Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA - 20/03

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Prefeitura produz lixeiras a partir de pneus usados e instala na Praia do Peró
Ação é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Coordenadoria do Meio Ambiente
Uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Coordenadoria do Meio Ambiente está confeccionando lixeiras a partir de pneus usados. As peças estão sendo colocadas em áreas de proteção ambiental. Neste primeiro momento, 20 foram inseridas na Praia do Peró. A expectativa é confeccionar mais 80 para as demais praias da cidade.

As lixeiras foram disponibilizadas pela Coordenadoria do Meio Ambiente e produzidas pela Secretaria de Turismo. As lixeiras são furadas para não acumular água e contam com suporte de madeira de reflorestamento. Nelas há uma adaptação para restos de cigarros, que leva até cinco anos para se decompor no ambiente.

“Com esta iniciativa diminuímos os focos de Aedes aegypti. A reciclagem desafoga a incidência do lixo e cria uma opção de preservar as áreas de proteção ambiental”, disse o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Os pneus usados na ação são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf). Todos os pneus são armazenados em um depósito da equipe de limpeza localizado na Ogiva.

Uma parceria com o governo federal retira o material de maneira periódica através da empresa ReciclaNipe, que é parceira da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), e leva o material até instituições especializadas de reciclagem.

_________________________
Fazenda Campos Novos será apresentada como referência da cultura afro-brasileira
Proposta será exposta durante a 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão no Brasil e lideranças quilombolas vão apresentar, durante a 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa, a proposta para tornar a Fazenda Campos Novos, no Segundo Distrito, referência da cultura afro- brasileira. A apresentação será na terça-feira (28), às 11h30. O local foi escolhido devido à existência de cinco comunidades quilombolas no seu entorno.

Em Cabo Frio existem os quilombos Espírito Santo, Maria Romana, Botafogo, Preto Forro e Maria Joaquina. Essas comunidades são formadas por descendentes de africanos escravizados que lutam pela preservação de sua cultura e a garantia de seus direitos. Nelas vivem aproximadamente 100 famílias em cada comunidade, que somam cerca de quatro mil pessoas.

“As comunidades representam a nossa história e memória viva, através dos mais velhos que detêm muitas das tradições e heranças ancestrais. Como guardiãs de saberes e fazeres dos povos africanos, elas possuem valor inestimável à construção de uma sociedade que respeita sua diversidade e pluralidade étnica”, disse o coordenador geral da Semana Teixeira e Sousa, João Felix.

A Fazenda Campos Novos está no centro dessas comunidades. Ela foi construída em 1690 pelos jesuítas e abriga um conjunto arquitetônico composto por casa-grande, igreja e cemitério. Atualmente, a fazenda é usada como sede da Secretaria de Agricultura e também abriga o Canil Municipal.
______________________
Efetivação de matrículas para alunos oriundos da rede municipal de ensino de Cabo Frio vão até quarta (22)
Procedimento vale para alunos concluintes do Pré II e 5º ano do ensino fundamental 

Vai até a próxima quinta-feira (22) o prazo para a efetivação de matrícula, para o ano letivo de 2017, dos alunos que estudam nas escolas municipais de Cabo Frio e estão concluindo o Pré II ou 5º ano do ensino fundamental. Os pais e responsáveis devem se dirigir às unidades de ensino para onde os estudantes foram encaminhados.

Após esta data, as vagas serão disponibilizadas para alunos novos que terão acesso à pré-matrícula on-line, entre os dias 27, 28 e 29 de março.

A matrícula na nova unidade escolar, para os alunos oriundos das escolas municipais que não oferecem o segmento para continuidade da escolaridade, será efetivada mediante requerimento assinado pelo responsável do estudante ou pelo próprio, se maior de idade, acompanhado dos seguintes documentos: duas fotografias tamanho 3X4; fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 (dezoito) anos; fotocópia da carteira de identidade, se maior de 18 anos; fotocópia do comprovante do alistamento militar ou do certificado de reservista, se maior de 18 anos e até 45 anos, se do sexo masculino; histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental regular; atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil; fotocópia da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil); fotocópia do comprovante de residência; fotocópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH; fotocópia do laudo que comprove a deficiência (para alunos com deficiência).
______________________
Mart promove palestra e meditação nesta terça-feira
Evento comemora o Dia Mundial da Paz Interior

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) promove nesta terça-feira (21) palestra e meditação em celebração ao Dia Mundial da Paz Interior. O objetivo é difundir os benefícios da meditação. As atividades são abertas ao público e acontecerão em dois horários, às 10h e às 14H30, na nave conventual do Museu.

As atividades são promovidas pelo grupo Sahaja Yoga. A palestra irá explicar detalhes sobre a data, seguida de meditação. Eventos irão acontecer simultaneamente em várias partes do mundo comemorando a data.

O Mart está localizado no Largo de Santo Antônio, Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos.
_____________________
Palestras sobre gênero e atendimento à mulher atraem público no fim de semana 
Eventos integram programação do mês sobre o Dia Internacional da Mulher; no próximo sábado (25) ação acontece na Praça do Jardim Esperança
"Tenho 70 anos, já participei de muitos encontros e palestras, mas nada tão bom como o dia de hoje". O depoimento de Dona Elícia, liderança do Quilombo de Botafogo e presidente do Sindicato Rural, exprime o sentimento geral do público e da equipe da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher durante as palestras da última sexta-feira, no Charitas. Os temas abordaram aspectos gerais de atendimento na Delegacia da Mulher e sobre diversidade de gênero.

As palestras integram a extensa programação promovida pela Prefeitura durante o mês de março em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Para Tereza Tenan, coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, a grande participação do público evidencia que a estratégia de ações para a política pública voltada para a mulher está sendo bem executada.

“Realmente foi gratificante reunir novamente pessoas tão inteligentes e interessadas nas políticas públicas para nós, mulheres. O público presente me surpreendeu muito, pois contamos com a presença de militantes de diversos recortes de gênero e em especial uma turma mista de adolescentes que participou ativamente. Percebi a "sede" e o interesse na temática de gênero. Vamos continuar preparando esses encontros e voltá-los para a educação”, contou Tereza Tenan.

Segundo ela, a receptividade mostra que “estamos no caminho certo, pois a partir da abordagem dos temas refletimos e aprendemos por todo o tempo que lá estivemos”. O sentimento é compartilhado pela equipe e foi traduzido pela assistente social Ludmila Roque como “dia muito especial para as mulheres de Cabo Frio e um grande passo para a percepção de que somos muitas na diversidade e únicas por sermos mulheres”.

Confira abaixo a programação:

Dia 25 – Sábado
Praça Central do Jardim Esperança, das 8h às 17h
Oficina de turbante (Ludmila e Cida); confecção de boneca Abayomi; aula de zumba; estúdio de maquiagem; corte de cabelo; terapia holística e massoterapia;
consultoria jurídica; doação de mudas; informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos; distribuição de panfletos informativos sobre saúde da mulher, sintomas e tratamentos da menopausa, vacina HPV, métodos contraceptivos; serviço de encaminhamento para exame de mamografia para as mulheres que atenderem os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde; cadastro (encaminhamento) para a realização do casamento civil e sub-registro gratuito; segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito; cadastro Minha Casa Minha Vida; cadastramento no Programa Família Acolhedora; cadastro no Programa Bolsa Família /Cad-Único; roda de capoeira e caminhada com o grupo da capoeira Berimbalada. 

Dia 27 – Segunda-feira
9h às 17h - Curso de Capacitação na Universidade Estácio de Sá;
8h às 12h - Palestra com Luciene Medeiros - presidente do Conselho Municipal da Mulher de Duque de Caxias e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social da PUC; Edna Calheiros - representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Tatiana da Fonseca - doutora e mestre em Política Social pela UFF;
14h às 17h - Palestra com Tatiana da Fonseca e Ludmila Roque – Assistente Social do CEAM;

Dia 31 – Sexta-feira
Tamoios, em frente ao PAM de Unamar, das 8h às 17h
Oficina de turbante; confecção de boneca Abayomi; aAula de zumba; estúdio de maquiagem; corte de cabelo; terapia holística e massoterapia; consultoria jurídica; doação de mudas; informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos; encaminhamento para exame de mamografia para as mulheres que atenderem os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde; distribuição de panfletos informativos sobre saúde da mulher, sintomas e tratamentos da menopausa, vacina HPV, métodos contraceptivos; cadastro (encaminhamento) para a realização do casamento civil e sub-registro gratuito;
Segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito; cadastro Minha Casa Minha Vida; cadastramento no Programa Família Acolhedora; cadastro no Programa Bolsa Família / Cad-Único.

Dia 8 de abril – Sábado
Das 8 às 17h
Atividades de encerramento das comemorações
Locais: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, área rural e quilombos.
Vacinação contra a febre amarela continua nesta terça (21) em Cabo Frio
Ao todo, são 18 postos de vacinação na área urbana; imunização continua também na área rural
Após dar início à imunização contra a febre aamrela na área rural, a Prefeitura de Cabo Frio vai disponibilizar a partir desta teça-feira (21) doses da vacina para a área urbana. Ao todo, 18 postos vão atender a população das 9h às 17h em diversos bairros da cidade. 

A vacina pode ser encontrada nos seguintes locais: Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Hospital Municipal Otime Cardoso (Jardim Esperança), ESF Vila Nova, ESF Jardim Caiçara, ESF Parque Burle, ESF Guarani, ESF Jardim Náutilus, ESF Praia do Siqueira, ESF Vila do Sol, ESF Gamboa, ESF Jacaré, ESF Monte Alegre, ESF Boca do Mato, ESF Tangará, ESF Caminho de Buzios, UBS Peró, UBS Vila do Ar e ESF Cajueiro.

Vale ressaltar que desde 1942 o Brasil não registra casos de febre amarela na zona urbana. 

Para maiores de idade é necessário apresentar documento de identificação e para menores, a caderneta de vacinação. Para aqueles que têm restrições, apresentar a prescrição médica. 

A vacina estará disponível nos postos até o final do ano e o horário de vacinação é das 9h às 17h.
_______________________
Começa vacinação contra a febre amarela na área rural de Cabo Frio
Imunização continua amanhã na zona rural; postos também funcionarão na área urbana a partir desta terça (21)
Começou nesta segunda-feira (20) a vacinação contra a febre amarela em Cabo Frio. As primeiras doses foram distribuídas na área rural de Tamoios, considerada uma área importante para realizar um cerco em toda a cidade, e também no Posto de Saúde de Unamar e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, que fica ao lado do Posto de Saúde de Santo Antônio.

Na zona rural, os bairros que receberam as doses estão foram: Angelim, Pacheco, Araçá, Botafogo, São Jacinto, Nova Califórnia, Maria Joaquina e Florestinha.

Em algumas unidades foram distribuídas senhas para facilitar a vacinação. “Tudo depende da demanda de cada posto de saúde. É necessário ter paciência, pois é feita uma triagem para que as pessoas primeiramente entreguem a documentação necessária, deem as informações para ver se está apto, e aí sim vai para o registro e faz a vacinação”, explicou a coordenadora de imunização da Saúde Coletiva, Patrícia Freitas.

O cerco será prioridade no início da vacinação contra a febre amarela na cidade. A medida foi tomada seguindo orientação do Ministério da Saúde porque a doença não tem incidência em áreas urbanas. Moradora do bairro Florestinha, dona Lucinda Alves, de 56 anos, se preocupa pois ela sabe que mora em uma área de risco: “Moro no Florestinha e tenho medo de acontecer alguma coisa pois tem muita mata lá” – afirma ela.

Apesar da preocupação, não há motivo para correria, já que toda população será vacinada enquanto houver doses disponíveis em estoque. Cerca de 40 mil doses foram disponibilizadas para o município no primeiro lote. A expectativa é que o Governo do Estado encaminhe outros lotes para que toda população possa ser imunizada.

"Esse cerco na Zona Rural é importante também para proteger a população da Zona Urbana", explica o secretário Roberto Pillar, acrescentando que o tempo para a vacina fazer efeito é de aproximadamente 10 dias. Por isso, quem toma a vacina deve evitar possíveis áreas de risco neste período, como caminhadas em trilhas e cachoeiras.

Na área urbana, as vacinas serão distribuídas dentro das Unidades de Saúde a partir desta terça-feira (21), com continuidade também na área rural.

“A população pode ficar tranquila porque não existe epidemia. Houve um caso em Casimiro de Abreu na área rural e a estratégia estadual é fazer o bloqueio nessa área. Essa é a nossa prioridade”, disse o subsecretário de saúde de Cabo Frio, Luiz Carlos.

Santo Antônio e Unamar

Os Postos de Saúde dos bairros Santo Antônio e Unamar, que são no centro urbano de Tamoios, também receberam as doses da vacina contra a febre amarela. Apesar de não ser considerada uma área de risco, a área urbana do 2º distrito possui a maior parte da população de Tamoios. Por isso, esses postes receberam as vacinas.

Os moradores desses bairros ficaram aliviados, pois muitos temiam ficar vulneráveis, devido à proximidade com a zona rural, como conta seu Osvaldo Bezerra, agricultor, e morador de Unamar: “Por mais que a área urbana não seja uma área de risco, é bom se prevenir né? Tinha medo de pegar a doença, até porque, trabalho na zona rural”, afirmou.
_____________________
Abertura da Semana Teixeira e Sousa acontece nesta terça (21)
Programação começa com apresentação do Coral Cantavento
A abertura da programação da 27ª edição Semana Teixeira e Sousa acontece nesta terça-feira (21), às 10h, na Praça Porto Rocha, com apresentação do Coral Cantavento, do maestro Rui Capdeville. O evento, que acontece até o dia 28 de março, é realizado pela Secretaria de Cultura e faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro "O Filho do Pescador", de 1843. 

Além da apresentação do coral, a abertura terá gincana de pintura, exposição fotográfica, show, contação de história, lançamento de livros e palestras. As atividades acontecerão tanto na Praça Porto Rocha, quanto no Charitas. (Veja a programação completa no site da Prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br).

“O evento está sendo feito pelo coletivo da atividade cultural do município. Reconhecemos a importância do primeiro romancista brasileiro, Teixeira e Sousa, no cenário nacional e, mais do que isso, entendemos a sua importância no local onde ele nos coloca nos dias de hoje”, disse o Secretário de Cultura, Ricardo Machado.

O coordenador do evento, João Felix, considera a Semana Teixeira e Souza um marco para cultura da Região dos Lagos. “É a oportunidade de propagar a vida e obra de Teixeira e Souza e difundir as diversas formas de expressão cultural”, ressaltou o coordenador. 

A Semana Teixeira e Sousa é realizada pela Secretaria de Cultura e foi criada por meio da Lei municipal nº 1106/1991. O evento passou a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290. 

A programação está extensa e vai acontecer em oito pontos da cidade: Charitas, Câmara de Vereadores, Praça Porto Rocha, Ferlagos,Universidade Estácio de Sá, Quilombo Maria Joaquina,  Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo, Fazenda Campos Novos, Praça da Cidadania e Shopping de Unamar.
_____________________
Dia D de combate ao Aedes aegypti vistoria 400 residências
Iniciativa integrou Campanha Nacional contra o mosquito

As atividades do dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti superou as expectativas em Cabo Frio. Na ação, 400 residências foram vistoriadas pelas equipes da Vigilância em Saúde em mobilização realizada em toda a cidade no último sábado (18). A iniciativa integra a Campanha Nacional contra o mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zica, e chikungunya.

“Estamos contentes com os resultados finais, foi bastante positivo. Conseguimos recuperar em torno de 30 ℅ das casas fechadas e provocar a reação e participação dos munícipes, além, claro, do envolvimento de quase todos os funcionários do departamento que não refugaram em nenhum momento apesar do tempo ruim do fim de semana. Contamos com a colaboração da Prolagos, que colocou carros e água à disposição”, contou Paulo Campos, coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária.

Além das visitas domiciliares, a ação em Cabo Frio contou a participação de 160 agentes comunitários cedidos pelo governo do Estado, bem como com distribuição de cartilhas informativas e folders com instruções de prevenção. Em toda a cidade foram criados pontos estratégicos nos principais locais como as Praças Porto Rocha, de São Cristóvão e do Jardim Esperança; orla da Praia do Forte; Praia do Pontal, em Santo Antônio, na 5ª Avenida, e na Rua dos Atacadões, em Unamar.

LIRAa – Através do Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) é possível identificar os criadouros que predominam e a situação de infestação do município. Atualmente, as ações de combate utilizam um drone para monitoramento dos imóveis fechados com piscina e depósitos de água destampados. 

“Esse equipamento é um avanço no monitoramento e um ganho para a atuação de vigilância ambiental em saúde”, afirmou Campos.
_____________________
1ª Etapa do Circuito Tamoiense de Voleibol é realizado com sucesso
Evento atraiu grande público ao Ginásio Poliesportivo de Tamoios no domingo (19)
O segundo distrito de Cabo Frio recebeu no domingo (19) a 1ª Etapa do Circuito Tamoiense de Voleibol. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Aquárius. Participaram do torneio times de Cabo Frio, Rio das Ostras, Araruama, Saquarema e da cidade do Rio de Janeiro, que contou com três equipes participantes.

Tamoios também teve uma equipe local na competição, o Grêmio Samburá, que conseguiu um grande resultado. O Grêmio, projeto social conhecido em todo o distrito de Tamoios, terminou o torneio com o vice-campeonato, perdendo a final para o  time CIA do Vôlei, do Rio de Janeiro. A equipe do UPV/Saquarema ficou em terceiro lugar.

O torneio foi disputado de acordo com as regras da Federação Internacional de Vôlei e contou com arbitragem profissional, da Federação do Rio de Janeiro. Ao todo, a 1ª Etapa do Circuito teve dez equipes participantes: UPV, Voleiros, VCA, Rosangela Vôlei, CIA do Vôlei, Mallet Vôlei, LRV/Casulo, Grêmio Samburá, M.E.T.A. Vôlei e Liga Riostrense de Voleibol.

De acordo com o diretor do Ginásio, Edson Martins, o evento é só o primeiro de muitos que virão: “Tamoios precisa de projetos como esse, que atraiam os jovens e que possam despertar talentos”. A previsão da direção do Ginásio é que em breve aconteça a 2ª Etapa do Circuito Tamoiense de Voleibol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J