Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA - 11/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Trânsito de Cabo Frio tem alterações para programação da Semana Santa
Intervenções acontecem a partir desta quarta (12)


O trânsito da área central de Cabo Frio terá alterações a partir desta quarta-feira (12) para a realização das atividades da Semana Santa, promovidas pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção com o apoio da Prefeitura na área logística, no ordenamento do trânsito, montagem da estrutura e colocação de banheiros públicos.
De acordo com a Coordenadoria de Ordem Pública, o quarteirão onde está localizada a agência dos Correios, no Largo Santo Antônio, ficará fechado a partir das 5h da manhã desta quarta por conta da montagem da estrutura onde sexta-feira acontecerá a encenação da Via Sacra. A intervenção segue até o sábado (15), às 15h.
As ruas Jonas Garcia, esquina com Dr. José Watzl Filho e a Avenida Itajuru, esquina com a rua João Pessoa serão fechadas na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), a partir das 15h.
O trânsito também terá ordenamento da Guarda Muncipal para as procissões, com interdições parciais nas ruas em que acontecerão o ato de fé. As ruas serão liberadas no término das celebrações.
A programação da Semana Santa conta com a tradicional encenação da Via Sacra, que não foi realizada no ano passado. Toda a estrutura para o espetáculo está sendo montada no Largo Santo Antônio, que passou por uma grande limpeza para realização do evento.
A encenação acontece na sexta-feira (14), às 20h. Segundo a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, são esperados cerca de 30 mil espectadores. A programação completa da Semana Santa pode ser conferida no site www.pnsassuncao.org.br.
____________________
Segunda fase da pré-matrícula online começa nesta terça
Vagas abertas são para todos os segmentos da educação

A segunda fase da pré-matrícula online começa nesta terça-feira (11), a partir das 9h, e será encerrada às 23h59min do dia 13 de abril. As vagas são para todos os segmentos da educação: infantil, ensinos fundamental e médio (2° e 3° anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A efetivação da matrícula também deverá ser realizada na unidade escolar, no prazo de 17 a 20 de abril, pelo responsável do candidato à vaga ou pelo próprio candidato, se maior de 18 anos.
Encerradas as fases de pré-matrículas na internet e de efetivação de matrículas nas escolas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas nas unidades escolares, exceto aquelas destinadas à creche, que obedecerão à lista de espera.
Os responsáveis que não conseguirem efetivar a pré-matrícula on-line na creche poderão inscrever os candidatos em lista de espera. Esta relação será gerada a partir do dia 24 de abril por meio de link específico que estará disponível no site da Prefeitura de Cabo Frio.
Caso as pré-matrículas para Creche não sejam efetivadas, a direção da unidade escolar fará contato com os responsáveis dos candidatos inscritos na lista de espera, seguindo a ordem de inscrição gerada pelo sistema.
___________________
Ano letivo de 2016 entra na reta final nas escolas municipais de Cabo Frio
87 escolas vão iniciar o ano letivo de 2017 no dia 24/4

Enfim o ano letivo de 2016 será encerrado na rede de ensino de Cabo Frio. Alunos, professores e funcionários darão início a 2017 em 87 escolas, iniciando um novo tempo para a Educação municipal.
A movimentação esta semana é intensa nas unidades que ainda estão repondo aulas e dias letivos após a greve da categoria que durou sete meses. Na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, por exemplo, o último sábado letivo de 2016 teve teste de Geometria, debates no auditório e atividades diversificadas, envolvendo estudantes, professores, funcionários e a primeira diretora da Escola, Daracy Dinucci, que colaborou costurando a bandeira em comemoração aos 40 anos da unidade escolar.
O ano de 2017 será atípico para as escolas de Cabo Frio com o ano letivo tendo início no final do mês de abril. Este calendário escolar foi necessário para que as escolas conseguissem repor os meses sem aulas, fruto da greve deflagrada pela categoria que se viu sem pagamento, com desconto de vale-transporte e sem recarga do cartão, falta de estrutura nos prédios públicos, além da ausência dos repasses de verbas.
O ano letivo de 2017, com oferta inicial de 7062 vagas para educação infantil e ensino fundamental e 413 vagas para o 1.º ano do ensino médio, terá início em 24 de abril em todas as unidades da rede municipal de ensino.

_____________________
Educação anuncia reforma dos Centros de Atendimento Pedagógico 
Intervenções devem ser concluídas no segundo semestre


A Secretaria de Educação se reuniu, no início deste mês, com diretores dos Centros de Atendimento Pedagógico – CENAPES, com o objetivo de definir as intervenções estruturais necessárias, pois, uma vez que houve mudança de endereços, requer adaptações e reformas. Apenas o C.E.E.I. Prof. Durval Silva permanecerá no mesmo local, mas o prédio também necessita ser reformado. A previsão de conclusão das intervenções é no segundo semestre.
Os CENAPES são voltados para alunos com transtornos funcionais específicos, como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, dislexia, dislalia, dentre outros e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Paralelamente à reforma, a Secretaria solicitará às unidades escolares que informem quantos alunos precisam do atendimento especializado nos Centros e também lançará, nas próximas semanas, resoluções específicas para a seleção de profissionais estatutários para atuar nos Centros e em Salas de Recursos Multifuncionais, como em outros momentos.
"No ano de 2012, a SEME concluiu o documento sobre a Política Municipal de Educação Especial denominado 'Diretrizes da Política Municipal de Educação Especial', onde os CENAPES foram incluídos por contribuírem para o desenvolvimento de seu público-alvo. Consideramos de suma importância todo e qualquer investimento a ser feito nessas unidades de apoio e não mediremos esforços para concluirmos essas reformas antes do prazo", ressaltou a Secretária da pasta, Laura Barreto.

Cabo Frio participa de Fórum sobre Gerenciamento de Transporte
Encontro consolida uma parceria entre as cidades na troca de conhecimentos

Aplicação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), financiamento de projetos e implantações de sistemas viários e elaboração de planos de mobilidade. Estes foram alguns dos temas discutidos no Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito da Associação Nacional de Transportadores Públicos – ANTP, que teve a participação do Secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Mauro Branco.
O convite partiu do Secretário de Transportes e Trânsito de Juiz de Fora, Rodrigo Tortoriello, e consolida uma parceria entre as cidades na troca de conhecimentos.
O evento aconteceu na quinta-feira (6), abordando também alternativas em discussão no país para o financiamento da Mobilidade Urbana, em especial a Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), incidente sobre as operações realizadas com combustíveis.
 “O Fórum foi uma oportunidade de discutir problemas comuns, principalmente quanto à Mobilidade Urbana dos municípios. Foi ainda uma maneira de promover a melhoria da formação dos participantes”, disse o secretário.
____________________
Atendendo solicitação da Secretaria de Educação, Defesa Civil visita Escola M. Talita Perelló
Quadra da Escola foi interditada e passará por obras estruturais


Na segunda-feira (10), técnicos da Defesa Civil visitaram a Escola M. Talita Hernandes Perelló, no bairro Jardim Esperança, para uma vistoria na quadra de esportes da unidade escolar.
Após inspeção, confirmaram a suspeita da equipe da SEME sobre a necessidade de interdição do espaço, com impedimento do acesso.
A equipe da Secretaria de Educação já abriu processo para reforma do prédio, incluindo a quadra poliesportiva.
___________________
Cabo Frio realiza 1º Tamoios Moto Show 
Expectativa é movimentar comércio e rede hoteleira do Segundo Distrito

No próximo fim de semana será realizado o Tamoios Moto Show, 1º encontro de motociclistas do Segundo Distrito. O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de abril (sexta-feira a domingo), ao lado do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Aquárius.
Serão três dias que prometem reunir os amantes de motocicletas de todo o Estado do Rio. O evento será embalado ao ritmo de muito rock e blues e também contará com camping aberto, área para gastronomia e exposição de produtos.
De acordo com o coordenador de Turismo e Eventos de Tamoios, Marcelinho Megamix, o encontro vai trazer muitos benefícios para Tamoios: “É um evento pioneiro no Segundo Distrito e sem dúvidas vai movimentar bares, restaurantes, o comércio em geral e a rede hoteleira.Estamos confiantes em relação à ocupação, que deve ser de 100%. Fizemos uma reunião com os proprietários das pousadas que se comprometeram a manter a diária a preços acessíveis”, afirmou.
A direção do evento pede que quem for prestigiar o Tamoios Moto Show leve 1 Kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão divididos entre o CRAS e a APAE de Tamoios. 
O 1º Tamoios Moto Show é uma realização da Secretaria de Turismo e Eventos de Cabo Frio em parceira com a iniciativa privada. Mais informações pelo telefone: (22) 99995 4675.
__________________
IBASCAF inicia recadastramento anual de beneficiários
Quem não comparecer dentro do prazo terá o pagamento suspenso

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio – IBASCAF – precisam realizar o recadastramento anual obrigatório. Os beneficiários devem procurar a sede do Instituto de acordo com o mês de nascimento. O calendário segue até junho.
Neste mês de abril o recadastramento está direcionado para os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Em maio, é a vez das pessoas que fazem aniversário em maio, junho, julho e agosto. O calendário encerra em julho, com os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Os beneficiários devem comparecer ao IBASCAF de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, munidos dos documentos de identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.
Vale lembrar que o recadastramento é obrigatório. Quem não comparecer dentro do prazo, terá o pagamento suspenso até que a situação seja regularizada junto ao Instituto.  
"O recadastramento é anual e deixou de ser feito no último ano. É necessário levar a documentação para manter os dados dos aposentados e pensionistas atualizados no nosso sistema", disse o presidente do Instituto, Luiz Cláudio Gama.  
O IBASCAF fica localizado na Rua Expedicionário da Pátria, nº 118, no bairro São Cristóvão. Outras informações no telefone (22) 2645-5616, ramais 25 ou 27, por através do e-mail rh.ibascaf@gmail.com.
_________________
Operação devolve terrenos invadidos ao município
Área ocupada irregularmente foi encontrada no bairro Parque Eldorado II

A equipe de fiscalização e regularização fundiária percorreu na segunda- feira (10) alguns bairros de Cabo Frio a fim de identificar áreas ocupadas irregularmente no município. Durante a ronda foram detectadas construções irregulares no bairro Parque Eldorado II.
As ações são iniciativas da Coordenadoria-Geral de Assuntos Fundiários, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. Na ocasião, os fiscais encontraram início de edificações sobre a área verde no loteamento Aldeia Emaús, que fica no bairro Parque Eldorado II. Essas edificações serão removidas.
As operações para devolução de terrenos públicos ou particulares invadidos acontecem por meio de rondas ou denúncias. Após a identificação da área é feito um relatório fotográfico, para posteriormente serem tomadas as medidas administrativas, como notificações para comprovação titularidade do imóvel. Na falta da documentação, é cumprida a ordem de demolição.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 99859-0328 ou pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com. A ajuda da população é fundamental para coibir esse tipo de irregularidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J