Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA - 17/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prazo para quitar débito de IPTU e outras taxas termina nesta quinta
Abatimento pode chegar a até 100% para taxas de anos anteriores em aberto

Termina nesta quinta-feira (20) o prazo para que contribuintes quitem dívidas relacionadas a tributos municipais. Até essa data, os munícipes podem realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de anos anteriores com desconto para juros e multas. O abatimento pode chegar a até 100% para taxas de anos anteriores em aberto. Já o IPTU de 2017 pode ser quitado à vista ou em até 10 vezes, desde que a primeira parcela seja paga em março.
De acordo com informações da Secretaria de Fazenda, a anistia total de juros e multas para os anos anteriores é válida para os contribuintes que efetuarem o pagamento em até cinco parcelas. Aqueles que optarem por parcelamento de seis a 12 vezes terão abatimento de 75% nos juros e multas. Quem dividir o débito de 13 a 16 parcelas terá desconto de 50% nos juros e multas. Vale lembrar que o contribuinte pode utilizar o FGTS para pagamento do débito.
Para aproveitar a anistia oferecida pela Prefeitura, os interessados podem emitir o boleto através do site oficial do governo (www.cabofrio.rj.gov.br). Também é possível fazer a solicitação por e-mail (iss@cabofrio.rj.gov.br) ou retirar o documento na Secretaria Municipal de Fazenda, localizada à Rua Major Belegard, 395, no Centro, atrás da Câmara de Vereadores. O telefone da Secretaria é (22) 2645-3000.

Descontos valem para ISS e demais taxas municipais

Além do IPTU, a anistia para juros e multas para pagamentos fora do prazo de vencimento também é válida para impostos como o ISS e demais taxas municipais. De acordo com o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, esta é uma oportunidade para que os contribuintes quitem a dívida e evitem cobrança da mesma na justiça.
"O objetivo é que a população possa aproveitar os descontos para regularizar qualquer pendência e, desta forma, evitar execuções judiciais e ainda colaborar para a recuperação do município", explicou o secretário.
Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) obriga o município a executar judicialmente todas as dívidas, o que pode acarretar em severas penalidades contra os contribuintes em débito.
Mais de 140 mil imóveis têm débito e expectativa é arrecadar 60% deste total
Segundo a Secretaria de Fazenda, é provável que Cabo Frio tenha 144 mil imóveis cadastrados sujeitos à cobrança de IPTU e a expectativa da pasta é arrecadar 60% do total de imóveis. No entanto, devido à inconsistência no número de edificações foram emitidos 95 mil carnês este ano.
Entre os motivos para a quantidade aproximada de imóveis está o endereço desatualizado para entrega da cobrança, o que dificulta a precisão do número de imóveis e faz com que muitos carnês sejam devolvidos pelos Correios. A orientação da Secretaria de Fazenda é que os contribuintes procurem a sede da pasta para atualizar o cadastro e aproveitar a anistia.
______________________
Ilha do Japonês tem novas regras para visitação
Serviço de táxis marítimos começou a funcionar para facilitar o acesso ao ponto turístico

A Prefeitura de Cabo Frio tomou algumas medidas para preservar a Ilha do Japonês. As novas regras começaram a valer na sexta-feira (14). Também passou a operar no feriadão da Semana Santa o serviço de táxis marítimos para facilitar o acesso ao ponto turístico.
Ficou acordado que está proibido o desembarque de pessoas com churrasqueira, isopor ou cooler a partir de 40 litros, produtos inflamáveis, animais e barracas de acampamento, além de ambulantes e aparelhos de som.
A medida é uma ação conjunta da Secretaria de Turismo, Coordenadoria-Geral de Meio Ambiente, Coordenadoria de Postura, Guardas Civil e Marítima, Instituto Estadual do Ambiente-Inea e Capitania dos Portos. Os frequentadores devem ficar atentos às mudanças parta evitar punições. Haverá fiscais atuando diariamente no local, com reforço nos fins de semana e feriados.
Os táxis marítimos saem do píer do Terminal dos Transatlânticos, localizado no final da Avenida Assunção. As embarcações terão um ponto fixo de desembarque e embarque na Ilha, numa raia demarcada por boias. O horário de funcionamento do serviço será diariamente, de 7 às 18 horas.
______________________
Nova sede da Biblioteca Municipal abre parcialmente nesta terça
Local estará disponível para leitura, empréstimos e devoluções de livros

As novas instalações da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira serão abertas ao público com atendimento parcial a partir desta terça-feira (18). O local estará disponível para leitura, empréstimos e devoluções de livros. A nova biblioteca funciona na Avenida América Central, 200, loja 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Durante a metade do mês de março e de abril foi iniciada a preparação do novo espaço com montagem de móveis e instalações, além da recatalogação e remanejamento dos livros.
A mudança para o novo endereço tem o objetivo de atender melhor o público, formado por dois mil associados, e comportar melhor o acervo de 32 mil livros. O novo espaço fica próximo a universidades e escolas.
O espaço conta com sala de leitura e pesquisa infantil e adulta em dois pavimentos e um anexo. O local tem ambiente refrigerado, banheiro, internet e acessibilidade aos deficientes físicos. 
Está prevista a realização de cursos e oficinas gratuitos no local, dentre eles, de teatro, xadrez, saxofone, violão, história de Cabo Frio e contação de histórias.
A inauguração oficial está prevista para o dia 1º de maio, aniversário de 53 anos da biblioteca. As visitas de grupos e escolas estão previstas para a partir do dia 8 de maio com agendamento prévio.
O antigo prédio da biblioteca municipal, o Solar dos Massa, passou por obras de reforma e irá abrigar um acervo de livros raros e livros de autores cabo-frienses, além de um centro de memórias e acervo fotográfico de Wolney Teixeira.
_______________________
Voluntários fazem visita especial aos pacientes do Hospital Otime Cardoso dos Santos
Visitantes promoveram momentos de lazer e oração 
Na Sexta-feira Santa (14), um grupo de voluntários levou uma mensagem de esperança, conforto e alegria aos pacientes do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim esperança. A visita contou com dinâmicas, brincadeiras, música e orações.
“Esse gesto de humanização faz diferença para quem está longe de casa e da rotina do dia a dia”, destacou a diretora da unidade de pediatria, Vanessa Vidal.
Ela destacou a importância do gesto de solidariedade na recuperação das pessoas que se encontram no ambiente hospitalar. “Essa demonstração de amor pode promover uma recuperação mais rápida, diminuindo o sofrimento e ajudando os familiares que sofrem junto com os pacientes”.
___________________________
1º Tamoios Moto Show atraiu cerca de 12 mil pessoas
Evento pioneiro em Tamoios coloca o distrito na rota do motociclismo no Estado do Rio 
Foi realizado no último fim de semana o 1º Tamoios Moto Show, no 2º distrito de Cabo Frio. O evento reuniu amantes de motocicletas e de boa música ao lado do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, no bairro Aquárius.
Ao todo foram três dias de evento. O primeiro encontro de motos de Tamoios contou com 5 shows de rock e blues, stands de exposição, troféus, camping aberto e praça de alimentação com food trucks e barraquinhas. O evento reuniu um público total de 12 mil pessoas em todo o final de semana.
Na sexta-feira (14) o comando da festa ficou por conta das bandas Dona Katia e Status. No sábado a apresentação musical reuniu três bandas comandaram a festa: KM 50, Diligência e Cilindrada. No domingo, quem fechou a festa foi a banda Radalt.
De acordo com o Coordenador de Turismo e Eventos de Tamoios, Marcelinho Megamix, o primeiro encontro de motos de Tamoios superou as expectativas. 
“Mostramos que Tamoios pode realizar um evento grande e de qualidade. Vamos seguir trabalhando para inserir o encontro no calendário oficial de eventos de Cabo Frio e para colocar Tamoios na rota do motociclismo no Estado do Rio”, disse ele.
Vale destacar que os expositores e barraqueiros que atuaram no encontro de motos alcançaram suas expectativas de vendas. A rede hoteleira registrou mais de 90% de ocupação nas mais de 10 pousadas de Tamoios.
______________________
Centros de Referência de Assistência Social celebram a Páscoa
Funcionários e usuários das oficinas organizam as comemorações 
A Páscoa está sendo intensamente comemorada pelos funcionários e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que estão aproveitando a data para ressaltar a importância do fortalecimento dos vínculos familiares.
Na próxima terça-feira (18), a comemoração será no Cras de Jardim Esperança e Monte Alegre, onde os participantes poderão se deliciar com os chocolates fabricados na oficina de culinária. Na quinta-feira (20) a festa será no Cras de Botafogo. As lembrancinhas foram confeccionadas nas oficinas de artesanato realizadas na unidade. No mesmo dia, também haverá comemoração nos Cras da Praia do Siqueira e do bairro Manoel Correa, com apresentações de música, dança e distribuição de chocolate.

Comemorações começaram na semana passada

Em algumas unidades, a Páscoa foi comemorada na semana passada. Na quarta-feira (12) foi a vez dos Cras de Tamoios e Jacaré. Em Tamoios, foi realizada uma festa comunitária, com quitutes feitos pelos funcionários e usuários; enfeites confeccionados nas oficinas de artesanato; e apresentação das oficinas de dança e música. No Jacaré, a comemoração teve chocolates, bolos e doces produzidos pela equipe, que fizeram a alegria das crianças. As oficinas de artesanato fabricaram os enfeites e a oficina de ballet animou os participantes com a dança das coelhinhas.
Na quinta-feira (13) o Cras Central também promoveu uma comemoração com o objetivo de retratar o verdadeiro significado da Páscoa. A festa contou com brincadeiras, danças e lanche.
Escolas municipais recebem primeiras ações do Projeto de Patrulhamento Escolar
Iniciativa tem como objetivo aproximar policiais militares da comunidade escolar
As escolas municipais abriram as portas para receber o Projeto de Patrulhamento Motorizado Especial – Pamesp Escolar, que leva os policiais a participarem ativamente da rotina das unidades escolares, por meio de atividades de integração, aproximação e segurança.
A iniciativa, que tem como objetivo estreitar o relacionamento com a comunidade, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio e o 25º Batalhão de Polícia Militar. 
"A partir do Pamesp Escolar criamos redes de proteção no entorno e dentro das escolas, envolvendo não só a Polícia Militar, a Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Educação, mas também os diretores, professores, alunos e seus responsáveis", destacou a secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto.
O projeto propõe a criação efetiva de uma dupla de Policiais Militares, com viatura; reuniões mensais ou bimestrais com todas as Pamesp Escolares da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Ronda Escolar da Guarda Municipal, afim de compartilhar informações e apresentar resultados, qualificando os envolvidos com cursos, palestras e participação em Fóruns Municipais.
Na avaliação dos diretores cujas escolas já receberam o projeto, o resultado tem sido positivo:
“Nós, diretores, muitas vezes nos sentimos sozinhos em ter que resolver assuntos sociais que não nos cabem. A implantação desse projeto foi uma excelente atitude, pois nos possibilita uma rápida comunicação com a Polícia Militar", afirmou a diretora da Escola Municipal Professor Zélio Jotha, Norimar Carvalho.
“Estamos felizes por vermos os projetos saírem do papel e serem colocados em prática com sabedoria e ações prudentes e preventivas”, parabenizou a diretora da Escola Municipal Professora Elicéa da Silveira, Dayse Ramalho.
“Essa iniciativa é brilhante. A articulação entre as unidades escolares por si só já cria uma segurança e mostra a visão humanizadora dos policiais", enfatizou a diretora do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mariza Brum. 
De acordo com o Comandante da 1.ª Cia do 25º BPM, Tenente Matias, há evidências de que estratégias bem planejadas de prevenção à criminalidade não só previnem o crime e a vitimização, como também promovem a segurança comunitária e ainda contribuem para o desenvolvimento sustentável das práticas policiais em diversos países. 
“O Pamesp Escolar disponibiliza atenção especial às escolas por meio de ações e serviços que visam à aproximação do policial, reforçando os princípios e valores ligados à educação e conscientizando os estudantes sobre os problemas causados pela violência, vindo a prevenir futuras ocorrências. Com o projeto, os alunos passam a entender as ações da polícia e a colaborar com o serviço, compreendendo, por exemplo, o sentido de uma abordagem com revista pessoal e como se comportar em tal situação”, enfatizou o Tenente Matias.
_______________________
Cenas de novela gravadas em Cabo Frio vão ao ar nesta segunda  
A Praia do Peró serviu de cenário para elenco de "A força do Desejo"
Uma casa numa praia deserta e paradisíaca vai servir de refúgio para a personagem Ritinha (Isis Valverde) da novela "A Força do Desejo". As cenas que vão ao ar a partir desta segunda-feira (17) foram filmadas no inicio de março na Praia do Peró. 
A casa, que fica no sopé do Morro do Vigia, divide as Praias do Peró e Conchas, é conhecida como “Cabana do Pescador” e já serviu de cenário, há exatos quatro anos, para outra produção global, a novela “Avenida Brasil”, de João Emanoel Carneiro. Na época, servia como a casa de praia de Tufão (Murilo Benício) e Carminha (Adriana Esteves).
Em a "Força do Querer" a casa vai servir de refúgio para Ritinha (Isis Valverde) ao desembarcar com Ruy (Fiuk) no Rio de Janeiro. Na história, o filho de Eugênio (Dan Stulbach) esconde “sereia” com a ajuda do fiel amigo Amaro (Pedro Nercessian) para que a noiva Cibele (Bruna Linzmeyer) não descubra a traição dele às vésperas do casamento. Entretanto, o casal logo é descoberto.
As belezas naturais de Cabo Frio voltam a brilhar em horário nobre da rede nacional depois da atuação da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, que apresentou a ideia para a produção da novela fazer as gravações no local. 
"Ver as belezas naturais da nossa cidade ganhando destaque reforça ainda mais o turismo local. Na época das filmagens para a novela "Avenida Brasil" muitos turistas visitaram a Praia do Peró para conhecer a casa do casal Tufão e Carminha. Tenho certeza que agora não será diferente e vamos conseguir atrair ainda mais turistas para a região, disse a Secretária. 
O diretor do folhetim, Pedro Vasconcelos, classificou as Praias do Peró e Conchas como “mágicas” e disse que gravar no local foi uma das maiores alegrias que já teve como diretor.
"É um lugar inesquecível, lindíssimo, e o Brasil inteiro, o mundo inteiro, vai assistir as belezas naturais aqui de Cabo Frio. Gravar uma sequência aqui e oferecer para o espectador um lugar paradisíaco, uma praia mágica como essa, está sendo a maior alegria", comentou o diretor. 
A praia está na fase piloto do projeto Bandeira Azul, que certifica praias sustentáveis em todo o mundo. O Peró, devido à localização e aos cuidados que vem recebendo, conta com uma água 100% limpa, já que não há despejo de esgoto na região. Apenas cinco praias no Brasil contam com o selo Bandeira Azul e só uma delas está no Rio de Janeiro: a Prainha, na Zona Oeste do Rio.

Cabo Frio é cenário de novela desde 1966

 A TV ainda era em preto e branco e Cabo Frio já servia de cenário para o gênero que arrebataria o Brasil, a telenovela. “O Sheik de Agadir”, em 1966 foi a primeira novela a usar a cidade como cenário. As cenas foram gravadas na dunas que, na trama, se transformavam no deserto do Saara. A cidade, desde então, vem servindo de cenário para as mais diversas produções. As dunas, na década de 80, também serviram de cenário para o episódio “Alí Babá, Emília e os 40 Ladrões”, do infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo. 
A Praia das Conchas foi cenário para importantes sequências da novela “Porto dos Milagres” e as dunas também serviram de cenário para a novela “Da Cor do Pecado”. O Forte São Mateus foi cenário da superprodução “A Casa das Sete Mulheres”, na cena de uma batalha de retomada do Forte. 
A cidade também foi cenário para a produção cinematográfica nacional, entre eles, o emblemático “Os Cafajestes”, de Ruy Guerra, que inaugurou o Cinema Novo. 
_______________________
Cerca de 30 mil fieis assistiram o espetáculo da Via Sacra em Cabo Frio
Evento voltou a integrar a programação da Semana Santa
A emoção tomou conta do público que assistiu a tradicional Via Sacra, na sexta-feira (14), em Cabo Frio. A encenação do Auto da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo aconteceu no Largo Santo Antônio e reuniu cerca de 30 mil espectadores. O espetáculo não foi apresentado no ano passado e volta a integrar a programação da Semana Santa da cidade
O evento foi realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção com o apoio da Prefeitura. Prestigiaram a encenação, moradores de Cabo Frio e de cidades vizinhas. O público pode se emocionar e refletir sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A Via Sacra é uma das tradições mais acarinhadas pelos católicos. Durante a dramatização pode-se perceber pessoas de várias faixas etárias atentas a cada cena do espetáculo. Apesar da tradição católica, o evento costuma ser visto por pessoas de outras religiões. É a união da fé para relembrar o ato de amor de Cristo pela humanidade.
O evento é realizado em Cabo Frio desde 1989, mas no ano passado não houve encenação. O organizador da Via Sacra, Valtenci Silveira, ficou feliz por poder retomar a tradição.
"Para nossa alegria, no início do mês de março, o Coordenador de Eventos, Saulo Mira, nos procurou, informando que o Prefeito Marquinho Mendes fazia questão da retomada do evento, para que não se perdesse uma tradição de quase 30 anos, que reúne não só a comunidade cristã de Cabo Frio, mas que vem contando, cada vez mais com a presença de turistas", ressaltou Valtenci .
A estrutura contou com quatro palcos, que serviram de cenário para apresentação de 54 atores e 20 figurantes. Por cerca de uma hora e meia foram encenadas a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
"Foi uma noite de muita celebração, uma obra de evangelização de massa que nos enche de orgulho, e, finalmente, a certeza de que a comunidade reconhece e prestigia o nosso modesto trabalho, para a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo", comemorou Valtenci.
_______________________
Secretaria de Esporte abre inscrições para o Torneio do Trabalhador
Evento terá jogos e sorteios de brindes; equipes podem se inscrever até quarta (19)
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio abriu inscrições para o Torneio do Trabalhador, que será realizado com a participação de equipes das Secretarias e respectivas Coordenadorias da Prefeitura. O evento será no dia 1º de maio, segunda-feira, a partir das 9h, no estádio Correão, com partidas de futebol e premiação para as melhores equipes e os torcedores mais animados da arquibancada. 
Para inscrever a equipe basta ir à sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que fica no Ginásio Alfredo Barreto, na rua Henrique Terra, s/nº. 
"Mesmo em um momento ainda complicado que vivemos na cidade, estamos conseguindo fazer essa competição, que é tradicional no esporte local, para marcar o Dia do Trabalhador. Tenho certeza que será um sucesso", comentou o Secretario José Antonio Odilon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si