Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DE NOSSA CIDADE

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Galeria de Artes Torres do Cabo é inaugurada no Shopping Park Lagos 
Exposição de abertura abriga 35 obras de artistas locais




A Secretaria Municipal de Cultura e o Shopping Park Lagos, em parceria, inauguraram a Galeria de Artes Torres do Cabo na noite desta quinta-feira (25). O local abriga exposição de artistas locais, com 35 quadros de 12 pintores que também exibem obras no Espaço Cultural Torres do Cabo, localizado na Praia do Forte.
A inauguração contou com a presença de diversos artistas; do superintendente do Shopping Park Lagos, Ricardo Rodrigues; do secretário de Cultura, Ricardo Machado; do secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco; do presidente do Ibascaf, Luiz Claudio Gama; do prefeito Marquinho Mendes e da primeira-dama Kamilla Mendes. O prefeito Marquinho Mendes destacou a importância da parceria público-privada e agradeceu ao Shopping Park Lagos pela iniciativa.  
"É um momento muito importante na reconstrução da cidade, precisamos buscar cada vez mais parcerias. Esse é um espaço que valoriza não apenas o artista, mas também o cidadão cabo-friense, que assim ganhou mais uma opção cultural", comemorou o prefeito.
A nova galeria abre ao público todos os dias durante o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h, e vai contar com artistas pintando in loco. A proposta da Secretaria de Cultura é futuramente estender a abrangência da galeria para outros tipos de atividades culturais.
O Espaço Cultural Torres do Cabo fica localizado na Rua Treze de Novembro, 51, no centro de Cabo Frio, e abriga cerca de 50 artistas entre pintores e artesãos. Ao todo 26 pintores irão se revezar a cada dois meses na exposição da Galeria no Park Lagos.
A galeria de Artes Torres do Cabo fica localizada na loja 125 do Shopping Park lagos na Avenida Henrique Terra, 1700 no Portinho.
_______________
13ª edição da Feira Forte acontece em junho
Evento retorna ao feriado de Corpus Christi e terá programação como cursos, seminários e lutas


Falta menos de um mês para a Feira Forte 2017, a maior feira de descontos da Região dos Lagos. A 13ª edição vai acontecer entre os dias 14 e 18 de junho, no Espaço de Eventos de Cabo Frio, localizado na Praia do Siqueira, e está recheada de novidades. As informações foram passadas pela organização na manhã desta sexta-feira (26) em uma coletiva de imprensa na sede da agência Mais Comunicação, no Centro.
Uma das novidades é o retorno da Feira Forte ao calendário de origem, o feriado de Corpus Christi. São esperadas cerca de 60 mil pessoas, durante os cinco dias. O evento é uma realização da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), organizado pela Mais Comunicação Corporativa e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.
A colaboração institucional do município será por meio da Superintendência de Proteção aos Animais, que irá montar uma feira de adoção, onde estarão disponíveis cerca de 30 cães; e a Coordenadoria de Meio ambiente que irá distribuir mudas de plantas com o objetivo de incentivar o reflorestamento. A estimativa é de que sejam entregues cerca de 250 mudas por dia, entre frutíferas e nativas.  
Com uma programação cheia de atividades para todos os gostos, a Feira Forte 2017 traz a comodidade de comprar os ingressos antecipados online (www.feirafortecabofrio.com.br) no valor de R$3 cada. O ticket de estacionamento também pode ser adquirido desta forma, no mesmo valor, sendo taxas separadas. A novidade é um facilitador para o consumidor que não precisa enfrentar filas e ainda pode concorrer aos sorteios. Até esta sexta-feira (26) cerca de 30 mil ingressos foram vendidos.
A Feira vai contar com 160 estandes de expositores que vão levar descontos de até 70%. A estrutura do evento já está sendo montada e terá o pavilhão principal, com cerca de 2400 m², e uma grande área externa onde estarão o estacionamento, a praça de alimentação, com os tradicionais quiosques e os trailers para Festival de Food Trucks e Food Bikes, o espaço automotivo de venda de carros usados e novos e o espaço náutico, que retorna nesta edição.
A novidade deste ano é o espaço Kids, com vários brinquedos e atividades para entreter as crianças enquanto os responsáveis visitam o evento. A Feira terá também um corredor cultural, com estandes de ONGs e outras instituições que estarão expondo os mais variados trabalhos manuais.
A organização também está preparando atrações como cursos, seminários, além de atividades físicas em parceria com uma academia da cidade (Fight Club) que irá oferecer ao público aulões de hip hop, zumba, treinamento funcional, aulas de boxe, Jiu Jitsu, circo acrobático, MMA, entre outras atividades para todas as faixas etárias. Outra novidade desta edição são as lutas de MMA que acontecerão no período noturno, ao todo serão 25. A competição contará com a participação de grandes atletas de renome nacional e internacional.
A previsão da organização de movimentar cerca de R$ 5 milhões este ano e gerar cerca de 450 empregos diretos. “A Feira Forte fortalece a economia local, porque gera oportunidade de negócios e emprego. Esta edição terá um diferencial porque volta para o calendário original e não tem eventos paralelos. No ano passado aconteceu em outubro e tinham cerca de quatro eventos acontecendo na região simultaneamente”, disse o presidente da Acia, Eduardo Rosa.
__________________
Vacinação contra a Influenza é prorrogada até 9 de junho 
Ministério da Saúde estende prazo devido à baixa procura nas unidades pelo país

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho pelo Ministério da Saúde. A medida se deve à baixa procura da população pelas doses da vacina nas unidades. A meta do governo federal é vacinar até 90% de cada grupo de risco. Em Cabo Frio, apenas 20.500 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas.
De acordo com a superintendente municipal em saúde, Lucy Pires, o público-alvo em Cabo Frio é de 40.911 pessoas. A responsável faz um apelo à população para que compareça às unidades e se protejam contra a influenza.
“A circulação do vírus da gripe nessa época do ano aumenta e a chance de as pessoas contraírem a doença é muito maior. Por isso a vacina é muito importante”, destacou a superintendente.
O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, mas que tenham prescrição médica.
É necessário ficar atento às restrições, já que pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda devem aguardar o término do tratamento. A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória que apresenta sintomas como febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.

Postos de vacinação

A vacina é encontrada no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga; Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; ESF’s Vila Nova,
Parque Burle, Guarani, Praia do Siqueira, Manoel Correa, Gamboa, Vila do Sol, Jacaré, Monte Alegre, Boca do Mato, Tangará, Samburá; UBS Itajuru e UBS/ESF Peró; PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS’s Angelim e Botafogo, PSF’s Pacheco/Araçá, São Jacinto, Nova Califórnia, Maria Joaquim.
____________________
Ciência e Tecnologia prepara fórum para criação da Empresa Júnior Municipal
Encontro, que terá participação da Rio Júnior e da Brasil Júnior, acontece em 24 de agosto como preparativo para implantação do Projeto Ignição em setembro


A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabo Frio prepara um fórum para fomento de empresas juniores na cidade. O evento acontece em 24 de agosto e terá a participação da Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (Rio Júnior) e da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Ambas são criadoras do Projeto Ignição, proposta nacional que começará pelo município e deverá ser implantada em setembro.
Os detalhes sobre o fórum em agosto foram discutidos na última quarta-feira, 24, numa webconferência entre a equipe da Coordenadoria-Geral, o presidente da Rio Júnior,  Vinicius Muniz Fernandes, e a diretora de expansão da empresa, Ailma Pereira. De acordo com representantes da Brasil Júnior, a empresa júnior municipal deverá ser a primeira do país.
"A reunião via hangout ratificou a parceria com a Rio Júniorr e com a Brasil Júnior e, mais que isso, a vontade de todos os envolvidos em promover o desenvolvimento do município através do empreendedorismo", afirmou a diretora de Ensino Profissional da Coordenadoria-Geral, Alice Moura.
A iniciativa do fórum é envolver os universitários, debater as questões sobre a criação de uma Empresa Júnior Municipal e servir de preparatório para posterior implantação do Projeto Ignição. A proposta pretende incentivar e alavancar o desenvolvimento de empresas juniores em diversos estados. O projeto foi desenvolvido pela Rio Júnior e Brasil Júnior a partir da intenção da Coordenadoria-Geral de implantar a empresa júnior municipal. Por conta desta parceria, Cabo Frio será a primeira cidade a receber o Projeto Ignição.
“Após essa reunião tive a convicção de que conseguiremos grandes resultados com essa parceria. É um enorme prazer juntar o propósito do movimento empresa júnior com a construção de novos horizontes para o empreendedorismo na cidade de Cabo Frio e acima de tudo poder contar com a iniciativa e o apoio da Prefeitura para tal”, comemorou a diretora de expansão da Rio Júnior, Ailma Pereira.
____________________
Forró Du Xamêgo anima a Praça da Bandeira neste sábado (27)
Evento é gratuito e tem o apoio da Prefeitura

A Praça da Bandeira, no bairro Passagem, recebe nesta sábado (27), o Forró Du Xamêgo. O evento comemora dois anos do projeto que reúne amantes do forró e leva música, diversão e lazer para as ruas da cidade. A apresentação, que é gratuita e tem o apoio da Prefeitura, começa a partir das 18h.
O show terá a participação dos músicos Fernando Cesar Bragado, Alexandre Bagam, João Paulo Amorim, Márcio Malagueta, Azul Casu, Leo Diolí, Ivo Vargas, Thays Sodré, Vinicius Brandão Carinhoso, Andre Bitto e Caio Vargas. O Forró Du Xamego tem apoio da Secretaria de Turismo através da Coordenadoria de Eventos,e das Coordenadorias de Serviços Públicos, Postura, Guarda Civil Municipal e da Comsercaf.
___________________
Coordenadoria de Planejamento alerta para compra de terras ilegais
Em Cabo Frio a maior incidência de casos ocorre em Tamoios, onde existem muitas áreas ambientais e locais em expansão
Um dos maiores sonhos do trabalhador é ter sua casa própria e, para isso, muitos passam a vida em busca desta conquista. Só que o sonho pode se tornar um pesadelo caso o comprador não se cerque de todos os cuidados na hora da compra. Preocupados com o alto índice de compra de terras ilegais, a equipe da Coordenadoria-Geral de Planejamento de Cabo Frio faz um alerta: o fundamental para o cidadão é ter acesso à informação.
"A primeira preocupação do comprador é saber se o imóvel está regular indo ao Cartório de Registro de Imóveis da cidade para saber se a área é registrada. No cartório do Primeiro Ofício estão os registros dos imóveis do Segundo Distrito. No Cartório do Segundo Ofício estão os registros dos imóveis do Primeiro Distrito - Cabo Frio. Após obter informação no cartório é que o cidadão deve procurar a Cogepla", ressalta a coordenadora Rosane Vargas. 
Segundo ela, o que está acontecendo no segundo distrito – área de maior incidência de venda de terras que não podem ser parceladas – é “muito grave, muita gente foi passada pra trás”. Rosane ressalta ainda que equipes estão localizando loteadores para, em primeiro lugar, orientar.
“Temos ido em vários lugares. O primeiro objetivo é orientar. Já fomos a dois loteamentos e embargamos. Se não parar a obra, multamos. Orientamos quem compra e quem faz o loteamento”, explica Rosane que salienta a lei federal 6766/79, que dispõe sobre o parcelamento de terras.
A coordenadoria está realizando um inventário de todos os processos de parcelamento do solo que tramitam no setor e realizando o levantamento dos loteamentos clandestinos no Segundo Distrito de Cabo Frio.
“Estamos cadastrando os loteamentos irregulares, passíveis de regularização. Até agora são 12. Mas tem também os clandestinos,  que não podem ser regularizados. Os clandestinos são mais complexos porque o loteador se esconde atrás de laranjas, por exemplo”, informa Rosane.
De acordo com a Lei 6766/79 “é vedado vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado”. A prática constitui crime contra a administração pública, passível de sanções, com reclusão de 1 a 5 anos.
A Coordenadora também indica que os interessados em compra terrenos consultem as Leis nº 108, 109 e 116, todas de 16 de novembro de 1979, que dispõem, respectivamente, sobre o parcelamento do solo; sobre o Código de Obras, discriminando e estabelecendo normas para as construções; e sobre a divisão territorial do município em áreas e zonas.

Parcelamento do solo

Gleba – É a área que ainda não foi objeto de arruamento ou loteamento.

Lote –  É o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos no plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe.

Loteamento – É a subdivisão de gleba em lotes, destina dos à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

Loteamento pendente de registro e ou aprovação – É o loteamento em processo de aprovação na Prefeitura Municipal e ainda não registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

Loteamento regular – É o loteamento devidamente aprovado pelo Poder Público e registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

Loteamento Irregular – É aquele que possui aprovação do Poder Público, registrado ou não, mas que o loteador não providenciou sua execução ou a execução se deu em desconformidade com o ato de aprovação ou as normas aplicáveis.

Loteamento Clandestino – É clandestino o loteamento quando não possui a aprovação do poder público e/ou o registro no Cartório de Registro de Imóveis competente, resultando inviabilizada a matrícula e individualização dos respectivos locais.

Desmembramento – É a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento de sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
Antes de comprar, é fundamental que o interessado na terra informe-se junto à prefeitura, na Coordenadoria Geral de Planejamento. O contato também pode ser feito através do email: cogepla@gmail.com. 
As leis referentes ao parcelamento do solo estão disponíveis no site: 
www.cabofrio.rj.gov.br  
Artistas e governo se unem para formar coletivo cultural de Tamoios
Representantes de diversos segmentos culturais compareceram ao encontro; próxima reunião acontece dia 7 de junho

A Secretaria de Cultura se reuniu com artistas de Tamoios na última quinta-feira, dia 25, no Centro Administrativo do segundo distrito, para tratar de ações para desenvolvimento da cultura local. Representantes da música, dança, capoeira, literatura, artes plásticas, artesanato, entre outros, participaram da primeira reunião. O próximo encontro está marcado para dia 7 de junho de 2017.
De acordo com a pasta, o ponto fundamental discutido no encontro foi dar início à reconstrução de um coletivo cultural em que os artistas pudessem concentrar a discussão de idéias, debates e reivindicações de “forma consistente” para que avanços da cultura local não sejam mais abandonados.
“A Secretaria não trabalha sozinha, ela busca parceria em tudo que realiza e com Tamoios não será diferente. Reconheceremos e incentivaremos as manifestações culturais de Tamoios assim como temos feito em toda a cidade. Avançamos no Centro, no Jardim Esperança e agora é a vez de Tamoios”, afirmou o supervisor da Secretaria de Cultura, Carlos Ernesto.
___________________
Profissionais da área da saúde de Tamoios recebem capacitação 
Evento é uma extensão da Semana de Enfermagem que começou na semana passada

Melhorar o desempenho profissional por meio da capacitação. Esse é o objetivo do encontro entre os profissionais da área da saúde do Distrito de Tamoios que aconteceu na quarta-feira (24) no auditório do Hospital Municipal de Tamoios. O evento é uma extensão da Semana de Enfermagem e reuniu cerca de 100 profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do hospital local.
Na parte da manhã os funcionários participaram de palestras e oficinas e à tarde realizam uma confraternização. A coordenadora do Programa da Saúde do Trabalhador do Município de Cabo Frio, Cristiane Falque, palestrou sobre acidente de trabalho; o enfermeiro do trabalho responsável pelo Cerest-BL, Gilvan Senna, e a terapeuta ocupacional, Fabiana Godoy, falaram sobre a prevenção de acidente com material perfuro cortante; e o doutor em enfermagem Sérgio Porto fechou as palestras com o assunto segurança do paciente.
De acordo com o gerente da equipe de enfermagem da UPA, Adriano Gomes Gonçalves, a intenção é sempre promover a capacitação da equipe. “Nosso foco é ver um maior desempenho profissional e por isso a ideia é trazer um tema por mês para que consigamos desenvolver melhorias. Ter a oportunidade de confraternizar é trazer unidade entre os profissionais”, afirmou o gerente.
 A técnica de enfermagem do Hospital de Tamoios, Marly Gonçalves do Nascimento, falou sobre a importância do evento. “A iniciativa dessa capacitação traz segurança e respaldo para os profissionais da saúde já que os nossos conhecimentos são renovados”, ressaltou.
Estiveram presentes no evento a vice-prefeita, Rute Schuindt, e a Coordenadora- Geral de Enfermagem, Beatriz Cavalcanti Trindade Marins.

SOBRE A SEMANA DE ENFERMAGEM

A Semana de Enfermagem aconteceu de 16 a 18 de maio e foi organizada pela direção técnica e de Enfermagem da UPA do Parque Burle. O evento inicialmente foi direcionado aos profissionais da unidade, mas esta semana se estendeu aos profissionais de Tamoios. A programação teve como tema “Humanizando o cuidado”, com o objetivo de proporcionar capacitação e aperfeiçoamento das ações junto ao paciente.
____________________
Segunda edição do Circuito Night Run Lagos será em Cabo Frio
Inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo site do evento
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Circuito Night Run, que acontece no dia 1º de julho, na orla da Praia do Forte. A corrida noturna de rua 2017 terá premiação em dinheiro e sorteio de brindes para os atletas. A largada está marcada para às 20h e as provas serão de 5 km e 10 km. A programação ainda inclui aula de alongamento e massagem para os inscritos. O evento é organizado pela G2 Esportes com o apoio institucional da Prefeitura de Cabo Frio.
Os atletas podem se inscrever no site www.g2esportes.com ou no Shopping Park Lagos, das 16h às 22h, até 28 de junho. A inscrição custa R$ 85 (oitenta e cinco reais) no primeiro lote. Na confirmação da inscrição é obrigatório apresentação dos documentos originais de identidade. O atleta receberá um numeral, que deverá ser usado durante a prova. A idade mínima para inscrição é 16 anos. As categorias masculina e feminina serão divididas por faixa etária de 5 em 5 anos. Todos os inscritos receberão medalha personalizada de participação ao completarem a prova.
"O Night Run Lagos é muito interessante e veio para abrilhantar nosso calendário de corridas anual. Cada vez mais nossa cidade tem apoiado esse tipo de evento, pois esse esporte tem crescido bastante e tem sido muito importante para os participantes. A Secretaria de Esporte tem dado todo o suporte e espero que tudo saia dentro do planejado e seja um sucesso", afirmou o secretário de Esportes, José Antônio Odilon.
Os atletas receberão um kit distribuído que inclui camisa personalizada de manga com tecido tecnológico utilizado em atividades físicas, bolsa personalizada, numeração de peito e chip de monitoramento. Os kits deverão ser retirados no Shopping Park Lagos no dia 30 de junho, 16h às 22h, e do dia 01 de julho, de 10h às 18h. 
Os três primeiros colocados na classificação geral vão receber troféus e premiação em dinheiro: R$ 300 para o primeiro colocado; R$200 para o segundo; e R$100 para o terceiro.
O evento terá três pontos de hidratação: tenda de apoio com frutas e isotônicos; tenda para primeiros socorros, guarda-volumes, banheiros químicos, aula de alongamento; e uma equipe fazendo massagem relaxante nos atletas após a corrida.

Outras etapas do Circuito Night Run Lagos 

A primeira etapa aconteceu na cidade de Arraial do Cabo, no dia 01 de abril e segunda vai acontecer em Cabo Frio. A terceira será em agosto, no município de saquarema, e a última em Búzios no mês de novembro.

Serviço

2º Circuito Night Run Lagos – etapa Cabo Frio

Data: 01/07
Horário: 18h
Largada: às 20h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte, Cabo Frio
Chegada: Praça da Cidadania, Praia do Forte, Cabo Frio

Inscrições: pelo site www.g2esportes.com ou no Shopping Park Lagos, na Avenida Henrique Terra, loja 60, Novo Portinho, Cabo Frio, das 16h às 22h.

Retirada do kit: Shopping Park Lagos: dia 30/06 sexta feira 16h às 22h; dia 01/07 sábado das 10h às 18h.
__________________
Mart realiza feira agroecológica neste sábado (27)
Evento acontece das 15h às 19h nos jardins dos museus

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) realiza neste sábado (27) a 17ª edição da Feira Agroecológica. Serão expostos diversos produtos de agricultores familiares da Região dos Lagos, que estarão à venda a preços populares. A feira estará aberta das 15h às 19h nos jardins dos museus.
Além das tradicionais hortaliças, a feira também oferece doces, quitutes, ovos caipira, queijos artesanais, caldos e cerveja artesanal. O grupo musical "Quilombando Griot"  anima o evento com batuque e danças afrodescendentes.
O museu está localizado no Largo de Santo Antonio, s/nº, no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. O local funciona de terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14 às 18h.
__________________
Blitz educativa “Maio Amarelo” distribui material informativo no trânsito
Equipes atuam em pontos estratégicos nesta quinta (25)
Agentes da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio deram início nesta quinta-feira (25) ao movimento “Maio Amarelo”, proposta educativa que pretende reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. As equipes distribuíram material informativo nos semáforos da Praça Porto Rocha, da Rua Jonas Garcia (canal) e rotatória da Praia do Forte, na altura da Praça das Águas. Na próxima semana, a ação acontece em Tamoios.
De acordo com o Diretor de Ensino e Capacitação da Guarda Municipal, Emmanoel Mattos, nesta sexta (26), a equipe estará nos mesmos locais a partir das 8h. Segundo ele, o "Maio Amarelo" é uma oportunidade para conscientizar os usuários das vias públicas sobre os perigos do trânsito. A iniciativa, popular em muitos países, teve a cor do movimento escolhida estrategicamente devido às cores do semáforo em todo o mundo, no qual o amarelo simboliza “atenção pela vida”.
“Todas as ações do movimento são para melhorar o diálogo entre administração pública e sociedade. É importante que os motoristas e pedestres se conscientizem de sua parcela de responsabilidade para um trânsito mais seguro”, ressaltou.

Objetivo do "Maio Amarelo"

O movimento é resultado de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Com o tema em discussão, a ideia é, efetivamente, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas.
O "Maio Amarelo" estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata, ao suicídio e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Vale ressaltar que o "Maio Amarelo", como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação e não uma campanha. Ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro
_____________________
Cras firmam parcerias com escolas municipais
Equipes visitam unidades escolares para informar sobre os serviços da Assistência Social

Equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) visitam escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio para informar a comunidade escolar sobre os serviços oferecidos pelas unidades assistenciais. O objetivo é aproximar o atendimento das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Neste sábado (27), a equipe do Cras Central participará da reunião de pais da Escola Municipal Domingos Gouvea para explicar sobre o Cadúnico, além de informar sobre os serviços do Centro de Referência. A ideia é levar a informação para todas as escolas da área de abrangência.
No mesmo dia, o Cras Botafogo participará do “dia da família” na Escola Municipal João Evangelista dos Santos quando, além de divulgar os serviços, serão apresentadas oficinas de dança, capoeira e também de feltro. Na ocasião, os usuários terão a oportunidade de fazer as peças e levarem para casa.
De acordo com Lívia Teixeira, coordenadora do Cras Jardim Esperança, na última quarta-feira (24), a equipe esteve na Escola Municipal Patrícia Azevedo para tirar dúvidas de alunos sobre as atividades dos Cras e também orientá-los a informar os pais sobre os serviços, direcionados às crianças e aos adultos. Através da parceria firmada junto à direção da escola, o Cras participará de alguns eventos e dos ciclos de palestras que serão agendadas abordando temáticas relacionadas ao bullying, violência e sexualidade.

Unidades e serviços da Assistência Social

Atualmente, Cabo Frio conta com oito Cras localizados nos bairros Manoel Corrêa, Jacaré, Praia do Siqueira, Monte Alegre, Jardim Esperança, Botafogo, Tamoios e Centro, além de um Posto de Atendimento em Maria Joaquina. As unidades oferecem serviços importantes à comunidade, através do Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Dentro destes programas há ainda Atendimento Psicossocial, com assistentes sociais e psicólogos; atendimento domiciliar para pessoas com deficiência e idosos; Programa Bolsa Família; palestras, atividades culturais e eventos; oficinas de inclusão produtiva (com a finalidade de promover o acesso ao mundo do trabalho e geralmente voltadas para o público a partir de 18 anos), artesanato com feltro, jornal, cerâmica, customização e bordado, silkscreen, bijuterias com escamas de peixe, culinária para festas, panificação, corte e escovação de cabelos.
Os Cras oferecem ainda oficinas socioeducativas como brinquedoteca (dos 3 aos 6 anos), ballet, canto coral, hip hop, danças urbanas, instrumentos de percussão, flauta, violão, dança de salão e práticas desportivas como capoeira, natação, hidroginástica, futebol e alongamento.
De acordo com a direção, ainda há vagas para a maior parte das oficinas e as inscrições estão disponíveis em cada Cras. Alguns destes cursos são itinerantes e têm duração de três a seis meses. As escolas interessadas podem fazer contato com as unidades para realização de palestras e participação em eventos, com demonstração do trabalho realizado nas oficinas.
_________________
2ª Mostra Rosarte segue com pinturas, fotografias e 'Suseiki'
Exposição vai até o dia 31 no Charitas
Ainda dá tempo de apreciar a 2ª Mostra Rosarte “Entre o céu e a terra - Santas Mulheres e Cabo Frio”. A exposição, que segue na Casa de Cultura José de Dome – Charitas até a próxima quinta-feira (31), reúne 17 pinturas de diversos artistas locais, fotografias de Evangelos Pagalidis e peças de “Suseiki” de Marcelo Martins.
A mostra é promovida pela Associação das Amigas da Mama com o objetivo de conscientizar as pessoas de que o câncer não precisa ser um estigma de condenação e, sim, o começo de um novo movimento na vida das pessoas portadoras da doença.
Além disso, o Charitas recebe nesta sexta-feira (26) até domingo (27) a Exposição de Orquídeas 2017, organizada pela Orquídeas Marinho e com apoio da Secretaria de Cultura. O objetivo da mostra é exibir uma diversidade de espécies e divulgar informações sobre o cultivo das plantas.
A Casa de Cultura também conta com o acervo de exposições permanentes de José de Dome, Tiita Machado e Jean Guillaume, além de escultura de Mudinho e Chico Tabibuia, totalizando 29 obras de artes. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J