, além de podas das plantas e pintura dos meio-fios dos canteiros. No Morubá, também é feita a limpeza do local e manutenção geral. Já na última quarta-feira, as equipes da Coordenadoria realizaram a troca de lâmpadas e de reatores.

Em Unamar, a manutenção de iluminação foi feita nas Ruas 1, 4, Projetada, E, C e na Travessa Nova Jerusalém. No Jardim Caiçara, o trabalho foi realizado na Praça Ayrton Senna, enquanto no Braga a ação foi na Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos. No Peró, parte da orla recebeu a troca de materiais elétricos e no Manoel Corrêa a iniciativa foi direcionada às Ruas 7, Panamá, Gomes de Souza e também aos Becos das Dunas e da Rua 7.

Prefeitura fecha parceria com Salineira para transporte universitário em Tamoios

Coordenadoria também estuda o retorno do transporte gratuito para esses estudantes 


Os estudantes universitários de Tamoios agora têm transporte exclusivo. Entrou em funcionamento o “Expresso Universitário”, através do qual os estudantes pagam o valor de R$ 4,10 por viagem. Ainda sobre o transporte dos universitários, a Prefeitura busca uma alternativa para voltar com a gratuidade. Enquanto essa concessão não é viável devido ao atual quadro financeiro do município, o Expresso Universitário beneficiará os estudantes, garantindo o acesso até as universidades.

Expresso Universitário

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a empresa de ônibus da região, Auto Viação Salineira,


Os estudantes interessados em fazer o cadastro devem se dirigir à sede da Coordenadoria, que fica na Rua Florisbela da Penha, 292 - Braga (em frente ao Fórum), munidos de comprovante de residência, CPF e RG, e informar o nome completo das respectivas universidades em que cursam.

O comprovante do vínculo com a instituição é a grade curricular da faculdade, que serve como comprovante de matrícula. No momento do cadastro os estudantes devem informar os dias de aula. O programa abrange as quatro universidades de Cabo Frio: Veiga de Almeida, Estácio de Sá, Unopar e Ferlagos.

O ônibus sai de Tamoios todos os dias às 16h30, do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira. Porém, o horário de saída poderá sofrer alteração em breve, passando para 17h. Na volta, o ônibus sai às 22h20 da Universidade Estácio de Sá, passando em seguida por todas as demais instituições.

A lista com os nomes dos alunos cadastrados é enviada pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia para a Salineira, onde o estudante deve retirar seu cartão. Por isso é necessário um documento que identifique o aluno. A recarga do cartão será feita na sede da Salineira. Atualmente são 50 estudantes utilizando o transporte, mas há mais de 170 inscritos.

A carteirinha é disponibilizada pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de um cadastro e deve ser apresentada pelo estudante no momento do embarque.

___________________

Prefeitura notifica proprietários de construções irregulares sobre linha de transmissão em Tamoios

Local servia de confecção de manilhas e lajes para atividade comercial



A Prefeitura de Cabo Frio realizou mais uma operação para combater ocupação irregular em áreas públicas, em Tamoios, no Segundo Distrito. A ação foi realizada na quarta-feira (15) pelas Coordenadorias de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, e motivada por denúncias anônimas de construções sobre a linha de transmissão da torre, em Unamar.

Foi constatado pelos agentes que na área da 6° Avenida existia a atividade comercial de confecção de manilhas e lajes sobre a linha de transmissão, sem nenhuma autorização do poder público. Os responsáveis foram notificados a paralisar toda a atividade, desfazer e retirar todo material da área, sob pena de apreensão do material e demolição.

Numa outra área, dentro do perímetro dos 15 metros para a linha de transmissão, havia a construção irregular de quatro lojas para fins comerciais, portanto irregular perante a lei. O responsável também foi notificado a parar a obra até a apresentação da titularidade da área e as autorizações pertinentes à construção.

Quem tiver conhecimento de obras irregulares e invasões de áreas públicas ou particulares pode denunciar nas próprias Coordenadorias de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente. Após a denúncia, uma equipe irá verificar a legalidade a área, e se for comprovada a invasão, a Coordenadoria tomará as medidas cabíveis para combater as irregularidades.



____________________

Exposição "Antônio de Gastão – 105 anos de arte popular" é inaugurada no Mart

Abertura foi na noite de quinta (16) e mostra fica aberta ao público até o dia 17 de junho


A exposição "Antônio de Gastão – 105 anos de arte popular" foi inaugurada na noite da última quinta-feira (17) no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), de Cabo Frio. A mostra fica aberta ao público até o dia 17 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h.

A exposição, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), reúne obras do mestre da arte popular cabo-friense. O evento é uma homenagem ao aniversário de 105 anos de nascimento do artista.

Antonio de Gastão, que foi pescador, poeta, escultor, músico e contador de histórias, encontrou o caminho para sua arte nas formas de bichos, barcos e bonecos de fantoches. Grande parte de sua vivência aconteceu entre tarrafas, peixes, restingas e árvores.
 
______________________
Secretaria de Cultura e Inepac discutem restauração da Igreja de São Benedito

Construção, que é tombada pelo Iphan e pelo Inepac, está fechada há dois anos por problemas estruturais e elétricos


O secretário de Cultura, Ricardo Machado, e o subsecretário, João Félix, iniciaram a discussão para recuperação de um dos principais pontos históricos de Cabo Frio: a Igreja de São Benedito. Ambos se reuniram com o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Manoel Vieira Júnior, para discutir sobre a restauração da Igreja de São Benedito, localizada no bairro passagem, em Cabo Frio. O local está fechado há dois anos por problemas estruturais no teto e elétricos.

“O encontro foi muito bom até porque o presidente do Inepac está com muita atenção e interesse para atender as demandas de Cabo Frio. Ele sabe da importância do nosso conjunto patrimonial e, por conta disso, parcerias estão sendo firmadas. O diálogo com a instituição vem ocorrendo desde o início do ano”, afirmou o subsecretário João Félix.

Segundo ele, um próximo encontro vai acontecer entre a Secretaria, a paróquia da igreja e o Inepac, órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro. A data da nova reunião ainda não foi definida. No entanto, ficou acertado que técnicos do instituto farão uma visita de avaliação ao monumento para andamento do processo de revitalização.


Em relação às parcerias, na qual a recuperação da igreja está inserida, já ficou definido que a Prefeitura passará a administrar o Palácio das Águias, localizado na Érico Coelho. O acordo, firmado no início do novo governo, ocorreu por solicitação do Inepac. Ainda de acordo com o subsecretário, o Palácio, que é tombado pelo Instituto, vai se transformar num Centro de Artes.


SOBRE A IGREJA

Construída por escravos no século XVIII, a Igreja de São Benedito faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e está localizada no Largo de São Benedito, no bairro da Passagem. A construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J