Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA - 06/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Seleção Americana vence Cabo Frio no Futebol Feminino
Partida amistosa aconteceu no estádio Correão
Foi realizado nesta quarta-feira (05) o amistoso internacional entre Seleção de Cabo Frio e a dos Estados Unidos, pelo futebol feminino. A partida foi disputada no estádio Correão e terminou com vitória das americanas por 3 a 1. Larissa marcou o gol das cabofrienses.
A Seleção norte-americana está em excursão no país e ficaram seis dias em Cabo Frio, entre treinos e jogos. A delegação veio com cerca de 40 integrantes, sendo atletas, comissão técnica, dirigentes e familiares. As americanas ainda jogarão contra o Duque de Caxias e Flamengo antes de retornarem ao seu país.
A partida foi importante para a Seleção de Cabo Frio que está se preparando para jogar o Campeonato Estadual, no segundo semestre. Antes disso, as cabofrienses disputarão a Taça Cidade de Nova Iguaçu, no final do mês. Esse torneio é famoso no futebol feminino, pois foi onde a Martha, da Seleção Brasileira, foi revelada.
Presente no amistoso, o secretário de Esportes de Cabo Frio, José Antonio Odilon ressaltou a importância do evento para a cidade.
"Estou feliz por Cabo Frio poder receber novamente eventos e amistosos internacionais como esse. Estamos trabalhando muito para que o nosso esporte volte a ser referência como sempre foi. Um jogão de bola, as meninas das duas Seleções estão de parabéns pelo que apresentaram em campo", concluiu.

FOTO: Giba Malta
__________________
Programa Estadual de Transplantes oferece curso para profissionais da Saúde de Cabo Frio
Capacitação vai abordar procedimento da doação de órgãos no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil
Nessa sexta-feira (7), às 13h, no auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, profissionais da Saúde vão receber um curso básico do Programa Estadual de Transplantes (PET).
O treinamento é gratuito e tem o objetivo de informar esses profissionais sobre como é o procedimento da doação de órgãos no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Serão abordados conhecimentos legais, éticos e técnicos do diagnóstico de morte encefálica, além de avaliação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes. Nesse dia serão ministradas quatro aulas teóricas.
Para o subsecretário de Saúde, Luis Carlos, a captação de órgãos é umas das ações mais importantes no processo do transplante. "Sem órgão não há o transplante; e quando existe uma instituição que se dedica a esta ação, o resultado é dar às famílias um novo começo com seu ente querido, como foi na última captação realizada no nosso município. Foram seis órgãos e tecidos ósseos doados, dando vida a muitas pessoas”. 
Luis Carlos também destaca a importância de capacitar a equipe envolvida no processo. “Ficamos muito orgulhosos de toda equipe que se esmerou para as captações realizadas e este treinamento veio para nos qualificar para outros procedimentos”, acrescentou.
O PET, criado pela Secretaria de Estado de Saúde e lançado em 2010, tem como finalidade captar órgãos e tecidos para a realização de transplantes, além de conscientizar e promover esse ideal. O Programa Estadual de Transplantes também acolhe as famílias doadoras e fornece as informações indispensáveis para estas tomarem as decisões.
Profissionais da área de Saúde de municípios vizinhos como Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Búzios foram convidados para o curso.
____________________
Educação informa que há vagas para EJA
Pré-matrícula deve ser realizada entre 11 e 13 de abril no portal da Prefeitura

Os interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão fazer a pré-matrícula on-line no site oficial da Prefeitura de Cabo Frio (www.cabofrio.rj.gov.br), durante os dias 11, 12 e 13 de abril, para turmas das fases II e III.
EJA é o nome da modalidade de ensino do antigo supletivo, direcionada para pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental (antigo 1º grau) ou o Ensino Médio (antigo 2º grau). No município de Cabo Frio, ela funcionará em polos e será oferecida nas Escolas Municipais Professor Edilson Duarte (Jardim Caiçara), Vereador Leaquim Schuindt (Jardim Esperança), Edith Castro e no Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp (Segundo Distrito).
Estas unidades escolares oferecerão a modalidade nas fases iniciais e finais do Ensino Fundamental. As fases do Ensino Médio serão gradualmente extintas, seguindo orientação do Ministério Público.
_____________________
Cantor Leandro Machado faz show neste sábado no Charitas
Artista cabo-friense faz apresentação autoral em estilo intimista e acústico
A Casa de Cultura José de Dome – Charitas recebe neste sábado (8) a apresentação do cantor cabo-friense Leandro Machado. O show, de caráter autoral, é um misto de música e poesia em estilo intimista e acústico com voz, violão e teclado. O concerto inicia às 20h. A entrada é gratuita. 
O show “Música e Poesia” traz composições que falam de amor, paz e justiça social. O evento também conta com participações especiais de músicos locais convidados.
O Charitas segue com várias atrações culturais neste mês de abril. A programação conta com apresentação musical, lançamento de livro e palestra sobre gestão cultural. O museu está localizado na Avenida Assunção, 855, no Centro.
____________________
Parceria entre Prefeitura, TCE-RJ e Ferlagos oferece cursos gratuitos para os servidores 
Inscrições estão abertas; treinamentos serão ministrados pelo TCE/RJ
Cabo Frio será sede do projeto ECG Presente - Educação Itinerante do TCE-RJ, que promove cursos gratuitos de capacitação na área administrativa destinados a servidores públicos do interior do Rio. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio, o Tribunal de Contas do Estado e a faculdade Ferlagos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela internet.
Ao todo, serão oferecidos nove cursos sobre temas das áreas contábil e administrativa, com duração máxima de uma semana.  A carga horária varia de acordo com curso. Para cada um serão disponibilizadas 50 vagas. Todos os cursos serão ministrados na Ferlagos, no período de 24 de abril a 6 de outubro.
O público-alvo são os servidores de Cabo Frio, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá.
Os cursos oferecidos são:
Contabilidade Aplicada ao Setor Público- Conhecendo o MCASP- Procedimentos Contábeis Orçamentários Básico, nos dias 24, 25 e 27 de abril;
Contabilidade Aplicada ao Setor Público- Conhecendo o MCASP- Plano de Constas e Demonstrações Contábeis Básico, entre os dias 10 e 13 de julho;
Procedimentos Prévios aos Contratos Administrativos: licitação, atos de dispensa e inexigibilidade  de licitação, entre os dias 19 e 23 de junho;
Contratos Administrativos, Termos de Parceria e Convênios (A nova Lei 13.019/14), entre os dias 2 e 6 de outubro;
Elaboração de TR e formatação de preços, incluindo a planilha de custos da IN MPOG 02/2008, entre nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de maio;
Admissão no Serviço Público, no dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto;
Aposentadoria e Pensão, entre os dias 7 e 9 de agosto;
Prestação de contas, tomada de contas e tomada de contas especiais, entre os dias 21 e 25 de agosto;
Unidades de controle interno, nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de setembro;
Palestra final, no dia 6 de outubro.
“Os cursos são importantes para capacitação e qualificação do servidor, que vai refletir na qualidade de atendimento ao público. Com a realização dos cursos na nossa cidade, a Prefeitura ganha comodidade e economia, pois não precisa deslocar seus servidores para participarem de cursos no TCE, no Rio de Janeiro”, afirmou o controlador Silas Nunes.
Interessados devem se cadastrar no site www.ecg.tce.rj.gov.br para gerar o link de inscrição. No site também estão disponíveis informações de todos os cursos oferecidos.
___________________
Tamoios recebe atividades do Mês da Mulher neste sábado
Escola Municipal Nilo Batista sediará último dia de atividades da programação comemorativa
No próximo sábado (8), Tamoios vai receber o último dia de atividades em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação começou no dia 8 de março, com eventos realizados no Centro, no Jardim Esperança e no Segundo Distrito.
O encerramento será na Escola Agrícola Nilo Batista, das 8h às 17h. Entre as principais atividades programadas está a interação entre os quilombos de Cabo Frio: Botafogo, Preto Forro, Maria Joaquina, Maria Romana e Fazenda Espírito Santo.
De acordo com a coordenadora dos Direitos das Mulheres, Tereza Tenan, o evento tem como objetivo principal tornar visível a existência do serviço da Coordenadoria. “Nossa missão é dar esse retorno do atendimento à mulher vítima de violência com toda a equipe interdisciplinar, para que possamos avaliar a necessidade de cada local, de cada mulher, seja ela transexual, quilombola, rural ou urbana”, afirmou.
Entre as atividades que serão oferecidas estão: atendimento à mulher em situação de violência com equipe técnica; palestra para estudantes da Escola Agrícola Nilo Batista com o tema "Violência Doméstica" (palestrante: Ludmila Roque) e apresentação de peça teatral com o tema "Violência Doméstica", alunos da Escola Nilo Batista.
Diversas atividades culturais também estão incluídas na programação: apresentação de poesia; oficina de turbante; oficina dos CRAS; oficina de preparo de mudas e entrega; e confecção de boneca Abayomi.
O evento também contará com atração musical: o Grupo Tambores Urbanos anima a festa, na Oficina do CRAS. Um dos atrativos do dia será o espaço zen com terapia holística e massoterapia. As mulheres também receberão consultoria jurídica. Um espaço lúdico será disponibilizado para as crianças ficarem enquanto as mães participam das atividades.

Saúde da Mulher

Na área da Saúde da Mulher também terá atendimento. Serão disponibilizadas equipes para divulgar informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos, além de esclarecimentos do Programa Família Acolhedora.O Ônibus Lilás também irá marcar presença, com atendimento Jurídico/Psicossocial.
O objetivo da Coordenadoria da Mulher com esse projeto é coordenar, divulgar, articular, promover e executar ações para a defesa dos direitos das mulheres, a superação das desigualdades e eliminação da discriminação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J