Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Dormitório das Garças tem reabertura prevista para dia 31 de março e sediará unidade de policiamento ambiental
Confirmação da data ainda depende da agenda do governo do Estado e de assinatura de termo de cessão
Estão avançadas as obras para a reabertura do Dormitório das Garças, a primeira unidade de conservação ambiental instalada em Cabo Frio. Segundo o coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, tudo depende da sincronização de agendas entre os governos estadual e municipal: “ainda dependemos que as agendas coincidam e da assinatura do termo de cessão para poder determinar a data definitiva da reabertura. O que podemos garantir é que as obras da sede da Unidade de Polícia Ambiental estão adiantadas e que estamos muito honrados por termos sido escolhidos pelo governo do Estado para sediar essa unidade”, afirmou Pimenta.

O parque ecológico Dormitório das Garças foi inaugurado em junho de 2007, no Dia Mundial do Meio Ambiente, planejado para ser um centro de difusão de técnicas de preservação e de consciência ecológica. O parque municipal esteve abandonado nos últimos anos, período em que o parque passou por incêndios e depredações. A instalação da sede da UPAM será um grande diferencial para que o parque volte a ser um santuário ecológico, livre de depredações e servindo como mais uma atração natural e turística de Cabo Frio.

UPAM

A sede da UPAM que está sendo construída na área do Dormitório das Garças será o primeiro destacamento de policiamento ambiental instalado na Região dos Lagos e vai atender a todos os 15 municípios que a compõem. Para Eduardo Pimenta, a vinda da UPAM para Cabo Frio vai mudar radicalmente a fiscalização e a repressão aos crimes ambientais: “essa Unidade vai otimizar em muito a rapidez das respostas aos atos contra o meio ambiente, como desmatamentos, invasões e depredações. A Polícia Ambiental já vem colaborando com a Coordenadoria do Meio Ambiente em diversas ações de fiscalização. Com a instalação da sede, teremos muito mais eficiência ao atender os problemas ambientais do nosso município”, destacou.

A intenção é que, agora, os criminosos ambientais sejam tratados como reais criminosos, com operações de repressão, fiscalização e a devida aplicação de multas e ate prisões, se for o caso: “os infratores ambientais terão um enquadramento muito mais severo”, enfatizou Pimenta.
____________________
Mês da Mulher: Charitas recebe rodada de palestras nesta sexta-feira
Serão várias palestras ao longo das 8h às 18h

As atividades em homenagem ao Mês da Mulher em Cabo Frio continuam com uma rodada de palestras na próxima sexta-feira (17) no Museu e Casa de José de Dome – Charitas. A abertura será às 8h e o encerramento às 18h. Estão previstas seis palestras com duração de 40 minutos cada uma. O evento é promovido pela Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, juntamente com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher. 

O evento terá início com um café da manhã de boas vindas, e em seguida uma mesa redonda será formada com a presença do prefeito Marquinho Mendes; da vice-prefeita, Ruth Shuindt; da secretária Municipal de Assistência Social, Kamilla Mendes; da coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, Tereza Tenan; da coordenadora-geral da Melhor Idade, Hilda Quintas Moreira; da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Cabo Frio, Nilma Carneiro; do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, Edna Calheiros; das vereadoras Letícia Jotta e Alexandra Codeço; e da cerimonialista Eliane Ribeiro.

A rodada de palestra será aberta às 10h com o tema “’Tá lá um corpo estendido no chão’: a dupla discriminação às mulheres trans: transfobia e desigualdade de gênero”, ministrada pela professora e mestre em serviço social pela PUC/RJ, pós-graduada em gerenciamento de projetos pela UFF/RJ e graduada em serviço social pela Universidade de Taubaté, Luiza Carla Cassemiro. Em seguida, a advogada e representante do movimento negro Margareth Ferreira irá palestrar sobre o tema  “Mulheres Negras e o Racismo Institucional”. 

Após o intervalo do almoço, a rodada de palestra será retomada com o tema “Os desafios e enfrentamento da mulher nas diversas esferas de poder”, ministrada pela jornalista e historiadora Renata Cristiane. Na sequencia, a palestrante será a primeira advogada trans da Região dos Lagos e pós-graduanda em Direito Militar pela UCAM, Tatiana Crispim, com o tema “Acolhimento e tratamento digno a mulheres trans na rede”. 

Também irá colaborar com o evento a presidente da Associação do Quilombo de Maria Joaquina, Maria Rejane de Oliveira, com o tema “Mulher Quilombola em defesa do Território”. E encerrando a rodada de palestra a presidente do CAJEF Rosa Brandão, com o tema “Autoestima da Mulher”. 

Atividades durante o mês 
No sábado (25) as atividades em homenagem ao mês da mulher acontecem na Praça Central do Jardim Esperança, de 8h às 17h. Na segunda (27) as atividades vão acontecer na Universidade Estácio de Sá, de 8h às 17h. E encerrando as comemorações tem programação para os moradores de Tamoios, no Segundo Distrito, em frente ao PAN de Unamar. 

Homenagem na Câmara de Vereadores 
A Câmara de Vereadores prestou uma homenagem especial na última quinta-feira (9) a 34 mulheres que se destacam em suas comunidades. Cada um dos 17 vereadores indicou duas mulheres. Entre as homenageadas estiveram a vice-prefeita Rute Schuindt, a secretária de Assistência Social Kamilla Mendes e a coordenadora-geral dos Direitos da Mulher Tereza Tenam.
_____________________
Superintendente de Pesca e Aquicultura participa de reunião para implantação de turismo de base comunitária
Projeto visa criar um roteiro turístico pela Lagoa de Araruama
O superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, participou de uma reunião na segunda-feira (13) com presidentes de colônias de pescadores dos cinco municípios do entorno da Lagoa de Araruama e com um representante da Prolagos. O encontro aconteceu numa pousada no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, e discutiu o ordenamento da laguna, a fiscalização durante o período de defeso e a criação de um turismo de base comunitária.

O primeiro ponto discutido foi o ordenamento da laguna, visando principalmente desobstrução do canal córrego da IN2 do Ministério da Pesca. Outro tema do encontro foi a fiscalização no período de defeso, que acontece de agosto a outubro. “Ainda faltam alguns meses para o defeso, mas o planejamento para que a fiscalização seja efetiva e rígida já começou. No ano passado houve muito desrespeito, a fiscalização foi muito fraca, estamos orientando os pescadores e estudando estratégias para que as regras sejam cumpridas”, disse o superintendente.

Também foi abordado o projeto de turismo de base comunitária. O objetivo é integrar as cidades Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Araruama e Iguaba Grande, que são banhadas pela Lagoa, de forma que elas proporcionem aos visitantes a possibilidade de um roteiro turístico pela Lagoa. No caso de Cabo Frio, por exemplo, é possível visitar o Dormitório das Garças e o Anjo Caído, além de poder ir ao Shopping e à Rua dos Biquínis, na Gamboa, navegando pelas águas da laguna.

“O projeto está em fase inicial, ainda estamos estudando como será colocado em prática. Para isso, estamos em contato com a Secretária de Turismo Fabíola Bleicker, e em breve daremos outras informações sobre o projeto”, explicou o superintendente.
_________________________
Procon faz atendimento na Praça Porto Rocha no Dia do Consumidor
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor ofereceu assistência jurídica e intermediou negociações

O Procon Municipal de Cabo Frio realizou mais de 100 atendimentos em evento realizado nesta quarta-feira (15), na Praça Porto Rocha, em celebração ao Dia do Consumidor. Nas tendas que foram montadas no local, o público teve acesso à assistência jurídica, às informações sobre a atuação do órgão e ainda um contato direto com a ouvidoria da concessionária Prolagos, para esclarecimento de dúvidas e registro de críticas, elogios e sugestões. 

“A celebração teve um saldo muito positivo. A população ficou satisfeita com a iniciativa porque pôde tirar  dúvidas e solucionar problemas”, afirmou o coordenador do Procon, Thiago Vasconcelos.

O Procon de Cabo Frio está localizado na Rua Florisbela Rosa da Penha, na antiga sede da prefeitura, ao lado do Fórum. O funcionamento é de 9h às 17h.
Semana Teixeira e Sousa 2017 terá extensa programação de atividades culturais
Dentro da programação está a reabertura do Espaço Cultural da Câmara de Vereadores

A 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa começa na próxima semana e está com uma extensa programação cultural. O evento, que acontece entre os dias 21 e 28 de março, visa homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843, além de promover as diversas formas de expressão cultural. Entre as atividades estão exposições fotográficas, gincana de pintura, declamação de poesia, roda de rima, e a reabertura do Espaço Cultural da Câmara de vereadores de Cabo Frio. 

Na terça-feira (21) acontecerá uma gincana de pintura na Praça Porto Rocha, às 10h, organizada pelos artistas Caó e Gadys. Na parte da tarde, tem abertura da exposição fotográfica “Kwé Axé D"oya - Uma Linha de Fé”, da fotógrafa Bruna Pozzenbon, no Charitas, às 15h. Em seguida, o contador de história Marcelo Griot irá apresentar uma performance de oralidade afro brasileira com o tema “Teixeira e Sousa, um Griot no Romantismo”. 

Na sexta (24) haverá apresentação de dança do Studio de Dança Kátia Santana, na Praça Porto Rocha, às 18h. No sábado (25), tem roda de rima “Batalha do Conhecimento” e apresentação de salão, no Shopping de Unamar, no Segundo Distrito, às 18h.  Nesse mesmo horário tem exibição do filme “Kwé Axé D"oya - Uma linha de fé”, do cineasta Milton Alencar Junior, na Câmara Municipal de Cabo Frio. 

Encerrando o evento na segunda (28) tem a reabertura do Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, com a exposição do Reinaldo Caó, às 15h. A roda de rima “Penso Logo Rimo”, com edição especial Teixeira e Sousa, irá acontecer às 17h, na Praça da Cidadania. E à noite tem roda de jongo do Grupo Omo Dé, no Charitas, às 21h.
___________________
Regina Casé confirma presença na Semana Teixeira e Sousa 2017
Apresentadora irá participar da mesa redonda sobre o Panorama Nacional da Cultura Afro Brasileira
A apresentadora e atriz Regina Casé está confirmada na 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa, que acontece entre os dias 21 e 28 de março. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843. Também fazem parte da programação palestras e oficinas. Regina fará parte da mesa redonda que vai tratar do “Panorama Nacional da Cultura Afro Brasileira”, no último dia do evento, no Charitas, às 19h. Também participará da mesa o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira. 

O evento também terá a palestra “Contribuição do negro na construção dos pilares da cultura”, na terça-feira (21), no Charitas, às 19h. O palestrante convidado é o ator e diretor Jorge Coutinho.  Em seguida, tem outra palestra com o tema “Teixeira e Sousa: a sensibilidade política e social sobre o seu tempo”, ministrada pelo jornalista e cientista social José Correia.

Na quarta (22) haverá mesa redonda na Universidade Estácio de Sá, às 19h. O tema “Teixeira e Sousa – Protagonismo Afrodescendente no Brasil” será debatido pelos professores Tiago Reis, Paulo Cotias e Flavia de Jesus. Na quinta (23), ainda na universidade, tem a oficina “Manifestações e Organizações da Cultura Popular”, de 9h às 12h, e a oficina “Formação de Agentes Culturais Jovens”, ministrada pelo acadêmico Manoel Joaquim, de 15h às 18h.  

Ainda na quinta será realizada a mesa redonda “Nós e o samba”, no Charitas, às 18h30. Estarão presentes o presidente da Portela, Luiz Carlos Magalhães, a doutora em filosofia Helena Theodoro, o secretário de Cultura Ricardo Machado, e o pesquisador do samba cabo-friense João Felix. Na sexta (24), no sábado (25) e no domingo (26), tem “Oficina nacional tecendo o protagonismo e empedramento das mulheres quilombolas”, no Quilombo Maria Joaquina, a partir das 9h. 

Na segunda (27), às 20h, terá mesa redonda para discutir o tema “Ações e perspectivas do patrimônio material e imaterial de Cabo Frio”. Vão participar Manoel Vieira - INEPAC; Laudessi Torquato - IPHAN; Cristina Ventura - IMUPAC; a vice presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão, Drª Margareth Ferreira; o escritor José Correia; o supervisor adjunto da Igualdade Racial da Prefeitura Manoel Justino e Jaqueline Brum.

Encerrando as atividades na terça (28) a oficina “Prática pedagógica sobre a história geral da África da escola”, às 10h, na Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo, e a mesa redonda de especialistas na temática “Os escritores negros e o contexto da Literatura Afro Brasileira”, no Charitas, às 20h. Irão participar a doutora Conceição Evaristo; o professor e escritor Eduardo de Assis; e a escritora Eliane Alves dos Santos Cruz.
____________________
Secretaria de Obras realiza manutenção em redes de esgoto e pavimentação
Serviços acontecem nos bairros Itajuru e Praia do Siqueira
Equipes da Secretaria de Obras estão realizando serviços de manutenção em dois bairros da cidade: Itajuru e Praia do Siqueira. No Itajuru estão sendo feitos reparos na rede de esgoto na esquina da Avenida Itajuru com a Rua João Pessoa.

Estão sendo realizados os serviços de drenagem e substituição das manilhas que estavam quebradas. Segundo o secretário de Obras, Carlos Santanna, a manutenção é necessária devido ao desgaste natural da rede: “Como o tráfego de veículos é muito intenso nesse trecho, é normal que, com o tempo, seja necessário substituir algumas peças”, explica ele.

Já na Praia do Siqueira, os serviços se concentram na Rua Gastão Ramalho. Além do serviço de manutenção na rede de esgoto, com drenagem e troca de manilhas, também estão sendo realizados reparos na pavimentação em paralelepípedos.
_______________________
Conselho Municipal de Turismo é tema da "Tribuna Livre" na Câmara Municipal 
Apresentação do anteprojeto de lei aconteceu nesta terça (14)

A secretária de Turismo, Fabiola Bleicker, usou o espaço da "Tribuna Livre" na Câmara Municipal, para apresentar as diretrizes para formação do Contur - Conselho Municipal de Turismo. O encontro, que aconteceu na última terça-feira (14), também serviu para esclarecer dúvidas e apresentar as ações da pasta para a próxima temporada. 

O Anteprojeto de Lei apresentado na casa foi elaborado em parceria com o SEBRAE, sem ônus ao município, através da coordenadora da entidade na cidade, Ana Claudia Vieira, e da consultora Cândida Machado. Também esteve presente na apresentação a procuradora municipal Renata Nogueira. O Anteprojeto é um estudo preliminar que faz parte da elaboração do projeto final.

"Esse Conselho é importante porque todos os projetos do Turismo passam por ele. A iniciativa privada vai planejar em conjunto e vai legitimar o que a gestão pública for executar em relação ao Turismo, para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor na cidade de Cabo Frio", afirmou a coordenadora do SEBRAE, Ana Cláudia Vieira. 

A secretária de Turismo ressaltou que a reativação do Contur vai direcionar todas as ações da pasta. 

"Esse conselho vai dar as diretrizes do que vai ser feito na cidade em relação ao turismo. Tenho certeza que essa iniciativa vai direcionar e discutir com a sociedade as prioridades das ações do turismo para Cabo Frio. Vamos aguardar a votação dos vereadores para dar continuidade à constituição do Contur", disse a secretária de Turismo, Fabiola Bleicker.

Depois da votação na Câmara, o próximo passo para a instituição do Conselho é a definição do regimento interno com as regras que serão estabelecidas para regulamentar o mesmo. A partir daí será feita a escolha paritária dos membros, sendo seis nomes indicados pela sociedade civil e cinco pelo poder executivo municipal, além do responsável da pasta. Após a constituição do Contur, também será criado o Fundo Municipal de Turismo para captação e gestão de recursos para o segmento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J