Pular para o conteúdo principal

ALERTA DO CEPMAA - CABO FRIO: PODAS INADEQUADAS NAS ÁRVORES DOS PASSEIOS PÚBLICOS



ALERTA DO CEPMAA

por Charles Neves - O CEPMAA - Centro de Estudo e Pesquisa do Meio Ambiente Aquático - vem pedir ajuda aos verdadeiros ambientalistas da cidade de Cabo Frio para que possam sensibilizar os responsáveis do poder público em relação à questão das podas que são realizadas nas árvores dos passeios públicos. O CEPMAA esclarece que existe uma diferença muito grande em podar e assassinar um ser vivo. Podas a machado e facão, sem a presença de um técnico da área, têm levado muitas das nossas árvores à morte ou a agonizarem doentes em decorrência de poda irresponsável. Cada um desses cortes é uma passagem para cupins e fungos, sem dizer que muitas delas perdem o equilíbrio, pois são podadas somente de um lado, e basta uma chuva forte para que venham ao chão.
O CEPMAA é uma ONG Ambiental e não um adversário politico. Para nós não importa quem está no poder, e sim o Meio Ambiente.

Comentários

  1. Sobre as podas das árvores desta região,não só em Cabo Frio mais em outras cidades da
    região dos lagos é bem precária,este tipo de intervenção me parece mais uma mutilação
    do quê poda,Sou do RJ,e trabalhei nesta região por 12 anos com paisagismo e levantamentos florísticos e já era assim.Existe na região uma falta de mão de obra
    especializada.Penso quê pior quê as podas,é a infestação de árvores exótica nas margens do canal do Tajuru,quê por ter uma margem bem estreita logo sera tomada só por
    espécies exóticas tais como Amendoeira,Thespesia,Casuarina,Leucena,e Ipê de jardim.
    Ainda esta em tempo de erradicar as invasoras.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Tamoios, nos Loteamentos , estão fazendo a mesma coisa...estou com um documento assinado por alguns moradores também pedindo proteção para nossas árvores...

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde! Moro no Bairro Guarani, rua Duarte da Costa, esquina com Visconde de Cairú. Tem 3 arvores imensas na calçada, sendo que a do meio tem pelo menos 9 metros de altura, e esta toda inclinada para a rua, ameaçando cair em cima de carros, pedestres e a casa de um morador do outro lado da rua. Já estive fazendo reclamação na Secretaria de Meio Ambiente e ainda não obtive ajudas deles pra resolver o problema. Ainda no mês passado uma arvore caiu em cima da casa da minha cunhada em outro bairro da cidade. Estou preocupado, tenho medo que o pior aconteça quando começarem as chuvas e os ventos fortes. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019