Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Aluna da Escola Nilo Batista conquista 1º lugar em concurso de redação
Estudante concorreu com mais de 250 alunos de escolas públicas e privadas da região

Samara Santos da Silva, aluna da turma 900 da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, localizada em Campos Novos, no distrito de Tamoios, foi a vencedora do Concurso Maio Amarelo, promovido pela Auto Viação Salineira, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro.
A redação da estudante, “Ser a Mudança”, conquistou o primeiro lugar concorrendo com jovens de 15 escolas das redes pública e particular de Cabo Frio e região. A iniciativa fez parte de um projeto mundial de conscientização e educação para o trânsito, que este ano teve como tema #MinhaEscolhaFazADiferença#. Samara, radiante com a premiação, falou sobre o concurso.
“Acho muito importante porque são esses projetos de conscientização e educação que farão mudanças efetivas na sociedade. O conhecimento tem valor e eu posso conquistar muita coisa apenas com a arma do conhecimento. Isso é muito gratificante”.
__________________
Fazenda Campos Novos vai ganhar Espaço Darwin 
Intenção é de que o espaço seja inaugurado em outubro, na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação 
Foi dado o primeiro passo para a implantação do Espaço Darwin na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a intenção é que seja inaugurado na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no mês de outubro.
O Espaço Darwin na fazenda irá contar com uma tenda de 200 m² com exposição permanente aberta à visitação pública. A parceria para implantação do projeto foi firmada entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para fomentar atividades culturais e educacionais no local.
“Demos um passo verdadeiro e seguro para a implantação do espaço expositivo em uma região que merece esse investimento por toda sua riqueza ambiental, cultural, geológica e histórica que possui”, afirmou Kátia Mansur, professora e representante da UFRJ na reunião.
A exposição será de responsabilidade pedagógica do Instituto de Geologia, Casa da Ciência e Instituto de Física da UFRJ e terá caráter inter e multidisciplinar com conteúdos que envolvem ciências, turismo, cultura, história, meio ambiente e agricultura com equipamentos adequados, informações e formação continuada. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e segurança do local, além da criação de uma unidade de Conservação da Floresta próxima à fazenda.
"Esta parceria é de imensa valia histórico-cultural para Cabo Frio e toda a região, pois valorizamos todo o potencial do local e o tornamos acessível à comunidade", afirmou a diretora da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fátima Motta. 
O secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves, destaca a importância do projeto na Fazenda Campos Novos para a revitalização do local. "O Espaço Darwin faz parte da restauração da nossa fazenda que tem grande importância para o município. Estamos trabalhando para oferecer o suporte necessário aos nossos visitantes e admiradores da nossa história", assegurou. 

Projeto Jovens Talentos
Quatro alunos do Ensino Médio da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, de Tamoios, foram selecionados para o Projeto Jovens Talentos. Esses alunos farão pesquisas e reconhecimento da área da fazenda.  Os estudantes receberão bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e serão acompanhados por quatro professores-tutores da rede municipal de ensino.

Sobre a Fazenda Campos Novos
A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasi, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em 1832 a Fazenda recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano. 
Em novembro de 2011, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no Distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 – todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.
__________________
Guarda Municipal começa nesta segunda (12) capacitação continuada para agentes da corporação
Curso de defesa pessoal acontece sem prazo para acabar
 A Guarda Civil Municipal, órgão ligado a Coordenadoria de Ordem Pública e à Secretaria de Mobilidade Urbana, inicia nesta segunda (12), capacitação continuada para os agentes da corporação. O curso de defesa pessoal, sem prazo para acabar, acontece às segundas e terças-feiras, no prédio da instituição. Atualmente, Cabo Frio tem 250 guardas municipais em atividade.
De acordo com o diretor de ensino e capacitação da corporação, Emmanoel Mattos, os treinamentos acontecem em três turnos, nos horários de 8h, 15h e 17h, para atender à logística do sistema de plantão dos guardas. Segundo ele, agentes da Guarda Marítima e Ambiental também participam da capacitação.
“Apesar de o curso não ser obrigatório, o treinamento tem uma adesão muito boa porque os guardas compreendem que é necessário para a carreira e um benefício para o exercício da profissão”, informou Mattos, acrescentando que na semana que vem deverá ser incluída a parte legal sobre algemas e armamento menos letal, já que em conjunto com a defesa pessoal haverá treinamento com bastão, tonfa e algemas.
Desde abril os agentes participam de palestras sobre o Código de Trânsito Brasileiro e aplicações táticas da legislação. Os encontros têm por objetivo atualizar os agentes sobre as mudanças da lei, do direito administrativo, além de aprimorar a conduta do profissional com o cidadão.
_________________
Equipes de Saúde recebem capacitação sobre Programa de Planejamento Familiar
Qualificação acontece no Hospital Dia, às terças e quintas
A partir desta terça-feira (13), equipes de médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Saúde de Cabo Frio recebem capacitação na área de saúde sexual reprodutiva. O objetivo é trazer o desenvolvimento de trabalho educativo, com foco no padrão das ações, além de habilitar os profissionais a abordarem questões sobre gênero, métodos contraceptivos, fisiologia e todo procedimento de funcionalidade do programa. O treinamento acontece no Hospital Dia, às terças e quintas, com grupos de 15 pessoas.
“O tema precisa ser trabalhado de forma natural, sem discriminação, de forma que as pessoas possam esclarecer suas dúvidas, desmistificando os termos técnicos. É necessário que elas saibam como acontece a ovulação, como os hormônios interferem e porque eles contribuem para evitar a gravidez. Entender mais sobre a laqueadura tubária e vasectomia, até porque existe uma demanda muito grande para laqueadura e esse procedimento precisa ser desestimulado, já que é uma cirurgia. Se as pessoas tiverem conhecimento do seu corpo e souberem como funcionam os contraceptivos e usarem adequadamente, as chances de engravidar são muito pequenas. Podemos usar esses recursos e não uma intervenção cirúrgica”, afirmou a assistente social, Mariléia Bezerra.
O Planejamento Familiar faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde da mulher, criança e adolescente (PAISMCA) que está ligado à saúde sexual reprodutiva. O Ministério da Saúde implantou a ferramenta a fim de oferecer às famílias a oportunidade de terem um espaço de trabalho educativo, obtendo assim, informações sobre o funcionamento do seu corpo, os métodos contraceptivos que existem para planejarem a quantidade de filhos e terem a melhor condição de escolherem quando engravidar. Além disso, o Programa também é fruto de uma luta das mulheres. Ao longo do tempo a política de saúde foi se aperfeiçoando e hoje contempla também os homens.
O Planejamento Familiar em Cabo Frio era concentrado no Centro de Saúde Oswaldo Cruz e no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. O objetivo atual é descentralizar para todas as unidades básicas, facilitando o acesso da população.
Boulevard Canal terá trânsito alterado a partir das 14h para programação do Dia dos Namorados
Evento acontece a partir das 19h e vai reunir música e gastronomia
A Guarda Municipal de Cabo Frio altera o trânsito no Boulevard Canal a partir das 14h nesta segunda-feira, dia 12. A mudança ocorrem em função do evento em celebração ao Dia dos Namorados, celebrado hoje. A Avenida dos Pescadores será fechada ao tráfego de veículos e a Travessa Maçônica terá a mão invertida até o término do evento.
A comemoração pela data conta com programação diferenciada no canal, que é um dos points mais românticos de Cabo Frio. Os casais apaixonados vão poder usufruir de música e gastronomia, às margens do Canal Itajuru, a partir das 19h. O show fica por conta da voz do cantor Oswaldo Guimarães, o sax de Gabriel Leite e o piano de Cleiton Guimarães. O palco está sendo montado no calçadão, na direção da casa da Marinha, próximo ao Etílico.
O evento marca o início da recuperação do Boulevard, uma parceria da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo e da Coordenadoria de Eventos com os empresários do point gastronômico.
"O Boulevard Canal é um importante ponto turístico da nossa cidade e que também precisa de um resgate das suas características. Nosso objetivo é valorizar o lugar, que é lindo e perfeito para estes eventos", afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.
_________________
Comsercaf divulga normas para o descarte correto de entulhos
Companhia recolhe gratuitamente entulho, galhos e inservíveis
A Prefeitura de Cabo Frio, através da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), disponibiliza gratuitamente para a população a coleta de galhos, entulhos e inservíveis. No entanto, o cidadão deve ficar atento às normas para ser beneficiado. O objetivo é não permitir que se acumule esse tipo material nas calçadas e vias públicas da cidade.
Os entulhos, concretos de obras e outros resíduos que sobram de construções, reformas ou demolições devem ser acondicionados em sacos de 200 litros. A Comsercaf fará o recolhimento de no máximo dez (10) sacos por endereço. Para quantidade superior, o cidadão deverá contratar uma caçamba. 
Para a remoção dos galhos, o cidadão deve agendar o serviço através do telefone: (22) 2648-8906. No caso dos inservíveis, como eletrodomésticos, sofás e móveis, a Comsercaf só fará a remoção de pequenas quantidades. Vale ressaltar que esse tipo de material nunca deve ser descartado em lixeiras comuns e que o descumprimento das regras poderá resultar em multas previstas pelo Código Tributário Municipal.
___________________
Prefeitura convoca professores aprovados no Concurso Público de 2009 
Apresentação acontece no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte
A Prefeitura de Cabo Frio, através das Secretarias de Educação e Administração, convocou 230 professores aprovados no Concurso Público de 2009 para comparecerem entre os dias 12 e 14 de junho à Escola Municipal Professor Edilson Duarte para entrega de documentos e habilitação para o cargo para o qual concorreram.
Num segundo momento, entre os dias 10 e 14 de julho, será realizada a entrega dos exames médicos e admissionais. A escolha da lotação provisória, posse e encaminhamento à unidade escolar, para atuação, ocorrerão nos dias 24 e 25 de julho.

SERVIÇO
Local: Escola Municipal Professor Edilson Duarte
Endereço: Rua Professora Amélia Ferreira, s/n.º, Jardim Caiçara
Data: de 12 a 14/06/2017
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h 
_________________
Prefeitura propõe reparcelamento da dívida que resta do governo anterior
Proposta é direcionada a grande parte dos servidores, exceto os da Educação, Guarda e os aposentados, que já receberam a maior parte

O prefeito Marquinho Mendes enviou ao Sindicato dos Servidores de Cabo Frio, nesta segunda-feira (12), uma proposta de reparcelamento da dívida que resta do governo anterior. Desde o início do ano a Prefeitura vem pagando duas folhas salariais por mês, sendo uma do mês corrente e outra referente à gestão anterior. No entanto, com a queda nas receitas após o período de maior arrecadação, que é o início do ano, por conta da campanha de pagamento do IPTU, a prática tornou-se inviável. 
A proposta é reparcelar o que não foi quitado nos próximos 10 meses, a fim de manter os salários deste ano em dia. As categorias irão avaliar os novos temos em assembleias. A proposta não vale para os servidores da Educação, Guarda e para os aposentados, que já receberam a maior parte do que foi deixado pela gestão anterior (veja abaixo tudo o que o governo atual já pagou neste ano em relação à folha salarial).
"No começo do ano tivemos um fôlego maior por conta da entrada de recursos provenientes dos impostos, principalmente o IPTU. Todos sabem os esforços que estamos fazendo para regularizar a situação dos servidores, mas a dívida deixada pelo governo anterior é muito grande. Nossa dificuldade hoje está justamente no tamanho da dívida que foi deixada. Estamos em franco diálogo com os sindicatos, que vêm acompanhando de forma transparente as receitas e sabem das dificuldades. Agora precisamos parcelar o que restou em mais vezes, para que possamos honrar com todos os setores", afirma o prefeito Marquinho Mendes.
O prefeito ressalta que a Educação, que possui verbas exclusivas enviadas pelo Governo Federal, é o setor que está com os pagamentos mais avançados. Os funcionários concursados receberam inclusive o salário atual dentro da data de vencimento. No entanto, a equiparação dos salários dos professores contratados com os concursados, antiga reivindicação da categoria, inflou ainda mais a folha de pagamento. Por isso, o governo propôs pagar os contratos em vigor, em um primeiro momento, na forma feita anteriormente, e ao final dos contratos fazer uma folha suplementar quitando a diferença, honrando, desta maneira, a equiparação oferecida. O Sindicato dos Profissionais da Educação também irá avaliar esta proposta em assembleia.
"Quero dizer à população que vamos atravessar este momento da melhor forma. Sabemos que há muito a ser feito na cidade, mas, mesmo com todas as dificuldades, os serviços essenciais estão funcionando de maneira satisfatória. Pedimos o apoio e a compreensão de todos para que a cidade possa se recuperar definitivamente", declara ainda o prefeito. 

Veja abaixo tudo o que o governo atual já pagou neste ano em relação à folha salarial

VALORES

PAGAMENTO DE FOLHA SALARIAL EM 2017 (incluindo salários deste ano e salários deixados pela gestão anterior) 
R$ 171,4 milhões

PAGAMENTO DE DÍVIDAS DEIXADAS PELA GESTÃO ANTERIOR
Geral - R$ 45,8 milhões
Por segmento
Educação - R$ 29,9 milhões
Aposentados - R$ 8,3 milhões
Guardas - R$ 1,9 milhões
Demais categorias - R$ 5,6 milhões

PERÍODOS

O QUE JÁ FOI PAGO DO GOVERNO ANTERIOR

2015
Educação - 1/3 Férias
Aposentados - 3 parcelas do 13°

2016
Educação - Outubro, Novembro, Dezembro e 13º
Administração - Setembro (parcela), Outubro (integral), Novembro (50%)
Guarda - Novembro (parcela) e Dezembro (parcela)
Saúde - Outubro (integral) e Novembro (parcela)
Aposentados - Outubro e Novembro

O QUE FALTA DO GOVERNO ANTERIOR

2015
Educação - dois quintos do 13° de 2015 
Demais servidores - 1/4 do 13° de 2015

2016
Educação - Nada
Guarda - 13° de 2016 
Administração e Saúde - 50% do salário de novembro, salário de dezembro de 2016 e 13° de 2016
Aposentados - Dezembro de 2016 e 13º

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J