Pular para o conteúdo principal

É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO

Mateus Simões - Mestre em Direito Empresarial, procurador concursado da ALMG e professor universitário.
     
por Mateus Simões

Nunca me enganei sobre Temer ou Aécio, como não me iludo em relação a Lula, Renan ou Pimentel. O que choca nos últimos episódios da Lava Jato é menos a corrupção exposta e mais propriamente a desfaçatez de quem continua operando os grandes “esquemas” mesmo com todas as denúncias e delações já feitas.

Ver um presidente, um senador ou um deputado negociando propinas como quem conversa sobre futebol é vergonhoso e deprimente – mas é também educativo, ao reforçar que a limpeza está ainda no começo e toda uma geração de políticos tem de ser expurgada do ambiente público. Um tapa na cara, como gosto de dizer, de quem paga por isso – o cidadão comum, pagador de impostos.

Esse choque tem de servir para lembrar que a operação Lava Jato alcança todos os velhos partidos e oligarquias políticas, não por coincidência ou perseguição, mas porque se entregaram ao atalho fácil e lucrativo da corrupção.

Com alguma frequência me perguntam por que continuo advogando e dando aulas, mesmo depois de ser eleito, e repito: política não é profissão. Quem vive de política acaba achando normal criar e usar benefícios pagos pelo contribuinte e negociar interesses públicos para vantagens pessoais ou manutenção de poder. Políticos precisam ser movidos pelo desejo de fazer mais e não pelo desejo de manutenção dos esquemas e dos privilégios.
Esse é um dos motivos que reforça meu orgulho de ter me filiado ao NOVO, um partido fundado por não-políticos, que não usa dinheiro público, não admite conchavos, submete seus candidatos a processos seletivos e vai ajudar a mudar o Brasil. Meus votos, em 2016, foram os votos dos que não admitem que as coisas continuem no estado em que estão. E a minha eleição é a primeira de várias que virão, de pessoas comuns que resolveram ocupar o espaço deixado aberto por esse tipo de gente que vinha sendo eleita. Como gosto de dizer, repetindo minha avó: casa a gente limpa é por dentro.

Não me engano: a velha política continua por aí e vai insistir em tentar se vender como novidade, como indignada. Basta ver o falso tom de arrependimento da carta da JBS, na mesma linha do que disse a Odebrecht. Os mesmos carregadores de malas de dinheiro, flagrados em áudio e vídeo rifando os interesses do país, que querem parecer vítimas ou perseguidos pela imprensa. Que sejam perseguidos, até o último deles. Que sejam denunciados, condenados e expulsos – para sempre – do ambiente político brasileiro.

Vai doer, vai retardar a recuperação econômica, mas é hora de passar o Brasil a limpo, sem recuos.

Ao final, tudo passado e revirado, o Brasil terá outra chance. Não há milagres, mas sempre há saídas para quem está disposto a fazer o que é certo.

Fonte: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/mateus-sim%C3%B5es-1.456690/%C3%A9-preciso-passar-o-pa%C3%ADs-a-limpo-1.465864

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J