Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE

Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação

NOTÍCIA DESTAQUE DE HOJE:

Amanhã acontecerá a primeira Audiência Pública de 2017 da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal para discutir o ordenamento de nosso patrimônio marítimo, tendo em vista a prevenção de acidentes e a defesa do direito à vida no mar. Assunto muito importante e urgente, ainda mais considerando a tragédia ocorrida no final do ano passado, quando uma lancha acabou tirando a vida de uma criança. Observamos frequentemente jet skis e lanchas que não se preocupam com a distância e velocidade adequadas nas regiões de banhistas. 
É urgente um ordenamento e delimitação de local próprio para as embarcações, e eu diria que também para o Stand Up. Seria interessante reservar um espaço próprio para os praticantes do esporte de forma que não se misturem com os banhistas, ainda mais considerando que geralmente são pessoas sem experiência que alugam as pranchas. No carnaval, na Praia das Conchas, de repente chegou uma prancha bem perto de mim, na minha frente. Andei para trás, para dar passagem, e percebi outra atrás, bem próxima. Minha sorte foi que as pessoas, com dificuldade, conseguiram se equilibrar na prancha, pois, se caíssem para meu lado, certamente cairiam em cima de mim. 
É importante a população estar presente e participar. A Audiência Pública é um instrumento de participação popular, é a chance dos cidadãos exporem suas ideias e opiniões e ouvirem as respostas dos seus representantes públicos.
A Comissão Permanente de Direitos Humanos é composta pelos vereadores Rafael Peçanha, Miguel Alencar, Oséias de Tamoios, Guilherme Moreira, Vanderlei Bento, Sílvio David e Edilan.

Luciana G. Rugani

https://www.facebook.com/direitoshumanoscabofrio/

SEGUEM ABAIXO NOTÍCIAS DO DIA DE NOSSA CIDADE - ENVIADAS PELA SECOM DA PREFEITURA: 

Autores locais vão lançar livros na 27ª edição da Semana Teixeira e Souza
Tenda literária será montada na Praça Porto Rocha 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155116336083249&set=pcb.10155116353143249&type=3&theater

A 27ª Semana Teixeira e Souza começa na terça-feira (21) com uma agenda recheada de programação literária. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, acontecerá até o dia 28 e faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro "O Filho do Pescador", de 1843. 

Durante as comemorações, autores locais vão expor suas obras numa tenda que será montada na Praça Porto Rocha. Ela vai funcionar sempre às 15h, exceto no primeiro dia do evento, quando as atividades no espaço terão início às 10h30. 
A escritora Lili Zanedi vai abrir a programação na terça, às 10h30, com o lançamento do livro “’Meu deus! O mundo caiu na minha cabeça”. Na quarta (22), às 15h, o biólogo e Coordenador Geral do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, e o ambientalista e fotógrafo, Antônio Ângelo, vão lançar o livro “Aves da laguna Araruama – Inventário Fotográfico da Avifauna da Laguna Araruama”. Ainda na quarta, o jovem escritor Carlos Henrique vai participar da tenda com o livro "Almanaque da Imprensa". 

Na quinta (23), o autor Rodrigo Poeta vai lançar o livro “Crônicas do Silêncio”, e o historiador Paulo Cotias a obra “Salinas”, além do escritor Jiddu Saldanha que participará do evento com o livro “Rastro de pluma”. Na sexta (24), a jornalista e cozinheira Fernanda Carriço vai lançar o livro “Sabor e Prosa: As histórias das minhas receitas e as receitas das minhas histórias”. Também vão participar as autoras Andréia Resende com a obra “Lira Minha”, Jaqueline Brum com o livro “Cabo Frio, conhecer para preservar” e Rosana Andréia com “Confissões de Leila Marcia”. Além delas, estará presente o autor Leandro Miranda com a obra “K-36 o Zeppelim que caiu no cabo”.

No sábado (25) e no domingo (26), os lançamentos de livros serão no Charitas. No sábado, a autora Givânia Maria da Silva irá lançar a obra “Educação e luta política no quilombo de conceição das crioulas”, às 19h, e escritor Ivanir dos Santos vai lançar o livro “Intolerância Religiosa no Brasil - Relatório e Balanço”, às 20h.

Os lançamentos retornam para a Praça Porto Rocha na segunda (27), às 15h. Irão participar as escritoras Luciana Branco, com o livro “Pequenas crônicas sobre tudo”, e Aline Santos, com a obra “O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”. E encerrando a programação na segunda (28) o escritor Acioli Junior, com o livro “Roteiro Histórico para educadores da cidade de Cabo Frio”.

Varal de poesia

Dentre as atividades literárias em comemoração à 27ª Semana Teixeira e Sousa também irá acontecer o varal de poesia, realizado pelo professor Mauricio Cardozo. Na quarta (22) a programação será na Praça Porto Rocha, às 10h, e na sexta-feira (24) será no Shopping Unamar, em Tamoios, de 9h as 17h. Neste mesmo dia, a Livraria Saber e Sabor irá participar do evento com o projeto “Ler é Show”. 

Feira de livro 

As celebrações da 27ª Semana Teixeira e Sousa começaram desde o início de março com a Feira de Livros, da Associação Brasileira de Livros, que vai permanecer durante todo o mês. Ela funciona das 9h às 22h, na Praça Porto Rocha. A feira conta com nove estandes espalhados pela praça, com venda de livros a preços populares.
____________________
Jardim Caiçara recebe serviços na rede de esgoto
Ações aconteceram nesta segunda-feira (13)


O bairro Jardim Caiçara recebeu serviços na rede de esgoto na segunda-feira (13). Foram realizadas recuperação de drenagem entupida com troca de manilhas, recolocação de paralelepípedos, além de limpeza, recuperação e colocação de poços de visita, que dão acesso às redes de drenagem.

As ações foram realizadas nas ruas Milton Macedo, Finlândia com Inglaterra, Nossa Senhora Aparecida e Carlos Mendes. Na semana passada, os serviços foram realizados nas principais vias do Centro, São Cristóvão, Gamboa, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus. 
Desde o início do governo, inúmeras obras vêm sendo realizadas em toda a cidade para devolver a infraestrutura básica das vias.
 
_____________________
Mutirão realizado no Ginásio do Jardim Esperança é sucesso
Ação contou com apoio da Comsercaf e Coordenadorias de Vigilância Sanitária e de Serviços Públicos.
Um mutirão de limpeza foi realizado na segunda-feira (13) no Ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, que estava completamente abandonado há cerca de dois anos. Ao todo mais de 50 profissionais participaram da limpeza e reparos no espaço. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) e as Coordenadorias de Vigilância Sanitária e de Serviços Públicos.

A Coordenadoria de Serviços Públicos fez toda a limpeza da parte externa do complexo e os profissionais da Comsercaf das áreas contaminadas por pombos e ratos, além do controle e prevenção aos mosquitos transmissores de doenças. A Vigilância Sanitária desinfetou o ginásio para tornar o ambiente livre de toda contaminação por pragas, a fim de proteger a população que reside próximo ao local. 

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Andreia Nogueira, afirmou que toda equipe de limpeza atuou com segurança agindo de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. “As crianças estavam brincando dentro do Ginásio correndo risco de pegar doenças de pombos e ratos. A nossa preocupação é com a população e estamos trabalhando dentro da prevenção e conscientização”.

A próxima etapa da revitalização do Vivaldo Barreto consiste  em reparos como a colocação de portões, reinstalação elétrica (por conta do furto das fiações em 2016), além do conserto do telhado. O Secretario de Esportes, José Antonio Odilon, comemorou a ação.

- Foi uma iniciativa muito importante para o esporte e também para a sociedade, pois o Ginásio estava em péssimo estado e  colocava em risco a vida das pessoas que moram próximo, por conta da transmissão de doenças. Fizemos a limpeza total da parte interna e externa. Foi o primeiro passo, mas muito importante para que possamos continuar com a reconstrução no local. Em breve o esporte terá novamente à disposição esse belíssimo Ginásio – disse o secretário.
Escolas Municipais recebem visitas técnicas da Defesa Civil
Ação terá início na próxima segunda (20)


A partir da próxima segunda-feira (20) técnicos da Defesa Civil começarão a visitar as escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio com o objetivo de orientar a comunidade escolar sobre questões de segurança.

O tema foi tratado em uma reunião realizada nesta terça-feira (14) com a presença da Secretária e da Secretária Adjunta de Educação, professoras Laura Barreto e Joana D’Arc de Souza e do Diretor de Operações da Defesa Civil de Cabo Frio, Sr. Jorge Luís Myts

No encontro, foi abordada a situação ocorrida na tarde de segunda-feira na Escola Municipal Maria Dária Saldanha, no bairro Jardim Esperança, quando um incêndio em um terreno vizinho quase atingiu a escola, assustando alunos e funcionários. Na ocasião, por orientação dos bombeiros, as aulas do segundo turno foram suspensas por ter sido identificado um vazamento de gás em um botijão, em consequência do superaquecimento causado pelo incêndio.

Segundo a Secretária de Educação, a parceria entre a Secretaria de Educação e a Defesa Civil chegou na hora certa e pode garantir mais segurança às escolas.

“Após as visitas, os técnicos vão elaborar um plano de evacuação para casos de emergência, orientando os profissionais para as atitudes corretas que devem ser tomadas”, ressaltou a professora Laura Barreto.

O calendário de agendamento ficará sob a responsabilidade da equipe da Defesa Civil. Todas as direções das escolas municipais já foram comunicadas e estarão aguardando os técnicos.
_______________________
Oficena é sucesso em número de inscritos 
Curso gratuito é oferecido no Teatro Municipal para 180 alunos
Começou na segunda-feira (13) o curso gratuito de teatro oferecido pela Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, 180 jovens e adultos com idades a partir de 12 anos se inscreveram no Oficena. 
O “ritual” de boas-vindas foi o ponto alto da noite de abertura e contou com a presença do secretário de Cultura, Ricardo Machado, do ator e diretor do Teatro Municipal, Ítalo Luiz Moreira, e de artistas locais. 

“Foi uma noite de muita arte. Os alunos estão motivados com o início das aulas. O curso é uma porta de entrada para a construção de uma carreira profissional. Muitas pessoas que participaram do Oficena estão trabalhando na Capital como atores”, disse Ítalo Luiz Moreira.

O curso tem duração de um ano e as aulas acontecem às segundas e terças, das 14h às 17h, para alunos com idade entre 12 e 17 anos, e das 19h às 22h, para quem possui 18 anos em diante. O curso livre de teatro conta com as aulas dos professores Ítalo Luiz Moreira (interpretação), Jiddu Saldanha (teatro físico) e Marcos Rogério (corpo).   

Para eternizar o sucesso do Oficena, integrantes da turma anterior do curso marcaram suas mãos na “calçada da fama”, espaço criado no fundo do teatro para registrar a participação.


_____________________
Atendimentos odontológicos iniciam atividades promovidas pela Fecomércio em Cabo Frio
Serviço está disponível até domingo (19) para alunos e população

Iniciou nesta terça-feira (14) a série de atividades profissionalizantes, socioculturais e de atendimento à saúde, no bairro São Cristóvão, promovidas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio RJ), em parceria com a Prefeitura. A unidade móvel do OdontoSec está estacionada na praça do bairro oferecendo serviços para a comunidade. 

Os atendimentos odontológicos desta terça são destinados aos alunos do Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, onde acontece as atividades profissionalizantes. A partir desta quarta-feira (15), o atendimento estará aberto à população, a partir das 13h. O serviço segue até o domingo (19), das 8h às 17h.

Além da assistência odontológica, as oficinas profissionalizantes também iniciaram nesta terça. São oferecidas aulas de massagem, bijuteria, automaquiagem, design de sobrancelhas, penteado, fotografia e workshop de decoração com balões. Todas as aulas são gratuitas e acontecem no Colégio Estadual Professor Renato Azevedo até o dia 17.

As demais ações de cultura, recreação, esportes e de orientação jurídica acontecerão na Praça São Cristóvão no sábado e no domingo.

Confira a programação completa:

Sábado (18/3) - 15h- Cultura Fanfarra
Domingo (19/3) - 10h às 16h – ações de Defensoria Pública

Orientação jurídica em geral, habilitação para casamento, isenção de taxa para emissão de RG e para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, inclusive de outros estados e municípios;

Sábado e domingo (18 e 19/3), das 10 às 16h:

Ações de Sustentabilidade e Sociais: confecção de blocos e bolsas com reaproveitamento de materiais; Jogo Ecológico da Tartaruga; oficinas de geração de renda.

Ações de Saúde: orientação sobre DST, câncer de mama, índice de massa corporal, nutrição, saúde bucal e escovação; aferição de pressão arterial e dosagem de glicose e colesterol. 

Beleza e bem estar: atendimento de maquiagem, corte de cabelo e massagem rápida.

Educação: oficina de construção de brinquedos.

Cultura: oficina de grafite, teatro de lambe-Lambe, intervenções circenses (malabares e perna de pau), gibiteca e narração de histórias.

Esporte e Recreação: jogos gigantes (xadrez, dama, jogo da velha, amarelinha e pega varetas), miniesportes olímpicos (minivôlei, badminton, tiro com arco, esgrima, basquete de 3x3, minitênis e tênis de mesa), oficinas de danças urbanas e de skate;

Nutrição: Da Horta à Mesa - caminho sensorial, horta vertical, mercadinho e confeitagem de cupcake.

Programa Senac de Gratuidade: cadastro para as atividades de gratuidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J