CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA - 05/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Sede da Unidade de Policiamento Ambiental será inaugurada nesta sexta
Instalações da Upam devolvem segurança ao Dormitório das Garças

Está confirmada para a próxima sexta-feira (7), às 9h30, a inauguração da sede da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) em Cabo Frio, no Dormitório das Garças. O parque, que estava abandonado e foi palco de crimes e depredações, passou por uma série de reparos desde início do atual governo para a instalação da unidade.
A inauguração conta com a presença do prefeito Marquinho Mendes, do coordenador de Meio de Ambiente, Eduardo Pimenta, além de autoridades estaduais, da Upam e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Representantes dos municípios de abrangência do Parque Estadual Costa do Sol também foram convidados.
“A presença da Upam vai trazer muita segurança ao local que esteve abandonado nos últimos anos e assim, devolver a visitação e demais atividades desenvolvidas no parque. Muito já se foi feito e agora vamos trabalhar para recuperar totalmente a estrutura da área”, disse Eduardo Pimenta.
A instalação da Upam irá atender toda a Região dos Lagos, principalmente os municípios abrangidos pelo Parque Estadual da Costa do Sol. A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio, a Polícia Militar e o Inea.
As UPAMs têm como objetivo combater crimes ambientais como invasões em áreas de preservação permanente (APP), caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito na unidade, que protege áreas de costões rochosos, restinga, mangue e vegetação de Mata Atlântica.

Dormitório das Garças

O Dormitório das Garças foi a primeira unidade de conservação ambiental municipal de Cabo Frio e foi planejado para ser um centro de difusão de técnicas de preservação e de consciência ecológica.
Com um dos mais belos e frágeis biomas do país o Dormitório das Garças possui uma área de 215 mil m² e abriga uma população de cerca de 1.400 garças brancas, colhereiros (visitantes sazonais) além de mais 39 espécies de aves.
_____________________
Reunião discute sobre revitalização da Fazenda Campos Novos e criação do Espaço Charles Darwin
Encontro no auditório da Prefeitura reuniu membros do governo municipal, vereadores e representantes da UFRJ e outras entidades

Uma reunião nesta quarta-feira (5) discutiu sobre a revitalização da histórica Fazenda Campos Novos e a criação do Espaço Charles Darwin no local. O encontro, convocado pela secretária municipal de Educação, Laura Barreto, contou com a presença de membros do governo municipal, vereadores, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras entidades.
Durante a reunião, coordenada pelas representantes da UFRJ e Casa da Ciência, Fátima Mansur e Kátia Brito, discutiu-se a geodiversidade, o patrimônio geológico, ambiental, cultural, pré-histórico e histórico da área e importância da criação do Parque Agroecológico, transformando a Fazenda na sede geral do Geoparque Costões e Lagunas.
Esta visita é um marco para a ciência nacional e o projeto Caminhos de Darwin propõe um roteiro turístico-científico, cujo principal objetivo é proporcionar o resgate da importância do Brasil na história da ciência mundial.
A proposta do Espaço Charles Darwin envolverá as áreas de meio ambiente, ciência, cultura, turismo, economia e geração de trabalho e renda, dentre outros, alcançando estudantes, professores, comunidade e visitantes.
Para dar início à parceria entre a UFRJ, poder público, IPHAN e demais atores, na próxima sexta-feira (7), Lau Torquato, do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na região dos lagos, acompanhado pelo Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Gonçalves, fará uma visita técnica à Fazenda para identificar a melhor e mais adequada área para implantação de uma tenda climatizada que dará início ao Projeto em Cabo Frio.
Após a visita técnica, será elaborado um cronograma de ações envolvendo todos os representantes das instituições que também assinarão um Termo de Parceria definindo as responsabilidades de cada setor.
A aprovação para desenvolvimento do projeto, com garantia de auxílio financeiro através da Chamada MCTI/CNP q/SECIS N.º85/2013 – Apoio à criação e ao desenvolvimento de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia, foi conquistada pela Casa da Ciência/UFRJ.
Participaram do encontro representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Liga Desportiva Amadora das Comunidades Quilombolas, do IPHAN, IFF e direção da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista participaram, na manhã desta quarta-feira (05), de reunião promovida pela Secretaria de Educação com equipe da UFRJ/Casa da Ciência.

Sobre a Fazenda Campos Novos

A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasil, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em novembro de 2011 o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no Distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 - todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.
Em 1832 a Fazenda recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano.
Fotos: Nilo Franco / Secretaria de Educação
Cabo Frio será sede do campeonato Aloha Spirit Festival
Maior festival de esportes aquáticos da América Latina acontece em junho; inscrições estão abertas

Cabo Frio será palco da segunda etapa do campeonato Aloha Spirit Festival, o maior festival de esportes aquáticos da América Latina. A competição vai acontecer entre os dias 2 e 4 de junho, no canto da Praia do Forte, com apoio da Prefeitura. Os interessados já podem fazer as inscrições no site do evento.
Ao todo, oito modalidades serão disputadas, sendo elas: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman, natação water relay. As competições de canoa havaiana abrem a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de 2017 da modalidade.
De acordo com a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, o evento deve atrair mais de 1,5 mil pessoas para a cidade entre atletas profissionais e amadores de todo o Brasil.
"O Aloha Spirit Festival recoloca Cabo Frio no mapa do esporte náutico e do turismo esportivo. Atletas de diversas modalidades estarão na cidade para competir, desfrutar das nossas belezas naturais e dos serviços do nosso trade turístico, aquecendo a nossa economia. O Aloha é mais um importante passo da Secretaria de Turismo e do governo Marquinho Mendes na recuperação da credibilidade do turismo de Cabo Frio", afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.
Além das competições, o evento também traz shows musicais com o “Aloha Sunset” e exibição de filmes com o “Festival Aloha Spirit de Cinema”, que exibirá uma homenagem ao atleta cabo-friense Jonas Letieri, que perdeu os dois braços após uma descarga elétrica e hoje é um dos principais nomes do stand up paddle no Brasil e no mundo. A mostra também conta com a produção “Expedição ao Fim do Mundo” que relata a aventura do carioca Felipe Caire ao contornar o Cabo Horn, o ponto mais austral da América do Sul.
As inscrições devem ser feitas no site www.alohaspirit.com.br. As taxas de inscrição custam a partir de R$ 150. No site também é possível acessar toda a programação e regulamento do evento.
Largo Santo Antônio recebe obras de revitalização
São realizadas limpeza geral e poda da vegetação

O Largo Santo Antônio, local de grande movimentação no Centro da cidade, está recebendo obras de revitalização. Estão sendo realizadas limpeza geral, poda na vegetação e serviços de capina e roçado. A ação conta com cerca de 20 funcionários da Coordenadoria de Serviços Públicos. A previsão é que os reparos terminem nesta quarta-feira (05).
O largo será palco da tradicional encenação da Via Sacra, uma das atividades da programação da Semana Santa, que tem o apoio da Prefeitura. O espetáculo será na sexta-feira (14), às 20h. “Estamos deixando o espaço arrumado para o evento. Cabo Frio merece locais com boa estrutura para poder manter as tradições”, disse o coordenador de Serviço Público, Carlos Augusto Gonçalves.
Nesta semana, a Praça do Jardim Esperança também recebeu manutenção com serviços de poda da vegetação, limpeza em geral, pintura e capina.
Já receberam esses serviços as Praças do Tangará; do Romário, na Ogiva; Lian Pontes de Carvalho, no Portinho; da Cidadania, no Centro; da Gamboa; e do Largo São Benedito, na Passagem.
_______________________
Prefeitura fecha convênio com a Estácio para transformar Centro de Reabilitação em clínica-escola
Local passará por reformas após ter ficado abandonado por quatro anos

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Cabo Frio e a Universidade Estácio de Sá irá transformar o Centro Municipal de Reabilitação em uma clínica-escola. Para isso, a Prefeitura vai fazer uma reforma no local, que está com as instalações degradadas após ter ficado abandonado por 4 anos. A obra está orçada em R$ 220 mil e o processo de contratação de uma empresa para realizar o serviço já foi iniciado. A previsão é de que o local possa funcionar a partir do segundo semestre deste ano.
O convênio foi assinado nesta quarta-feira (5) no gabinete do prefeito Marquinho Mendes. Além do prefeito estavam presentes o diretor do campus Cabo Frio da Estácio, Nirlei Barros, e o assessor de projetos do campus, Paulo Cotias. Pelo convênio, a Prefeitura fica responsável por fornecer a estrutura de trabalho e a Estácio irá fornecer os profissionais para o atendimento. Os pacientes serão atendidos por professores da universidade e por universitários supervisionados pelos professores. Para o prefeito Marquinho Mendes, o convênio irá possibilitar um atendimento de qualidade aos moradores da cidade.
"Colocar o Centro de Reabilitação em funcionamento é uma necessidade da população. Estamos muito satisfeitos com esse convênio firmado com a Estácio, que será uma grande parceira neste projeto. Daremos início em breve à reforma do local, já que o Centro de Reabilitação ficou abandonado nos últimos quatro anos. Assim que a reforma estiver concluída o Centro de Reabilitação irá funcionar de forma plena", disse Marquinho no encontro.
Segundo o diretor do campus Cabo Frio da Estácio, Nirlei Barros, a parceria irá proporcionar que os alunos estejam em uma estrutura com situações reais de trabalho, o que favorece o aprendizado.
"Atualmente temos a nossa clínica-escola funcionando nas dependências da universidade, realizando atendimento aberto à população de Cabo Frio gratuitamente. No entanto, a partir deste convênio vamos transferir a clínica-escola para o Centro de Reabilitação, que é um local com excelentes instalações. Desta forma os alunos estarão inseridos em um ambiente de trabalho com alta demanda e bastante propício para o aprendizado. Serão cerca de 60 pessoas atuando no local entre alunos e professores", contou Nirlei Barros.
Secretaria de Agricultura inicia plantio em horta na Fazenda Campos Novos
Objetivo é fomentar a produção rural e agricultura familiar

A Secretaria de Agricultura iniciou nesta semana o plantio de uma área da Fazenda Campos Novos, no Segundo Distrito de Cabo Frio. A preparação do solo começou no início de fevereiro mas, por causa da estiagem, o plantio só foi possível graças à chuva que caiu sobre a cidade no final de março.
Hortaliças são vegetais que incluem as verduras e os legumes, cultivados na horta, sejam em grande ou pequena escala. Na Fazenda foi disponibilizada uma área de 14 mil metros quadrados para o cultivo de batata doce, feijão, milho e aipim. Outras mudas estão sendo preparadas para o plantio, como quiabo e couve.
Apesar de a plantação ocorrer no mesmo período, o tempo de colheita vária de acordo com o tipo de muda. A batata doce, por exemplo, são seis meses, aipim oito meses, milho e feijão quatro meses e as hortaliças daqui uns 70 dias. A Secretaria de Agricultura está preparando um viveiro de mudas e sementes.
"Uma parte da colheita vai para o consumo da Fazenda Campos Novos e a outra vai para os produtores rurais. Muitos deles estão parados por falta de condições financeiras e apoio técnico. Queremos incentivar os produtores rurais para que a agricultura familiar volte a ter a importância que merece", informou o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves.