quinta-feira, 2 de março de 2017

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 02/03/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Largo São Benedito, na Passagem, recebe reestruturação
Foram realizadas limpeza da vegetação, pintura e reparos na iluminação

Um dos pontos mais tradicionais de Cabo Frio, o Largo São Benedito, no bairro Passagem, recebeu serviços de reestruturação nesta quinta-feira (2). Foram realizados reparos na iluminação, limpeza da vegetação e pintura. O trabalho foi feito por uma equipe da Coordenadoria de Serviços Públicos.

O local é um ponto peculiar da cidade por abrigar casarões de estilo colonial, além de ser cercada por restaurantes e pela capela, construída em 1761, que leva o mesmo nome da praça.

Diversos pontos importantes da cidade foram recuperados desde o inicio do governo: o Forte São Mateus, o Mirante do Arpoador, além dos cemitérios, praças e avenidas.

___________________________
Terminal de Ônibus de Turismo de Cabo Frio teve lotação máxima no Carnaval 
Mais de 150 veículos passaram pela cidade no feriado 

A expectativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana quanto ao fluxo de ônibus de turismo em Cabo Frio no Carnaval foi concretizada. O Terminal Municipal de Ônibus de Turismo teve lotação máxima nos cinco dias de folia. As 134 vagas foram preenchidas. Além do terminal, ruas próximas à Perynas, atrás do mercado Assaí Atacadista, na Praia do Siqueira, foram usadas para receber mais 60 veículos e teve metade da ocupação preenchida. 

Segundo o Secretario Municipal de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, todo o planejamento feito para o Carnaval foi seguido e não foi registrada nenhuma ocorrência de desrespeito às orientações da Secretaria para embarque e desembarque de passageiros.

"Conseguimos um resultado muito bom nesse Carnaval. Organizamos bem e instruímos os responsáveis. A grande maioria respeitou os horários que estipulamos, de 21h às 9h, para que não atrapalhasse o trânsito na cidade", disse.

Nesta quinta-feira (03) 40 veículos já estão estacionados no Terminal e permanecerão até o fim de semana. Até domingo são esperados mais 100 veículos aproximadamente, entre ônibus, micro-ônibus e vans.
___________________________
Secretaria de Educação inicia recadastramento de servidores efetivos da ativa nesta quinta (02)
Profissionais concursados da ativa têm até o dia 13 de março para atualizar os dados no site da Prefeitura

Começou nesta quinta-feira (02) o período de recadastramento dos servidores concursados da ativa da Secretaria de Educação. Os funcionários devem acessar o link "Recadastramento Educação", no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br), e preencher o formulário. O recadastramento pode ser feito até o dia 13 de março.

“O procedimento é necessário para atualizarmos nosso banco de dados quanto às informações de cada servidor. Desta forma, poderemos identificar eventuais discrepâncias referentes aos servidores da Educação que ainda não tenham se apresentado em suas unidades escolares, o que pode acarretar em suspensão do pagamento”, explicou a secretária de Educação, Laura Barreto.

Segundo ela, a partir do recadastramento a atualização dos dados dos servidores pelo setor de Recursos Humanos da Educação será mais rápida e consistente.

Após clicar no link de recadastramento, o servidor será direcionado para uma página de autenticação onde deverá informar o número do CPF, data de nascimento e data de admissão. Depois será necessário preencher os dados pessoais e funcionais. Concluída essa fase, o sistema vai gerar automaticamente um “Relatório de Recadastramento” com um número de inscrição, que deverá ser impresso em duas vias e assinado pelo servidor.

De posse do relatório, o funcionário deve se dirigir à unidade escolar ou ao órgão da Educação onde atua para entregar ao diretor as duas vias – com o número de inscrição – assinadas. O diretor, por sua vez, também deverá assinar ambas as folhas até o dia 13 de março. Uma das vias ficará com a Direção da escola e a outra será devolvida ao servidor.

Nos dias 14 e 15 de março, o diretor deverá validar todos os relatórios dos servidores da sua escola no sistema de recadastramento, em área de acesso restrito disponibilizado para este fim. Já no dia 16, cada diretor deverá entregar todos os comprovantes de recadastramento no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação.

SERVIÇO

Fase I – Recadastramento dos Profissionais da Educação
Período: 02 a 13 de março
Fase II – Validação do diretor
Período: 14 e 15 de março
Fase III – Entrega do relatório na SEME
Período: 16 de março
___________________________
Educação estabelece procedimentos para nucleação das escolas municipais
Período de reserva de vagas vai até o dia 10 de março

Vai até o dia 10 de março o período de reserva de vagas para os alunos da rede municipal concluintes da Creche, Pré-Escola e 5.º ano que estudam em escolas que não oferecem todas as etapas/anos de escolaridade. O mesmo acontece para os remanejados das unidades que não funcionarão a partir de 2017: Escolas Municipais do Braga, do Peró e Professora Iara Coutinho Gomes. 

A reserva de vagas dos alunos que se encontram nesses casos deverá ser realizada pelos pais e/ou responsáveis; e se não for efetuada até o dia 10 de março, os estudantes concorrerão às vagas junto com os candidatos às matrículas novas.

Estes procedimentos são definidos na Resolução N.º03, de 16 de fevereiro de 2017, que trata da nucleação das unidades escolares com objetivo de garantir matrícula para todos os estudantes da rede. Por conta da greve de 2016 e da reposição das aulas que só será encerrada em 13 de abril, os estudantes serão encaminhados às unidades escolares de destino, mas a efetivação da matrícula estará condicionada ao resultado final de cada um. Somente após esse resultado, as unidades escolares de origem deverão fornecer aos alunos ou aos responsáveis (no caso de menores), o protocolo de transferência, bem como as informações sobre os documentos necessários para matrícula nas escolas de destino.
Cabo Frio retorna à rota dos transatlânticos nesta sexta 
Embarcação chega à cidade com 2.733 passageiros e 820 tripulantes 

O transatlântico “Soberano”, da Pullmantur, que navega sob bandeira Malta, vai atracar na Praia do Forte nesta sexta-feira (03), às 7h, e ficará até às 16h. A chegada desse navio marca a retomada de Cabo Frio à rota dos transatlânticos, uma oportunidade de fomentar o turismo e movimentar a economia da cidade. 

A embarcação vai trazer 2.733 passageiros e 820 tripulantes. Um catamarã fará o transporte dos turistas que optarem por desembarcar do navio do ponto de fundeio para o terminal de transatlânticos, localizado no final da Avenida Assunção, na Passagem. A temporada de cruzeiros marítimos se estende até 18 de abril e conta com sete navios no litoral do país.

Para a temporada 2017/2018 estão confirmados dez navios. Os transatlânticos têm sido fundamentais para o crescimento do turismo interno no país. Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas, o turismo de cruzeiros gerou, na temporada 2015/2016, mais de 30 mil postos de trabalho. Foram mais de 500 mil cruzeiristas, uma movimentação de quase R$ 2 bilhões e o impacto econômico nas cidades destinos superou R$ 1 bilhão em todo o país.

Em Cabo Frio, mais de 70% dos passageiros que desembarcam na última temporada são de São Paulo e da região sul do Brasil; a maioria esteve na cidade pela primeira vez. 

“A Secretaria de Turismo quer conquistar esses turistas que visitam a cidade para que retornem durante o ano, por via terrestre ou aérea, para desfrutar melhor dos nossos atrativos e serviços, afinal, Cabo Frio é o município polo da Costa do Sol", disse a secretária de turismo, Fabíola Bleicker. Ela lembrou, ainda, que a cidade possui um Terminal de Transatlânticos e abriga a maior infraestrutura de serviços, além de belezas naturais exuberantes e 280 dias de sol por ano, uma das maiores médias do Brasil, o que faz da cidade um destino natural o ano inteiro.
__________________________
Feira literária na Praça Porto Rocha abre Semana Teixeira e Sousa
Livros são vendidos a preços populares

A Praça Porto Rocha, no Centro, está repleta de literatura. Iniciou nesta quinta-feira (2) uma feira de livros que abre as celebrações da 27ª Semana Teixeira e Sousa, que homenageia o escritor cabo-friense, autor do primeiro romance brasileiro, "O Filho do Pescador", lançado em 1843.

A feira acontece durante todo esse mês de março e conta com nove estandes espalhados pela praça, com venda de livros a preços populares. O evento também irá promover lançamento de livros, shows de artistas locais, apresentações de teatro e outras manifestações culturais. A programação dos eventos será divulgada ao longo do mês.
__________________________
UPA e Hospital de Tamoios registram mais de 2.700 atendimentos durante o Carnaval
Unidades receberam reforço na equipe médica no feriado

O grande número de pessoas circulando pelo Segundo Distrito durante o Carnaval aumentou consideravelmente o número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital de Tamoios.

De acordo com a direção da UPA 24h, a unidade realizou 2.251 atendimentos entre sexta-feira (24) e quarta-feira de Cinzas (01). No mesmo período, o Hospital de Tamoios registrou 450 atendimentos. Os casos mais comuns foram de pessoas embriagadas e feridas, além de vítimas de acidentes com motocicletas.

Para a Dra. Deiva Motta, responsável pelo setor médico dessas unidades, um dos fatores que contribuíram para o bom funcionamento das unidades de saúde de Tamoios durante o Carnaval foi o suporte dado pela Secretaria de Saúde, especialmente nas transferências de pacientes para as unidades do Primeiro Distrito.

“Os casos de alta complexidade da UPA de Tamoios são transferidos para Hospital São José Operário, Hospital Central de Emergência e UPA do Parque Burle. Essa assistência garantiu o bom atendimento durante o Carnaval” – afirmou Dra. Deiva Motta.

Agora as unidades de saúde se preparam para o próximo feriado, que é a Semana Santa, quando milhares de turistas são esperados na cidade.
_____________________________
Secretaria de Obras realiza manutenção de esgoto nesta quinta-feira (2)
Serviços se concentraram nos bairros Jardim Caiçara, Jardim Flamboyant e Guarani

A Secretaria de Obras está realizando manutenção da rede de esgoto nos bairros Jardim Caiçara, Jardim Flamboyant e Guarani nesta quinta-feira (2). Foram realizadas trocas e recuperação de tampão dos poços de visita, que dão acesso às redes de drenagem, e afundamento de solo com mudanças de manilhas.

No bairro Jardim Caiçara, os serviços foram feitos nas ruas Alemanha e França. No Jardim Flamboyant, as ruas Roberto Silveira e João José Paes de Abreu receberam manutenção; e no Gurani, a rua Visconde de Cairo.

As ações de manutenção e de recuperação de vias vêm sendo realizadas desde o início do atual governo. Inúmeros bairros da cidade já receberam os serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...