Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA - 17/03

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prefeitura apoia Caminhada da Apae em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Evento acontece na próxima terça (21)
As pessoas com Síndrome de Downvão celebrar o seu dia em uma caminhada promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na próxima terça-feira (21). A ação tem o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Esporte e conta com a participação do grupo de ciclistas Bike Nigth e o grupo musical Tambores Urbanos.

A caminhada irá iniciar às 8h, na Orla da Praia do Forte, na Avenida do Contorno, em direção a Praça Porto Rocha, no Centro. Esta é a quinta edição do evento.

“A caminhada tem por objetivo conscientizar a população sobre a Síndrome de Down e o direito de inclusão dessas pessoas na sociedade. Será uma caminhada de muito amor e felicidade”, disse a presidente da Apae, Kely Soares.
______________________
Bairro Passagem vai virar Polo Gastronômico
Projeto da Secretaria de Turismo visa fortalecer o tradicional bairro como referência em gastronomia

O bairro Passagem, tradicionalmente conhecido por ser charmoso, acolhedor e com uma arquitetura histórica, vai virar um polo gastronômico. O projeto, idealizado pelo artista Ivan Morini em parceria com a Secretaria de Turismo, pretende consolidar a Passagem como referência em gastronomia na cidade.

A iniciativa foi discutida e aprovada em uma reunião realizada entre a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e representantes de restaurantes e hotéis do bairro.

A ideia do Polo Gastronômico é que o bairro Passagem seja fechado para os veículos às sextas, sábados, domingos e feriados. Terão acesso ao pólo pedestres e famílias que forem ao local prestigiar eventos e saborear as delícias servidas nos bares e restaurantes do local. A medida visa aumentar a capacidade de atendimento desses estabelecimentos, bem como a segurança e a comodidade dos frequentadores.

“Tenho certeza que esse projeto vai impulsionar a economia local e valorizar ainda mais a Passagem, que já é um local lindo e faz parte da história de Cabo Frio” – enfatiza o prefeito Marquinho Mendes.

A iniciativa de fechar o bairro será em período experimental. Serão realizadas reuniões freqüentes para buscar sempre a melhoria dos serviços oferecidos. Os empresários poderão avaliar o andamento do projeto junto ao Poder Público, para que ajustes sejam feitos, sempre que necessários.

Segundo o Coordenador de Postura do município, Gilson Costa, a ideia é transformar o bairro Passagem em referência, assim como é a Rua das Pedras, em Búzios: “Vale destacar que a Rua das Pedras não virou referência da noite para o dia. Foi algo construído com o tempo, dedicação e muito trabalho. Esse é o projeto para a Passagem, que o bairro se torne referência em toda a Região”, afirmou o coordenador.

Evento “Águas de Março” marcará a abertura do projeto do Point Gastronômico

O projeto Polo Gastronômico será oficialmente lançado no evento “Águas de Março”, um tributo a Tom Jobim, grande ícone da Música Popular Brasileira, que vai acontecer no Largo São Benedito, no dia 25 deste mês. Para isso, vários reparos estão sendo realizados no Largo São Benedito, como troca de lâmpadas, luminárias, sinalização, pinturas de bancos, limpeza pública e manutenção das vagas de estacionamento.

Passagem: história e riqueza cultural

O bairro Passagem foi ocupado pelos Portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à cidade. Localizado no cantinho de Cabo Frio, entre o Canal do Itajuru e o mar, o bairro deu início às habitações e feitorias. O local era ocupado em sua maioria por pescadores. 

A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Patrimônio Histórico, como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.
______________________
Cerca de 24 toneladas de pneus são retiradas das ruas de Cabo Frio 
Material recolhido é enviado para reciclagem; ação é uma parceria com o governo federal
 
Cerca de 7500 pneus, totalizando aproximadamente 24 toneladas, foram recolhidas de um depósito da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) nesta semana. As ações aconteceram na terça-feira (14) e na sexta-feira (17). O material foi retirado através da empresa ReciclaNipe em uma parceria com o governo federal. A ação não gera custos à prefeitura.

Os pneus recolhidos são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela equipe de limpeza. O depósito do material está localizado no bairro Ogiva e ainda não está aberto ao público para descarte. Um projeto está sendo viabilizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente para que o local passe a prestar este serviço. Esta é a segunda etapa da retirada dos pneus na cidade. A primeira aconteceu em fevereiro e recolheu 13 toneladas do material.  

A ReciclaNipe é uma empresa parceira da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e realiza a remoção até instituições especializadas de reciclagem e indústrias que também realizam o processo.
_______________________
Saúde faz mobilização no Dia D de Combate ao Aedes Aegypti
Ação será neste sábado (18) em vários pontos da cidade

O Município de Cabo Frio vai participar das atividades do Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, neste sábado (18).  O Dia D é uma campanha nacional que traz informações sobre o mosquito, transmissor das arboviroses: Dengue, Zica e Chikungunya.

Para o trabalho de mobilização, o governo do Estado viabilizou cartilhas informativas e folders. Em Cabo Frio, serão 160 agentes comunitários de endemias atuando das 8h às 15h em pontos estratégicos: Praça Porto Rocha, Praça de São Cristóvão, Praça do Jardim Esperança, Orla da Praia do Forte, Orla da praia do Pontal em Santo Antônio e na 5ª Avenida, na Rua dos Atacadões, em Unamar.

Os agentes também estarão fazendo visitas domiciliares. “Apesar de o número de casos das doenças ter diminuído, a educação nas escolas e nas residências precisa ser intensificada para haver cada vez mais uma conscientização na população. Antes, os agentes faziam apenas vistorias, mas atualmente eles são preparados para informar sobre as arboviroses”, afirma a coordenadora de Vigilância Ambiental, Andreia Nogueira.

Ainda segundo a coordenadora, a informação direta é o melhor caminho para atenuar os casos. “Educação e atenção é a melhor prevenção, prova disso é o número de casos ter diminuído. A sociedade pode tirar 10 minutos toda semana para eliminar os focos do mosquito.”

Através do LIRAa- Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti, é possível identificar os criadouros que predominam e a situação de infestação do município. E a partir de agora, essas ações vão utilizar um drone para monitoramento dos imóveis fechados com piscina e depósitos de água destampados. “Esse equipamento é um avanço no monitoramento e é um ganho para o trabalho de vigilância ambiental em saúde”, disse o coordenador de Vigilância Sanitária, Paulo Campos.

Comsercaf opera em novo esquema e divide coleta de lixo em setores
Objetivo é atender a população de forma uniforme em todos os pontos do município
Após o serviço de coleta de lixo ser realizado em regime de mutirão nos dois primeiros meses de governo, a Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) está operando com novo esquema através da divisão da cidade em setores. O objetivo é atender a população de forma uniforme em todos os pontos do município.

Com a medida, a cidade foi subdividida em seis células: Maria Joaquina e Unamar, no Distrito de Tamoios; Jardim Esperança, Portinho, Braga e São Cristóvão. Cada célula atende o bairro que a denomina e suas adjacências. As coletas são feitas avaliando a necessidade de cada setor.

“Inicialmente realizamos grandes mutirões para retirar o acúmulo de lixo deixado na gestão anterior. Agora vamos dar continuidade com a setorização para atender de forma padronizada e integrada todos os pontos da cidade. O próximo passo é definir um calendário de coleta”, afirmou o presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira.

O novo esquema conta com cerca de 500 funcionários, 46 caminhões e 13 máquinas, que estão subdivididos em cada célula e atuando diariamente nas ruas.
____________________
27ª Semana Teixeira e Sousa começa na próxima terça (21)
Evento tem o objetivo de divulgar a história do primeiro romancista brasileiro 

Começa na próxima terça-feira (21) a 27ª Semana Teixeira e Sousa. O evento marca a história e a cultura do primeiro romancista brasileiro, natural de Cabo Frio, e está integrado ao Calendário Oficial do Município, através da Lei Municipal nº 1106/1991. A Semana em homenagem ao poeta também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290, de 06 de julho de 2012.

De acordo com o Secretário de Cultura, Ricardo Machado, é importante ressaltar que o evento retorna esse ano, depois de ficar de fora do calendário no ano passado: ”Temos que ressaltar a importância de retomar a Semana Teixeira e Sousa. Ele é o precursor do romance no Brasil e nos dá hoje uma mobilidade cultural muito grande” – conta o secretário.

A Secretaria de Cultura planeja promover uma integração maior com a comunidade, para que todos conheçam a história do cabo-friense. De acordo com Susiane Borges, do Departamento de Projetos e Políticas Culturais, esse é o caminho para que as obras de Teixeira e Sousa sejam cada vez mais reconhecidas: “Somos todos Teixeiras é uma forma de reconhecimento do passado, construção do coletivo para que o legado seja levado para o futuro” – disse ela.

A programação está bem diversificada e contará com apresentações musicais, sarau de poesia, artes plásticas, danças, artesanato, feira literária, lançamento de livros, teatro, gincanas e palestras, entre outras atividades. As atrações acontecerão em diferentes pontos da cidade: Praça Porto Rocha, Charitas, Universidade Estácio de Sá, Quilombo Maria Joaquina, Shopping UnaPark (Tamoios), Ferlagos, e Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si