CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA - 04/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Após denúncias, operação fecha bares e restaurantes no Centro
Estabelecimentos funcionavam sem alvará e com som acima dos decibéis permitidos

Após denúncias de moradores, uma operação conjunta composta de agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente, vinculada à secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Guarda Municipal, Coordenadoria de Ordem Pública e da Polícia Militar, estiveram, na noite desta sexta-feira (31), na Rua Meira Júnior, esquina com a rua Treze de Novembro, no Centro, coibindo a ação de bares que atuavam sem alvará de funcionamento e com som acima dos decibéis permitidos.
A operação fechou dois bares por falta de alvará de funcionamento, multou outros dois e um quinto estabelecimento fechou as portas antes da abordagem dos agentes.
As denúncias dos moradores, que incluíram até um vídeo que mostrava a total desordem durante as noites, no local, chegaram ao Ministério Público, que solicitou a operação.
A ação contou com total apoio da população e outras operações serão realizadas, de forma pontual para coibir abusos e transtornos provocados pelo funcionamento irregular de bares e outros estabelecimentos.
As denúncias devem ser feitas pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com.

_______________________
Segunda fase do cercamento da Duna Boa Vista acontece nesta terça (04)
Até o momento, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente já recuperaram aproximadamente 100 metros de cerca

Na segunda fase da revitalização da Duna Boa Vista, que acontece nesta terça-feira (04), aproximadamente 100 metros de cerca foram recuperados pelos agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente. O cercamento delimita o Sítio Arqueológico Sambaqui.
A área, situada próxima ao Lido, na Praia do Forte, faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural, além de ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o coordenador Eduardo Pimenta, num segundo momento será feita a reorganização da vegetação
“O local ficou abandonado nos últimos quatro anos, então, além da cerca depredada muitas espécies invasoras adentraram à duna. Vamos realizar uma ação de limpeza e deixar apenas as plantas que sejam nativas”, explicou Pimenta.
Segundo ele, a sinalização do espaço – indicando que a depredação do espaço é crime sujeito à detenção – não intimida turistas e moradores, que danificam o local. Apesar de estar situada numa área urbana de grande movimentação, a Duna Boa Vista ainda conserva sua vegetação nativa e abriga uma série de espécies animais, que ficam em situação vulnerável com o trânsito de pessoas e o lixo deixado por elas.
A Prefeitura pede que os cidadãos denunciem qualquer ação ou situação de risco para o meio ambiente pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com.

Meio Ambiente em Tamoios

A partir da próxima quarta-feira (12) a Coordenadoria de Meio Ambiente começa a atender também no Centro Administrativo de Tamoios, inaugurado na última sexta-feira (31), no Shopping Unapark.
Às quartas-feiras, o coordenador Eduardo Pimenta irá despachar no local, que funciona com equipe de diversos setores, como Tratamento Resíduo, Ações Sustentáveis, Parques e Jardins, além da Fiscalização e Educação Ambiental que atuam desde o início do novo governo no distrito.
De acordo com Pimenta, o efetivo no local está sendo reforçado a pedido do prefeito Marquinho Mendes para atender às demandas da população de Tamoios. Segundo ele, qualquer solicitação a população pode se dirigir ao Centro Administrativo. O Shopping Unapark fica às margens da Rodovia Amaral Peixoto, entre a Avenida B e a Rua E, que é a rua da Escola Marli Capp. O Centro Administrativo funciona das 8h às 17h.
Consultas do Ibascaf devem ser feitas por telefone
Objetivo é dar mais comodidade aos beneficiários

Os beneficiários do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (IBASCAF) devem realizar as marcações de consultas médicas do Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica (PASMH Assistência Médica) por telefone, através do número (22) 2648 2648.
De acordo com o presidente do instituto, Luís Claudio, a medida tem como objetivo dar comodidade aos usuários e facilitar a marcação de consultas, evitando possíveis filas. A norma vale para todas as especialidades médicas, exceto para as consultas odontológicas, que devem ser feitas na sede do instituto.
O PASMH Assistência Médica, que foi suspenso no antigo governo, oferece 22 especialidades médicas. A sede do Instituto está localizada na Rua Expedicionários Da Pátria, nº 118, no bairro São Cristóvão.
___________________
Praça do Jacaré recebe manutenção esta semana
Revitalização acontece também na Praça do Largo Santo Antônio

A Prefeitura de Cabo Frio está empenhada em revitalizar as praças da cidade. Esta semana é a vez da Praça do Jacaré receber manutenção. No local estão sendo realizados os serviços de poda da vegetação, limpeza em geral, pintura e capina. Dez pessoas da Coordenadoria de Serviços Públicos estão trabalhando na revitalização do espaço público.
Outra equipe está atuando na Praça do Largo Santo Antônio, no Centro. O local estava com sujeira acumulada e a vegetação precisando ser podada. O mato estava alto também dando um aspecto de local abandonado. A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda esta semana.
Já receberam manutenção as Praças do Tangará, do Romário, na Ogiva; Lian Pontes de Carvalho, no Portinho; da Cidadania, no Centro; da Gamboa; e do Largo São Benedito, na Passagem. O trabalho faz parte de um cronograma de revitalização das praças, que começou no mês de março.

Secretaria de Administração realiza ‘Censo de Funcionários’
Objetivo do recadastramento é mapear quantitativo de cada secretaria

A Secretaria de Administração está realizando um Censo para recadastrar todos os servidores da Prefeitura de Cabo Frio. O procedimento foi autorizado pelo Decreto 5.592, de 13 de março de 2017. Desde a semana passada a Secretaria de Administração enviou um ofício com uma ficha cadastral para todas as secretarias e coordenadorias. O prazo, que não será prorrogado, termina no dia 15 de abril.
Para fazer o recadastramento, o servidor deve procurar o responsável pelo setor em que está lotado. Cópias de documentos, como o comprovante de residência, são fundamentais no processo. Segundo o secretário de Administração, Deodoro Azevedo, o Censo é para verificar os que efetivamente estão exercendo suas funções nas repartições.
“Os que não entregarem a ficha de recadastramento até essa data terão os pagamentos bloqueados”, informou Deodoro.
Ainda de acordo com o secretário, o Censo possibilita um mapeamento completo de todo o quadro estrutural da Prefeitura, o que permite um total controle sobre o quadro de funcionários.
“Saberemos de fato o número de servidores na prefeitura, haja visto o descontrole que encontramos quando assumimos”, finalizou o secretário de Administração.
Cabo Frio sedia pesquisa internacional sobre atuns
Embarques serão feitos na cidade com o objetivo de marcar dois mil peixes para o estudo
Cabo Frio está inserida como uma das bases do Programa de Marcação de Atuns no Oceano Atlântico Tropical. A pesquisa é coordenada pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe) e conta com a parceria da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa/RN), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Universidade Veiga de Almeida e do Projeto Albatroz. No litoral fluminense, as ações serão geridas pelo coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), professor Eduardo Pimenta, que também é coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade.
Na segunda-feira (03), pesquisadores brasileiros estiveram reunidos para receber treinamento ministrado pelos pesquisadores Fabien Forget, das Ilhas Maurício e pelo inglês Douglas Beare no campus da UVA. Nos próximos três meses, 13 mil exemplares de atuns, incluindo bonito listrado, albacora laje, e albacora bandolim e, ainda, uma menor quantidade de cavala impigem, serão marcados na costa brasileira, de Itarema (CE) a Rio Grande (RS).
Cabo Frio foi inserido no programa devido às várias pesquisas realizadas pela UVA por meio do Gepesca – Grupo de Estudos da Pesca – que integra a força-tarefa de marcação dos peixes para o estudo de hábitos de migração. As marcas serão colocadas por pesquisadores numa embarcação de pesca, que opera com espinhel superficial. Serão cerca de seis embarques em Cabo Frio, com duração média de 10 dias, com o objetivo de marcar dois mil peixes.
“Essa parceria gera inúmeras oportunidades para os nossos alunos, pescadores e pesquisadores, sem contar que estamos colaborando com o Brasil, que é signatário de acordo internacional de sustentabilidade dos estoques de peixes oceânicos do Atlântico”, destaca Eduardo Pimenta, acrescentando que ao reconhecer nossa região como nicho ecológico das espécies de atuns e afins, decisões assertivas podem ser tomadas visando à manutenção dos estoques para as gerações futuras.

Recompensa

Pescadores profissionais e amadores são agentes importantes nesse projeto de pesquisa. Quem encontrar um peixe marcado deverá informar à Fadurpe. Os dados com a data e local da liberação do peixe ficam registrados em computadores e se o animal for recapturado, através do número de série da marca é possível localizar o registro e saber onde ele foi liberado.O pescador que encontrar a marca e reportar receberá uma recompensa e um brinde. O ideal é manter o peixe com vísceras, para que possa ser analisado. Em breve será disponibilizado um telefone específico para que essas informações sejam passadas.
Seleção de Cabo Frio enfrenta Estados Unidos no Futebol Feminino
Partida acontecerá no Correão na próxima quarta (05)

Cabo Frio vai sediar nesta quarta-feira (05) um amistoso internacional de Futebol Feminino. A Seleção da cidade enfrentará os Estados Unidos, às 16h, no Correão. A entrada para assistir a partida será gratuita. Os donos da casa jogarão com a equipe adulta, enquanto as americanas com o time Sub19.
A Seleção Norte-Americana está no país para uma série de treinamentos e amistosos, visando a uma experiência internacional para as jovens que futuramente estarão competindo com a Seleção adulta do país. As americanas estão desde o último domingo na cidade e se despedirão de Cabo Frio apenas no final de semana. Entre atletas, comissão e familiares são mais de 30 pessoas.
Cabo Frio vai para a partida com o que tem de melhor. A Seleção local tem uma mescla de atletas experientes e jovens, sob o comando do professor e treinador Djalma Leite, que enalteceu a importância do amistoso internacional.
"Esse amistoso é um incentivo para o desenvolvimento da modalidade na cidade, além da preparação da equipe para as competições no ano, como por exemplo o Campeonato Estadual. É muito importante pra nós esse intercâmbio com a cultura e o futebol americano, afinal é o melhor futebol da modalidade no mundo", concluiu Djalma.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer apoia o evento e o secretário José Antônio Odilon ressaltou a importância do resgate do esporte.
"A realização de um amistoso internacional mostra que Cabo Frio está se preparando para receber grandes eventos esportivos. Pegamos o Esporte em estado crítico, mas com muito trabalho estamos colocando no eixo e os frutos começam a aparecer" – concluiu José Antonio Odilon.
Prefeitura fecha apoio para realização das atividades da Semana Santa
Programação conta com encenação da Via Sacra, um dos eventos mais tradicionais da cidade

A Prefeitura de Cabo Frio fechou apoio na realização das atividades da Semana Santa no município. A paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo o cristianismo, será celebrada com inúmeras atividades na cidade, entre elas, a encenação da Via Sacra. O espetáculo se tornou um dos eventos mais tradicionais da cidade e não foi realizado no último ano.
De acordo com o Coordenador de Eventos, Saulo Mira, cinco palcos serão montados no Largo Santo Antônio para a realização da festividade. A prefeitura ficará responsável pela logística, ordenamento do trânsito, montagem da estrutura e colocação de banheiros públicos.
A programação da Semana Santa inicia no dia 8 de abril, com uma celebração destinada às crianças. As atividades seguem até o domingo de Páscoa, no dia 16, com missas e procissões. A programação completa pode ser conferida no site www.pnsassuncao.org.br.
A encenação da Via Sacra acontece na sexta-feira (14), às 20h, no Largo Santo Antônio. Segundo a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, são esperados cerca de 30 mil espectadores.
_____________________
Conselho Municipal de Assistência Social realiza primeira reunião
Conselheiros foram eleitos em março para compor o mandato 2017/2019

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou nesta terça-feira (04), a primeira reunião do órgão com os integrantes eleitos para o biênio 2017/2019. São representantes do governo municipal e da sociedade civil. As reuniões são abertas ao público e ocorrem na primeira terça-feira de cada mês, às 9h30.
Como representantes do poder público foram eleitos os seguintes titulares: Luzier de Cássia Barbosa, da Secretaria de Assistência Social; Bianca Pedroso Gregório, da Saúde; Caroline Vasconcellos de Souza Carvalho, da Educação; Eduardo Leal Guimarães, da Subcoordenadoria-Geral de Habitação; Marcília Helena Cremonese Cohen, da Coordenadoria Geral da Mulher; Débora Campos dos Reis, Coordenadoria Geral da Melhor Idade; e Eliseu Augusto Martins Pombo, da Coordenadoria Geral da Criança e do Adolescente.
Da sociedade civil os eleitos são Gisleine da Cruz Paulo e Raquel dos Santos Ricardo Simas, representando os usuários da Assistência Social; Severino Gonçalves da Silva, da Apae; Maria Conceição Hlebetz Pegado, da  Fundação Santo Agostinho; Jamilça Terra de Souza, Projeto Comunitário Charles Terra; e Rosa Margarete Brandão de Oliveira, do Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (Cajef) representando entidades e organizações de Assistência Social; e Lívia Márcia Borges de Azevedo, representando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Segundo Luzier de Cássia Barbosa, representante da Secretaria de Assistência Social, o Conselho é importante porque é permite a participação de todos. "Ele promove a participação tanto do poder público como da sociedade civil. Desta maneira, são assegurados os direitos estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social".
Dentre as atribuições do Conselho, destacam-se fiscalização do Fundo Municipal de Assistência Social; proposição de medidas para o aperfeiçoamento da organização e dos serviços prestados na área de assistência social; fiscalização dos órgãos públicos e privados componentes do sistema municipal de assistência social, avaliando os serviços prestados a nível local.
O Conselho Municipal promove, ainda, a capacitação permanente para os conselheiros, que se reúnem mensalmente na Secretaria Municipal de Assistência Social.