Pular para o conteúdo principal

UM OLHAR ALÉM DA CORRUPÇÃO

http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/gabriel-azevedo-1.455862/um-olhar-al%C3%A9m-do-horror-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-1.465866

por Luciana G. Rugani - em momento tão turbulento de nosso país, fica o alerta: tudo que tiver que acontecer, seja renúncia, impeachment, cassação, etc., tudo passa pelo Congresso Nacional. No nosso sistema, o congresso tem papel relevante em praticamente quase todas as decisões. E faltam somente 4 (quatro) meses para que possam ocorrer alterações nas regras para as próximas eleições. Se até lá não houver alterações substanciais que possam realmente trazer alguma renovação efetiva na Câmara dos Deputados e no Senado, continuaremos com as mesmas mazelas que são a raiz de todos esses jogos e armações que estamos assistindo virem à tona na nossa política.
Vale a pena ler o artigo abaixo do professor Gabriel Azevedo, em especial sua menção à PEC 6/2015 que permite que pessoas sem partido possam ser candidatas:

..."Diante do atual cenário terrível, tudo que imaginamos passa pelo Congresso. Tudo passa pelo Congresso, insisto! Se Michel Temer renunciar, acontecem eleições indiretas pelo Congresso. Se Michel Temer observar sua chapa eleitoral sendo cassada pelo TSE, acontecem eleições indiretas pelo Congresso. Se o pedido de impeachment for aceito, a votação passa pelo Congresso e acontecem eleições indiretas em seguida. Se o STF decidir julgar Michel Temer por crime comum, o Congresso precisa dar autorização. As eleições diretas como querem alguns são uma medida inconstitucional. Todavia, ainda que fosse feito um arranjo para modificar a Constituição e permitir isso, tal arranjo teria de passar pelo... Congresso.
Notem bem: o Brasil depende muito de Deputados Federais e Senadores. E vamos todos eleger 513 membros da Câmara Federal e 54 membros do Senado Federal no ano que vem. Com que regras? Se nada mudar, com as mesmas regras que estão vigentes. Pelo Princípio da Anualidade, lógica que não permite a mudança das regras eleitorais um ano antes da eleição, qualquer modificação só pode ser feita até 2 de outubro de 2017.
Existe a PEC 6/2015, de autoria do Senador Reguffe, que modifica a Constituição eliminando o inciso V, do parágrafo 3°, do artigo 14 e permitindo que as pessoas possam se candidatar sem se submeter a um partido. Ela deveria ser a prioridade máxima! Essa é uma das mudanças que sugiro no artigo escrito hoje para criar um modelo de eleição que permita uma renovação de fato dos quadros políticos brasileiros no ano que vem. Faltam praticamente quatro meses para concluir as modificações eleitorais e garantir regras diferentes para permitir uma eleição inovadora no ano que vem. Assim não sendo, meu temor pelo nosso futuro aumentará. Sem um Congresso Nacional renovado, continuará difícil caminhar politicamente no Brasil mesmo após 2018. Um Presidente da República trocado não resolve sozinho todos os nossos problemas, muita embora o atual já não faça mais sentido onde está".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J