Pular para o conteúdo principal

PRAIA DO FORTE: QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

por Luciana G. Rugani - A Praia do Forte é o cartão postal de nosso cidade. Belíssima, encantadora, ficou em 21º lugar no prêmio "Travellers Choice", do site TripAdvisor. Em um país com tamanha faixa litorânea como o Brasil, ser uma das escolhidas entre as 25 mais lindas praias do país é de fato uma conquista. 

Um dos principais traços que diferenciam a Praia do Forte e a tornam uma das mais belas entre todas, sem dúvida nenhuma, é sua areia branquinha e fina. E me preocupa muito o fato de que, em alguns pontos, esta areia esteja se misturando e mudando sua coloração. 

Abaixo seguem fotos e post do amigo Daniel Ribeiro, alertando para o assunto. Espero que esta questão seja tratada com toda atenção e carinho que merece, afinal de contas o maior tesouro de Cabo Frio são suas riquezas naturais. 

Uso do bem natural com sustentabilidade, atividade econômica sem agressão ao meio ambiente. Este é o caminho para preservarmos com todo cuidado as belezas naturais, conciliando-as com o desenvolvimento econômico.


por Daniel Ribeiro - Muito me entristece ver uma das principais características da PRAIA DO FORTE, sua areia fina e branca, ser DESFIGURADA pela falta de planejamento perante o fluxo de veículos nessa localidade que não é de hoje, já acontece a tempos. Mas vem se intensificando cada vez mais com o passar dos anos
É evidenciado em diversos pontos, principalmente na rampa de acesso AO LADO DO LIDO onde o saibro se mistura a areia branquinha modificando a beleza desse cenário paradisíaco.

Entendo as dificuldades para se montar e desmontar as barracas e é preciso se tratar do tema com CARINHO se pensando nessas pessoas que retiram seu sustento dali e por esse motivo precisamos fazer com que essas mesmas pessoas entendam a importância da preservação da NATUREZA ali presente afim de garantir a SUSTENTABILIDADE e o FUTURO de seu ganha pão que depende da Praia do Forte sendo o atrativo que sempre foi.

Comentários

  1. Lembro-me desde a década de 70, como eram bem alvinhas, imensas, maravilhosa. Que saudade desta época.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019