Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO: NOTÍCIAS DO DIA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Pescador de Cabo Frio captura Tarpão, espécie incomum na região
Última vez que o peixe raro foi capturado na cidade foi em 1950

Um pescador de Cabo Frio realizou uma façanha nesta segunda-feira (29). Juarez José Rodrigues, mais conhecido como Juca, pescador artesanal antigo na cidade e morador da Passagem, pescou um raro peixe da espécie Tarpão (Megalops atlanticus) na Ponta do Carolina, próximo a Boca da Barra.
O peixe é de uma espécie costeira, encontrado em quase todo o litoral brasileiro, do norte do Espírito Santo até o Amapá. Mas a incidência dessa espécie no Estado do Rio de Janeiro é incomum, principalmente em Cabo Frio, como diz o Superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques:
“Esse é um peixe muito raro na nossa costa. Ele vive em cardume e deve ter se desgarrado. Aqui em Cabo Frio é muito difícil ele aparecer”, explicou o superintendente.
O pescador ficou surpreso quando viu que tinha fisgado um peixe tão raro, pois acreditava que nunca ia ver a espécie aqui na região.
"Eu levei um susto na hora. Nos meus 54 anos de vida como pescador eu nunca tinha pescado um Tarpão, e nunca tinha visto um. Eu estava pescando anchova, como é de costume. Aí veio essa surpresa na rede. Eu levei pra casa, limpei, e comi. Ele tem uma carne boa, parecida com a Tainha" - destaca ele.
De acordo com Eduardo Pimenta, Coordenador de Meio Ambiente, o Tarpão costumava ser visto com frequência nas águas quentes de Cabo Frio nas décadas entre de 1950 e 70, mas por conta da pesca predatória que vem sofrendo suas aparições se tornaram cada vez mais raras.
“O Tarpão era comum no passado mas atualmente não é mais. Os pescadores pegavam muito o Tarpão em Cabo Frio. Mas o peso e o tamanho desse exemplar pescado ontem estão abaixo do padrão, isso é reflexo da pesca predatória que ele vem sofrendo ao longo dos anos” – explica ele.

História

A última vez que foi registrada a aparição de um Tarpão em Cabo Frio foi na década de 1950. O pescador, piloto e mergulhador Álvaro Varanda Filho pescou um exemplar de aproximadamente 70 Kg. O registro foi feito através das lentes caprichosas do fotógrafo Wolney Teixeira, que possui registros históricos de Cabo Frio em seu acervo. Essa foto se encontra em exposição no Espaço Cultural do Forte São Mateus. Não há registro de nenhum outro pescador que tenha capturado um Tarpão depois disso.

O Tarpão

O Tarpão é popularmente conhecido como Pirapema, Camurupim ou Tarpon. Pode atingir em média 2,5 metros, e pode chegar a pesar 130 Kg. É um peixe pelágico, ou seja, vive geralmente em cardumes e nadam livremente pela coluna de água. O peixe apresenta os aspectos gerais de uma grande sardinha. Suas escamas são bem grandes e estão firmemente implantadas ao corpo. Possui uma coloração prateada com o dorso variando entre o cinza azulado.e o preto. Em águas escuras pode ficar dourado ou até marrom.
___________________
Projeto Praia Esporte encerra pré-inscrições
Candidatos vão receber confirmação da inscrição até domingo (4); quem não tiver a inscrição confirmada estará na lista de espera

Estão encerradas as pré-inscrições para o projeto Praia Esporte, que irá movimentar a orla da Praia do Forte a partir de junho com atividades esportivas gratuitas. Em menos de uma semana foram realizadas aproximadamente 80 inscrições presenciais e 177 por e-mail. A organização do projeto vai entrar em contato com os candidatos por e-mail para confirmar a inscrição até o próximo domingo (4). Quem não receber a confirmação, terá o nome automaticamente incluído na lista de espera.
“Inicialmente, o projeto vai começar com 60 vagas das turmas de segundas, quartas e sextas. Quem ficar na fila de espera será remanejado para as turmas de terças e quintas, que ainda serão abertas. A cada cinco faltas a organização vai considerar abandono e a vaga será substituída pelas pessoas que estão aguardando”, disse a professora de educação física Luana Totti, uma das coordenadoras do projeto.
A cerimônia de abertura do projeto será na próxima sexta-feira (2), a partir das 18h, na praia. Na ocasião haverá apresentações e campeonatos esportivos para demonstração. As atividades com os alunos irão começar na segunda-feira (5), a partir das 18h.
O projeto Praia Esporte irá oferecer prática de vôlei, futevôlei, beach tennis, treinamento funcional e alongamento, com a supervisão de profissionais de educação física. Para isso, uma estrutura será montada diariamente nas areias da praia, na altura da Avenida Nilo Peçanha.
As atividades serão de segunda a sexta, das 18h às 21h. Haverá turmas especiais para a melhor idade (acima de 55 anos). As práticas de vôlei, futevôlei e beach tennis serão abertas e sob demanda. Já o treinamento funcional e o alongamento serão em turmas de até 20 pessoas.
____________________
“Caminhos para Cidadania” acontece nesta quarta (31) em Cabo Frio
Capacitação para professores da rede municipal de ensino acontece nesta quarta (31) em dois horários 

O Programa “Caminhos para Cidadania” acontece nesta quarta-feira (31) na Escola Municipal Maestro Rui Capdeville, no bairro Guarani. A capacitação é voltada para professores da rede municipal de ensino e acontecerá em dois horários de 8h às 12h e de 13h às 17h, para atender a um maior número de profissionais. O treinamento teve início na última terça, dia 30.
O principal objetivo da capacitação é valorizar o papel do professor na formação de cidadãos. Os assuntos serão focados na segurança no trânsito, mobilidade urbana, preservação do meio ambiente e cidadania.
A temática do primeiro encontro será Educação no Trânsito, destinada aos professores do 4º ano. As oficinas para este público serão divididas em dois dias. Na quarta será a vez da temática Meio Ambiente, voltada para os docentes do 5º ano.
Pela proposta, ao longo do ano letivo a equipe do programa visita escolas da rede pública e oferecem encontros temáticos aos educadores, que posteriormente aplicam as atividades com os alunos. Os estudantes também têm acesso a atrações teatrais do projeto.
Coordenado pelo Instituto CCR, o Programa Caminhos da Cidadania conta com o apoio das Prefeituras de Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia (cidades já visitadas em 2017) e Cabo Frio (30/5 e 31/5).
___________________
Prefeitura anuncia revitalização do Boulevard Canal com eventos mensais
Objetivo é resgatar o agito no local, que tradicionalmente reúne turistas e moradores
Um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio, o Boulevard Canal, receberá uma série ações com o objetivo de resgatar o tradicional agito do local. Uma reunião realizada na noite de segunda-feira (29) entre a o prefeito Marquinho Mendes e empresários definiu que o espaço terá eventos mensais. O encontro contou ainda com a participação da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, e do coordenador de Eventos, Saulo Mira.
"Estamos trabalhando para resgatar o potencial de cada lugar da nossa cidade. Fizemos isso com a Passagem, lançando o polo gastronômico, e agora iremos fomentar também o Boulevard Canal. Nossa cidade voltou a ser bem cuidada e essas ações serão levadas para todos os lugares", afirmou o prefeito Marquinho Mendes.
Na reunião ficou acordado que a Prefeitura dará apoio estrutural e no ordenamento dos eventos. O objetivo é movimentar a economia do espaço, que conta com bares, restaurantes e casas noturnas. A proposta é que um evento seja realizado no segundo sábado de cada mês.
O próximo evento está previsto para o dia 12 de junho, quando é celebrado o dia dos namorados. Uma atração musical irá entreter os apaixonados. A programação está sendo preparada por uma comissão organizadora.
“Nosso objetivo é fazer o resgate dos pontos importantes da cidade para devolver lazer e entretenimento para os moradores e visitantes, e assim estimular a economia”, disse o coordenador de Evento, Saulo Mira.
Prefeitura convoca 230 candidatos aprovados no Concurso Público de 2009
Edital de convocação foi publicado no site oficial do município 

Após um acordo firmado entre o município de Cabo Frio e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), em 18 de maio deste ano, foi publicado nesta quarta-feira (31) no site oficial da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br) o edital 001/2017, de convocação de 230 candidatos aprovados no Concurso Público de 2009. A publicação também sairá na edição desta quinta-feira (1º) do Jornal Noticiário dos Lagos, que publica os atos oficiais do município.
Os convocados deverão comparecer no local e data determinados a fim de realizarem habilitação para o cargo e receberem encaminhamento para o exame admissional, como parte do processo seletivo do concurso. O não comparecimento do candidato ou a não apresentação dos documentos exigidos implicará em desclassificação.

Confira as etapas do procedimento:

01/06/2017 - Publicação do Edital no Jornal Noticiário dos Lagos

12/06/2017 a 14/06/2017 - Entrega de Documentos

10/07/2017 a 14/07/2017 - Entrega dos Exame Médicos e Exame Admissional

24/07/2017 a 25/07/2017 - Escolha da Lotação Provisória; Posse e Encaminhamento à Unidade Escolar

31/07/2017 - Início das Atividades Profissionais
_____________________
Cabo Frio sedia encontro entre gestores de cultura de cidades da região
Reunião debateu a realização de projetos em conjunto
O secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Machado, recebeu nesta terça-feira (30) gestores de cultura de Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia. A reunião foi na sede da Secretaria de Cultura de Cabo Frio, no Museu José de Dome, o Charitas. O encontro teve o objetivo de promover o intercâmbio entre os municípios da Região dos Lagos para compartilhar experiências e debater a realização de projetos em conjunto.
Entre as pautas discutidas estavam a criação de um calendário regional de eventos, o intercambio entre os artistas e produtores e a criação do Festival Regional de Dança. A ideia é que cada município promova um Festival Estudantil onde os melhores sejam selecionados para o regional. Ainda não há data definida para os eventos.
No encontro, Brian Uchôa representou o município de Arraial do Cabo, Mônica Werkhauser representou Búzios e Edlucia Marques representou São Pedro da Aldeia.
"Nós temos muito potencial e precisamos unir esses municípios para projetar nossa cultura para fora da região. Começamos com quatro municípios, mas pretendemos estender esse convite para os gestores de Saquarema, Araruama, Iguaba e Rio das Ostras", afirmou Ricardo Machado.
Após o encontro, os gestores foram ao Shopping Park lagos conhecer a nova galeria de artes Torres do Cabo. Ricardo Machado colocou alguns espaços culturais de Cabo Frio à disposição para que artistas de outros municípios possam expor suas obras. O próximo encontro está marcado para o dia 21 de junho.
____________________
Canil Municipal recebe doação de 150 Kg de ração
Donativos vão ajudar a manter a alimentação dos animais por uma semana
O Canil Municipal de Cabo Frio recebeu, nesta semana, uma doação muito importante. Cerca de 150 Kg de ração para cachorro foram doados pelo restaurante Cereall Gourmet.
O restaurante realizou, durante o mês de maio, diversas palestras voltadas para a área de gastronomia. A entrada para participar das palestras era 1 kg de ração para cachorro. Os donativos foram direcionados para os cães do Canil Municipal.
Segundo a superintendente de Proteção aos Animais, Carol Midori, ações como essa são de extrema importância para a manutenção do Canil:
“Agradecemos de coração à Monica Bull e à Iva Maria Carvalhaes pela ração arrecadada nas palestras realizadas pelo restaurante Cereall Gourmet. São ações como essa que nos ajudam, para que possamos continuar ajudando os nossos animais do Canil”, diz Carol.
A doação vai garantir a alimentação dos animais por 5 dias. O Canil Municipal atualmente abriga 80 cães, entre adultos e filhotes. Por dia são gastos 30 Kg de ração, em média. Por esse motivo, o Canil está de portas abertas para firmar parcerias como essa, que possam beneficiar os animais. A Superintendência de Proteção aos Animais pede à população que não abandone os animais do Canil.
___________________
Cultura firma parceria com Estácio de Sá para criar núcleo de estudos e pesquisas históricas
Núcleo será instalado no histórico prédio Solar dos Massas
Mais uma vez a Prefeitura de Cabo Frio vem dando mostras que deseja resgatar a história da cidade e promover a inclusão à cultura e aos estudos. A Secretaria de Cultura firmou nesta quarta-feira (31) uma parceria com a o curso de História da Universidade Estácio de Sá para criar um núcleo de estudos e pesquisas históricas que será instalado no Solar dos Massas.
O objetivo da parceria é proporcionar pesquisas, produção de conteúdo, exposições e conhecimento sobre a história da 7ª cidade mais antiga do Brasil.
Serão desenvolvidas diversas ações voltadas para educação histórica e patrimonial, que contarão com os professores e estudantes da graduação e pós-graduação de História da universidade. O núcleo de estudos contará também com uma exposição permanente chamada “Janelas da História”, na qual a riqueza cultural e histórica de Cabo Frio será colocada em evidência.
“A parceria vem para suprir uma demanda crescente na cidade que é desenvolver a história local. É fundamental ressaltar a história da cidade, que é belíssima. Com esse acordo vamos dar mais um passo para disseminar a riqueza cultural e histórica do município”, afirmou o secretário.
De acordo com o coordenador do curso de História da Estácio de Sá, Paulo Cotias, o convênio reverterá em benefícios para a população e para a cidade.
“Esse núcleo será uma extensão comunitária com a participação dos estudantes da rede pública e privada. A finalidade é promover um produto turístico, histórico e cultural para agregar valor ao município. O núcleo de estudos será um centro de produção científica e cultural que irá produzir inteligência histórica da cidade. Todo o material será revertido para a rede de ensino de Cabo Frio”, explicou ele.
Núcleo também tem por objetivo agregar valor permanente para Cabo Frio e promover a identidade do município, além de levar conhecimento para todos, principalmente para a rede de ensino, sem demandar um alto custo. O reitor da Universidade Estácio de Sá, Nirlei Barros, destaca a importância desse tipo de parceria, ainda mais com o atual momento econômico do país.
“Essa parceria público privada que vem sendo firmada com a Prefeitura é de grande valia para todos os lados em virtude do momento econômico do país. Essas parcerias que promovem benefícios sem custo elevado são uma saída para continuar promovendo o conhecimento e a cultura”, destaca ele.
Um diferencial do núcleo será a vista pelas janelas do Solar dos Massa, onde se consegue ter uma ampla visão da cidade. A previsão é que em até 3 meses o núcleo de estudos esteja em funcionamento
Outro projeto que será desenvolvido pela parceria é o ”Caminhos da História” que irá acontecer uma vez por mês. Será traçado um roteiro histórico que os estudantes percorrerão a pé visitando os principais pontos de interesse cultural no centro da cidade.

Solar dos Massa

O Conjunto Arquitetônico Solar dos Massas, localizado na Praça Dom Pedro II, foi construído em 1779 e é um típico sobrado do estilo colonial. Construído em pedra e cal, demonstrava o alto poder aquisitivo de seu então proprietário.
Na década de 50, Carlos da Conceição Massa adquire o sobrado e empreende uma obra de reestruturação. Após a morte dos seus co-proprietários, o prédio é apropriado pela Prefeitura, em 1994, tornando-o biblioteca. Em 2011, um decreto municipal tomba o edifício destacando o valor paisagístico, arquitetônico e histórico do imóvel.
O solar está no coração de Cabo Frio e testemunhou todo o crescimento comercial do município. O prédio é um dos últimos remanescentes da arquitetura civil colonial da cidade.
____________________
Emoção, expectativa e o sonho do pódio em casa
Atletas cabo-frienses, iniciantes e veteranos, revelem sensação de participar do Aloha Spirit no mar de Cabo Frio
Frio na barriga e a ansiedade são sentimentos comuns entre atletas, sejam iniciantes ou experientes. Soma-se a isso a expectativa de competir em casa, diante de amigos e familiares, em um dos maiores eventos de esportes aquáticos da América Latina: o Aloha Spirit, que acontece de sexta (02) a domingo (04) na Praia do Forte. Esse é o mix de sensações que definem os competidores Aparecida Mello, Dayone Rossi e o casal Américo Pinheiro e Lena Ribeiro, que não escondem o que têm em comum: que o pódio em casa é a busca de um sonho.
Para a iniciante Aparecida Mello, 41 anos, que pratica canoa havaiana há nove meses e vai competir pela primeira vez na categoria OC2, além de todos os sentimentos que competir num evento de grande porte traz, o Aloha representa uma chance ímpar de aprendizado e de crescimento. Ao lado da parceira Patrícia, ela acredita que a competição será um grande desafio para ambas e credita ao professor Bruno Dias Nunes, da Canoa Molokai, a participação no Aloha.
“Essa é a segunda competição que participo e a Patrícia é uma grande parceira que a canoa me trouxe. Estamos nos superando a cada dia e temos planos de continuar treinando. Participar do Aloha é uma grande oportunidade de superação e nunca imaginei chegar tão longe, termos a oportunidade de estar perto dos nossos ídolos. São exemplos! O Bruno é nosso grande incentivador e responsável por estarmos nesse desafio. Vamos abraçar essa chance. E ano que vem, se Deus quiser, conquistar o Aloha”, contou Cida, que no início deste mês participou de sua primeira competição, o Campeonato Estadual de Canoa Havaiana OC6, em Macaé, conquistando a sétima colocação entre 23 competidores, as próximas etapas acontecem em Niterói e Cabo Frio, respectivamente.
Se por um lado Cida e Patrícia descobrem uma nova janela de experiências com a canoa, de outro a experiência da multicampeã nacional e internacional Dayone Rossi é um ponto a seu favor. Conhecedora do ‘mar de casa’, a atleta da equipe Mana Brasil na categoria OC6 afirma que nada se compara ao prazer de competir e de buscar um título em casa. E a animação se justifica, já que o Aloha será válido como a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da categoria da Confederação Brasileira de VA’A (CBVAA).
“Competir em casa facilita e me dá prazer, já que remar onde treinamos é ótima opção, além de ser sensacional! Cabo Frio ainda tem o canal e o mar que nos faz ter duas raias de treino tão próximas e com condições tão diferentes. Então, a expectativa é a melhor possível por conta de ser no nosso mar. A minha equipe, Mana Brasil, tem títulos importantes, somos campeãs mundiais, mas o Brasileiro ser na sua casa, é maravilhoso! Nos dá empolgação”, revelou Dayone, que há quinze dias sagrou-se campeã brasileira master e vice-campeã brasileira Open no Campeonato Brasileiro Individual.

Adrenalina, títulos e amor ao esporte

Com cinco títulos brasileiros da categoria master de stand up race, sprint e maratona e também do próprio Aloha, Américo Pinheiro Jr, 44 anos, tem um motivo a mais para a adrenalina de competir em casa: além do amor ao esporte, a esposa Lena Ribeiro, atual campeã brasileira e maior representante do Brasil da categoria nas provas internacionais, também está na disputa por um pódio.
“Nessa edição do Aloha meu foco é a canoa OC6, onde participo junto com a equipe da Mana Brasil. Estou confiante na busca de uma vitória e até um pódio porque competir em casa é muito gratificante. Temos os amigos, a torcida, os familiares. Uma energia diferente. Além disso, ter um evento desse porte coloca toda a região em evidência, pois incentiva de forma competitiva e participativa à pratica esportiva. Estou muito feliz de um evento dessa grandeza ser realizado em Cabo Frio”, contou Lena, que já participou de várias edições do Aloha.
No entanto, este ano, não vai ter “briga” em casa para quem ficar em segundo lugar em seu segmento no stand up, já que Américo compete no Aloha na canoa OC1 e OC6 profissional e foi convidado pela organização do evento para ser o comentarista das provas de stand up. Para ele, conhecer a raia pode ser uma vantagem para os atletas cabo-frienses.
“Quando a gente faz um pódio em casa sempre é muito melhor. O local onde vai ser a prova é um lugar que conhecemos bastante, então vai ser muito interessante competir porque conhecemos os melhores caminhos. Além disso, ter o Aloha em casa vai deixar um bom legado porque pode ajudar a trazer mais adeptos ao esporte e quem sabe não apareçam mais grandes atletas”, avaliou o esportista.
Américo pode ser considerado um dos precursores da modalidade na Região dos Lagos. Acumula ainda na bagagem a terceira colocação na categoria master da Molokai Arrows, principal prova do mundo que acontece no Havaí, em percurso de 54 km em que apenas 300 atletas de todo o mundo são escolhidos para participar. O competidor figura ao lado de Lena, de Arraial do Cabo, e de Vinícious Martins, de Búzios, entre os maiores representantes da região no stand up nacional.

Comentários

  1. Bom dia, Parabens pelo blog. Desejo aqui saber se ha alguma tomada de atitude quanto à APA Bicho Preguiça/Mico Leao Douradp que vem sendo alvo de destruiçao, queimadas, invasoes, deposito de lixo, ou seja TODO tipo de depredaçao contra o meio ambiente e as pessoas, para nao dizer outra coisa, nao se importam. Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J