quinta-feira, 18 de maio de 2017

CABO FRIO - NOTÍCIAS DE NOSSA CIDADE

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Ilha do Japonês e Praia do Peró recebem lixeiras produzidas a partir de pneus usados
Prefeitura pretende instalar 100 lixeiras até as férias de julho

Uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Coordenadoria do Meio Ambiente está confeccionando lixeiras a partir de pneus usados. Até o momento 41 unidades já foram produzidas e, destas, 27 instaladas. A estimativa é que 100 peças sejam entregues até as férias de julho, quando aumenta o número de visitantes em Cabo Frio.
A Praia do Peró e a Ilha do Japonês já receberam algumas dessas lixeiras. Os pneus usados na ação são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf). Todos são armazenados em um depósito da equipe de limpeza localizado na Ogiva. Os mesmos são disponibilizados pela Coordenadoria do Meio Ambiente e as peças são produzidas pela Secretaria de Turismo. 
As lixeiras são furadas para não acumular água e contam com suporte de madeira de reflorestamento. Nelas há uma adaptação para restos de cigarros, que levam até cinco anos para se decompor no ambiente.
De acordo com a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, o objetivo da ação é trabalhar o turismo de forma sustentável.
“É muito importante buscar a consciência ecológica por meio da interpretação do ambiente e incentivar a conservação reutilizando pneus que deixam de ir para aterros ou lixões e se tornam um produto de extrema utilidade”, considerou a secretária.
O Coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, ressalta que a instalação das lixeiras traz uma série de benefícios: 
"Com esta iniciativa diminuímos os focos de Aedes Aegypti. A reciclagem desafoga a incidência do lixo e cria uma opção de preservar as áreas de proteção ambiental", finalizou o coordenador.
________________
Prefeitura anuncia reativação do Horto Municipal
Local recebeu limpeza, ordenamento das alamedas, além de iluminação e plantio de 750 mudas
Agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento deram os primeiros passos para a reativação do Horto Municipal de Cabo Frio. O local passou por uma operação de limpeza, devolvendo o desenho original das alamedas e reordenando os viveiros de mudas.
Os postes de iluminação foram reinstalados e o portão, que estava inutilizado, foi trocado, tornando o local novamente seguro. Além disso, 750 mudas, doadas pela iniciativa privada, começaram a receber os cuidados necessários, como poda e água na quantidade certa. Tudo isso para que o Horto possa voltar a cumprir sua função, que é abastecer a Prefeitura na reposição e replantio das áreas verdes e, eventualmente, doações para associações de moradores e para a população em geral.
Segundo o secretário do Desenvolvimento, Cláudio Bastos, o trabalho está só no início: “a nossa secretaria está criando as condições estruturais para que o Horto Municipal tenha condições de cumprir o seu papel. A troca do portão e a recuperação da cerca garantem a segurança dos servidores para que desenvolvam seu trabalho. Estamos programando a reabertura do Horto, em pleno funcionamento, para o fim do mês de julho, com toda a atenção que esse feito merece”.
Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria, ressalta a importância do local para o equilíbrio ecológico da cidade: “nosso Horto sempre foi o abastecedor de mudas nativas para a arborização das nossas praças, ruas e avenidas. Recuperando suas condições de produção, poderemos reequilibrar nossas áreas verdes e praças, assim como incentivar a população a fazer o mesmo. Com certeza, o Horto Municipal funcionando só trará benefícios para Cabo Frio”, concluiu.
_________________
Tamoios recebe ônibus do Programa Caminho da Escola
Transporte escolar fará a rota de São Jacinto e beneficiará estudantes de sete escolas
A Prefeitura obteve mais uma conquista para a Educação esta semana com a aquisição de um ônibus escolar rural, zero quilômetro e com plataforma elevatória, para transporte dos estudantes. O coletivo, que fará a rota de São Jacinto, em Tamoios, foi adquirido por meio do Programa Caminho da Escola, através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal. Além deste, outros ônibus fazem o transporte escolar de Tamoios. 
A cada viagem, o ônibus tem capacidade para transportar 55 alunos sentados e conta com cadeira de rodas e assento para alunos com deficiência física. A rota de São Jacinto atende aos alunos das Escolas Municipais Allita do Valle, Francisca Nazareth, Pedro Jotha, Palmira Bessa, Amélia Ferreira, Marli Capp e Agrícola Nilo Batista.
De acordo com a secretária de Educação, Laura Barreto, todos os esforços têm sido empenhados para retomada de projetos e convênios que são relevantes para os alunos da rede municipal e, consequentemente, para a comunidade escolar. Além de renovar a frota de veículos escolares, o Programa, criado em 2007, tem por objetivo garantir segurança e qualidade no transporte dos alunos, além de contribuir para a redução da evasão escolar.
“Conseguimos regularizar e retomar o convênio que tinha pendências administrativas deixadas pela gestão passada. O trajeto é o que mais dificulta a frequência escolar. Com a oferta do transporte gratuito e diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica ganham um aliado, pois lhes dá a certeza de que a ida para a escola e a volta para casa estão garantidas. Isso faz com que os alunos não abandonem os estudos”, avaliou a secretária, acrescentando que os estudantes do bairro Vila do Sol também contam com o serviço de transporte escolar.
Programa Caminho da Escola – O Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes e adequado às condições de tráfego das vias das zonas rural e urbana.
________________
Moradores de Tamoios têm acesso ao Tratamento Fora do Domicílio
Serviço da Secretaria de Saúde oferece transporte para deslocamento dos tamoienses

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, viabiliza o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para moradores de Tamoios, com oferta de transporte para deslocamento da população. Atualmente são 4.400 munícipes cadastrados no programa com média de 800 atendimentos por semana.
De acordo com a coordenadora Gracimar Pereira Lobo de Souza, o serviço foi implantado para suprir a necessidade de atendimento em especialidades que o município não oferece. Desta forma, a partir do encaminhamento médico e de um cadastro feito na sede do TFD, em São Cristóvão, os pacientes são direcionados para tratamento em outras cidades.
Com vistas a facilitar o acesso ao serviço, o TFD atua com diferentes horários e trajetos. Para pacientes com tratamento específico no Rio de Janeiro e Paraíba do Sul o percurso é pelo trevo de São Pedro da Aldeia, às 4h da manhã. Aqueles que são encaminhados para Niterói e Campos dos Goytacazes têm condução às 5h da manhã, lembrando que para a cidade campista o trajeto é feito por Unamar.
Para essas e outras localidades, como Duque de Caxias e São João de Miriti, o transporte é realizado de segunda a sexta, exceto para internação pré-agendada, que funciona no fim de semana. O TFD também oferece transporte para pacientes que necessitam do tratamento de hemodiálise em Cabo Frio. Demais especialidades no 1º distrito a locomoção deve ser feita pelos próprios moradores.
Para fazer o cadastro no TFD, além do encaminhamento médico é necessário o paciente portar ainda os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, prontuário unificado, biópsia, laudo e imagem.
A sede do TFD está localizada na Rua Fagundes Varela, s/nº, no bairro São Cristóvão, em frente à Secretaria de Saúde. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.
_______________
Prefeitura e Inea iniciam combate a loteamentos irregulares na APA da Bacia do Rio São João
"Operação Tolerância Zero" acontece às margens do Rio Gargoá, em Tamoios
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade reuniu cerca de 20 agentes das Coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente no que está sendo chamada de “Operação Tolerância Zero” nos loteamentos irregulares na área da APA da Bacia do Rio São João, mais precisamente às margens do Rio Gargoá, na Rua Sinagoga, no Distrito de Tamoios.
A operação teve início nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17), quando os agentes da Secretaria de Desenvolvimento e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e três viaturas da Polícia Militar se reuniram na Rodovia Amaral Peixoto, para fazer a incursão no local.
O Rio Gargoá vem sendo assoreado há tempos, com a ação dos grileiros que incendeiam a vegetação ciliar, demarcam os lotes com piquetes e fazem o parcelamento ilegal com mourões e arame farpado, demarcando o lote, colocando entulho e cimento, para então comercializar os lotes. É comum os grileiros e compradores desses lotes levantarem pequenas casas, onde colocam equipamentos como geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos danificados, caracterizando no jargão legal uma “simulação de residência”, o que, em tese, impediria a demolição da construção e daria início à sua legalização.
Durante a ação de hoje, em um local já fiscalizado no mês passado, os agentes puderam acompanhar um verdadeiro “passo a passo” de como a ação ilegal se configura, encontrando desde áreas piquetadas até construções precárias, passando por terrenos recém cimentados e por uma casa onde estavam escondidos mourões e uma pequena fábrica de tijolos de cimento.
Todas as intervenções ilegais foram destruídas, incluindo três construções. Um homem que trabalhava na fabricação dos tijolos de cimento foi notificado a demolir em até dez dias uma parte da casa onde trabalhava e da qual afirmou não ser o proprietário.
O secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, acompanhou de perto toda a ação e se disse impressionado com a ousadia dos grileiros. 
“Nossos agentes estiveram aqui no mês passado e limparam toda essa área. Hoje, já há novas construções e mais de um quilômetro de parcelamento ilegal. Os infratores precisam entender que não terão paz. Agora que presenciamos como funciona esse crime que lesa não só o meio ambiente, mas coloca também em risco a vida de pessoas incautas, que compram esses lotes e podem ser vítimas de desabamentos e inundações. Vamos redobrar a atenção para colocar um fim nessa ilegalidade”, afirmou.
A ação também foi acompanhada pelo chefe de serviço do Inea, Valdemir Dias da Silva, que elogiou o trabalho da Prefeitura de Cabo Frio e se comprometeu a agilizar o andamento dos processos contra os grileiros. 
“Sabemos que muitas vezes a burocracia facilita ações como esta que presenciamos, mas o Inea está à disposição da Secretaria de Desenvolvimento para acelerar os processos e punir os responsáveis”.

POLÍCIA MILITAR

O secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, aproveitou para agradecer o apoio dado pela Polícia Militar à operação: “em ações anteriores, nossos agentes já foram intimidados pelos traficantes, inclusive com tiros disparados para o alto. Na ação de hoje, foi encontrado um simulacro de fuzil, feito com um macaco automotivo. Isso demonstra que os criminosos estão dispostos a tudo para seguir com os crimes contra o meio ambiente. Logo, a presença da Polícia Militar é altamente benéfica para que possamos dar prosseguimento ao nosso trabalho”, concluiu.

Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira inicia curso de violão, saxofone e teatro
Cursos são gratuitos e têm duração de seis meses
Olhos atentos a cada ensinamento e muita disposição para aprender. Assim estavam os alunos dos cursos de violão e saxofone, inaugurados na quarta-feira (17). As aulas gratuitas são oferecidas pela Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira.
Cada turma é composta de seis alunos. Esses sãos os primeiros cursos oferecidos pela Biblioteca e acontecem todas as quartas-feiras, às 19h, na Sala Multiuso. As aulas seguem em revezamento teórico e prático. 
“As turmas se demonstraram muito satisfeitas com o primeiro dia das aulas. Os alunos estão focados e dispostos a aprender. Essas são apenas as primeiras turmas de muitas que virão”, comemorou o diretor da Biblioteca, Anderson Macleyves. .  
Apesar de as aulas de violão e saxofone estarem completas, os interessados podem deixar os nomes na lista de espera. Os cursos têm duração de seis meses e a classificação é de 14 anos.
A Biblioteca está localizada na Avenida America Central, em São Cristóvão, nº 200, sala 01. Ela funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 18h. O contato pode ser feito através do telefone (22) 9.9951-7331 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com.

CURSO DE TEATRO

A Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira inaugura nesta quinta-feira (18) a primeira turma do curso de Teatro e TV. As aulas têm duração de quatro meses, são gratuitas e vão acontecer todas as quintas-feiras, às 18h. Foram escolhidos 15 dos 30 alunos que participaram do processo seletivo.

CURSO DE ALONGAMENTO DINÂMICO

O curso de Alongamento Dinâmico será oferecido em junho. As aulas serão oferecidas às sextas-feiras, às 7h30. As atividades envolvem yoga e alongamento. Para se inscrever é necessário ter mais de 15 anos. Serão disponibilizadas oito vagas. As inscrições serão abertas no fim do mês.
_________________
Charitas recebe Sarau Flores Literárias
Evento vai acontecer no sábado (20) a partir das 19h
A Casa de Cultura José de Dome - Charitas recebe neste sábado (20) o Sarau Flores Literárias a partir das 19h. Neste mês, em comemoração ao dia das mães, o evento apresentará dinâmicas, textos literários, sorteio de livros, distribuição de brindes, etc.
O Sarau conta com a participação especial da escritora Rosana Andréa, autora do livro Poemas do Vento, e também dos adolescentes Vinícius Amorim e João Pedro, que farão uma apresentação musical com saxofone e violão.
Além desta programação, o Charitas segue com a 2ª Mostra Rosarte “Entre o céu e a terra – Santas, Mulheres e Cabo Frio” promovida pela Associação das Amigas da Mama, a exposição fica em cartaz até o dia 31.
O Charitas também possui um acervo de exposições permanentes de José de Dome, Tiita Machado e Jean Guillaume, além de escultura de Mudinho e Chico Tabibuia, totalizando 29 obras de artes. A Casa de Cultura fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.
_________________
Secretaria de Cultura abre inscrições para “Celeiro de Projetos”
 Interessados devem imprimir ficha de inscrição no site da Prefeitura
A Secretaria de Cultura abriu inscrições para quem deseja participar do “Celeiro de Projetos”.  A ação para fomentar o setor visa receber as propostas de artistas, músicos, artesãos, dançarinos, escritores, produtores culturais e a mais ampla diversidade cultural, na categoria “Apoio Estrutural”, sem repasse financeiro.
A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Políticas Culturais. Além de estrutura como espaço físico e equipamentos de som, a Secult firmou parceria para divulgação e marketing com a Coordenadoria-Geral de Comunicação.
Para participar é preciso imprimir a ficha de inscrição no site da Prefeitura http://www.cabofrio.rj.gov.br/ e entregar no Charitas, de terça a quinta-feira, das 9h às 11h.  Uma equipe do Departamento de Políticas Públicas irá analisar cada proposta e alinhar a melhor forma de contribuir com a execução do projeto.

EVENTO EXPERIMENTAL

Em abril, a Secretaria de Cultura deu apoio ao “Especial Marisa Monte" da cantora Sarah Dhy e Banda. Na ocasião foi cedido o espaço do Centro Cultural Lagos. Devido ao resultado positivo do evento experimental, o Departamento de Políticas Públicas decidiu abrir as inscrições para receber projetos que possam para fomentar a cultura na cidade.
____________________
Cultura firma parceria para emissão gratuita da Carteira Nacional do Artesão
Entre os benefícios estão o incentivo fiscal e a participação em feiras  
A Secretaria de Cultura de Cabo Frio firmou parceria com a Secretaria Estadual de Turismo para emitir de forma gratuita no município a Carteira Nacional do Artesão. Entre os benefícios estão o incentivo fiscal e a participação em feiras, além de a medida facilitar o artista na obtenção do documento, que é válido como identidade nacional.
Os artesãos podem realizar um pré-cadastro no evento “Cabo Frio Artes Manuais”, que acontece no Shopping Park Lagos até o dia 20 deste mês. O cadastro definitivo para emissão da carteira será feito nos dias 27 e 28 de junho, em local ainda a ser definido. 
O cadastramento é imediato no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.
Outros benefícios do registro no Sicab são a participação em feiras nacionais e internacionais, além de cursos e oficinas de artesanatos. A proposta foi aprovada após uma reunião entre o secretário de Cultura, Ricardo Machado, e a subsecretária de Estado de Turismo, Nea Marioz. A carteira é emitida pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.
________________
Livro sobre história de Cabo Frio será lançado no Mart
Evento acontece na sexta, às 18h30
O livro Cabo Frio- 400 anos de História (1615- 2015) será lançando na próxima sexta-feira (19) no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). A obra organizada pelos historiadores Flávia Maria Franchini Ribeiro e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira. O evento acontece a partir das 18h30 e é aberto ao público.
O livro é resultado da aproximação realizada entre o museu e seus pares acadêmicos, que promoveu uma reflexão sobre a cidade por ocasião das comemorações dos 400 anos, em 2015. O objetivo do livro é contribuir para o debate crítico da construção histórica sobre a realidade da cidade.
No lançamento será promovida uma mesa redonda com os demais colaboradores do livro José Francisco de Moura, Nilma Teixeira Accioli e Paulo Roberto Araújo.
O Mart está localizado no Largo de Santo Antônio, no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14 às 18 horas, com exceção nos dias de evento.
_________________
Prefeitura e Cebrac oferecem cursos profissionalizantes e de qualificação imediata
Servidores públicos e alunos da rede municipal terão 50% de descontos nas modalidades de capacitação

A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) oferece cursos profissionalizantes e de qualificação imediata com descontos de 50% para servidores públicos e alunos da rede municipal de ensino. As turmas estão sendo montadas de acordo com a demanda.
Entre as modalidades de aperfeiçoamento estão assistente administrativo completo, desenvolvimento pessoal (marketing pessoal, formação de valores, relações interpessoais, formação de equipe, de líderes, comunicação e expressão), tecnologias (cursos básicos e avançados, como criação de sites e blogs, editoração eletrônica) e inglês.
“São alternativas que buscamos para fomentar o desenvolvimento pessoal do cidadão cabo-friense, seja ele servidor público ou não. A qualificação ou aperfeiçoamento para o servidor é importante porque nos faz encontrar dispositivos para melhor servir à sociedade. Já a formação profissional para as famílias é indispensável para a projeção de um cenário favorável ao pleno desenvolvimento. É o que chamamos de cuidar do entorno”, explicou o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia, Alessandro Teixeira.
Segundo ele, um ponto importante do acordo se refere aos cursos de qualificação imediata, que são modalidades como seminários e workshops de curta duração, para atender demandas da Educação e de demais setores governamentais. Também está em avaliação junto ao Cebrac a organização de outros cursos que atendam às demandas municipais.   
“O sucesso só é alcançado com grandes parceiros. Fechamos mais uma parceria para o melhor desenvolvimento dos colaboradores e funcionários municipais e seus dependentes. O Cebrac está de portas abertas para melhorar ainda mais a qualificação profissional de nossa região”, comemorou Marco Araújo, gestor do Cebrac.

Qualificação Imediata

Em relação à Educação, já está em preparação o curso de Primeiros Socorros para os cerca de 400 servidores que atuam como auxiliares de classe. Segundo o coordenador, também está em análise junto ao Departamento Pedagógico da pasta um calendário para a realização dos cursos voltados especificamente para estes profissionais. Outra modalidade para o segmento é o curso de Atendimento ao Público. Todos os participantes desses cursos receberão certificados de conclusão.
“Entraremos em contato também com os secretários e coordenadores para apresentar sugestões de cursos rápidos (seminários, palestras, workshops) para os servidores porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais mais experimentados em diferentes cursos e as parcerias apontam uma rota que pode levar à inserção nesse mercado”, avalia Alessandro.
A organização das turmas está sendo feita conforme a procura. Também está em análise a possibilidade de as aulas ocorrerem dentro ou fora da sede do Cebrac, que está localizado no Centro. A estratégia tem por objetivo alcançar maior número de servidores, mas sem que esses se desloquem, a fim de evitar interferências na rotina de determinado setor. Vale destacar que a cada mês o Cebrac deverá apresentar uma programação de atividades com a previsão de inclusão dos servidores públicos.

“Notícias falsas” e “Criação de aplicativo”

Um chamariz para atrair alunos do ensino fundamental e médio são a palestra “Notícias falsas em redes sociais” e a qualificação imediata na área de criação de aplicativos. Os temas são de interesse recorrente para jovens de 9 a 17 anos. O primeiro já é desenvolvido pelo Cebrac com boa procura. De acordo com Alessandro, em relação ao aplicativo, a ideia ao ofertar o curso “é promover é uma espécie de demonstração para a prospecção de um curso melhor estruturado e aprofundado”.

SERVIÇO

Cebrac: Rua Silva Jardim, 115 - Sobreloja - Centro - Cabo Frio.
E-mail: gestao@cebraccabofrio.com.br
Telefone: 2643.6844
_________________
Coordenadoria da Criança e do Adolescente participa de reunião do Ministério do Trabalho com empresas do município
Encontro orientou empresários sobre cumprimento de cota de aprendizagem

Orientar as empresas sobre o cumprimento de cotas de aprendizagem, que é a inserção de jovens aprendizes em seus ambientes de trabalho. Esse foi o objetivo da reunião, nesta quarta-feira (17), do Ministério do Trabalho com representantes de empresas de Cabo Frio, com a participação da Coordenadoria da Criança e do Adolescente. O encontro aconteceu no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida. 
O público presente foi formado pelos empresários notificados pelo Ministério do Trabalho pelo descumprimento da lei de número 0.097/2000, juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005, que dispõe sobre a lei da aprendizagem. Essa lei é voltada para contratações de jovens aprendizes em empresas que possuem mais de sete funcionários, com exceção de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.   
No primeiro momento da reunião, o auditor fiscal e coordenador geral Estadual do Projeto de Inserção de Aprendiz no Mercado de Trabalho, Ramon de Faria Santos, explicou como funciona a lei e suas aplicações. "A não contratação resulta no auto de infração por descumprimento da lei", ressaltou. 
A promotora da 1° Vara da Infância e Juventude de Cabo Frio, Luciana Nascimento Pereira, também esteve presente na reunião e falou da importância de dar uma oportunidade para esses jovens. "Temos que oferecer capacitação e trabalho para esse jovens. Eles só precisam de uma oportunidade. Ao ser inserido no mercado de trabalho, tiramos esses jovens da ociosidade", disse.
Em seguida o coordenador da Criança e do Adolescente, Eliseu Pombo, pediu uma oportunidade para que os empresários deem uma chance para os jovens carentes de Cabo Frio e lançou a campanha 'Pelo Menos Um'. "Sabemos que não é uma obrigação da empresa contatar um jovem carente. A lei diz apenas que tem que ter entre 14 e 24 anos. Mas se cada empresário contatar 'Pelo Menos Um" jovem, vai ajudar muitas famílias carentes da nossa cidade", pediu o coordenador, usando uma camisa que fazia referência à campanha. 
Eliseu apresentou ainda vídeos de projetos realizados na gestão anterior do prefeito Marquinho Mendes, que foram deixados de lado por alguns anos, como o Novo Cidadão e o Pro-Jovem. Ele também levou três jovens que participaram desses programas, entraram nas empresas como jovens aprendizes e em seguida foram contratados. 
É o caso de Wellygton Guilherme Ferreira, ex-participante do Projeto Pro-Jovem, que entrou na Concessionária de Água da Região dos Lagos como aprendiz e em seguida foi contatado. Ele contou um pouco da sua experiência e aproveitou o momento para fazer um apelo às empresas. "Não vejam a lei como uma obrigação somente, mas como uma oportunidade de levar aprendizagem para esses jovens". 
Quem também contou a experiência que teve como jovem aprendiz foi Fabiana Pimentel. "Fui alcançada por uma oportunidade e sou grata até hoje", compartilhou. 
A terceira jovem alcançada pelo programa de aprendizagem foi Roberta Mateus de Oliveira que viu no esporte a oportunidade de mudança de vida. "Fui acolhida pelo  projeto Novo Cidadão e graças a ele me tornei a pessoa que sou hoje", contou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...