Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE - 11/05/17

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

DESTAQUE

- OBSERVAÇÃO DA LUA EM CABO FRIO DESENVOLVE POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA;
- PRAÇA PORTO ROCHA RECEBE VARAL FOTOGRÁFICO NESTE SÁBADO (13).

Observação da lua em Cabo Frio desenvolve popularização da astronomia
Nesta sexta-feira (12) mais uma edição do Projeto “Astronomia no Museu” acontece nos jardins do Mart
O projeto Astronomia no Museu, promovido pela Rede Rio Astronomia e sediado no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), é expoente na divulgação e popularização da astronomia no interior do Rio. Nesta sexta-feira (12) acontece mais uma edição de observação lunar e planetária nos jardins do museu.
A observação acontece mensalmente, fazendo parte do calendário permanente do Mart. “A maioria dos eventos e atividades culturais ligadas à astronomia é realizada na cidade do Rio e região metropolitana. Poucos projetos independentes no Brasil são desenvolvidos dentro dos museus, isso mostra a seriedade do trabalho que estamos desenvolvendo”, disse o responsável pela Rede Rio Astronomia e astrônomo, Marcelo Fernandes.
O astrônomo também  destaca a importância cultural do projeto para Cabo Frio e região. “Essas atividades ligadas à astronomia não visam somente a divulgação e popularização da ciência, mas motivam também o turismo cultural e científico na cidade e toda região”, finalizou Marcelo.
Nesta sexta, a observação acontece a partir das 19h nos jardins do museu. O evento é gratuito e aberto ao público. Lunetas e telescópios de última geração estarão disponíveis aos visitantes para observação da lua, que estará na fase cheia. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a observação será cancelada e transferida para outra data.
O Mart funciona no Largo de Santo Antônio, no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. O museu está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14h às 18h.
__________________
Saúde altera locais de vacinação do dia D contra Influenza
Ação será no próximo sábado (13), das 8h às 17h, em 24 unidades de saúde
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio fez uma alteração na lista dos locais de vacinação do Dia D contra a Influenza, que acontecerá no próximo sábado (13). A ação acontece das 9h às 17h em 24 unidades de saúde do município.
As doses estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: o Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança), ESF Vila Nova, UBS Itajuru, ESF Parque Burle, ESF Guarani, ESF Praia do Siqueira, ESF Manoel Correa, ESF Gamboa, ESF Vila do Sol, ESF Jacaré, ESF Monte Alegre, ESF Boca do Mato, ESF Tangará, UBS/ESF Peró, PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS Angelim, PSF Pacheco/Araçá, PS Botafogo, PSF São Jacinto, PSF Nova Califórnia, PSF Maria Joaquim, ESF Samburá.
O público alvo é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica.
A superintendente municipal em Saúde Coletiva, Lucy Pires, explica a importância da vacinação para a população. “Há um aumento da circulação do vírus da gripe nessa época do ano e a chance de as pessoas contraírem a gripe é muito maior, por isso a vacina é muito importante. A população tem que ter consciência que é uma doença que pode evoluir de forma grave e levar à morte”, afirmou. Ela ressalta que a vacina Influenza pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário de Vacinação, inclusive a vacina contra a febre amarela. 
A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio.
Praça Porto Rocha recebe Varal Fotográfico neste sábado (13)
Exposição conta com 100 fotografias de 20 profissionais da região
A Praça Porto Rocha, no Centro, será palco da 2ª edição do Varal Fotográfico promovido pela Associação Fotográfica de Cabo Frio (Afocaf). A exposição acontece neste sábado (13), das 9h às 16h, e conta com cerca de 100 fotografias de 20 profissionais da região. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
O tema da exposição é livre. As fotos de tamanho 20 x 30, fixadas em placas de PVC, ficarão penduradas em fios, dando um novo colorido à praça, que fica em um ponto movimentado da cidade.
Além da exposição, o evento também vai promover uma Mostra de Dança com artistas da região, além de um desfile de Modas Praia, Casual e infantil.

SERVIÇO:
2º Varal fotográfico da AFOCAF
Local: Praça Porto Rocha, Centro
Data/Hora: sábado, das 9h às 16h.
_________________
Prefeitura inaugura Ouvidoria em Tamoios e no Jardim Esperança
 Atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Entraram em funcionamento nesta quinta-feira (11) as unidades da Ouvidoria Municipal em Tamoios e no bairro Jardim Esperança. Nos dois locais, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O órgão é um canal de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. Na Ouvidoria podem ser feitas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões, que são encaminhadas aos respectivos setores da Prefeitura. 
Em Tamoios, nesse primeiro momento, a Ouvidoria vai prestar serviços na área da saúde, para quem precisar fazer o prontuário unificado. Além disso, também podem ser feitas denúncias e reclamações sobre hospitais, UPA e postos de saúde. O Ouvidoria fica no Centro Administrativo, no Shopping UnaPark, sala 7. Quem quiser pode tirar dúvidas pelo telefone da Ouvidoria: 2646-1673.
No Jardim Esperança, também serão realizados atendimentos no setor da saúde: cadastro no prontuário unificado, além de receber denúncias e reclamações de unidades de saúde. A Ouvidoria no Jardim Esperança funciona na Estrada de Búzios, s/nº, próximo ao Hospital Otime Cardoso dos Santos. 

SERVIÇO

Ouvidoria Tamoios - Centro Administrativo, no Shopping UnaPark, sala 7. Tel: 2646-1673.
Ouviroria Jardim Esperança - Estrada de Búzios, s/nº, próximo ao Hospital Otime Cardoso dos Santos
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
___________________
Ônibus escolar atende 82 alunos da Vila do Sol
Estudantes de cinco escolas da rede municipal são beneficiados pelo serviço
 
Esta semana, 82 alunos da rede municipal de ensino passaram a ser beneficiados pelo transporte escolar. Ao todo cinco unidades, todas do bairro Vila do Sol, passam a contar com o serviço, que tem por objetivo facilitar o acesso e a permanência dos alunos nas escolas. Todos os ônibus contam com um monitor responsável pelas crianças.
As escolas beneficiadas são Rui Capdeville, Deodoro Azevedo, Luís Lindenberg e Manoel Mendes de Souza. Nesta última, segundo a diretora Renata Cunha, os pais e responsáveis estão muito satisfeitos com o serviço.
“Os nossos alunos estão adorando vir para a escola com o ônibus. Alguns pais me contaram que estão sendo dispensados pelos filhos na hora de irem e voltarem das aulas, pois preferem fazer os trajetos com o transporte escolar. Isso só nos dá a certeza de que nossos alunos estão sendo muito bem cuidados”, contou a diretora, acrescentando que o objetivo do serviço é transportar os estudantes com segurança os estudantes e assegurar educação de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si

PARA HENRY BOREL

Não mais o riso fácil de criança! Os bonecos a lutar, Impulsionados por frágeis mãozinhas, Agora estão inertes Como inerte está  O seu corpinho sofrido. Não mais a alegria E o gosto da liberdade Dos dias fora do calabouço, O seu cárcere de dor. Quantos gritos mudos Em abraços silenciosos. Quantas dores caladas Gritadas em olhar de pavor. Quantos pedidos no choro fácil, No rostinho escondido no ombro No colo de sua algoz. Uma criança somente, E somente só. Única! Seu riso só seu, Seu olhar, sua identidade. Sua voz, seu abraço Únicos! Sua voz agora é silêncio, A mesma voz  Que animava brinquedos A mesma voz  Que implorava socorro na fala curta. Pai, me deixa ficar contigo! A luz aqui Pra sempre se apaga. Ficarão a saudade, E consciências sem paz. Mas a luz vive além Resplandece linda entre anjos. O anjo venceu o leão da arena E em outras esferas foi sorrir, Foi brincar, Foi viver. Liberto está, Para sempre, Das mãos frias de duros golpes, Dos abraços fortes de ódio E da tortura, Que dói