Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 08/03/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:



Fecomércio promove atividades profissionalizantes e socioculturais em Cabo Frio
Inscrições para cursos de capacitação profissional começam nesta quinta (9)


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio RJ), em parceria com a Prefeitura, irá promover uma série de atividades profissionalizantes, socioculturais e de atendimento à saúde, no bairro São Cristóvão, a partir do dia 14 de março. As inscrições para cursos de capacitação profissional iniciam nesta quinta-feira (9) no Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, na Avenida América Central.

Serão oferecidas oficinas de massagem, bijuteria, automaquiagem, design de sobrancelhas, penteado, fotografia e workshop de decoração com balões. Todas as aulas são gratuitas e irão acontecer no Colégio Estadual Professor Renato Azevedo entre os dias 14 e 17 deste mês.

As demais ações de cultura, recreação e de saúde acontecem na Praça São Cristóvão e não necessitam de inscrição prévia. Também estarão disponíveis para a população atendimentos odontológicos com a unidade móvel do OdontoSec, entre os dias 14 e 19.

Já no final de semana, nos dias 18 e 19, serão promovidas atividades esportivas, recreação, oficinas e orientação jurídica.

Confira a programação completa:

Sábado (18/3) - 15h- Cultura Fanfarra

Domingo (19/3) - 10h às 16h – ações de Defensoria Pública
Orientação jurídica em geral, habilitação para casamento, isenção de taxa para emissão de RG e para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, inclusive de outros estados e municípios;

Sábado e domingo (18 e 19/3), das 10 às 16h:
Ações de Sustentabilidade e Sociais: confecção de blocos e bolsas com reaproveitamento de materiais; Jogo Ecológico da Tartaruga; oficinas de geração de renda.

Ações de Saúde: orientação sobre DST, câncer de mama, índice de massa corporal, nutrição, saúde bucal e escovação; aferição de pressão arterial e dosagem de glicose e colesterol.

Beleza e bem estar: atendimento de maquiagem, corte de cabelo e massagem rápida.

Educação: oficina de construção de brinquedos.

Cultura: oficina de grafite, teatro de lambe-Lambe, intervenções circenses (malabares e perna de pau), gibiteca e narração de histórias.

Esporte e Recreação: jogos gigantes (xadrez, dama, jogo da velha, amarelinha e pega varetas), miniesportes olímpicos (minivôlei, badminton, tiro com arco, esgrima, basquete de 3x3, minitênis e tênis de mesa), oficinas de danças urbanas e de skate;

Nutrição: Da Horta à Mesa - caminho sensorial, horta vertical, mercadinho e confeitagem de cupcake.

Programa Senac de Gratuidade: cadastro para as atividades de gratuidade
________________________
Cabo Frio adere ao novo Calendário Nacional de Vacinação
Mudanças ampliaram faixa etária de seis vacinas, disponíveis em várias unidades municipais de saúde


Cabo Frio aderiu às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação 2017, estabelecidas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de proteger, ampliar a imunidade e atenuar os casos de doenças na população. Uma das alterações foi a ampliação do público-alvo de seis vacinas: Tetra-viral, tríplice-viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e Hepatite A.

De acordo com a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, a mudança do calendário se deve às análises epidemiológicas dos casos notificados no país.

A faixa etária da vacina contra a Hepatite A aumentou para crianças até cinco anos de idade. A Tetra-viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) passa a ser de 15 meses até quatro anos de idade. Já para a Tríplice- viral (sarampo, caxumba e rubéola), a segunda dose é para a faixa etária entre 20 a 29 anos de idade.

A vacina contra o HPV (papilomavírus-humano) será administrada em duas doses com seis meses de intervalo em meninas de nove a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos. Já a vacina Meningocócica C (conjugada) passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos de idade.

A vacina dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto) - difteria, tétano e coqueluche - passa a ser recomendada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação. Caso perca o prazo, deve receber uma dose de dTpa logo após o parto, o mais rápido possível.

A superintendente alerta a sociedade sobre manter a caderneta de vacinação atualizada. “É de extrema importância a conscientização da população para que todos estejam devidamente imunizados e prevenidos contra possíveis doenças”, explicou Lucy Pires.

Confira os postos onde são oferecidas as vacinas:

PSF Nova Califórnia (Tamoios)
PSF Peró
PSF Porto do Carro
PSF Samburá (Tamoios)
PSF Watson Tavares Filho (Santo Antônio, Segundo Distrito)
PS Benigno de Mello (São Jacinto)
PSF Tangará
PS Dr. Paulo Silva (Unamar, em Tamoios)
PS Angelim
PSF Parque Burle
PS Herculano (Boca do mato)
PS Botafogo
PSF Caminho de Búzios
Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
ESF Praia do Siqueira
PSF Florestinha (Tamoios)
PSF Gamboa
PSF Guarani
Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)
PSF Jacaré
PSF Jardim Nautilus
PSF Manoel Corrêa
PSF Maria Joaquina
PSF Monte Alegre
______________________
Canil Municipal promove evento para arrecadar fundos
Iniciativa será em parceria com boate de Cabo Frio

O Canil Municipal de Cabo Frio vai realizar no próximo sábado (11) um evento beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção e expansão das baias da unidade, onde ficam os animais.

A festa "Túnel do Tempo" vai acontecer na Boate 022, a partir das 21h59, e será embalada por sucessos dos anos 60, 70, 80, 90 e 2000. A boate fica localizada na Rua Raul Veiga nº 188, no centro da cidade. Os ingressos estão à venda no local e no Bazar Animal, que fica na Travessa José Sampaio, loja 2, Centro. O valor é R$20 (individual) e parte da renda será revertida para o Canil.

Educação atualiza dados dos candidatos aprovados no concurso de 2009
Formulário estará disponível de 8 a 13 de março


A Prefeitura de Cabo Frio está dando mais um passo para a convocação dos candidatos aprovados no concurso de 2009. Do dia 8 ao dia 13 de março, um formulário estará disponível no site da Prefeitura para atualização de dados dos candidatos aprovados no processo seletivo. O objetivo é facilitar e minimizar erros no recebimento do telegrama de convocação

De acordo com a Secretaria de Educação, esse procedimento é necessário para que o comunicado seja encaminhado para o endereço correto, conforme pede o edital. Caso não seja feita nenhuma alteração, a chamada será enviada de acordo com os dados informados na hora da inscrição. Além do telegrama, a convocação dos candidatos aprovados também será publicada no site da Prefeitura de Cabo Frio e no Jornal Noticiário dos Lagos.

O site da Prefeitura é www.cabofrio.rj.gov.br
___________________________
Dia Internacional da Mulher é comemorado em Cabo Frio com grande programação
Atividades estão sendo desenvolvidas na Praça Porto Rocha e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz
O Dia Internacional da Mulher está sendo comemorado nesta quarta-feira (8) com uma programação especial em Cabo Frio. Desde as 8h, a Praça Porto Rocha recebe uma série de atividades especialmente desenvolvidas para as mulheres. As atividades vão até as 16h, quando haverá uma caminhada em direção à Praça da Cidadania, na orla da Praia do Forte. O Centro de Saúde Oswaldo Cruz também realiza programação.

As ações na Praça Porto Rocha englobam oficinas, palestras, aulas de zumba, ballet, artesanato, corte de cabelo, doação de mudas, entre outras atividades. Segundo a coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, Tereza Tenan, a programação tem o objetivo de incentivar o protagonismo da mulher e combater a violência doméstica.

"É uma dia de reflexão. Muitas mulheres ainda sofrem com a violência ou enfrentam problemas de discriminação de gênero. Isso precisa ser esclarecido e combatido. Este ano, com a mudança de governo, a Prefeitura voltou a ter uma política voltada para os direitos da mulher e isso é um passo muito importante", frisa ela.

Tereza lembra que a atual gestão da Prefeitura retomou este ano as atividades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O local voltou a contar com uma equipe multidisciplinar para atender as mulheres vítimas de violência e outros problemas domésticos. A nova equipe conta com dois profissionais das seguintes áreas: advocacia, pedagogia, assistência social, psicologia e orientação social, além de uma motorista.

O Ceam está localizado na rua Florisbela Rosa da Penha, 292, em frente ao Fórum, no Braga. O atendimento é feito das 8h às 17h.

Oficina de turbante é atração nesta quarta

Uma das atividades mais procuradas é a oficina do turbante. A moradora do Jacaré, Juliana Ferreira, disse que ações como essas são importantes para elevar a autoestima das mulheres: “Eu achei sensacional, isso aumenta a autoestima de qualquer mulher", disse ela.

A moradora do Jardim Caiçara, Janete Fernandes, que recebeu uma muda de Pata de Vaca, aprovou a iniciativa: “Muito bacana esse evento. Eu estava procurando essa planta há muito tempo, porque é uma planta que ajuda no combate ao diabetes”, disse ela.

A programação do Dia Internacional da Mulher se estende durante todo o mês de março, se encerrando no dia 8 de abril. As ações vão alcançar outros pontos da cidade. No dia 17 deste mês haverá uma palestra no Charitas. No dia 25 de março a programação será no Jardim Esperança, e em Tamoios, nos dias 31 de março e 8 de abril. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Centro de Saúde Oswaldo Cruz também realiza atividades

O Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, também realiza uma série de atividades voltadas para o público feminino nesta quarta. A programação gratuita teve início às 8h.

Um café da manhã abriu a programação na unidade. Durante todo o dia estão disponíveis serviços de assistência jurídica, atendimentos psicológicos, aferição de pressão e medição de glicose, corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, além de oficinas de artesanato, realizadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A realização é uma parceria com o Hospital da Mulher e as universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida.

Veja a programação completa de atividades na Praça Porto Rocha

Aula de zumba (excepcionalmente às 9h)
Atendimento à mulher em situação de violência com toda equipe técnica do CEAM;
Oficina de turbante;
Oficina de Ballet;
Oficina de Tambores Urbanos;
Oficina de Capoeira;
Oficinas Socioeducativas;
Oficinas de Inclusão Produtiva;
Confecção de boneca Abayomi;
Estúdio de maquiagem;
Corte de cabelo;
Terapia holística e massoterapia;
Consultoria jurídica;
Doação de mudas;
Informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos;
Distribuição de panfletos informativos sobre saúde da mulher, sintomas e tratamentos da menopausa, vacina HPV, métodos contraceptivos;
Serviço de encaminhamento para exame de mamografia para as mulheres que atenderem os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde;
Cadastro (encaminhamento) para a realização do casamento civil e sub-registro gratuito;
Segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito;
Cadastro Minha Casa Minha Vida;
Cadastramento no Programa Família Acolhedora;
Cadastro no Programa Bolsa Família /Cad-Único;
Caminhada  às 16h, saindo da Praça Porto Rocha em direção à Praça da Cidadania

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J