Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 07/03/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Centro de Saúde Oswaldo Cruz promove ações no Dia Internacional da Mulher
Atividades acontecem na quarta-feira (8) e são gratuitas

O Centro de Saúde Oswaldo Cruz irá promover ações especiais para celebrar o Dia Internacional da Mulher nesta quarta-feira (8). As atividades iniciam às 8h e são gratuitas. Além das comemorações na unidade, a Prefeitura irá realizar uma grande programação para as mulheres em vários pontos da cidade durante o mês de março.

No Centro de Saúde, a programação inicia com café da manhã. Durante todo o dia estarão disponíveis serviços de assistência jurídica, atendimentos psicológicos, aferição de pressão e medição de glicose, corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, além de oficinas de artesanato, realizadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

“A nossa ideia é dar esclarecimento e atenção às mulheres que são atendidas na unidade e ao público em geral. Todos os colaboradores estão se empenhando para que possamos realizar essa ação”, afirmou a diretora administrativa do Centro de Saúde, Bruna Rocha.

A realização é uma parceria com o Hospital da Mulher e as universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida.
________________________
Mart promove observação da lua nesta sexta
Programação de março também tem cinema, música e artes plásticas

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio promove observação da lua nesta sexta-feira (10). Telescópios e lunetas estarão disponíveis para o público a partir das 19h nos jardins do Museu. A entrada é franca. O projeto é uma parceria com o grupo Rede Rio Astronomia.

As observações dependem das condições meteorológicas e de visibilidade. Por este motivo, em caso de incompatibilidade, o evento será adiado.

Programação de março
Outras atividades também acontecem no espaço ao longo deste mês.
Continua em cartaz a exposição “Antônio de Gastão – 105 Anos de Arte Popular”, em comemoração ao aniversário desse mestre da arte popular, nascido em Cabo Frio.
Na quinta-feira (25), será realizada a 3ª edição da Feira Agroecológica do Convento, a partir das 15h, Na quarta-feira (30), o projeto "Música no Convento" traz de volta ao espaço o saxofonista Gabriel Leite e seus músicos, em um show de jazz, blues e MPB, às 19h30.
Na semana seguinte, o Cinema no Museu retorna com exibição do longa “Antes, o verão”, do diretor Gerson Tavares, na quinta-feira (31), às 19h30.

O Mart está localizado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, no Centro.
_______________________
Prefeitura inicia cadastramento para Cartão do Idoso 
Benefício dá direito à gratuidade e às vagas seletivas de estacionamento no município

A Prefeitura de Cabo Frio segue trabalhando para oferecer maior qualidade de vida a toda a população. A Coordenadoria do Idoso está cadastrando os moradores com mais de 60 anos que tenham interesse em adquirir o Cartão do Idoso, que dá direito à gratuidade e às vagas seletivas nos estacionamentos rotativos no município.

Para realizar o cadastro, o interessado deve comparecer à sede da Coordenadoria do Idoso munido de cópias e originais dos seguintes documentos: Identidade, CPF, documento do veículo, além de uma foto 3x4 e comprovante de residência. O benefício vale somente para moradores de Cabo Frio.

De janeiro até agora já foram realizadas mais de 204 inscrições. Os cartões já foram confeccionados e serão entregues nos próximos dias. A Coordenadoria do Idoso funciona na Av. Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
___________________________
Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários intima invasores de áreas públicas
Operação aconteceu nos bairros Vila do Peró, Reserva do Peró, Granjas do Retiro e Jardim Nautilus

A Coordenadoria Geral de Assuntos Fundiários segue de forma rigorosa a reintegrar áreas públicas invadidas no município de Cabo Frio. A operação passou pelos bairros Vila do Peró, Reserva do Peró, Granjas do Retiro e Jardim Nautilus nesta primeira semana de março. Foram vistoriadas e identificadas mais quatro áreas públicas e servidões ocupadas irregularmente nos referidos bairros. Os responsáveis foram intimados a desocupar as áreas no prazo de 10 dias úteis.

“O descumprimento acarretará  a retomada e demolição das edificações, no uso do poder de polícia administrativo, sendo adotadas todas as medidas legais para suas restituições”, informou o coordenador da pasta, Luis Fernando Cardoso.

As ações continuarão até que todas as áreas públicas sejam integralmente restituídas ao município. Os cidadãos podem colaborar denunciando invasões nos seus bairros através do e-mail: cogemacabofrio@gmail.com

______________________
Secretaria de Educação e PM planejam atuação em parceria nas escolas municipais
Inciativa visa aumentar a segurança nas unidades de ensino e aproximar policiais e estudantes

A Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar irão atuar em parceria para aumentar a segurança nas escolas. A parceria foi um dos assuntos tratados durante uma visita, nesta terça-feira (7), dos integrantes da 1ª Companhia do 25º Batalhão de Polícia Militar, à Secretaria Municipal de Educação. Outro objetivo é facilitar o entendimento, por parte dos estudantes, sobre a função da Polícia. 

Na ocasião, o Tenente Matias e o Subtenente Sandro Pereira apresentaram o projeto “Patrulhamento Motorizado Especial (PAMESP) Escolar”, que tem como propostas a formação de uma dupla de Policiais Militares, com viatura, atuando em ronda nas escolas, e a promoção de palestras e visitas aos colégios, entre outras ações.

“O PAMESP Escolar dará atenção especial às escolas, reforçando os princípios e valores ligados à educação e conscientizando os estudantes sobre os problemas causados pela violência, vindo a prevenir futuras ocorrências. Com o projeto, os alunos passarão a entender as ações da polícia e a colaborar com o serviço, compreendendo, por exemplo, o sentido de uma abordagem com revista pessoal e como se comportar em tal situação”, explicou o Tenente Matias.

De acordo com a Secretaria de Educação, em breve serão agendadas reuniões com a direção das unidades escolares para apresentação dos projetos da Polícia Militar.

UPA de Tamoios recebe novos equipamentos
Unidade recebe aparelhos modernos para melhor atender a população
A UPA de Tamoios está recebendo novos equipamentos. A unidade adquiriu dois desfibriladores de última geração e um ventilador mecânico de alta potência. De acordo com a responsável pelo Setor Médico da UPA e do Hospital de Tamoios, Drª Deiva Motta, os novos aparelhos vão modernizar e melhorar o atendimento. “O socorro ao paciente em estado crítico será mais rápido e mais eficiente. Com isso, ampliamos a capacidade de atendimento”, afirmou.

O ventilador mecânico novo de alta potência é destinado para atendimentos graves na Sala Vermelha, onde ficam os pacientes em estado mais crítico. Já o desfibrilador é usado em pacientes com parada cardiorrespiratória. O aparelho, conhecido como DEA, é de última geração e dispara automaticamente a descarga elétrica com o objetivo de reanimar o paciente; e ainda um comando sonoro na hora da descarga, para evitar que alguém leve um choque.

A aquisição dos novos equipamentos faz parte da reestruturação das unidades, que foram encontradas em péssimas condições de funcionamento pela atual gestão.“Encontramos a UPA e o Hospital sucateados. Estamos fazendo uma reconstrução gradativa para dar ao cidadão uma saúde digna” – afirmou Drª Deiva Motta.
________________________
Campanha contra HPV para meninos inicia nesta quarta
Vacina é destinada para meninos de 12 a 13 anos de idade

Inicia nesta quarta-feira (8), a campanha contra o HPV – papilomavírus humano, para meninos de 12 a 13 anos de idade. A vacina estará disponível em várias unidades de saúde da cidade.

A vacinação dá imunidade à criança antes mesmo do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus, além de prevenir geneticamente em caso de ter na família pessoas com câncer de colo de útero. Para isso, são necessárias duas doses com o intervalo de seis meses.

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, através do contato, sendo a relação sexual a forma principal de transmissão. Existem mais de 150 variações diferentes do vírus e 40 predominam nos órgãos genitais.

Confira os locais onde será oferecida a vacina:

Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
UPA do Parque Burle
PS Theonas Garcia Terra (Porto do Carro)
PS Dr. Paulo Silva (Unamar, Segundo Distrito)
PS Pacheco (Pacheco, Segundo Distrito)
PS Herculano (Boca do Mato)
PS Benigno de Mello (São Jacinto)
PS Angelim
PS Luiz Porciúncula (Botafogo)
PSF Gamboa
PSF Manoel Corrêa
PSF Maria Joaquina
PSF Tangará
PSF Porto do Carro
PSF Monte Alegre
PSF Praia do Siqueira
PSF Peró
PSF Jardim Nautilus
PSF Nova Califórnia (Segundo Distrito)
PSF Jardim Peró
PSF Florestinha (Segundo Distrito)
PSF Parque Burle
PSF Guarany
PSF Caminho de Búzios
PSF Jardim Caiçara
PSF Samburá (Segundo Distrito)
PSF Jacaré 2
PSF Watson Tavares Filho (Santo Antônio, Segundo Distrito)
_______________________
Prefeitura mobiliza a sociedade para combater o mosquito Aedes aegypti
Sala de Controle de Arboviroses foi lançada nesta terça com a presença do superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica

O município de Cabo Frio está iniciando uma grande mobilização de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em uma cerimônia no auditório da Prefeitura, nesta terça-feira (7), foi lançada a Sala Municipal de Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya, zica e febre amarela). A sala tem o objetivo de reunir diversos setores da sociedade e expandir as informações, facilitando o combate às doenças transmitidas pelo mosquito.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito Marquinho Mendes, o secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar, o superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Mário Sérgio Ribeiro, a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, além de outros secretários municipais, vereadores e líderes comunitários.

No encontro, Mário Sérgio deixou claro que a mobilização da população é essencial para o combate ao mosquito, já que de 70% a 80% dos criadouros se encontram nas residências, geralmente em acúmulos de água, vasos de plantas, lixo acumulado, entre outros, facilitando a reprodução do Aedes.

"Muito se fala no carro fumacê, mas é importante deixar claro que o fumacê não faz o melhor combate dentro das residências. O fumacê deve ser usado em casos de epidemia, mas no cotidiano, cada morador tem que fiscalizar a sua residência e a sua rua. Só assim os focos podem ser combatidos", explicou o superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

“O maior desafio é conscientizar e convencer a população. Por isso vamos intensificar as campanhas informativas", completou o secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar.

Cabo Frio é o primeiro município do estado região a implantar a Sala de Controle das Arboviroses. Para Mário Sérgio, a cidade é referência na região e o lançamento do programa está inserido nas novas estratégias de combate ao Aedes aegypti.

“É muito importante também que os órgãos públicos e as demais secretarias trabalharem juntos com a Secretaria de Saúde, conhecendo as áreas da cidade com maior infestação do mosquito. Dessa forma, os criadouros são eliminados e a infestação é reduzida,” disse ainda Mário Sérgio.
___________________________
Prefeitura volta a oferecer atividades para os idosos
Clube Costa Azul e LBV sediam provisoriamente aulas de hidroginástica e oficinas

Buscando atender os idosos com respeito e dignidade, a Coordenadoria Geral da Melhor Idade começou as atividades nessa semana, com mais de 80 inscritos. Entre as atividades oferecidas estão hidroginástica e oficinas, que atuam de modo preventivo.

As aulas de hidroginástica e demais atividades físicas são realizadas no Clube Costa Azul, das 8h às 17h. Já as oficinas de artesanato e as oficinas da memória, além de coral e pilates, estão sendo ministradas na Legião da Boa Vontade (LBV), nos seguintes dias e horários: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 12h; e às quartas-feiras das 13h às 17h.

O retorno das atividades foi comemorado pela chefe do Serviço Social, Debora Campos dos Reis.

“Estamos trabalhando para acolher o maior número possível de idosos da nossa cidade, oferecendo várias oficinas para todos os que quiserem participar. Eles estavam ansiosos e agora estão animados, planejando a realização de eventos”, afirmou.

A sede da Coordenadoria Geral da Melhor Idade está localizada na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão. O prédio está em obras de ampliação e melhorias na estrutura. Enquanto isso, a Coordenadoria firmou parcerias com a LBV e com o Clube Costa Azul, que sediam provisoriamente as atividades.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas na LBV, que fica na Avenida Joaquim Nogueira, nº 772, no bairro São Cristóvão; e para as aulas de hidroginástica são feitas no Clube Costa Azul, na rua José Rodrigues Póvoas, 2, na Gamboa.

Comentários

  1. Excelente divulgação dos trabalhos que vem sendo brilhantemente realizados. Sempre em cima do lance. Muito show, parabéns jornalista Luciana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela brilhante e necessária divulgação dos trabalhos que estão desenvolvendo para o crescimento desta tão linda e prazerosa cidade. Salve e Viva Cabo Frio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J