Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA - 21/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Escola Arlete Rosa Castanho é referência na educação de deficientes auditivos
Unidade atende 55 alunos entre Educação Infantil e Ensino Médio 

Neste domingo (23) é celebrado o Dia Nacional de Educação de Surdos. A data foi criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular. Em Cabo Frio, a Escola Municipal Arlete Rosa Castanho é referência no ensino dos deficientes auditivos em toda a Região dos Lagos.
A escola atende 55 alunos com deficiência em diversos níveis, inclusive em casos de surdez associada a outras deficiências, entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de atender alunos inseridos no ensino regular, através de salas de recursos, utilizadas para atendimentos em contraturnos. 
A Escola divide seu atendimento em três turnos, sendo o 1º turno formado por adolescentes de 12 aos 17 anos, o 2º turno por crianças de um aos 12 anos e o 3º por jovens e adultos. A equipe de funcionários é composta por profissionais com e sem deficiência. Todos dominam a comunicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 
De acordo com a direção da unidade, o maior desafio na aprendizagem dos alunos é a aquisição da Libras, pois o surdo, geralmente tem maior convivência com pessoas sem a deficiência. O português,  idioma representativo da comunidade, é aprendida como segunda língua.
“A língua de sinais é a condição central de integração social para o surdo. Primeiro pretende-se que o surdo adquira, o quanto antes, sua linguagem "natural", a de Libras, possibilitando assim, a ampliação de suas interações sociais e sua maior penetração no universo cultural”, disse a diretora da escola, Cláudia Simões.
Para o aluno Samuel, do 3º do Ensino Fundamental, a escola dá um exemplo de respeito às diferenças. "Gosto muito da escola porque os professores nos ensinam a nossa língua, a Libras. Todos os funcionários também sabem a língua de sinais. Nós, alunos surdos, nos sentimos respeitados", disse Samuel Ferreira Mendonça.
Cláudia reitera que a escola exerce um papel que vai além da aprendizagem intelectual.
“Além de favorecer o aprendizado escolar do surdo, estimulamos a socialização do aluno, que conduz, por sua vez, sua maior integração na sociedade como um todo. Educar é também desvendar junto com nossos alunos o mundo em que vivemos”, concluiu Cláudia.
A Escola Arlete Rosa Castanho funciona na Rua Mario Quintanilha, no bairro Vila Nova. O ano letivo de 2017 inicia nesta segunda-feira (24). As matrículas iniciais e por transferência podem ser feitas na própria unidade.
Hotéis e pousadas de Cabo Frio registram 90% de ocupação no feriado de Tiradentes
Secretaria de Turismo espera uma média de 110 mil visitantes de sexta-feira (21) até domingo (23)

Os hotéis e pousadas de Cabo Frio registram uma ocupação de cerca de 90% neste feriadão de Tiradentes, superando a expectativa inicial que era de 80% de lotação, de acordo com o Cabo Frio Convention Boreau. A Secretaria de Turismo espera uma média de 110 mil visitantes de sexta-feira (21) até domingo (23).
No feriado da última semana foi registrada uma ocupação de 97%. “O movimento está dentro do esperado para um segundo feriadão em sete dias. A expectativa era essa mesmo, uma lotação um pouco mais baixa que a do feriado de Semana Santa”, disse Maria Inês de Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau.
Ainda segundo Maria Inês, os trabalhos agora se concentram para o próximo feriado, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, na semana que vem. “Agora estamos trabalhando o feriadão da próxima semana. A expectativa é de 80% de ocupação por ser um terceiro feriadão seguido”, disse a presidente.
A secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, comemora o bom rendimento da cidade neste período de datas comemorativas. “Estamos trabalhando muito para manter um fluxo constante de turistas durante os feriados e fins de semana em Cabo Frio. Com isso a economia e comércio do município ganham um novo fôlego. Nossas belezas naturais e os patrimônios culturais estão voltando a fazer parte do roteiro turístico nacional e internacional", concluiu a secretária.
_________________________
Terceira fase da pré-matrícula para o Ensino Médio on-line começa na próxima terça (25)
Poderá ser feita matrícula inicial ou por transferência para as vagas não ocupadas na fase anterior

A terceira fase da pré-matrícula on-line para o Ensino Médio e Fases II e III do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino começa na próxima terça-feira (25), a partir das 9h e termina às 23h59min do dia 26 de abril. Nesse período poderá ser feita matrícula inicial ou por transferência para as vagas não ocupadas na fase anterior.
A efetivação do requerimento de matrícula, para todos os candidatos inseridos na terceira fase, será nos dias 28 de abril e 2 de maio, nas unidades escolares, mediante requerimento assinado pelo responsável do aluno ou pelo próprio, se maior de idade.
Na unidade escolar deverão ser apresentados os seguintes documentos: duas fotografias tamanho 3X4, fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 anos; fotocópia da carteira de identidade, se maior de 18 anos; fotocópia do comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista, se maior de 18 anos e até 45 anos, se do sexo masculino; histórico escolar ou protocolo de transferência; fotocópia do comprovante de residência; fotocópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH e fotocópia do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso.
Encerradas as fases de pré-matrículas na internet e de efetivação de matrículas nas escolas, ainda existindo vagas remanescentes, estas serão disponibilizadas para oferta à comunidade, nas unidades escolares, a partir do dia 3 de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si