Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 22/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Jardim Esperança recebeu mutirão de limpeza nesta terça (21)
Ação aconteceu na Estrada Velha de Búzios e ruas adjacentes
 

A Companhia Municipal de Limpeza atuou nesta terça-feira (21) no Jardim Esperança. A equipe atendeu as ruas do bairro e o serviço foi feito no esquema de mutirão.

A ação aconteceu na Estrada Velha de Búzios e ruas adjacentes. Cerca de 20 coletores participaram da execução do trabalho, que contou com o auxilio de 14 caminhões e três máquinas.

Na segunda (20), a ação de limpeza aconteceu no uma área próxima à um condomínio, na Estrada de Búzios, e na Praia Dunas do Peró. Na ocasião foram retirados aproximadamente 300 quilos de lixo.

Neste mesmo dia, o bairro Maria Joaquina, no Segundo Distrito também foi atendido pela equipe da Companhia de Limpeza. Foram retirados cerca de 850 Kg de lixo. A limpeza se concentrou nas principais vias do bairro.

Limpeza na Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês também recebeu mutirão de limpeza na manhã desta terça-feira (21). Foram recolhidos cerca de 300 Kg lixo. A ação contou com quatro coletores.

_____________________
Prefeitura faz limpeza e poda de árvores do canteiro central da Avenida Nilo Peçanha
Gamboa e Estrada do Guriri também receberam manutenção

A Prefeitura de Cabo Frio está promovendo ações de limpeza nos espaços públicos que estavam sem manutenção. Na terça-feira (21), uma equipe com dez profissionais da Coordenadoria de Serviços Públicos, órgão ligado à Secretaria de Obras, realizaram limpeza e poda da vegetação na área do canteiro central da Avenida Nilo Peçanha, no Centro.

Outra equipe deu continuidade aos serviços na Gamboa e na Estrada do Guriri. Foram feitos limpeza em geral, capina e manutenção da iluminação pública. As ações nesses locais começaram na segunda-feira (20).

“Os espaços públicos estavam feios, com ruas escuras e mato alto. Estamos seguindo com os serviços para a reestruturação da nossa cidade”, disse o coordenador de Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves.

Ainda na segunda-feira, o Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (Ceman), no bairro Jardim Caiçara, recebeu limpeza e capina. O local estava com muita sujeira acumulada e a grama alta, por causa da falta de manutenção da gestão anterior.
_________________________
Correão é liberado pelo Corpo de Bombeiros
Cabofriense pode jogar as partidas do Campeonato Carioca no estádio municipal

O Estádio Municipal Manoel Corrêa, o Correão, está liberado para receber os jogos da Cabofriense pelo Campeonato Carioca de futebol profissional, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).

A decisão foi tomada na nesta terça-feira (21) em uma reunião entre a Secretaria Municipal de Esporte de Cabo Frio e o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram sanados alguns detalhes burocráticos que emperravam a liberação do espaço para realização de jogos. Além disso, a corporação estabeleceu a capacidade de lotação do estádio para 2.611 torcedores.

A Cabofriense poderá receber duas partidas após a confirmação do Correão como mando de campo do tricolor praiano. No sábado (4/3) o time recebe o Tigres, enquanto no outro sábado (10/3) fecha a tabela do Grupo X contra o Campos.

O secretário de Esportes de Cabo Frio, José Antônio Odilon, ficou feliz com o fim do imbróglio e comemorou a liberação do equipamento esportivo para o clube e os torcedores.

“A liberação veio ainda a tempo de vermos duas partidas da nossa Cabofriense em casa. Quero parabenizar a diretoria do time pela dedicação nessa luta ao nosso lado. Agora é comemorar essa vitória e torcer pela equipe nos jogos”, comentou.
_________________________
Saúde de Cabo Frio se adequa às novas regras para aplicação de antirrábica
Mudança é determinação da Secretaria de Estado de Saúde; Crianças podem ser vacinadas a partir de 10 anos 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio atende às novas regras para aplicação da vacina antirrábica. A mudança na norma acontece por determinação da Secretaria de Estado de Saúde. Crianças podem ser vacinadas a partir dos 10 anos de idade. A partir de agora, antes de o remédio ser ministrado, será necessário realizar avaliação criteriosa no paciente, além de analisar a condição do animal envolvido e de averiguar o ferimento para saber se é indispensável o uso da dose.

“Antes eram aplicadas sete doses no paciente, mas com o tempo percebemos que eram necessárias apenas três doses. A forma de aplicação da vacina mudou, passando a ser intradérmica e, por isso, a vacinação ficou restrita a dois postos de saúde. Também foi preciso que os profissionais fossem treinados para a nova dinâmica", explicou Dra. Lucy Pires, superintendente em Vigilância e Saúde, da Secretaria de Saúde de Cabo Frio.

Ao procurar qualquer unidade de saúde e for constatada a necessidade de aplicação da vacina, o paciente deve se dirigir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC) ou ao PSF da Praia do Siqueira portando a cópia da ficha de atendimento (Notificação de Atendimento Antirrábico). Este documento deve conter a prescrição médica para aplicação da dose. É imprescindível a apresentação da ficha com a indicação de vacina.

Também por orientação da Secretaria de Estado, a vacina está disponível às segundas e quintas-feiras, no CSOC, localizado no bairro Braga, ao lado do Hospital Municipal da Mulher. Já o PSF da Praia do Siqueira, que está localizado na Rua Amapá, s/n, aplica a vacina às terças e sextas-feiras. Em ambas as unidades, o atendimento é das 9h às 16h.
__________________________
Cabo Frio lança campanha contra HPV para meninos
Vacina estará disponível a partir do dia 8 de março, em várias unidades de saúde

A partir do dia 8 de março, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio vai disponibilizar a vacina contra o HPV – papilomavírus humano, para meninos de 12 a 13 anos de idade. 

A vacinação dá imunidade à criança antes mesmo do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus, além de prevenir geneticamente em caso de ter na família pessoas com câncer de colo de útero. Para isso, são necessárias duas doses com o intervalo de seis meses.

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, através do contato, sendo a relação sexual a forma principal de transmissão. Existem mais de 150 variações diferentes do vírus e 40 predominam nos órgãos genitais. 

"Essa campanha é muito importante porque a vacina contra o HPV protege os adolescentes contra as verrugas genitais, câncer de pênis, garganta e reto, além de prevenir o câncer de colo de útero nas mulheres", alerta a Superintendente de Vigilância e Saúde, Lucy Pires.

Confira os locais onde será oferecida a vacina: 

Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga) 
UPA do Parque Burle
PS Theonas Garcia Terra (Porto do Carro) 
PS Dr. Paulo Silva (Unamar, Segundo Distrito)
PS Pacheco (Pacheco, Segundo Distrito) 
PS Herculano (Boca do Mato) 
PS Benigno de Mello (São Jacinto) 
PS Angelim 
PS Luiz Porciúncula (Botafogo) 
PSF Gamboa 
PSF Manoel Corrêa
PSF Maria Joaquina
PSF Tangará
PSF Porto do Carro
PSF Monte Alegre
PSF Praia do Siqueira
PSF Peró
PSF Jardim Nautilus 
PSF Nova Califórnia (Segundo Distrito)
PSF Jardim Peró
PSF Florestinha (Segundo Distrito)
PSF Parque Burle
PSF Guarany
PSF Caminho de Búzios
PSF Jardim Caiçara
PSF Samburá (Segundo Distrito)
PSF Jacaré 2

PSF Watson Tavares Filho (Santo Antônio, Segundo Distrito)













Alunos aprovados no IFF poderão efetuar pré-matrícula
Parceria entre a Prefeitura e o Instituto garante vagas para os alunos da rede pública municipal

A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação conseguiu, junto ao Instituto Federal Fluminense (IFF), garantir que os alunos da rede pública municipal aprovados no processo seletivo da instituição realizem pré-matrícula para o ano letivo 2017, mesmo sem ainda estarem com os documentos referentes à conclusão do ano letivo 2016, que se estenderá até abril.

O Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação de Cabo Frio, Alessandro Teixeira, explica que, por conta da paralisação dos professores, a rede municipal não concluiu o ano letivo 2016 e o IFF começará o processo de inscrição em março (de 06 a 10), período em que os alunos da rede pública municipal ainda não terão toda a documentação necessária para efetivarem as matrículas. Diante disso, a Secretaria iniciou um acordo com o Instituto. “Solicitamos à direção do IFF, via ofício, um acordo institucional que permita a elaboração de uma pré-matrícula, nos comprometendo a entregarmos ao final do ano letivo, de maneira prioritária, todos os documentos pendentes, concretizando, assim, a matrícula do aluno. As negociações transcorreram bem e conseguimos o nosso objetivo” -  informou o coordenador.

Ele explicou que a Reitoria do IFF analisou o caso da rede municipal de Cabo Frio e o submeteu às unidades Instituto para que todas tenham um modelo único de atuação, dando um retorno positivo. “O IFF, por meio do Diretor-Geral do campus Cabo Frio, Victor Barbosa Saraiva, respondeu ao nosso ofício autorizando a pré-matrícula e a entrega posterior dos documentos dos nossos alunos, já que não comprometerá o ano letivo da unidade, com início previsto para 29 de maio de 2017” – afirmou.

Ainda segundo Alessandro Teixeira, a principal preocupação da secretária Municipal de Educação, Laura Barreto, é garantir que os alunos aprovados no vestibular do IFF tenham condições de se matricular.

Outras reuniões estão previstas com a finalidade de estabelecer parcerias entre a Prefeitura e o Instituto.

“Estamos em busca de um Convênio Assinado de Estágio para que os alunos do curso superior da instituição possam estagiar na nossa rede pública municipal. Além disso, está em discussão a possibilidade do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), para que seja dada a devida atenção aos servidores e à sociedade como um todo. Queremos parcerias para Pesquisas em Extensão e Pós Graduação; além da realização dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)”, enfatizou Alessandro Teixeira.
______________________
Educação reúne diretores e responsáveis pelo Censo Escolar para orientações
Encontro tratou de temas como censo escolar, recadastramento de servidores da pasta, pré-matrícula on-line e Sigete

A Secretaria de Educação reuniu diretores das 90 escolas da rede municipal, funcionários responsáveis pelo Censo Escolar, além da equipe da Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais e da Assessoria Especial de Tecnologia da Informação Educacional para tratar de assuntos pertinentes às ações desenvolvidas na pasta.

No encontro foram apresentados quatro temas norteadores das atividades da Secretaria: censo escolar, recadastramento de servidores da Educação, pré-matrícula on-line e Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional (Sigete). A reunião foi dividida em dois momentos para atender aos 180 profissionais. A secretária Laura Barreto abriu a reunião e as atividades foram conduzidas pela superintendente Márcia Tardelli, que direcionou as responsáveis pelos setores a apresentarem os temas e esclarecerem dúvidas.

“Estamos na segunda fase do censo escolar onde são coletados os dados sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos como aprovação, reprovação e transferência de escola. Este processo é fundamental para contabilizar o número de matrículas porque a partir desses dados o governo federal define o repasse de verbas e a execução de programas”, explicou Laura Barreto.

Segundo ela, estes encontros são referentes ao ano letivo de 2016, ainda em curso em 70 unidades escolares de Cabo Frio, mas com orientações fundamentais para o ano letivo de 2017 que terá início em 24 de abril.

Os educadores receberam ainda informações sobre o recadastramento de servidores da Educação, que será realizado no mês de março; esclarecimentos sobre a pré-matrícula on-line e tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o encaminhamento de alunos através do Sigete.
_________________________
Prefeitura negocia implantação de curso gratuito de Turismo
Iniciativa visa formação de mão-de-obra para as comunidades

Gerar emprego, renda e oportunidade para os cidadãos. Esse é o objetivo do projeto de capacitação que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Turismo e pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia, com a oferta de cursos gratuitos de noções básicas de turismo.

O projeto de capacitação será realizado em parceria entre a Prefeitura com Instituto Federal Fluminense (IFF) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O conteúdo vai abranger noções de hotelaria, recepção, camarim, atendimento ao público e aulas de línguas, como inglês e espanhol.

“O turismo não vai beneficiar apenas os que vêm de fora, mas gerar emprego, renda e oportunidade para os cidadãos, com a formação de mão-de-obra para as comunidades”, afirmou a secretária de turismo Fabíola Martins Bleicker.
________________________
Turismo realiza palestras motivacionais e de capacitação
Objetivo é discutir turismo histórico e sustentável no município

Funcionários da Secretaria de Turismo participaram de palestras motivacionais e de capacitação na segunda-feira (20). O objetivo foi estimular a equipe a desenvolver ideias e projetos e discutir o turismo histórico e sustentável no município.

O encontro contou com a presença do atleta de stand up padlle, Jonas Letieri, que perdeu os dois antebraços num acidente e coleciona títulos em competições da modalidade; além da memorialista e escritora Meri Damasceno e do sociólogo, jornalista, escritor e responsável pelo arquivo público da Secretaria de Cultura, José Correia.

A Secretaria vem realizando ações para a capacitação da equipe. Na semana passada, os funcionários participaram de uma visita técnica aos principais pontos turísticos da cidade.
_______________________
Assuntos Fundiários promove ações de fiscalização em Tamoios
APA Federal é alvo de desmatamento e venda irregular de loteamentos

A Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários, com apoio do Meio Ambiente e da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) de Tamoios removeu demarcações irregulares nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) Federal da Bacia do Rio São João. A operação foi na Rua dos Macacos, naquela localidade. A iniciativa é continuidade da operação realizada no último fim de semana no distrito.

De acordo com Luis Fernando Cardoso, coordenador de Assuntos Fundiários, a área de proteção ambiental vem sendo desmatada e divida irregularmente para venda de lotes. Segundo ele, as operações também têm por objetivo alertar a população sobre estas práticas.

“Na referida área existe procedimento do Ministério Público Estadual para que a Prefeitura atue e combata com rigor estas invasões. Assim, foram demolidas duas construções em fase inicial e retirada cercas e mourões que delimitavam estas áreas”, explicou o coordenador.

As operações da Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários para identificar ocupações irregulares em área pública e coibir a prática de venda de terrenos em loteamentos clandestinos acontecem em toda a cidade. No último fim de semana, a ronda foi realizada em Maria Joaquina e Tamoios.

No primeiro as equipes identificaram a extração de saibro com uso de máquinas e caminhão. O responsável, que foi intimado a paralisar a atividade e apresentar as licenças, não tinha a documentação necessária. Ainda em Maria Joaquina os fiscais constataram a abertura de ruas para futuro loteamento, também sem licenças e autorizações. Além disso, foram apreendidas as ferramentas usadas na prática ilegal, mas os responsáveis conseguiram escapar do local.

Na fiscalização em Tamoios, na Travessa Gargoá, a equipe também encontrou ocupações irregulares em área ambiental. O responsável pela obra foi intimado a paralisar a construção e apresentar titularidade da área, além da autorização do poder público para construção no local.

Vale lembrar que a Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários realiza diariamente rondas de fiscalização em todos os bairros de Cabo Frio. O objetivo é coibir as ocupações irregulares e o crescimento desordenado, promovendo o ordenamento territorial no município.
__________________________
Reunião define ordenamento para venda de pescado em Tamoios
Profissionais terão que se recadastrar a partir de 06 de março

O superintendente de pesca e aquicultura, Alexandre Marques, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, participou de uma reunião na segunda-feira (20) com  60 pescadores e comerciantes de Tamoios, no Segundo Distrito. O encontro aconteceu na Casa do Pescador e foi discutido o ordenamento da venda do pescado na Praia do Pontal. No encontro, ficou estabelecido um prazo para o início da renovação dos crachás de permissão para uso de espaços públicos. Essa renovação será iniciada a parir do dia 06 de março.

Segundo o superintendente, como não havia fiscalização na gestão anterior, muitos pescadores estavam trabalhando sem o crachá de identificação, que permite a venda do pescado na Praia do Pontal. Para que o ordenamento seja feito sem prejudicar o comércio local de pescado, ficou estabelecida uma data para a renovação dos crachás para evitar qualquer eventualidade mediante uma fiscalização. 

Ficou acordado na reunião que os pescadores podem continuar vendendo suas mercadorias até a semana do Carnaval, mas que na semana seguinte, uma equipe irá iniciar o recadastramento. Para fazer o recadastramento é preciso levar o crachá antigo e uma foto 3x4 atualizada. Novas permissões serão feitas após a conclusão dessa etapa.

Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de Tamoios receber o 1º Festival de Peixes e Crustáceos, no segundo semestre deste ano. “A ideia foi muito bem acolhida pelos pescadores, que estão empenhados na realização desse projeto. Vamos conversar com a Secretaria de Turismo e outros órgãos envolvidos para trazer esse evento para o Segundo Distrito. A ideia será amadurecida em outras reuniões que acontecerão em breve”, disse o superintendente.

Compareceram a reunião, o Secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves, o superintendente da Secretaria de Postura, Paulo Cesar Soarez, e um representante da Companhia Municipal de Limpeza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J