Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO: NOTÍCIAS DO DIA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Secretaria de Fazenda e Controladoria-Geral convocam população para audiência pública
Audiência é para prestação de contas referentes aos quatro últimos meses de 2016 e aos quatro primeiros de 2017








A Secretaria de Fazenda e a Controladoria-Geral do Município convocam a população para uma audiência pública, na qual será apresentado o relatório resumido da execução orçamentária referente ao terceiro quadrimestre do ano de 2016 e ao primeiro quadrimestre do ano de 2017 do município.
A audiência será realizada na próxima quarta-feira (31), às 15h, no plenário da Câmara Municipal e tem como objetivo a prestação de contas dos referidos períodos, tanto para a Câmara de Vereadores quanto para a sociedade civil. A audiência é em cumprimento da Lei Complementar 101/2000, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o Secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, é importante que a sociedade acompanhe a audiência.
“Essa audiência de prestação de contas é para informar a população sobre como é gasto o dinheiro público. Estamos seguindo uma determinação federal, que visa dar mais transparência na gestão pública”, destaca ele. 
A Câmara de Vereadores fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção nº 760, Centro.
__________________
Estrutura do Aloha Spirit começa a ser montada na Praia do Forte
Maior festival de esportes aquáticos da América Latina começa na próxima sexta
A estrutura do Aloha Spirit começou a ser montada na manhã desta segunda-feira (29). O maior festival de esportes aquáticos da América Latina começa na próxima sexta-feira (2) e vai até domingo (4) na Praia do Forte. O evento tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo.
De acordo com a organização do evento, cerca de 1.500 atletas já fizeram as inscrições para o festival. A expectativa da Secretaria de Turismo é que mais de três mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores, parentes dos atletas e organizadores, venham para Cabo Frio.
“O Aloha Spirit vai ajudar a divulgar as belezas naturais de Cabo Frio, consolidando a cidade como destino turístico e recolocando a cidade no mapa esportivo nacional, além de aquecer a economia e trazer recursos para a cidade”, disse a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker. 
O evento terá oito modalidades em disputa: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman e natação water relay.
Além das competições, haverá shows musicais com o “Aloha Sunset” e exibição de filmes com o “Festival Aloha Spirit de Cinema”, que exibirá uma homenagem ao atleta cabo-friense Jonas Letieri. Ele perdeu os dois braços após uma descarga elétrica e hoje é um dos principais nomes do stand up paddle no Brasil e no mundo. No site www.alohaspirit.com.br é possível acessar toda a programação e regulamento do evento.

Transmissão ao vivo
As provas de canoas havaianas categoria OC6, válidas pela primeira etapa do Brasileiro, serão transmitidas ao vivo por um telão de led instalado na arena da Praia do Forte, e também pela internet. As imagens serão captadas por drones e o público vai acompanhar da areia, em tempo real, o rali entre os competidores no mar.
A transmissão da prova está a cargo empresa especializada Time Cine. De acordo com João Castro, diretor do evento, a transmissão é a "cereja do bolo” da segunda etapa do festival. “O público vai acompanhar a disputa na água e saber a posição e o tempo de cada equipe ou competidor”, disse.

A disputa
A competição de canoa havaiana (Va’a) será válida para o Brasileiro da CBVAA. As provas terão largada e chegada no Canto do Forte. Os percursos de 15Km e 10Km irão percorrer a extensão da orla da Praia do Forte, com a mais longa raia chegando até a Ilha em frente à Praia do Pontal, já no trecho de Arraial do Cabo. As marcações para todas as modalidades serão sinalizadas com boias específicas.
As disputas de natação em águas abertas tiveram modificações em relação ao planejamento tradicional. A prova longa passou de 3,5 mil para 3 mil metros, atendendo a pedidos oficiais, e será realizada no sábado (3 de junho), após o stand up paddle. Já as provas de 1 mil e de 2 mil metros acontecem no domingo (4 de junho), bem como a de revezamento. A organização do evento informou ainda que estas mudanças já estavam previstas no cronograma, antes do início da abertura das inscrições.
O Stand Up Paddle terá provas de 1, 3, 6 e 9 Km e será disputado em um horário mais cedo que o habitual. A organização decidiu antecipar a modalidade para evitar os ventos fortes típicos do início da manhã. Além das competições por distâncias, na categoria adulto, haverá prova nas categorias Kids (500 metros) e Junior (1 km), todas com trajeto já definido. A prova de SUP técnico, que vale premiação em dinheiro, só será definida e explicada no dia da largada, pois os ventos e ondas é que vão determinar a posição das boias.
As provas de paddelboard e paddleboard adaptado serão realizadas juntamente com a prova de stand up paddle em longa distância, no sábado, com um percurso de 3 Km. As demais provas não terão grandes novidades, ainda segundo a organização.
Em caso de ressaca na Praia do Forte as provas do festival podem ser transferidas para o Canal do Itajuru  para garantir a segurança e a participação dos atletas.
__________________
Ginásio Poliesportivo de Tamoios abre inscrições para Kung Fu e Capoeira
Inscrições são gratuitas e há 50 vagas para cada modalidade

O Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios, está com inscrições abertas para mais duas modalidades esportivas: kung fu e capoeira. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio ginásio. As aulas terão início quando cada turma tiver pelo menos 6 alunos.
São 50 vagas por modalidade. Para se inscrever o interessado precisa ter no mínimo 7 anos. É necessário apresentar as cópias dos seguintes documentos: identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e, no caso dos menores de idade, identidade de um responsável. É imprescindível que o interessado apresente um atestado médico no ato da inscrição, independentemente da idade.
As aulas de kung fu serão ministradas às terças e quintas, das 8h às 9h, e das 14h às 15h. As aulas de capoeira serão às segundas das 8h às 9h e das 16h às 17h, e às sextas das 9h às 10h e das 15h às 16h.
Além do kung fu e da capoeira, o Ginásio Poliesportivo de Tamoios oferece atualmente outras modalidades: futsal, judô, jiu-jitsu, muay thay e treinamento funcional. Destas, só o jiu-jitsu está com turmas fechadas. As demais modalidades ainda podem receber novos alunos. Inscrições e informações sobre horários podem ser consultadas no próprio ginásio.
__________________
Alunos com deficiência da rede municipal receberão aulas de educação em saúde nesta terça-feira
Secretaria de Saúde irá conscientizar os alunos sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde irá realizar, nesta terça-feira (30), uma conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti com alunos da rede municipal de ensino que possuem deficiência auditiva e de fala. O evento “Todos pela Educação” será feito pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Sanitária na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho. 
De acordo com a superintendente de Vigilância Ambiental, Andreia Nogueira, tem sido feito um trabalho de prevenção e orientação contra o mosquito Aedes aegypti de 3 a 4 vezes na semana em várias escolas municipais. A partir de agora também serão realizadas ações inclusivas. 
"O objetivo é conscientizar e alertar alunos, professores e os próprios pais sobre o mosquito que é o transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya. Essa ação é inovadora e inclusiva~, e tem a finalidade de responsabilizar a todos, já que precisamos ter a consciência do bem comum e as crianças se sentem interessadas também”, disse Andreia.
Também estarão presentes a superintendente de Saúde Coletiva, Lucy Pires, e o superintendente de Vigilância Sanitária, Paulo Campos. O evento vai contar com dois intérpretes para a linguagem de libras.
__________________
Cabo Frio define áreas para estacionamento de ônibus de city tour
Medida quer coibir a prática, além de ordenar as vias públicas

Os ônibus que fazem city tour em Cabo Frio já têm locais definidos para estacionar, sem prejudicar o fluxo de veículos na cidade: a Morada do Samba e o estacionamento temporário no final da Av. Assunção, próximo à Secretaria de Turismo. Os pontos foram definidos em uma reunião entre a Coordenadoria-Geral de Operação do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Coserp) e os proprietários das empresas de ônibus e microônibus dos municípios vizinhos e que fazem transporte de turistas que chegam à cidade.
Na ocasião, a Coserp apresentou um projeto estabelecendo os dois espaços. Em relação à Avenida Assunção, o local foi selecionado porque os ônibus param neste ponto apenas no período em que os turistas estão em almoço no centro da cidade. Diante do alto fluxo de visitantes que diariamente chegam ao município através dos coletivos, o coordenador da Coserp, Léo Mendes, destacou a importância da medida para ordenar as vias públicas, garantir a visitação dos turistas e, ao mesmo tempo, fomentar a economia por meio destes passeios.
“Esses ônibus trazem um turismo diário para Cabo Frio. São visitantes que chegam na cidade e fazem o city tour, que é muito importante para a economia local. Não podemos deixar as coisas da forma que estavam. Temos que buscar soluções viáveis”, afirmou o coordenador, acrescentando que o decreto que regulamenta a circulação de veículos de turismo está em discussão com o trade e as Secretarias de Mobilidade Urbana e de Turismo para adequações.
Segundo ele, a Coserp vem intensificando a fiscalização nas ruas e a população pode denunciar estacionamentos irregulares destes veículos por meio do telefone 2643.6636. O Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) que fica localizado em frente ao Dormitório das Garças, na Av. Wilson Mendes.

Charitas sedia exposição fotográfica nesta segunda (29)
Mostra “O trabalhador” é promovida pelo curso 'Ser Instituto de Qualificação'
Os amantes da fotografia têm mais uma boa oportunidade de apreciar obras em Cabo Frio. A Casa de Cultura José Dome - Charitas - será sede nesta segunda-feira (29) da exposição de fotografias “O trabalhador”, promovida pelo curso Ser Instituto de Qualificação. A mostra começa às 17h e fica em cartaz somente hoje. 
A exposição é composta por 72 imagens captadas pelos alunos que documentaram o trabalho de um profissional em atividade, nas mais diversas áreas. Cada aluno registrou 12 fotografias e as mesmas servirão de atividade para avaliação final do Curso de Fotografia. 
“É um momento de extrema importância para os alunos, pois eles estarão apresentando e expondo os seus trabalhos ao público”, disse o professor do curso, Frederico Santa Rosa.
O evento é aberto ao público. A Casa de Cultura José Dome – Charitas, está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados domingos e feriados.

*Foto Ilustrativa: Frederico Santa Rosa
___________________
Secretaria de Obras finaliza manutenção da rede de esgoto em três bairros nesta segunda
Intervenções aconteceram no Largo Santo Antônio (Centro), nas Palmeiras e no Braga
A Secretaria de Obras finalizou nesta segunda-feira (29) uma série de reparos na manutenção da rede de esgoto em três bairros da cidade. As intervenções aconteceram no Largo Santo Antônio (Centro), no bairro Palmeiras e no Braga.
No Largo Santo Antônio foram realizadas recuperação da rede de drenagem com substituição de manilhas e recomposição do piso de travessa. No bairro Palmeiras foi realizada recuperação da pavimentação.
A secretaria também realizou limpeza mecânica de caixa de ralo em várias vias do Centro e do Braga. Foram beneficiadas as Avenidas do Contorno, Macário Lopes, Hilton Massa, Assunção, Vereador Antônio Ferreira dos Santos e Júlia Kubitschek, além das ruas Silva Jardim, Jonas Garcia, Itajuru.
Nesta segunda-feira (29) foi iniciada a desobstrução da rede na Rua Paraná, no Jardim Caiçara. A expectativa da secretaria é em atuar também nos bairros Manoel Corrêa e Guarani ainda durante esta semana.
___________________
Escola Municipal desenvolve projeto de conscientização ambiental
Atividade tem como lema "Reciclar é bom, mas reutilizar é melhor!"
Alunos, professores, direção e equipe técnica da Escola Municipal Professora Cláudia Muzio Freitas de Oliveira, localizada no bairro Jardim Esperança, desenvolveram o projeto “Reciclar é bom, mas reutilizar é melhor!”. O objetivo é trabalhar com atitudes e formação de valores, buscando sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e reutilização de embalagens.
Uma das questões mais discutidas e que serviu de embasamento para as ações foi a diminuição do acúmulo de lixo na unidade escolar, e as possibilidades para transformá-lo em outros objetos.
No sábado letivo do último dia 27 houve a abertura do projeto com a participação da comunidade e dos pais e responsáveis. Eles puderam prestigiar a exposição organizada pelos alunos, além de assistirem às apresentações e visitarem as salas de aula que foram decoradas com material reciclado, destacando temas relacionados ao meio ambiente.
"Os responsáveis pelos alunos demonstraram muita alegria e encantamento com o trabalho realizado", destacou a diretora da unidade escolar, professora Ana Cláudia Santana, que também ressaltou que a escola está com as portas abertas para receber a comunidade.
_________________
Projeto Futuro Guardião conclui primeiro módulo para a formação de jovens
Os jovens que passam pelo curso são preparados para ingressar na carreira militar
 
O Futuro Guardião, promovido pela Associação dos Veteranos Militares com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e da Guarda Civil Municipal, concluiu o primeiro módulo na formação de jovens patrulheiros. O objetivo é que de jovens de entre 8 e 17 anos sejam preparados para entrar na carreira militar.
Em 6 meses do curso eles tiveram o aprendizado básico. O curso oferece noções de primeiros socorros, de prevenção e combate a incêndios, de sobrevivência e resgate na selva e de preservação ambiental, além de práticas desportivas e auxílio na instrução escolar em geral.
O grupo tem cerca de 70 inscritos e se reúne na Colégio Estadual Miguel Couto, aos sábados, a partir das 8h. Neste último sábado (27), além da instrução do Programa de Prevenção às Drogas, eles receberam os certificados de conclusão desta etapa do curso.
Gustavo Lopes da Silva, conselheiro em dependência química que atua no projeto SOS Vida, vem ministrando aulas com vídeos e apostila sobre o assunto. Os patrulheiros também são orientados pela assistente social Edmilce Conceição, que atua na área de saúde mental no SOS Vida.
"Os jovens aprendem a disciplina por orientação dos instrutores e monitores, e à medida que progridem, passam a comandar pequenas equipes, manejar projetos, pensar de forma independente e desenvolver habilidades de liderança que usarão ao longo de suas trajetórias na vida adulta", explica Alexandre Vieira, idealizador do projeto Futuro Guardião e presidente da Associação dos Veteranos Militares.
__________________
Cultura promove Cinema no Charitas
Evento acontecerá às quintas a partir do dia 1º de junho

A Secretaria Municipal de Cultura promove, a partir do dia 1º junho, o projeto Cinema no Charitas. O evento acontecerá às quintas-feiras a partir das 19h. Serão exibidos gratuitamente filmes em formato de documentários com discussões ao término das sessões. Os temas para debate e filmes serão divulgados semanalmente. O projeto está sendo realizado em parceria com o cineasta Milton Alencar Junior.
De acordo com o subsecretário de Cultura, João Félix, o projeto quer contribuir para formação cultural dos estudantes: “O objetivo é trazer a camada estudantil para o debate através dos filmes que trazem temas que possam contribuir para a formação desse público”, afirma.
A Casa de Cultura José Dome – Charitas está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados domingos e feriados.
__________________
Guardas civis de quatro municípios participam de curso de Instrução para Agentes de Ronda Escolar
Guarda de São Gonçalo de segue até a próxima sexta (2)
As Guardas Civis dos municípios de Cabo Frio, Iguaba Grande, Saquarema e Arraial do Cabo recebem nesta semana o curso de Instrução para Agentes de Ronda Escolar.  A capacitação é ministrada pela equipe da Guarda civil de São Gonçalo e acontece até a próxima sexta-feira (2) na sede da Guarda Civil de Cabo Frio, de 9h às 17h.
O treinamento tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos guardas sobre educação para o trânsito para que, posteriormente, estejam capacitados para dar palestras à comunidade escolar sobre os perigos do trânsito e contribuir para a adoção de uma postura mais preventiva e segura. Participam da capacitação 30 agentes dos quatro municípios.
O curso também é voltado para instruções da atividade de ronda escolar. “É uma forma de coibir a criminalidade no ambiente escolar, dando mais segurança para alunos, educadores e pais, fazendo uma integração com a comunidade”, disse o coordenador de ordem pública, Ricardo Mello. 
O curso acontece no auditório da Guarda Civil de Cabo Frio, localizado na Rua Governador Valadares, no bairro São Cristóvão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J