Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DOS DIAS 09 E 10

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Ação rápida da Prefeitura de Cabo Frio salva filhotes de tartaruga de couro
Cerca de 30  filhotes foram resgatados na Praia do Peró na noite de sexta-feira (10)

Uma ação precisa de agentes da Prefeitura de Cabo Frio resgatou cerca de 30 filhotes de tartaruga de couro que estavam desorientados nas areias da Praia do Peró,  na noite da última sexta-feira (10). Os filhotes nasceram após a mãe ter depositado os ovos há 55 dias.  Agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente foram informados do fato por funcionários da Comsercaf que faziam a limpeza da praia e testemunharam a desova – o fato é raro no litoral do Rio de Janeiro.

Desde então um acompanhamento vinha sendo feito de maneira discreta, para que nada interviesse no andamento natural da eclosão: “Nós fomos informados da desova e resolvemos não divulgar e fazer um acompanhamento discreto. A ideia inicial era cercar a área, mas isso chamaria a atenção de curiosos, ainda mais pelo fato de a cidade estar cheia por causa do verão”, afirmou o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Os filhotes foram transportados e soltos na parte oceânica do Parque da Boca da Barra, pois a desorientação foi causada pelas luzes das habitações próximas à Praia do Peró: “os filhotes se guiam pela luz do nascer do sol e, como na Praia do Peró há muitas casas próximas, as tartarugas estavam indo na direção contrária ao mar”, afirmou Pimenta.

A coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade alerta aos moradores e turistas que os filhotes podem aparecer nas praias de Cabo Frio e não devem ser importunados.  A atitude a ser tomada, caso algum filhote seja encontrado, é acionar os agentes, pelo e-mail: cogemacabofrio@gmail.com.

Ainda segundo Eduardo Pimenta, a desova nas praias de Cabo Frio não é inédita, mas é um fato expressivo: “A desova da tartaruga de couro acontece, no Brasil, geralmente no Estado do Espírito Santo. Isso demonstra que nossas águas e praias estão oferecendo melhores condições para a vida marinha”, ressaltou.  A expectativa do coordenador do Meio Ambiente é de que o percentual médio de filhotes sobreviva, e a tartaruga volte a procurar nossas praias para novas desovas.

A TARTARUGA DE COURO

A tartaruga-de-couro também é conhecida como tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha. É a maior das espécies de tartarugas e é muito diferente das outras, tanto em aparência quanto em fisiologia. Seu nome científico é Dermochelys coriácea e ela pode chegar a 700  quilos quando adulta. Cada fêmea põe, em média, 110 ovos e pode desovar de forma parcelada em várias praias, numa tentativa de garantir que haja a eclosão e que os filhotes tenham alguma chance de sobrevivência.

CENTRO DE TRIAGEM

A desova de uma tartaruga de couro na Praia do Peró pode ser o evento que faltava para Cabo Frio ganhar um Centro de Triagem de Animais silvestres e Marinhos.  O coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta vem tratando de um convênio com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – para a construção da unidade: “Na próxima terça-feira (14) estaremos nos reunindo com uma comissão ICMBio para concluir o processo, escolher o local e assinar o convênio, no valor de um milhão e 800 mil reais”, informou o coordenador.

Cabo Frio foi escolhida para sediar a o Centro de Triagem por estar na rota migratória de diversas espécies de pássaros e animais marinhos: “Cabo Frio é um cabo, como o próprio nome já diz e sua localização, recebendo correntes marinhas polares, entre outras, a coloca na rota dos animais que buscam nossa região para se alimentar, descansar e até se reproduzir.  Por isso temos tantos episódios de baleias, pingüins, lulas gigantes e uma série de pássaros migratórios.  O Centro de Triagem é uma grande conquista não só para a nossa cidade, mas para a natureza”, comemora Pimenta.
_____________________________
Prefeitura realiza mutirão no Ginásio Vivaldo Barreto na segunda-feira (13)

Na próxima segunda-feira (13), às 9h, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) realizará o mutirão para recuperação do Ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança.  A ação conta com o apoio das Coordenadorias de Serviços Públicos e de Vigilância Sanitária, além da Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comsercaf. 

A primeira etapa da reconstrução do Ginásio foi realizada em fevereiro, com reuniões com diversas Secretarias e Coordenadorias para visitar o local e traçar estratégias para a reforma. A Coordenadoria de Serviços Públicos fez a limpeza do terreno que fica ao lado da unidade.

Para o mutirão, a SEMEL conta com mais de 50 pessoas ajudando na limpeza de todo o espaço físico, desde a quadra, arquibancada, vestiário, banheiros e salas. A Vigilância Sanitária levará 10 profissionais para desinfetar todo o local.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, José Antonio Odilon, acredita que será um importante passo para a recuperação do espaço público.

“É uma ação importante para todos os desportistas, pois vamos deixar o Ginásio limpo para o início das obras de reparos. Estamos com uma equipe de força tarefa em parceria com várias Secretarias e Coordenadorias”, afirmou.
___________________________
Oficena está com inscrições abertas até a próxima segunda
O curso é gratuito e acontece no Teatro Municipal

Os apaixonados por interpretação, que desejam participar da Oficena, têm até às 13h da próxima segunda-feira (13) para se inscrever. O curso oferecido pela Secretaria de Cultura é gratuito e acontece no Teatro Municipal Iná Azevedo Mureb, em Cabo Frio. A oficina já tem 180 pessoas inscritas e as aulas começam na segunda, às 17h.

Para a inscrição são necessários documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. As aulas acontecem às segundas e terças, das 14h às 17h, para alunos com idade entre 12 e 17 anos, e de 19h às 22h, para quem possui 18 anos em diante. Os interessados em fazer o curso devem se dirigir até o Teatro, que está localizado na Rua Aníbal Amador do Vale, na Praça da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

O ‘ritual’ de boas-vindas, será na segunda-feira (13), às 17h, quando acontece o juramento do ator e um desfile na Praça da Cidadania.  As famílias dos alunos vão poder participar da abertura do curso. Na ocasião, os integrantes da turma anterior terão suas mãos ou os pés marcados na “calçada da fama”, um espaço nos fundos do Teatro reservado para eternizar a participação na Oficena. 

“O curso é a porta de entrada para construção de uma carreira profissional. É uma excelente oportunidade para quem quer aprender técnicas de interpretação e, futuramente, exercer a profissão. Muitas pessoas que participaram da Oficena estão trabalhando na Capital como atores”, disse o diretor do Teatro Municipal, Ítalo Luiz Moreira.

Curso de violão

O Teatro também está com inscrições abertas para o curso de violão, apesar de as aulas já terem iniciado.  O curso é ministrado pelo músico Alexandre Bicudo e tem cerca de 40 alunos inscritos. A documentação é a mesma da Oficena. As aulas acontecem segundas e terças-feiras, das 9h às 12, e às quartas e quintas-feiras, das 14h Às 17h. O curso é destinado a adolescentes com idade a partir de 12 anos.
_____________________________
Recadastramento dos servidores da Educação termina na próxima segunda
62% dos profissionais já realizaram o procedimento

Vai até a próxima segunda-feira (13) o recadastramento dos servidores concursados da ativa da Secretaria de Educação de Cabo Frio.  Até o momento, 62% dos profissionais já realizaram o procedimento que deve ser feito através do site da Prefeitura. De acordo com a Secretária da pasta, Laura Barreto, o recadastramento possibilitará agilidade e consistência na atualização dos dados dos servidores pelo setor de Recursos Humanos.

“É muito importante que os servidores realizem o recadastramento para que possamos atualizar nosso banco de dados e identificar se há algum equívoco referente aos servidores que ainda não se apresentaram em suas unidades escolares, o que pode acarretar em suspensão do pagamento”, explicou a Secretária.

Ao acessar o site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.com.br), o servidor deve clicar no link de recadastramento, sendo direcionado para uma página de autenticação onde deverá informar o número do CPF, data de nascimento e data de admissão. Depois será necessário preencher os dados pessoais e funcionais. Concluída essa fase, o sistema vai gerar automaticamente um “Relatório de Recadastramento” com um número de inscrição, que deverá ser impresso em duas vias e assinado pelo servidor. De posse do relatório, o funcionário deve se dirigir à unidade escolar ou ao órgão da Educação onde atua para entregar ao diretor/chefia as duas vias – com o número de inscrição – assinadas. O diretor/chefia, por sua vez, também deverá assinar ambas as folhas. Uma das vias ficará com a direção da escola e a outra será devolvida ao servidor.

Nos dias 14 e 15 de março, o diretor/chefia deverá validar todos os relatórios dos servidores da sua unidade no sistema de recadastramento, em área de acesso restrito disponibilizado para este fim. Já no dia 16, cada diretor deverá entregar todos os comprovantes de recadastramento no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação.
"Turismo vai reconquistar credibilidade em Cabo Frio", afirma secretária em encontro com o trade
Encontro no Hotel Mandai reuniu representantes da classe turística e do poder público


A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, disse em um encontro com o trade, na noite desta quinta-feira (9), que a cidade irá reconquistar a credibilidade como destino turístico. Ela pontuou que a classe vem sofrendo com a falta de investimentos e o caos administrativo deixados pelo governo passado, e que compartilha do "desespero" de todos que foram obrigados a reduzir diárias e ver o movimento e a qualidade do turismo na cidade despencarem.

"Nossa cidade vai reviver os dias de turismo de qualidade e recuperar a confiança dos operadores, agentes de viagens e, principalmente, dos turistas", afirmou ela no encontro. 

O evento, organizado pelo Convention & Visitors Bureau da cidade no Hotel Mandai, contou com a presença do prefeito Marquinho Mendes e outros secretários do governo, além da Associação de Hotéis, da Associação Comercial, da Associação da Rua dos Biquinis, da Associação de Arquitetos e Engenheiros da região, do Sebrae e do Corpo de Bombeiros, entre outras entidades representativas, hoteleiros e comerciantes. O prefeito destacou que, em três meses, a cidade saiu do caos em que se encontrava.

"Estamos aqui para ouvir vocês. Pegamos a cidade com inúmeros problemas que vocês já conhecem, e isso durante a alta temporada, o que é um problema para qualquer gestor. Em três meses fizemos muita coisa. Estamos pagando os salários atrasados, tirando o lixo acumulado nas ruas, ou seja, um esforço enorme nas ações emergenciais. Decidimos fazer um Carnaval diferente, com os blocos em pontos fixos e não circulando. Não teve trio elétrico na Praia do Forte para evitar bagunça. Foi uma experiência. Agora vamos aprimorar isso", disse o prefeito.

Uma das prioridades colocadas pela secretária de Turismo é a certificação da Praia do Peró com a Bandeira Azul. Outro objetivo é levar a Bandeira Azul, que exige uma série de critérios avaliados por instituições internacionais, para mais praias da cidade. Fabíola também informou que Cabo Frio vai sediar uma etapa do Aloha, festival de esportes aquáticos que deverá atrair para a cidade cerca de 1,5 mil atletas de todo o Brasil em junho. Além disso, apresentou uma carta do presidente da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, classificando como “excepcional” o receptivo organizado pela Secretaria de Turismo ao transatlântico “Soberano”, que aportou na cidade na semana passada.

A secretária também destacou a necessidade de formar mão de obra especializada para o setor, e disse que para isso, negocia a implantação de cursos técnicos junto a instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Federal Fluminense (IFF). Outro anúncio foi a criação da Guarda Especializada de Atendimento ao Turista (GEAT). Fabíola destacou ainda a festa realizada no Carnaval em Tamoios, e disse que o distrito receberá ações como a implantação de passeios de barco pelo Rio São João. 

Uma próxima reunião será marcada para o lançamento do Calendário de Eventos deste ano, que terá, como uma das novidades, a realização de um Festival de Bossa Nova, além do retorno de outros eventos que deixaram de ser realizados na cidade.
__________________________
Cachorros do Canil Municipal ganham ensaio fotográfico para incentivar adoção
Fotos são sucesso nas redes sociais


Os cachorros abrigados no Canil Municipal ganharam um ensaio fotográfico para incentivar a adoção responsável. As fotos, que têm atraído grande público nas redes sociais, podem ser conferidas na página do canil no Facebook. Em uma das publicações, foi alcançada uma média de 1,5 mil curtidas e 277 compartilhamentos. A ação foi uma parceria com o fotógrafo Jason Reitenbach. 

Atualmente, cerca de 70 cachorros abrigados no canil estão aptos para adoção responsável. Todos os animais disponíveis estão vacinados e medicados contra vermes e a maioria já passou pelo processo de castração. 

"Vale lembrar que a adoção é benéfica para quem adota, pois ganha um grande parceiro de vida, e ao animal, que receberá cuidados após um possível histórico de maus tratos e abandonos", disse a superintendente de Defesa dos Animais, Caroline Midori.

Interessados podem fazer contato através do número (22) 99237-6507 ou procurar a sede do canil, que fica na Fazenda Campos Novos, no Segundo Distrito. São necessários documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. 

O local passa por uma reestruturação emergencial das instalações, pois foi encontrado pela atual gestão em estado de abandono. Um médico veterinário atende os animais que estão no local três vezes por semana.


___________________________
Prefeitura de Cabo Frio define programação da Semana Teixeira e Souza
IV Fórum de Cultura é destaque da programação


Está definida a programação da 27ª Semana Teixeira e Souza, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de março. O evento faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro “O Filho do Pescador”, de 1843. Além de promover a vida e obra do autor, a Semana visa difundir as diversas formas de expressão cultural.

O evento, realizado pela Secretaria de Cultura, acontecerá em oito pontos da cidade com uma vasta programação literária composta por palestras, atrações musicais, fórum cultural, lançamentos de livros e CD, declamação de poesia, apresentações de coral e dança, gincana de pintura, feira de livros, exposição fotográfica, varal de poesia, oficinas, mesa redonda, tenda literária e roda de jongo. 

As atividades acontecerão no Museu e Casa de Cultura José de Dome - Charitas, na Câmara de Vereadores, na Praça Porto Rocha, na Ferlagos, na Universidade Estácio de Sá, no Quilombo Maria Joaquina, na Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo, na Fazenda Campos Novos, na Praça da Cidadania e no Ginásio Poliesportivo João Augusto, em Tamoios. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Criado por meio da Lei municipal nº 1106/1991, o evento passou a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290.

IV Fórum de Cultura

Um dos destaques da programação é o IV Fórum de Cultura, que acontecerá no sábado (25), de 9h às 15h.  A Secretaria de Cultura convoca os artistas, produtores culturais, dirigentes de entidades e associações e a comunidade cultural da cidade para participar do evento, em que serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Cultura. Na ocasião também haverá o lançamento do Cadastro dos Agentes Culturais de Cabo Frio (CADCULT).
____________________________
Ibascaf disponibiliza comprovante de rendimentos online
Documento está acessível pelo site do instituto, oferecendo mais comodidade aos beneficiários

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) podem ter acesso online ao comprovante de rendimentos para efeito de Imposto de Renda através do site da instituição. Com a medida, os beneficiários não precisam se deslocar à sede do programa para requisitar o serviço.

Para visualizar o comprovante, o beneficiário deve acessar o site www.ibascaf.rj.gov.br e clicar no ícone “comprovante de rendimento”. O número do CPF é necessário para iniciar o procedimento.

O Ibascaf vem passando por uma enorme reestruturação desde a nova gestão. Mesmo com um rombo de R$ 29 milhões deixado pelo governo anterior, o instituto regularizou os salários atrasados dos beneficiários e retomou o atendimento de assistência médica.

A sede do Ibascaf fica na Rua Expedicionário da Pátria, 118, no bairro São Cristóvão. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J