CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA - 05/05

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Passagem Bossa & Jazz acontece neste sábado (6)
Banda Three Jazz irá se apresentar às 19h no Largo São Benedito

O Largo São Benedito vai receber neste sábado (6) o Passagem Bossa & Jazz, a partir das 19h. O evento faz parte do projeto da Prefeitura de transformar o bairro da Passagem e um polo gastronômico. Esta edição está sendo organizada pelos comerciantes do polo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal através do Turismo e outras secretarias, do Sebrae e de entidades ligadas ao trade turístico: Convention Visitors Burreau e Sindicato dos Empresários de Hotéis e Restaurantes de Cabo Frio.
A apresentação musical vai ficar por conta da Banda Three Jazz, formada pelos músicos Ivan Morini (piano), Tadeu Uchoa (baixo) e Vânia Meirelles (voz), com participação de Rauel Mendes (bateria). Com o sucesso da primeira edição, que foi um tributo a Tom Jobim, os comerciantes decidiram abraçar a proposta de realizar o evento uma vez por mês.
Em reunião com os comerciantes realizada na noite de quarta-feira (3) o prefeito Marquinho Mendes anunciou mais um evento para o Largo São Benedito, que será realizado em junho, para celebrar o mês dos namorados. A programação ainda está sendo definida.  A secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, ressalta a importância das parcerias na realização de eventos que impulsionam a economia da cidade.
"As parcerias são extremamente importantes para o fortalecimento do Plo Gastronômico da Passagem e para a realização de eventos. O Sebrae, por exemplo, está apoiando essas iniciativas oferecendo cursos de capacitação empresarial para a implantação do polo, que começa a dar frutos", afirma.

Mudança no trânsito

Vale ressaltar que o bairro é fechado ao tráfego de veículos às sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h às 2h da madrugada. Nestes dias, o acesso de carros será feito apenas por moradores, que deverão estar com seus automóveis identificados.
Há mudanças no trânsito com a interdição de sete ruas no entorno do Largo: Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, Almirante Tamandaré, Furtado, Beco do Furtado, Travessa Primeiro de Maio, Largo de São Benedito, atrás da Igreja de São Benedito, e Avenida Almirante Barroso, altura da Rua Manoel Barbosa.
Os motoristas que se deslocam no sentido Centro-Passagem devem acessar, pela Avenida Assunção, a Rua Professor Domingos Ribeiro, que fica com sentido único. Quem se desloca no sentido Passagem-Centro, pela Avenida Almirante Barroso, deve entrar na Rua Manoel Barbosa e seguir pela Constantino Menelau (a rua do canal) até a Rua Barão do Rio Branco, que fica com mão invertida e única em direção à Avenida Hilton Massa (antiga Avenida do Contorno). Com isso, durante os fins de semana e feriados não é possível acessar o Largo de São Benedito pela Avenida Hilton Massa.
Cabo Frio recebe V Congresso de Dança de Salão e Zouk
Evento, que acontece dos dias 25 a 28 de maio, está com inscrições abertas
Dançarinos de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez em Cabo Frio no maior evento da dança da Região dos Lagos, o V Congresso de Dança de Salão e Zouk. O encontro, que acontece de 25 a 28 de maio, no hotel Paradiso Corporate, está com as inscrições abertas. Interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (22) 99948.5180.
“O congresso vai movimentar ainda mais o turismo em nossa cidade e assim divulgar Cabo Frio como referência na dança. Estamos na quinta edição e o encontro já se transformou em tradição tanto para os profissionais quanto para os praticantes. É um evento aguardado pelo segmento. Será uma linda festa!”, aposta o professor Alan Lobato, coordenador do evento.
O congresso conta com apoio da Secretaria de Turismo e reunirá 20 professores, entre eles profissionais renomados do circuito nacional da dança como os professores Jayme Aroxa, Jimmy de Oliveira (samba funkeado), Lídio e Monike (zouk), Rafael Portilho (forró), Carlinhos e Bárbara (tango e bolero), Fabino e Kelly (samba), Leandro e Fabi (bolero), João e Keise (bachata), Val Clemente e Vanessa Bonilha (zouk), Jadson e Camila (kizomba), Khristian e Thaís (zouk e salsa).
O evento contará ainda com a participação dos DJs Aldo e Cleber Guimarães, além, do grupo Jero&Banda. Ao todo a programação do congresso terá 25 aulas, três bailes, mostra de dança dos professores, domingo dançante com churrasco e passeio de barco.
Mais informações estão disponíveis no site www.allanlobatopaiva.wixsite.com/congresso.

PROGRAMAÇÃO

Quinta, 25
Baile de Abertura, às 22h
Comemoração do aniversário do profº João Paulo Frazão, participação do DJ Aldo
Local: Mineirice, Rua 13 de Novembro, 327, Centro
Ingressos: R$ 15 antecipado e R$ 20 na hora (não incluso no pacote do Congresso)

Sexta, 26
Baile do Branco, das 22h às 03h
Jero&Banda, DJ Aldo, apresentação de dança dos professores
Local: Paradiso Corporate
Ingressos: R$ 20 antecipado e R$ 30 na hora (congressistas não pagam)
Informações: (22) 99948.5180 – Reserva de mesas

Sábado, 27
Baile de Gala, das 22h às 03h
Djs Cleber Guimarães e Aldo, apresentação de dança dos professores
Local: Paradiso Corporate Hotel
Ingressos: R$ 20 antecipado e R$ 30 na hora (congressistas não pagam)

Domingo, 28

Passeio de barco, saída às 10h
Passeio pelas praias e belezas de Cabo Frio com 2 horas de duração
Local de concentração partir das 9h30: Terminal dos barcos no Boulevard Canal
Ingressos: R$ 40 (congressistas não pagam)
Obs: se houver mau tempo, o passeio será cancelado.

Churrasco Dançante, das 13h às 18h
DJ Aldo, churrasco e bebida (não inclusa)
Local: Chapelão da Praia do Forte
Ingressos: R$ 20 (congressistas não pagam)
Informações: (22) 99948.5180

PROGRAMAÇÃO AULAS/PROFESSORES (Paradiso Corporate)

Sexta, 26

10h – Passeio de Barco
12h30 – Churrasco Dançante
___________________
Audiência pública define novas áreas de extração de areia em Tamoios
Meio Ambiente apresentou medidas compensatórias que a mineradora deverá cumprir, devido ao impacto ambiental da atividade

Foi realizada nesta quinta-feira (4) uma audiência pública em Tamoios para definir novas áreas de extração de areia no distrito. A audiência foi na Escola Municipal Professora Amélia Ferreira, no bairro Unamar. Estiveram presentes o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Bastos, representantes do governo em Tamoios, vereadores, além de membros da sociedade civil organizada, ONG’s e representantes da empresa mineradora que atua no distrito.
Na ocasião, a empresa mineradora que explora o serviço no local apresentou seu projeto de expansão territorial da extração de areia, atividade muito comum em Tamoios. Nesse projeto, constavam o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), bem como a disposição das novas áreas pretendidas para a realização da mineração.
Em contrapartida, a Coordenadoria de Meio Ambiente apresentou medidas compensatórias, que são ações que precisam ser executadas para compensar o impacto ambiental de determinada atividade, no caso, a extração de areia. Essas medidas deverão ser cumpridas pela empresa, de acordo com as determinações do Ministério do Meio Ambiente, como explica Eduardo Pimenta:
“A atividade de extração de areia possui um elevado impacto ambiental, por isso apresentamos essas medidas compensatórias, que servem para ressarcir o meio ambiente dos danos causados pela atividade. Todo o processo produtivo de retirada e escoamento da produção vai gerar um enorme impacto sobre o distrito de Tamoios. Por isso, essas medidas compensatórias serão efetivadas pela empresa no distrito”, explica ele.
O projeto apresentado pela empresa mineradora prevê uma ampliação no tempo de extração de areia, prorrogando por mais 28 anos a licença ambiental que autoriza a atividade. E também prevê uma expansão geográfica das áreas onde a empresa realizará a extração.
Entre as medidas compensatórias que deverão ser cumpridas pela empresa e que foram apresentadas pela Coordenadoria de Meio Ambiente, estão: acompanhamento dos impactos da área de expansão pro supressão de vegetação; criação de corredor ecológico com passagens aéreas, subterrâneas e inundadas, ligando o Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado aos fragmentos florestais e a área de reserva legal; recomposição de mata ciliar, quando necessários, nos trechos dos Rios Una e São João; delimitação física da área do Parque do Mico Leão Dourado; Criação de sede definitiva e do conselho gestor do Parque do Mico Leão Dourado; criação da reserva legal (Fazenda da Pedra e Fazenda São João A e B); instalação de placas socioambientais; criação áreas de lazer em recuperação e manutenção da infraestrutura viária do Segundo Distrito; monitoramento trimestral da aplicação das medidas mitigadoras constantes nos programas propostos pela empresa.
Essas ações serão monitoradas pela Coordenadoria Meio Ambiente visando a identificação de possíveis ações adicionais de compensação ambiental para uma total adequação ambiental do empreendimento. Caso as medidas propostas pelo governo sejam descumpridas pela mineradora, a Coordenadoria de Meio Ambiente pode autuar a empresa e, caso o problema permaneça, até embargar o empreendimento:
“É uma forma de ressarcir o meio ambiente pelo impacto ambiental causado pela extração de areia”, conta Eduardo Pimenta. Vale destacar que a extração de areia é uma prática legalizada e que será expandida dentro das especificações da Coordenadoria de Meio Ambiente
Superintendência de Proteção aos Animais realiza consultas itinerantes
Associações de Moradores podem solicitar visita da equipe

Com a intenção de ampliar o atendimento a animais da cidade, a Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio começou um trabalho em parceria com as Associações de Moradores dos bairros. É o projeto “Consulta Itinerante”, que leva um veterinário até o bairro para consultar os animais que foram pré-cadastrados nas associações.
A Vila do Sol recebeu a visita da equipe na última quinta-feira (4). Segundo a superintendente Caroline Midori, 37 animais foram atendidos no bairro. O projeto itinerante está apenas no começo e a intenção é disponibilizá-lo para outros bairros.
“Agradeço à Associação de Moradores, em especial ao presidente da entidade, Roberto da Vila do Sol, por disponibilizar o espaço e por pré-cadastrar as fichas e deixar tudo muito organizado”, disse Carol.
As Associações de Moradores que queiram fazer parceria com a Superintendência dos Animais para levar a consulta itinerante aos animais de cada bairro, podem fazer contato com o setor através dos telefones: (22) 999804929/ (22) 99237 6507. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Ibascaf melhora sistema de marcação de consulta
A partir da próxima segunda (8), consultas poderão ser marcadas com mais de uma semana de antecedência
Os beneficiários do Ibascaf/PASMH poderão marcar as consultas com mais de uma semana de antecedência, através do telefone disponibilizado para o serviço. A medida estará disponível a partir da próxima segunda-feira (8).
Atualmente, a marcação é feita com o prazo de uma semana. Ou seja, é agendada na segunda, a consulta que será realizada na próxima segunda e assim sucessivamente. Com a mudança, estarão sendo marcadas todas as consultas disponíveis para a próxima semana. Dessa forma, cerca de 750 consultas de várias especialidades serão disponibilizadas para os dias da semana seguinte respeitando dias e horários dos médicos.
"A vantagem é que o paciente não precisará aguardar o dia que o médico atende para marcar sua consulta. Enquanto houver vaga para uma determinada especialidade, o paciente poderá marcar", afirmou o presidente do instituto, Luiz Claudio Gama.
O sistema de marcação de consulta por telefone foi implantado no início do mês de abril com objetivo de dar comodidade aos beneficiários do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), e assim evitar filas. São disponibilizadas três linhas para as marcações.
As consultas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, através do número (22) 2648 2648. O sistema está marcando 130 consultas médicas por dia para diversas especialidades, exceto para as consultas odontológicas, que devem ser feitas na sede do instituto.
O PASMH Assistência Médica, que foi suspenso no antigo governo, oferece 22 especialidades médicas. A sede do Instituto está localizada na Rua Expedicionários Da Pátria, nº 118, no bairro São Cristóvão.
Mobilidade Urbana faz alteração no trânsito do Centro
Rua Major Belegard, na altura do Alexis Novellino, passa a ter mão única
Com objetivo de ordenar e dar fluidez ao trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio promove mudanças no acesso à Rua Major Belegard, nas proximidades do Centro Educacional Alexis Novellino. A rua, que antes era mão dupla, passa a ser mão única. Guardas municipais estão no local para orientar os motoristas. Principalmente nos horários de pico do trânsito, que compreende a hora de entrada e saída dos alunos.
A mudança, segundo o secretário Mauro Loyola, era um pedido antigo dos moradores. Ainda em fase de testes, a alteração na rua Major Belegard está sendo analisada pela equipe da Secretaria.
“É só uma questão de consolidar a alteração. No início qualquer mudança causa estranheza, por isso mantemos os guardas lá. Mas estamos avaliando os primeiros dias para efetivar a troca de mão dupla para mão única. Se der certo, a gente continua. Se não, trocamos. Nosso compromisso é com a fluidez do trânsito”, disse Mauro.
A Secretaria de Mobilidade Urbana fica na rua Governador Valadares, 476, em São Cristóvão.
Centro Especializado de Atendimento à Mulher investe em capacitação
Unidade oferece atendimento e acompanhamento às mulheres em casos de situação de violência

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (CGDM), está investindo na capacitação da equipe, formada por assistente social, advogada, psicóloga e pedagoga. Os profissionais atuam no apoio e acompanhamento de casos de situação de violência doméstica e familiar.
Na unidade, a mulher tem acesso ao atendimento e acolhimento psicológico, social, além de orientação e encaminhamento jurídico. O objetivo da ação de orientação é prevenir futuros atos de agressão e promover a interrupção do ciclo de violência.
"O Ceam atende, em sua maioria quase absoluta, mulheres que sofrem violência, cujos agressores são seus parceiros íntimos. O Centro oferece um atendimento diferenciado e individual de acordo com as demandas que cada mulher apresenta", explicou Tereza Tenan, coordenadora-geral.
A Coordenadoria-Geral também firmou parceria com o Núcleo dos Direitos da Mulher (Nudem) e Vítimas de Violência de Gênero da Defensoria Pública, no Rio de Janeiro, para capacitação técnica da equipe e também para o atendimento preferencial das usuárias do Ceam.

Capacitações dão o tom em maio

Este mês estão previstas atividades com o objetivo de aprimorar e atualizar o atendimento à mulher vítima de violência. Na próxima sexta-feira, dia 12, será realizado treinamento interno para toda a equipe. Na ocasião, serão ministradas palestras pelas assistentes sociais Ludmila Roque e Carla Lopes, pela professora e escritora Rosana Andréia, pela coordenadora de Equidade de Gênero, Gisele Leal, e pela coordenadora do Ceam, Nilma Carneiro.
Também participarão do evento as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Araruama. Já no dia 24 haverá uma roda de conversa com a presença de Cristina Fernandes, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) Márcia Lyra, do município do Rio de Janeiro. Participarão do evento as equipes da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, do Ceam e técnicas dos Cras e dos Creas.
Além do serviço prestado pelo Ceam, a Coordenadoria-Geral vem trabalhando no esclarecimento, conscientização e exaltação do lugar da mulher na sociedade. Durante os primeiros meses de funcionamento no novo governo foram realizadas as comemorações do dia Internacional da Mulher com inúmeras atividades, palestras e oficinas. As ações aconteceram nos bairros Centro, Jardim Esperança e no Distrito de Tamoios.
"O objetivo da Coordenadoria-Geral dar visibilidade a todas as mulheres, independentemente da etnia, credo, orientação sexual e situação sócio econômica. Por isso realizamos ações em vários espaços públicos da nossa cidade, da área urbana à rural", contou Tereza.
O CEAM está localizado na Rua Florisbela Roza da Penha, 292, Braga, no prédio da Secretaria de Assistência Social.
___________________
PAM de Unamar registra cerca de 10 mil atendimentos no mês de abril
Unidade oferece mais de 25 especialidades médicas, além de procedimentos de enfermagem
A Saúde em Cabo Frio segue com a reformulação no setor, que passou por tantos problemas no ano passado. Nas unidades de saúde, o atendimento precário de antes deu lugar a um atendimento humanizado.
O PAM de Unamar é uma das unidades que representam essa mudança. A unidade é uma das maiores em número de atendimento da cidade e registrou no mês de abril 9.591 atendimentos clínicos. Entre as principais especialidades, estão: procedimentos de enfermagem, com 808 atendimentos; pré consulta, com mais 800 atendimentos; e ginecologia, com quase 500 consultas.
Ao todo, a unidade disponibiliza mais de 25 especialidades médicas, além de outros tipos de serviços como, procedimentos de enfermagem (curativos, retirada de pontos, vacinas). Segundo Aline Arariba, diretora do PAM, esses números são resultado da dedicação de toda a equipe:
“Gostaria de agradecer a toda a equipe do PAM de Unamar pelo esforço, pelo atendimento atencioso e respeitoso que eles sempre tiveram com a população. Foi com muito trabalho que conseguimos realizar quase 10 mil atendimentos só no mês de abril”, conta ela.
A diretora destaca que esses números não incluem os atendimentos referentes às campanhas de vacinação contra Influenza e febre amarela.
“Nesse período de campanhas de vacinação, o posto registrou movimento maior que os dias normais e mesmo assim, conseguimos alcançar esse número tão expressivo sem reduzir a qualidade do nosso atendimento. O objetivo é continuar dia a dia trabalhando para melhorar ainda mais a saúde da população”, destaca ela.
Centro Dia promove o I Encontro da Família
Programação vai do dia 8 ao dia 12, com palestras e sessões de acupuntura e massoterapia

Já vão começar as comemorações pelo Dia das Mães nas unidades municipais. Na próxima segunda-feira (8), iniciam as atividades no Centro Dia de Referência, uma unidade do Departamento de Proteção Social Especial (Depse). Será realizada uma ação social durante a semana, oferecendo à comunidade diversos serviços, como palestras, sessões de acupuntura e massoterapia. O objetivo é homenagear especialmente as mães das pessoas com necessidades especiais.
O Centro Dia de Referência é uma casa especializada no atendimento de pessoas com deficiência, que necessitem de cuidados apenas durante o dia, por estarem em situação de risco social. Lá recebem o amparo que a família não pode oferecer. O Centro funciona na Rua Victor Rocha nº 100, no bairro Parque Burle.

Programação:

08/5 (segunda-feira) – Palestra sobre “Orientação Postural”, com a fisioterapeuta Juliana Mendonça.

09/5 (terça-feira) - Diversas atividades distribuídas em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h, com a participação das Coordenadorias da Secretaria Municipal de Assistência Social: a da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa e a da Mulher, todas com suas equipes para esclarecer as dúvidas da comunidade. O Departamento de Proteção Social Básica também vai oferecer esclarecimentos sobre o Programa do Bolsa Família, oferecendo o registro tardio. Os facilitadores dos Cras vão promover apresentações de música (Tambores Urbanos) e dança. Ainda participarão do evento a Apae, Amigas da Mama e outros convidados especiais. Haverá também palestra sobre a saúde da mulher, aferição de pressão arterial e embelezamento das mamães.

10/5 (quarta-feira) –  Às 9h e às 14h, sessões de massoterapia com Selma Amorim.

11/5 (quinta-feira) – Às 9h, palestras sobre “A importância do preventivo”, com as ginecologistas, Dras. Gisele e Jaqueline. Às 14h, palestra com a nutricionista Bianca Pinheiro sobre “Alimentação saudável, avaliação nutricional”.

12/5 (sexta-feira) – Às 14h, sessões de acupuntura com Patrícia Meireles.