Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE - 11/05/17

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

DESTAQUE

- OBSERVAÇÃO DA LUA EM CABO FRIO DESENVOLVE POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA;
- PRAÇA PORTO ROCHA RECEBE VARAL FOTOGRÁFICO NESTE SÁBADO (13).

Observação da lua em Cabo Frio desenvolve popularização da astronomia
Nesta sexta-feira (12) mais uma edição do Projeto “Astronomia no Museu” acontece nos jardins do Mart
O projeto Astronomia no Museu, promovido pela Rede Rio Astronomia e sediado no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), é expoente na divulgação e popularização da astronomia no interior do Rio. Nesta sexta-feira (12) acontece mais uma edição de observação lunar e planetária nos jardins do museu.
A observação acontece mensalmente, fazendo parte do calendário permanente do Mart. “A maioria dos eventos e atividades culturais ligadas à astronomia é realizada na cidade do Rio e região metropolitana. Poucos projetos independentes no Brasil são desenvolvidos dentro dos museus, isso mostra a seriedade do trabalho que estamos desenvolvendo”, disse o responsável pela Rede Rio Astronomia e astrônomo, Marcelo Fernandes.
O astrônomo também  destaca a importância cultural do projeto para Cabo Frio e região. “Essas atividades ligadas à astronomia não visam somente a divulgação e popularização da ciência, mas motivam também o turismo cultural e científico na cidade e toda região”, finalizou Marcelo.
Nesta sexta, a observação acontece a partir das 19h nos jardins do museu. O evento é gratuito e aberto ao público. Lunetas e telescópios de última geração estarão disponíveis aos visitantes para observação da lua, que estará na fase cheia. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a observação será cancelada e transferida para outra data.
O Mart funciona no Largo de Santo Antônio, no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. O museu está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14h às 18h.
__________________
Saúde altera locais de vacinação do dia D contra Influenza
Ação será no próximo sábado (13), das 8h às 17h, em 24 unidades de saúde
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio fez uma alteração na lista dos locais de vacinação do Dia D contra a Influenza, que acontecerá no próximo sábado (13). A ação acontece das 9h às 17h em 24 unidades de saúde do município.
As doses estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: o Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança), ESF Vila Nova, UBS Itajuru, ESF Parque Burle, ESF Guarani, ESF Praia do Siqueira, ESF Manoel Correa, ESF Gamboa, ESF Vila do Sol, ESF Jacaré, ESF Monte Alegre, ESF Boca do Mato, ESF Tangará, UBS/ESF Peró, PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS Angelim, PSF Pacheco/Araçá, PS Botafogo, PSF São Jacinto, PSF Nova Califórnia, PSF Maria Joaquim, ESF Samburá.
O público alvo é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica.
A superintendente municipal em Saúde Coletiva, Lucy Pires, explica a importância da vacinação para a população. “Há um aumento da circulação do vírus da gripe nessa época do ano e a chance de as pessoas contraírem a gripe é muito maior, por isso a vacina é muito importante. A população tem que ter consciência que é uma doença que pode evoluir de forma grave e levar à morte”, afirmou. Ela ressalta que a vacina Influenza pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário de Vacinação, inclusive a vacina contra a febre amarela. 
A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio.
Praça Porto Rocha recebe Varal Fotográfico neste sábado (13)
Exposição conta com 100 fotografias de 20 profissionais da região
A Praça Porto Rocha, no Centro, será palco da 2ª edição do Varal Fotográfico promovido pela Associação Fotográfica de Cabo Frio (Afocaf). A exposição acontece neste sábado (13), das 9h às 16h, e conta com cerca de 100 fotografias de 20 profissionais da região. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
O tema da exposição é livre. As fotos de tamanho 20 x 30, fixadas em placas de PVC, ficarão penduradas em fios, dando um novo colorido à praça, que fica em um ponto movimentado da cidade.
Além da exposição, o evento também vai promover uma Mostra de Dança com artistas da região, além de um desfile de Modas Praia, Casual e infantil.

SERVIÇO:
2º Varal fotográfico da AFOCAF
Local: Praça Porto Rocha, Centro
Data/Hora: sábado, das 9h às 16h.
_________________
Prefeitura inaugura Ouvidoria em Tamoios e no Jardim Esperança
 Atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Entraram em funcionamento nesta quinta-feira (11) as unidades da Ouvidoria Municipal em Tamoios e no bairro Jardim Esperança. Nos dois locais, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O órgão é um canal de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. Na Ouvidoria podem ser feitas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões, que são encaminhadas aos respectivos setores da Prefeitura. 
Em Tamoios, nesse primeiro momento, a Ouvidoria vai prestar serviços na área da saúde, para quem precisar fazer o prontuário unificado. Além disso, também podem ser feitas denúncias e reclamações sobre hospitais, UPA e postos de saúde. O Ouvidoria fica no Centro Administrativo, no Shopping UnaPark, sala 7. Quem quiser pode tirar dúvidas pelo telefone da Ouvidoria: 2646-1673.
No Jardim Esperança, também serão realizados atendimentos no setor da saúde: cadastro no prontuário unificado, além de receber denúncias e reclamações de unidades de saúde. A Ouvidoria no Jardim Esperança funciona na Estrada de Búzios, s/nº, próximo ao Hospital Otime Cardoso dos Santos. 

SERVIÇO

Ouvidoria Tamoios - Centro Administrativo, no Shopping UnaPark, sala 7. Tel: 2646-1673.
Ouviroria Jardim Esperança - Estrada de Búzios, s/nº, próximo ao Hospital Otime Cardoso dos Santos
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
___________________
Ônibus escolar atende 82 alunos da Vila do Sol
Estudantes de cinco escolas da rede municipal são beneficiados pelo serviço
 
Esta semana, 82 alunos da rede municipal de ensino passaram a ser beneficiados pelo transporte escolar. Ao todo cinco unidades, todas do bairro Vila do Sol, passam a contar com o serviço, que tem por objetivo facilitar o acesso e a permanência dos alunos nas escolas. Todos os ônibus contam com um monitor responsável pelas crianças.
As escolas beneficiadas são Rui Capdeville, Deodoro Azevedo, Luís Lindenberg e Manoel Mendes de Souza. Nesta última, segundo a diretora Renata Cunha, os pais e responsáveis estão muito satisfeitos com o serviço.
“Os nossos alunos estão adorando vir para a escola com o ônibus. Alguns pais me contaram que estão sendo dispensados pelos filhos na hora de irem e voltarem das aulas, pois preferem fazer os trajetos com o transporte escolar. Isso só nos dá a certeza de que nossos alunos estão sendo muito bem cuidados”, contou a diretora, acrescentando que o objetivo do serviço é transportar os estudantes com segurança os estudantes e assegurar educação de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J