ALERTA DO CEPMAA - CABO FRIO: PODAS INADEQUADAS NAS ÁRVORES DOS PASSEIOS PÚBLICOS

ALERTA DO CEPMAA

por Charles Neves - O CEPMAA - Centro de Estudo e Pesquisa do Meio Ambiente Aquático - vem pedir ajuda aos verdadeiros ambientalistas da cidade de Cabo Frio para que possam sensibilizar os responsáveis do poder público em relação à questão das podas que são realizadas nas árvores dos passeios públicos. O CEPMAA esclarece que existe uma diferença muito grande em podar e assassinar um ser vivo. Podas a machado e facão, sem a presença de um técnico da área, têm levado muitas das nossas árvores à morte ou a agonizarem doentes em decorrência de poda irresponsável. Cada um desses cortes é uma passagem para cupins e fungos, sem dizer que muitas delas perdem o equilíbrio, pois são podadas somente de um lado, e basta uma chuva forte para que venham ao chão.
O CEPMAA é uma ONG Ambiental e não um adversário politico. Para nós não importa quem está no poder, e sim o Meio Ambiente.

Comentários

1. Sobre as podas das árvores desta região,não só em Cabo Frio mais em outras cidades da
    região dos lagos é bem precária,este tipo de intervenção me parece mais uma mutilação
    do quê poda,Sou do RJ,e trabalhei nesta região por 12 anos com paisagismo e levantamentos florísticos e já era assim.Existe na região uma falta de mão de obra
    especializada.Penso quê pior quê as podas,é a infestação de árvores exótica nas margens do canal do Tajuru,quê por ter uma margem bem estreita logo sera tomada só por
    espécies exóticas tais como Amendoeira,Thespesia,Casuarina,Leucena,e Ipê de jardim.
    Ainda esta em tempo de erradicar as invasoras.

ResponderExcluir
  2. Aqui em Tamoios, nos Loteamentos , estão fazendo a mesma coisa...estou com um documento assinado por alguns moradores também pedindo proteção para nossas árvores...

ResponderExcluir
  3. Boa Tarde! Moro no Bairro Guarani, rua Duarte da Costa, esquina com Visconde de Cairú. Tem 3 arvores imensas na calçada, sendo que a do meio tem pelo menos 9 metros de altura, e esta toda inclinada para a rua, ameaçando cair em cima de carros, pedestres e a casa de um morador do outro lado da rua. Já estive fazendo reclamação na Secretaria de Meio Ambiente e ainda não obtive ajudas deles pra resolver o problema. Ainda no mês passado uma arvore caiu em cima da casa da minha cunhada em outro bairro da cidade. Estou preocupado, tenho medo que o pior aconteça quando começarem as chuvas e os ventos fortes. Por favor me ajudem.

ResponderExcluir

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J