Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA - 17/03

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prefeitura apoia Caminhada da Apae em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Evento acontece na próxima terça (21)
As pessoas com Síndrome de Downvão celebrar o seu dia em uma caminhada promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na próxima terça-feira (21). A ação tem o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Esporte e conta com a participação do grupo de ciclistas Bike Nigth e o grupo musical Tambores Urbanos.

A caminhada irá iniciar às 8h, na Orla da Praia do Forte, na Avenida do Contorno, em direção a Praça Porto Rocha, no Centro. Esta é a quinta edição do evento.

“A caminhada tem por objetivo conscientizar a população sobre a Síndrome de Down e o direito de inclusão dessas pessoas na sociedade. Será uma caminhada de muito amor e felicidade”, disse a presidente da Apae, Kely Soares.
______________________
Bairro Passagem vai virar Polo Gastronômico
Projeto da Secretaria de Turismo visa fortalecer o tradicional bairro como referência em gastronomia

O bairro Passagem, tradicionalmente conhecido por ser charmoso, acolhedor e com uma arquitetura histórica, vai virar um polo gastronômico. O projeto, idealizado pelo artista Ivan Morini em parceria com a Secretaria de Turismo, pretende consolidar a Passagem como referência em gastronomia na cidade.

A iniciativa foi discutida e aprovada em uma reunião realizada entre a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e representantes de restaurantes e hotéis do bairro.

A ideia do Polo Gastronômico é que o bairro Passagem seja fechado para os veículos às sextas, sábados, domingos e feriados. Terão acesso ao pólo pedestres e famílias que forem ao local prestigiar eventos e saborear as delícias servidas nos bares e restaurantes do local. A medida visa aumentar a capacidade de atendimento desses estabelecimentos, bem como a segurança e a comodidade dos frequentadores.

“Tenho certeza que esse projeto vai impulsionar a economia local e valorizar ainda mais a Passagem, que já é um local lindo e faz parte da história de Cabo Frio” – enfatiza o prefeito Marquinho Mendes.

A iniciativa de fechar o bairro será em período experimental. Serão realizadas reuniões freqüentes para buscar sempre a melhoria dos serviços oferecidos. Os empresários poderão avaliar o andamento do projeto junto ao Poder Público, para que ajustes sejam feitos, sempre que necessários.

Segundo o Coordenador de Postura do município, Gilson Costa, a ideia é transformar o bairro Passagem em referência, assim como é a Rua das Pedras, em Búzios: “Vale destacar que a Rua das Pedras não virou referência da noite para o dia. Foi algo construído com o tempo, dedicação e muito trabalho. Esse é o projeto para a Passagem, que o bairro se torne referência em toda a Região”, afirmou o coordenador.

Evento “Águas de Março” marcará a abertura do projeto do Point Gastronômico

O projeto Polo Gastronômico será oficialmente lançado no evento “Águas de Março”, um tributo a Tom Jobim, grande ícone da Música Popular Brasileira, que vai acontecer no Largo São Benedito, no dia 25 deste mês. Para isso, vários reparos estão sendo realizados no Largo São Benedito, como troca de lâmpadas, luminárias, sinalização, pinturas de bancos, limpeza pública e manutenção das vagas de estacionamento.

Passagem: história e riqueza cultural

O bairro Passagem foi ocupado pelos Portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à cidade. Localizado no cantinho de Cabo Frio, entre o Canal do Itajuru e o mar, o bairro deu início às habitações e feitorias. O local era ocupado em sua maioria por pescadores. 

A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Patrimônio Histórico, como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.
______________________
Cerca de 24 toneladas de pneus são retiradas das ruas de Cabo Frio 
Material recolhido é enviado para reciclagem; ação é uma parceria com o governo federal
 
Cerca de 7500 pneus, totalizando aproximadamente 24 toneladas, foram recolhidas de um depósito da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) nesta semana. As ações aconteceram na terça-feira (14) e na sexta-feira (17). O material foi retirado através da empresa ReciclaNipe em uma parceria com o governo federal. A ação não gera custos à prefeitura.

Os pneus recolhidos são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela equipe de limpeza. O depósito do material está localizado no bairro Ogiva e ainda não está aberto ao público para descarte. Um projeto está sendo viabilizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente para que o local passe a prestar este serviço. Esta é a segunda etapa da retirada dos pneus na cidade. A primeira aconteceu em fevereiro e recolheu 13 toneladas do material.  

A ReciclaNipe é uma empresa parceira da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e realiza a remoção até instituições especializadas de reciclagem e indústrias que também realizam o processo.
_______________________
Saúde faz mobilização no Dia D de Combate ao Aedes Aegypti
Ação será neste sábado (18) em vários pontos da cidade

O Município de Cabo Frio vai participar das atividades do Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, neste sábado (18).  O Dia D é uma campanha nacional que traz informações sobre o mosquito, transmissor das arboviroses: Dengue, Zica e Chikungunya.

Para o trabalho de mobilização, o governo do Estado viabilizou cartilhas informativas e folders. Em Cabo Frio, serão 160 agentes comunitários de endemias atuando das 8h às 15h em pontos estratégicos: Praça Porto Rocha, Praça de São Cristóvão, Praça do Jardim Esperança, Orla da Praia do Forte, Orla da praia do Pontal em Santo Antônio e na 5ª Avenida, na Rua dos Atacadões, em Unamar.

Os agentes também estarão fazendo visitas domiciliares. “Apesar de o número de casos das doenças ter diminuído, a educação nas escolas e nas residências precisa ser intensificada para haver cada vez mais uma conscientização na população. Antes, os agentes faziam apenas vistorias, mas atualmente eles são preparados para informar sobre as arboviroses”, afirma a coordenadora de Vigilância Ambiental, Andreia Nogueira.

Ainda segundo a coordenadora, a informação direta é o melhor caminho para atenuar os casos. “Educação e atenção é a melhor prevenção, prova disso é o número de casos ter diminuído. A sociedade pode tirar 10 minutos toda semana para eliminar os focos do mosquito.”

Através do LIRAa- Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti, é possível identificar os criadouros que predominam e a situação de infestação do município. E a partir de agora, essas ações vão utilizar um drone para monitoramento dos imóveis fechados com piscina e depósitos de água destampados. “Esse equipamento é um avanço no monitoramento e é um ganho para o trabalho de vigilância ambiental em saúde”, disse o coordenador de Vigilância Sanitária, Paulo Campos.

Comsercaf opera em novo esquema e divide coleta de lixo em setores
Objetivo é atender a população de forma uniforme em todos os pontos do município
Após o serviço de coleta de lixo ser realizado em regime de mutirão nos dois primeiros meses de governo, a Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) está operando com novo esquema através da divisão da cidade em setores. O objetivo é atender a população de forma uniforme em todos os pontos do município.

Com a medida, a cidade foi subdividida em seis células: Maria Joaquina e Unamar, no Distrito de Tamoios; Jardim Esperança, Portinho, Braga e São Cristóvão. Cada célula atende o bairro que a denomina e suas adjacências. As coletas são feitas avaliando a necessidade de cada setor.

“Inicialmente realizamos grandes mutirões para retirar o acúmulo de lixo deixado na gestão anterior. Agora vamos dar continuidade com a setorização para atender de forma padronizada e integrada todos os pontos da cidade. O próximo passo é definir um calendário de coleta”, afirmou o presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira.

O novo esquema conta com cerca de 500 funcionários, 46 caminhões e 13 máquinas, que estão subdivididos em cada célula e atuando diariamente nas ruas.
____________________
27ª Semana Teixeira e Sousa começa na próxima terça (21)
Evento tem o objetivo de divulgar a história do primeiro romancista brasileiro 

Começa na próxima terça-feira (21) a 27ª Semana Teixeira e Sousa. O evento marca a história e a cultura do primeiro romancista brasileiro, natural de Cabo Frio, e está integrado ao Calendário Oficial do Município, através da Lei Municipal nº 1106/1991. A Semana em homenagem ao poeta também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290, de 06 de julho de 2012.

De acordo com o Secretário de Cultura, Ricardo Machado, é importante ressaltar que o evento retorna esse ano, depois de ficar de fora do calendário no ano passado: ”Temos que ressaltar a importância de retomar a Semana Teixeira e Sousa. Ele é o precursor do romance no Brasil e nos dá hoje uma mobilidade cultural muito grande” – conta o secretário.

A Secretaria de Cultura planeja promover uma integração maior com a comunidade, para que todos conheçam a história do cabo-friense. De acordo com Susiane Borges, do Departamento de Projetos e Políticas Culturais, esse é o caminho para que as obras de Teixeira e Sousa sejam cada vez mais reconhecidas: “Somos todos Teixeiras é uma forma de reconhecimento do passado, construção do coletivo para que o legado seja levado para o futuro” – disse ela.

A programação está bem diversificada e contará com apresentações musicais, sarau de poesia, artes plásticas, danças, artesanato, feira literária, lançamento de livros, teatro, gincanas e palestras, entre outras atividades. As atrações acontecerão em diferentes pontos da cidade: Praça Porto Rocha, Charitas, Universidade Estácio de Sá, Quilombo Maria Joaquina, Shopping UnaPark (Tamoios), Ferlagos, e Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J