Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA - 21/03

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

DESTAQUES DE HOJE

- Cabo Frio fica entre os melhores destinos do país pelo guia Trivago. 
- “Águas de Março” inaugura Polo Gastronômico na Passagem. Evento acontece no sábado (25) com Tributo a Tom Jobim a partir das 19h.
- Alerta: nota emitida pela prefeitura informa que é falsa a notícia de abertura de concurso público.
Seguem abaixo estas e outras notícias na íntegra:


Cabo Frio fica entre os melhores destinos do país pelo guia Trivago 
Cidade é apontada pelo buscador como a 10ª melhor na relação custo-benefício do Brasil 




As paisagens exuberantes com praias de águas cristalinas e um povo acolhedor garantiram a Cabo Frio o 10º lugar na lista dos 25 melhores destinos do Brasil em relação ao custo-benefício pelo maior buscador de hotéis do mundo, o Trivago. 

A cidade conquistou 96,13 pontos, ficando na frente de destinos famosos pelas belezas naturais. O resultado combina a média de preços de hotéis nas cidades brasileiras com a média de avaliação de seus hóspedes e gera um ranking com uma pontuação que varia de 0 a 100. 

O índice do custo-benefício divulgado pelo guia Trivago é um estudo que proporciona uma visão geral dos melhores destinos ao utilizar um algoritmo que combina os dados do THPI (Índice de Preços de Hotéis Trivago) com o ranking de reputação de hotéis do site. Com uma pontuação máxima de 100 pontos, o guia mostra os destinos com mais de 50 hotéis e mais de 150 avaliações com as melhores posições combinando preço e satisfação dos clientes.

No ranking estão 25 cidades de 14 estados brasileiros. São Paulo, Bahia e Minas Gerais são os estados com o maior número de cidades no top 10, com duas cada um. No levantamento geral, destacam-se novamente São Paulo e Minas Gerais, com quatro cidades cada. Já os estados do Ceará, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte têm duas cidades entre as que apresentam o melhor custo-benefício hoteleiro no país. Assim como no ano anterior, São Luís é a capital com a melhor classificação.

Para a Secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, “Cabo Frio é a cidade polo da Região Costa do Sol do Estado do Rio de Janeiro, dona da maior infraestrutura de atendimento e serviços. O prêmio Trivago é o reconhecimento dos nossos visitantes às belezas da cidade, a qualidade dos nossos atrativos e a excelência dos nossos serviços.”

Confira o ranking das 25 cidades escolhidas pelo internautas: https://goo.gl/v7AMvs
_______________________
V Gincana da Pintura reúne artistas nesta terça-feira
Resultado será divulgado na próxima semana no Charitas


A V Gincana da Pintura, realizada nesta terça-feira (21) durante a programação da Semana Teixeira e Sousa na Praça Porto Rocha, reuniu 20 artistas que produziram obras com o tema ‘’O Filho do Pescador’’, primeiro romance brasileiro do autor cabo-friense. O resultado será divulgado na próxima terça-feira (28), às 18h, no Charitas.

Os cinco jurados do evento irão avaliar as ideias e as técnicas desenvolvidas pelos pintores a partir do tema sugerido. As obras vão ficar expostas no Charitas durante esta semana, até a divulgação do resultado.

“A gincana teve um saldo muito positivo, pois pudemos reunir e produzir arte na cidade mesmo com uma estrutura ainda limitada por conta da crise pela qual a cidade passou”, disse o organizador da gincana e artista plástico Reinaldo Caó.

Ainda nesta terça, a programação da Semana Teixeira e Sousa conta com lançamento de livro, exposição fotográfica, palestras, show e feira de livros. A programação completa está disponível no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).
________________________
Contribuintes têm até o dia 31 de março para quitar débito do IPTU, ISS e outras taxas municipais
Anistia vale para juros e multas de anos anteriores e pode chegar até a 100% de desconto

Faltam dez dias para encerrar o prazo de pagamento com desconto para juros e multas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de anos anteriores. Após o dia 31 de março a dívida irá para protesto e execução. A proposta da Prefeitura prevê desconto de até 100% para as taxas em aberto até 2016. Já o IPTU de 2017 pode ser quitado à vista ou em até 10 vezes, desde que a primeira parcela seja paga em março.
De acordo com informações da Secretaria de Fazenda, a anistia total de juros e multas para os anos anteriores é válida para os contribuintes que efetuarem o pagamento em até cinco parcelas. Aqueles que optarem por parcelamento de seis a 12 vezes terão abatimento de 75% nos juros e multas. Quem dividir o débito de 13 a 16 parcelas terá desconto de 50% nos juros e multas. Vale lembrar que o contribuinte pode utilizar o FGTS para pagamento do débito.
Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-E) houve um reajuste de 7,79% sobre os valores das taxas cobradas em 2016. Assim, para aproveitar a anistia oferecida pela Prefeitura, os interessados podem emitir o boleto através do site oficial do governo (www.cabofrio.rj.gov.br). Também é possível fazer a solicitação por e-mail (iss@cabofrio.rj.gov.br) ou retirar o documento na Secretaria Municipal de Fazenda, localizada à Rua Major Belegard, 395, no Centro, atrás da Câmara de Vereadores. O telefone da Secretaria é (22) 2645-3000.

Mais de 140 mil imóveis têm débito e
expectativa é arrecadar 60% deste total
Segundo a Secretaria de Fazenda, é provável que Cabo Frio tenha 144 mil imóveis cadastrados sujeitos à cobrança de IPTU e a expectativa da pasta é arrecadar 60% do total de imóveis. No entanto, devido à inconsistência no número de edificações foram emitidos 95 mil carnês este ano.
Entre os motivos para a quantidade aproximada de imóveis está o endereço desatualizado para entrega da cobrança, o que dificulta a precisão do número de imóveis e faz com que muitos carnês sejam devolvidos pelos Correios. A orientação da Secretaria de Fazenda é que os contribuintes procurem a sede da pasta para atualizar o cadastro e aproveitar a anistia.

Descontos valem para
ISS e demais taxas municipais

Além do IPTU, a anistia para juros e multas para pagamentos fora do prazo de vencimento também é válida para impostos como o ISS e demais taxas municipais.  De acordo com o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, esta é uma oportunidade para que os contribuintes quitem a dívida e evitem cobrança da mesma na justiça.

"O objetivo é que a população possa aproveitar os descontos para regularizar qualquer pendência e, desta forma, evitar execuções judiciais e ainda colaborar para a recuperação do município", explicou o secretário.

Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) obriga o município a executar judicialmente todas as dívidas, o que pode acarretar em severas penalidades contra os contribuintes em débito.
_____________________
Prefeitura apoia eventos da APAE no Dia Internacional da Síndrome de Down
Caminhada, shows e exposição fotográfica marcam o dia de celebração
A APAE Cabo Frio mobilizou a comunidade para participar, junto com seus assistidos e familiares, da V Caminhada do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira (21).

O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, teve sua concentração na orla da Praia do Forte, na altura da Av. Nilo Peçanha e foi conquistando o público que também aderiu ao Movimento e seguiu em direção à Praça Porto Rocha.

À noite, a partir das 19 horas, no Shopping Park Lagos, será realizada uma ação com a exposição fotográfica “Meu Lindo Mundo Down”, apresentações de dança das crianças da APAE e show com a cantora Juliana Feliciano.

O Dia Internacional foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

A APAE Cabo Frio fica na Av. Joaquim Nogueira, 571, em São Cristóvão. O telefone da unidade é: 2643-0115
NOTA:
A Prefeitura de Cabo Frio informa que não há previsão de abertura de concurso público, conforme tem sido divulgado por alguns veículos; e alerta a população para os riscos de golpes para arrecadar dinheiro com inscrições, ou de vírus, no caso de divulgação em sites e portais na internet.
_____________________
“Águas de Março” inaugura Polo Gastronômico na Passagem
Evento acontece no sábado (25) com Tributo a Tom Jobim a partir das 19h
Cabo Frio vai celebrar a chegada do outono com música e gastronomia em um dos cenários mais aprazíveis e charmosos da cidade: o Largo São Benedito, na Passagem. O local será palco do show “Águas de Março”, um tributo ao maestro Tom Jobim, que acontece neste sábado (25), a partir das 19 horas.

O evento marca a inauguração do Polo Gastronômico do Largo São Benedito, no coração do histórico bairro Passagem. O pianista Ivan Morini e o Three Jazz interpretam alguns dos maiores clássicos do maestro, entre eles “Corcovado”, “Luíza”, ”Esse Seu Olhar”, “Chega de Saudade" e, claro, “Águas de Março”, composição que empresta nome ao evento. O show é uma iniciativa da Secretaria de Turismo através da Coordenadoria de Eventos.

“A Passagem é um dos locais mais encantadores da cidade, sem contar que é rica em história e de onde se originou Cabo Frio. Por essas e outras qualidades sempre desejei elaborar um projeto que tivesse a cara do bairro e foi assim que tive a ideia do Polo Gastronômico. Unir a música da proposta ‘Águas de Março’, do amigo Ivan Morini, eleva o valor do projeto como um todo”, avaliou o prefeito Marquinho Mendes.  

Segundo ele, o projeto quer consolidar a Passagem, que é um tradicional reduto de gastronomia em Cabo Frio, em referência no setor. Para isso, conta com o charme e a arquitetura histórica do bairro. O projeto prevê que o local seja fechado para veículos às sextas, sábados, domingos e feriados. A iniciativa de fechar o acesso de carros será feita em caráter experimental com avaliação do empresariado em conjunto com o poder público para que sejam feitos ajustes, caso necessário.

Fonte de história e de riqueza cultural

O bairro Passagem foi ocupado pelos portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à formação da cidade. Localizado entre o Canal do Itajuru e o mar, o espaço abrigou as primeiras habitações e feitorias, que era ocupado em sua maioria por pescadores. 

A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.
______________________
“Nossos notáveis na música” se apresentam na Semana Teixeira e Sousa 
Artistas locais sobem ao palco nesta quarta (22), às 22h, na Praça Porto Rocha 


Nesta quarta-feira (22), a Praça Porto Rocha será palco para “Nossos notáveis na música”. O show terá participação de dez artistas locais e faz parte da 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa. A apresentação está marcada para começar às 22h.

O evento vai reunir os grandes nomes da música cabo-friense como Abel Silva, Marcílio Lopes, Alvinho Santos, Ângelo Bodega, Rodrigo Revelles, Júlia Vargas, Ivo Vargas, Sandro Guimarães, Adalberto Miranda e Rodrigo Feliz. 

Esses músicos já tocaram e cantaram com grandes nomes da música nacional e muitos deles são autores de importantes composições que viraram sucesso no país. Eles vão cantar em várias formações: dueto, trio e uma apresentação com todos os músicos.  

A Semana Teixeira e Souza é realizada pela Secretaria de Cultura e faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro "O Filho do Pescador", de 1843. O evento vai até o dia 28 de março e está recheado de atividades culturais. (Veja a programação no site da Prefeitura http://www.cabofrio.rj.gov.br/).

Criado por meio da Lei municipal nº 1106/1991, o evento passou a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290.
______________________
Abertura da Semana Teixeira e Souza movimenta Praça Porto Rocha 
Solenidade aconteceu nesta terça-feira (21) e contou com a apresentação do Coral Cantavento
 
A 27ª edição da Semana Teixeira e Souza começou oficialmente na manhã desta terça-feira (21). O evento, que acontece até o dia 28 de março, faz homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843. A abertura foi na Praça Porto Rocha e contou com uma apresentação do Coral Cantavento- Ferlagos, do maestro Rui Capideville, que cantou o hino da cidade. 

Participaram da solenidade, o secretário de Cultura, Ricardo Machado, vereadores e autoridades locais que parabenizaram a prefeitura pela realização do evento. 

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, explicou que a Semana Teixeira é Sousa é uma determinação do prefeito Marquinho Mendes para que a lei seja cumprida. “No ano passado, essa lei foi descumprida e a 26ª edição não aconteceu. Nós estamos retomando o evento com uma programação recheada de atividades culturais para todos os gostos”, disse o secretário. 

Vale lembrar a Semana Teixeira e Souza foi criada por meio da Lei municipal nº 1106/1991, o evento passou a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290.

Durante a ocasião, o superintendente de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, explicou que anualmente a abertura acontece ao lado do busto de Teixeira e Sousa, que ficava na Praça Pro Rocha. Mas o mesmo foi furtado no ano passado, o que impossibilitou o ato. “O busto foi furtado, mas nós da Secretaria de Cultura não vamos medir esforços para colocar o busto de volta e devolvê-lo a população”, disse o superintendente.

V Gincana de Pintura

A Semana Teixeira e Sousa tem uma vasta programação cultural. Dentro das atividades desta terça na Praça Porto Rocha, acontece a V Gincana de Pintura, com 20 pintores locais. Um desses pintores é o Gregório Negreiros, que por causa de algumas limitações, pinta com o auxilio de um unicórnio acoplado na cabeça. Ele tem 35 anos e já pintou mais de 20 quadros. 
Ainda nesta terça, tem lançamento de livro, exposição fotográfica, palestras, show e feira de livros. (Veja a programação completa no site da Prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br).


_______________________
Material de demolições irregulares é reaproveitado no Canil Municipal
Madeiras e mourões estão sendo utilizados para construção de casas e cercados para os cachorros


Os setores da Prefeitura de Cabo Frio estão atuando em conjunto para a reconstrução da cidade. Uma parceria entre as Coordenadorias de Meio Ambiente e de Regularização Fundiária está repassando o material recolhido nas demolições de construções irregulares para a reestruturação do Canil Municipal. Madeiras e mourões estão sendo utilizados para construção de casas e cercados para os cachorros.

O canil passa por uma reestruturação emergencial das instalações, pois foi encontrado pela atual gestão em estado de abandono. Atualmente, cerca de 70 cachorros abrigados no canil estão aptos para adoção responsável. Todos os animais disponíveis estão vacinados e medicados contra vermes e a maioria já passou pelo processo de castração.

Interessados podem fazer contato com a Superintendência de Proteção aos Animais através do número (22) 99237-6507 ou procurar a sede do canil, que fica na Fazenda Campos Novos, no Distrito de Tamoios. São necessários documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os moradores também podem colaborar com o município através de denúncias sobre ocupações em áreas irregulares no e-mail cogeafcabofrio@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J