Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA - 27/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Largo São Benedito recebe “Jazz pede Passagem”
Apresentação acontece no bairro que dá nome ao evento, no próximo sábado (6), a partir das 16h


Mais uma vez o tradicional bairro Passagem será o ponto de encontro de boa música com o evento “Jazz pede Passagem”. A apresentação acontece no próximo sábado, dia 06 de maio, a partir das 16h, e conta com a participação de atrações que marcaram presença nas últimas edições do Festival de Jazz de Rio das Ostras.
Todos os shows acontecem no Largo São Benedito e a abertura do encontro fica por conta do saxofonista cabista Kkadio, que apresentará o melhor do jazz, do blues e da bossa nova do bairro histórico. A programação inclui três atrações. Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, os artistas Big Washington e Stephan se apresentam a partir das 20h no palco montado em frente à igreja de São Benedito.
Às 23h é a vez de Little Big Band. Ainda entre as atrações, a cantora cabo-friense Juliana Gorito, que participou da última edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo. "Jazz pede Passagem" tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo, através da Coordenadoria de Eventos.
______________________
Mutirão de limpeza na Ilha do Japonês reúne praticantes de esportes aquáticos de Cabo Frio
Evento acontece nesta segunda (01), Dia do Trabalhador, com premiação para equipes
Uma ação de conscientização ambiental vai movimentar o feriado do Dia do Trabalhador com uma competição de limpeza entre os praticantes de esportes aquáticos de Cabo Frio. O evento que acontece na Ilha do Japonês é organizado pela Secretaria de Turismo e tem como objetivo recolher e conscientizar os visitantes quanto ao despejo do lixo e micro lixo no local.
O evento conta com o apoio da Associação de Canoas Havaianas de Cabo Frio e de praticantes de vela e stand up paddle. Todas as bases, escolinhas e clubes estão convidadas para esse mutirão de limpeza. Cada base poderá inscrever equipes de seis integrantes (três homens e três mulheres - idade livre). As equipes que recolherem o maior volume/peso de lixo receberão brindes das empresas parceiras do evento.
As inscrições seguem até sexta-feira (28) na sede da Secretaria de Turismo, localizada no Terminal de Transatlânticos. As dez primeiras bases de canoa havaiana do município que fizerem inscrição e comparecerem ao evento ganharão 01 (uma) inscrição individual inteiramente grátis para o Aloha Spirit - etapa Cabo Frio! 
A atividade faz parte do conjunto de ações que estão sendo tomadas para manter o ordenamento da Ilha do Japonês, considerada uma da praias mais bonitas da cidade, e tem apoio também da Comsercaf, Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, por meio da Guarda Marítima e Ambiental, além Condutores Ambientais do Parque Estadual da Costa do Sol. 
O ponto de encontro das canoas participantes será no Terminal de Transatlânticos às 8h da manhã com retorno às 17h. O Terminal de Transatlântico está localizado na Av. Nossa Senhora da Assunção, 15 - Passagem, Cabo Frio.
______________________
Esporte divulga times e tabela do Torneio do Trabalhador
Evento será na próxima segunda (01) no Estádio Correão

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já está com tudo pronto para o Torneio do Trabalhador, que será realizado na próxima segunda-feira (01), no Estádio Correão. Ao todo, 12 Secretarias e Coordenadorias da Prefeitura se inscreveram na competição. O período de inscrição já foi encerrado. 
A disputa será entre as seguintes equipes: Comsercaf, Fazenda/Administração, Guarda Municipal, Obras/Semas, Cogesp, Educação, Pavilhão, Semel, Saúde (Jardim Esperança), Turismo/Guarda Marítima, terceirizados e Câmara Municipal. As partidas começam às 9h.
O primeiro jogo do dia será entre Pavilhão x Fazenda/Administração. Logo após, Comsercaf x terceirizados. Em seguida, Saúde (Jardim Esperança) x Guarda Municipal; Educação x Turismo/Guarda Marítima; Obras/Semas x Cogesp e Semel x Câmara Municipal. Os jogos serão eliminatórios. Quem vence avança de fase até a final, enquanto quem perde está automaticamente eliminado.
Os dois primeiros colocados receberão troféus e medalhas como premiação, assim como o melhor goleiro e também artilheiro. O secretario de Esportes de Cabo Frio, José Antonio Odilon, comemorou a importância da realização do evento.
"Mesmo com todas as dificuldades que o município está passando, ainda conseguimos organizar uma competição que sempre foi tradicional do funcionalismo público, o Dia do Trabalhador, no Correão. Estamos muito felizes por isso e acredito que vai ser um sucesso, como sempre foi", afirmou o secretário.
_____________________
Ciência e Tecnologia avalia implantação do projeto “Cidade Digital”
Jacaré, Grande Jardim Esperança e Tamoios serão o primeiros a receber a iniciativa

A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação analisa proposta de implantação do projeto “Cidade Digital”, que pretende dinamizar a interatividade entre o poder público e a população. Um dos objetivos é fazer com que o cidadão tenha acesso às plataformas online da Prefeitura como as da Secretaria da Fazenda e, futuramente, da Saúde e da Educação. Jacaré, Grande Jardim Esperança e Tamoios deverão ser os primeiros a receber a iniciativa.
Além de modernizar a estrutura pública de serviços digitais, o projeto prevê a redução de custos com material informativo e mão de obra, além da oferta de novos serviços como acompanhamento de vida escolar de estudantes; oferta de atividades culturais, esportivas, entre outras; cadastro de empregos e serviços e auxílio para estruturação de novos empreendimentos.
“Consideramos de fundamental relevância oferecer condições para que o cidadão tenha acesso à internet e que seja exigida, pela Prefeitura, as necessárias contrapartidas, especialmente as sociais e educacionais”, avaliou a diretora de Educação Tecnológica da Coordenadoria-Geral de Ciência e Tecnologia, Adriana Freire, acrescentando que a proposta está em fase de finalização, mas que medidas estão sendo adotadas para acelerar a implantação do projeto.
De acordo com coordenador-geral Alessandro Teixeira, além de a pasta estudar a proposta no que se refere à estrutura física para a implantação do projeto, é necessário analisar os aspectos legais, que devem ainda contemplar contrapartidas para a sociedade.
“Foi-nos apresentado um dos caminhos possíveis para que consigamos transformar Cabo Frio em uma Cidade Digital, que é um conceito que vai muito além da oferta de internet gratuita para os cidadãos. O projeto é abrangente e pode estar diretamente associado a programas que visem ao desenvolvimento socioeconômico do município. Desta forma, temos buscado estabelecer parcerias para instalação dos polos digitais.” afirmou Alessandro Teixeira.
Bairros foram escolhidos após análise das necessidades
De acordo com a Coordenadoria-Geral, uma análise apontou quais bairros precisam de atuação mais determinante do poder público. Assim, a implantação do polo digital no Jacaré, Grande Jardim Esperança e Tamoios ofertará cursos de qualificação na modalidade a distância; possibilidade de criação de um polo de inovação; investimento no cooperativismo social com o desenvolvimento de arranjos produtivos locais (ALPs), além de implantação de espaço para reforço escolar.
Segundo o coordenador, as contrapartidas do projeto abrangem aspectos sociais, educacionais e ambientais. As primeiras estão no âmbito da participação da comunidade local nas ações propostas, as educacionais se referem ao acompanhamento da frequência e do rendimento escolar por parte dos familiares dos alunos, enquanto as contrapartidas ambientais estão relacionadas aos cuidados com a limpeza e organização do bairro que perpassa a questão educacional.

Objetivos da “Cidade Digital”

*Disponibilizar aos moradores dos bairros um conjunto de serviços inteligentes que melhorem o nível de desenvolvimento humano, econômico e cultural da comunidade tanto de forma individual quanto coletiva;
*Promover a aproximação destes locais, de forma a ampliar oportunidades e acesso à cultura, esporte, lazer e qualificações profissionais ofertadas no centro da cidade;
*Auxiliar o acompanhamento da vida escolar dos estudantes menores de idade, observando a frequência e o rendimento escolar dos mesmos, como uma das condições à inserção, participação e permanência no projeto;
*Estabelecer parceria com a Secretaria de Fazenda a fim de acompanhar o processo de quitação de IPTU dos imóveis existentes nos bairros atendidos, como condição à inserção, participação e permanência no projeto.
Placas de publicidade sem licença são recolhidas em Tamoios
Objetivo é coibir a poluição visual no distrito
Um choque de ordem foi realizado nesta quinta-feira (27) na área urbana de Tamoios para coibir a poluição visual no distrito. A Coordenadoria de Ordem Pública e as Superintendências de Postura e Mobilidade Urbana realizaram a retirada de placas de publicidade sem licença, instaladas em canteiros, postes e calçadas.
A previsão é que a ação continue nesta sexta-feira (28). A operação também notificou os responsáveis por veículos abandonados nas baias de estacionamento do distrito. Caso não haja a retirada por conta dos proprietários, os automóveis serão rebocados pela Guarda Municipal.
“Esta operação é importante porque a poluição visual é muito negativa para o distrito. Estamos limpando os bairros e acostumando as pessoas com o novo ordenamento”, disse o coordenador de Ordem Pública em Tamoios, Luís Carlos Carnaval.
Os comerciantes que desejam adquirir o licenciamento para placas publicitárias em Tamoios devem procurar a Coordenadoria de Ordem Pública no Centro Administrativo, que funciona no Shopping UnaPark, em Unamar.
_____________________
Secretaria de Agricultura revitaliza estrada do Araçá, em Tamoios
Via dá acesso às áreas rurais de Cabo Frio
A Secretaria de Agricultura está realizando a limpeza da Estrada do Araçá que dá acesso às áreas rurais de Cabo Frio. A equipe está revitalizando a via do início da Fazenda Campos Novos, seguindo pelas localidades do Angelim, Pacheco, Agrisa e Araçá. A ação não tem previsão de término.
A estrada estava com buracos e sujeira acumulada. O local estava sendo usado como depósito de lixo. A equipe se deparou ao longo da via com sofás velhos e pneus. Também foram encontrados vários enxames de abelhas, que imediatamente foram levados para a Fazenda Campos Novos.
Um caminhão e máquinas estão auxiliando a equipe, composta de cinco funcionários da Secretaria de Agricultura, na execução dos serviços.
“Essa estrada é a principal via de escoamento da parte agrícola de Cabo Frio. Porém pedimos paciência aos agricultores e moradores do local. O prefeito Marquinho Mendes não esqueceu da zona rural e o trabalho é intenso. Foram quatro anos de abandono da gestão passada”, disse o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves.
______________________
Secretaria de Desenvolvimento realiza operação no Parque Mico Leão Dourado
Demolições, retirada de cercamento e flagrante de ferro-velho reuniram agentes de diversas coordenadorias da Pasta e de outros órgãos
Agentes das Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em conjunto com a Comsercaf e Batalhão Florestal, estiveram, na manhã da quarta-feira (26), na área do Parque do Mico Leão Dourado, Gleba 6, do Centro Hípico, dando continuidade à operação que tem por finalidade identificar e combater irregularidades que estejam colocando em risco o equilíbrio ambiental. Após a perícia realizada nas construções flagradas na semana passada, foi realizada nesta quarta-feira a demolição de duas casas, um muro e uma cerca feita com pallets. O proprietário foi notificado e multado.

REFORÇO

Em ação de repressão realizada também em Tamoios, em áreas da APA Federal da Bacia do Rio São João, agentes da Delegacia especializada do Meio Ambiente, em apoio a agentes do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade – juntaram-se aos agentes da Prefeitura e ampliaram as ações, chegando até as margens do Rio Gargoá, onde foi flagrado
novo cercamento ilegal, com retirada da mata ciliar. No local, foi identificada, também uma obstrução irregular do Rio Gargoá para que fosse construída uma continuação da Rua das Lebres sobre o leito do rio, e realizada a retirada de muros e construções na área de mangue. Também foi flagrado um ferro-velho e o seu proprietário notificado para que faça a retirada das carcaças. A Polícia Civil será acionada para verificar a procedência do material encontrado no local.
Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, essas ações são um reflexo do esforço conjunto que o município vem fazendo para eliminar os crimes ambientais na região de Tamoios: “esses são apenas os resultados iniciais. Nossas coordenadorias estão trabalhando, fazendo levantamentos e até se utilizando de imagens aéreas para identificar esses locais em que o meio ambiente está sendo degradado. As pessoas que vêm cometendo esses atos podem ter certeza de que estão sendo monitoradas e todas as providências legais cabíveis serão tomadas”, finalizou.
______________________
Colaboradores da Assistência Social participam do “Capacita Suas”
Objetivo é treinar assistentes no curso “Capacitação em Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema Único de Assistência Social”
Colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social participam do curso “Capacitação em Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. O treinamento faz parte do projeto de extensão “A UFRJ no Capacita Suas: uma proposta de qualificação de técnicos e docentes”, vinculado à Escola de Serviço Social. O treinamento vai até esta sexta-feira (28).
Colaboradores dos Departamentos de Proteção Social Básica e de Proteção Especial, além do Conselho Municipal de Assistência Social de Cabo Frio fazem o curso, que acontece em Araruama. Também participam representantes de Búzios, Arraial do Cabo, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Cachoeira de Macacu, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Iguaba.
O Programa Nacional de Capacitação do SUAS – Capacita SUAS foi instituído em 2012 e faz parte da Política Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social. O objetivo é oferecer educação permanente para os operadores do Sistema. 

Calendário de cursos para todo o Estado do Rio

A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos credenciou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para a promoção de cursos de capacitação para 2.250 operadores do Sistema Único de Assistência Social do Estado do Rio.
Nesta etapa serão capacitados 340 gestores e técnicos em 49 municípios com objetivo de realizar estudos e diagnósticos para subsidiar a elaboração dos Planos Municipais. A proposta é para atuação dentro do estado, especialmente na área da vigilância socioassistencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J