sexta-feira, 23 de junho de 2017

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Cabo Frio recebe Ciclotur Fest 2017 neste domingo
Prova terá percurso de 40km até Arraial do Cabo e promete reunir cerca de 400 ciclistas de todo o Estado








Cabo Frio será palco do maior evento sobre duas rodas da Região dos Lagos, o Ciclotur Fest 2017. A prova do cicloturismo acontece neste domingo (25) com largada e chegada na Praia do Forte. Cerca de 400 ciclistas de todo o Estado do Rio de Janeiro devem participar do circuito, que irá percorrer 40 Km entre a cidade e Arraial do Cabo. O evento tem o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo.
A prova é de nível intermediário de dificuldade, percorrendo trechos de asfalto e estrada de chão com o visual das praias, dunas, restinga, estradão e belas paisagens que cercam as duas cidades. A competição inicia às 8h, com concentração às 7h na Praça da Cidadania. Os ciclistas inscritos participarão de sorteios de brindes. O cicluturismo é a modalidade em que a bicicleta é usada como meio de transporte e tem como principal objetivo percorrer trechos em trilhas de terra e asfalto, visando sempre as paisagens das belezas naturais.
“O evento tem o objetivo de fomentar o uso da bicicleta. Precisamos do entendimento de que as ruas podem sim deixar de ser um lugar apenas de carros e ser local de pessoas e promoção da qualidade de vida”, afirmou o organizador do evento, Daniel Ribeiro.
___________________
Filmes de alunos municipais são selecionados para 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto
“Aqui é Assim!”, “Com a Gente é Assim!” e “Do Lado de Cá”  foram produzidos por alunos da Escola Municipal Márcia Francesconi Pereira

Cabo Frio marca presença na 12ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP, que acontece entre os dias 21 e 26 de julho, na cidade mineira. Com o tema “Quem Conta a História no Cinema Brasileiro?”, o evento conta com a Mostra Educação, que exibe curtas produzidos por alunos de todo o país e nosso município está representado pela produção dos estudantes da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira.
Os três projetos audiovisuais selecionados, produzidos por participantes do Projeto Cinema desenvolvido na escola, são: “Aqui é Assim!”, “Com a Gente é Assim!” e “Do Lado de Cá”. Os dois primeiros curtas serão exibidos na tarde do dia 23 no Cinema que funciona no Centro de Artes e Convenções e o terceiro na noite do dia 24, na Praça Tiradentes, no Cine BNDES na Praça.
“Queríamos dividir essa alegria, pois é uma conquista que traz a rubrica da Secretaria de Educação de Cabo Frio e, por certo, produzirá um refrigério em todos. Portanto, nos dias 23 e 24, lá em Ouro Preto, muitos saberão que a escola pública de Cabo Frio produz cultura”, enfatizou Fátima de Souza Ribeiro Mota, diretora da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira.
A programação é gratuita e ocupa o Cine Vila-Rica, a Praça Tiradentes (com o Cine BNDES na Praça) e o Centro de Artes e Convenções. Neste ano, serão exibidos 76 filmes, sendo 13 longas, 4 médias e 59 curta-metragens vindos de 11 estados (RJ, SP, PE, RS, AC, MG, ES, DF, AM, PR, GO) e 2 países (Brasil e Cuba) nas mostras Histórica, Preservação, Contemporânea, Educação, Mostrinha e Cine-Escola. O Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: IX Fórum da Rede Kino reunirão 90 profissionais no centro de debates de diversas mesas e discussões temáticas.
________________
Orla da Praia das Palmeiras recebe limpeza nesta sexta-feira
Vários pontos da cidade tiveram manutenção durante a semana
A Orla da Praia das Palmeiras, que é banhada pela Lagoa de Araruama em Cabo Frio, recebeu limpeza na tarde desta sexta-feira (23). Uma máquina de roçagemfez a capina de toda a extensão do local, que é muito usado para caminhadas, prática de ciclismo e esportes aquáticos.
Ainda nesta sexta-feira, a Coordenadoria de Serviços Públicos realiza manutenção do canteiro central da Avenida Lecy Gomes da Costa, no bairro São Cristóvão, com limpeza e recolocação dos tijolos usados como calçada.
O trabalho de recolocação do calçamento também aconteceu na orla da Praia do Forte, Praça Porto Rocha e Boulevard Canal, na área central da cidade, durante esta semana. Os agentes fizeram a substituição de pedras portuguesas que estavam soltas.
Já a Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) atuou na capina, varrição e pintura do meio-fio nos passeios públicos e praças da Avenida Júlia Kubitschek e todas as transversais; no bairro Braga, na Avenida Vereador Manoel Antunes e transversais; na ruas do bairro Portinho, Boca do Mato e na Estrada de Búzios (no Trevo do Centrinho). Na próxima semana o bairro Jacaré receberá os serviços.
___________________
Inscrições para curso de Formação Inicial e Continuada terminam na próxima segunda (26)
Alfabetização Científica é tema da capacitação promovida pela Prefeitura em parceria com o IFF 
Termina na próxima segunda-feira, dia 26, o prazo para inscrição no Curso de Formação Inicial e Continuada em Alfabetização Científica. A modalidade, criada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) em parceria com a Secretaria de Educação, é voltada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Cabo Frio.
Os docentes interessados podem se inscrever das 8h às 18h por meio da página do IFF Cabo Frio - Seleções e Concursos - Processo de ingresso para curso de alfabetização científica (http://selecoes.iff.edu.br/fic/cabo-frio/2017/processo_seletivo-2) onde além do edital encontrarão a ficha de inscrição e os documentos necessários a serem apresentados, bem como o cronograma da seleção.
O objetivo do curso, que terá carga horária de 80 horas entre as aulas presenciais e trabalhos não presenciais, é ampliar os saberes necessários à prática docente, considerando a relevância da experiência e dos saberes curriculares e disciplinares voltados para a área de Ciências.
Fim de semana de aventura e diversão em Cabo Frio
Atividades para toda família começam a partir desta sexta (23)
Preparamos um roteiro incrível para o fim de semana com programação para todos os estilos e toda a família. As atividades começam a partir desta sexta-feira (23) e variam desde esporte a cultura. E o melhor: com entrada gratuita! Em clima de São João, o Santo Samba realiza mais uma edição da tradicional festa cabo-friense. A principal atração deste ano é a participação do músico carioca Júlio Estrela, que faz parte do Clube do Samba. A roda acontece nesta sexta, 23, véspera do dia de devoção ao santo, na Praia do Siqueira, a partir das 18h.
Já para os amantes de música e comida de qualidade, o Polo Gastronômico da Passagem recebe também nesta sexta o show da cantora Ju Feliciano em tributo a Rita Lee. O evento acontece a partir das 20h no Largo São Benedito.
Para quem gosta de atividades ao ar livre, o Espaço Hari Om Yoga ministra uma aula gratuita neste sábado (24) a partir das 8h na Praia do Forte. A aula é gratuita, sem necessidade de inscrição antecipada e qualquer pessoa que chegar vai poder participar. O ponto de encontro será em frente a Duna Boa Vista, próximo ao Lido.
Os aventureiros também podem se animar, já que a cidade será palco do maior evento sobre duas rodas da Região dos Lagos, o Ciclotur Fest 2017. A prova do cicloturismo acontece neste domingo (25), com largada e chegada na Praia do Forte. Cerca de 400 ciclistas de todo o Estado do Rio de Janeiro devem participar do circuito, que irá percorrer 40 km entre Cabo Frio e Arraial do Cabo.
__________________
Cabo Frio tem alerta de ressaca neste fim de semana
Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ondas que podem chegar até 2,5 metros
Os banhistas devem ficar atentos neste fim de semana. Um alerta emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ressaca no litoral cabo-friense a partir das 9h deste sábado (24) até a meia-noite de domingo (25). De acordo com a unidade, as ondas devem chegar até 2,5 metros. A ressaca está prevista para todo o litoral do Estado do Rio e parte do litoral do Espírito do Santo. Os frequentadores das praias devem seguir as indicações de perigo instaladas nas praias pelo Corpo de Bombeiro.
Segundo o Instituto Climatempo, a previsão é que o tempo fique nublado em Cabo Frio durante todo o fim de semana. Nesta sexta, dia 23, a temperatura varia entre 23ºC e 19ºC. No sábado, há uma ligeira queda na máxima, que fica em 22ºC, e a mínima se mantém em 19ºC. Já no domingo, o tempo esfria um pouco mais para os padrões do Estado e de Cabo Frio: mínima de 16ºC e máxima de 22ºC.
________________
Cultura apoia festival de música autoral neste sábado (24)
Evento acontece na Praça da Cidadania a partir das 17h
A secretaria de Cultura apoia mais uma edição do Guerrafest DDM2017.  As apresentações acontecem neste sábado (24), a partir das 17h, na Praça da Cidadania, próxima a orla da Praia do Forte. O evento é o único festival de banda autoral em praça pública em Cabo Frio. Neste ano, seis bandas de diferentes locais do estado irão participar. O projeto foi idealizado pelo músico e compositor Christiano Guerra e a produtora Ludmila Guerra. O diferencial nesta edição é a participação no Dia da Música. 

Sobre “O Dia da Música”

O Dia da Música é um festival que acontece em todo Brasil. Nesta edição serão realizados 436 shows em 100 palcos de 52 cidades em 22 estados do país. Os palcos são selecionados por um conselho curador e podem ser de qualquer região do Brasil. A proposta do evento é estimular o circuito de música independente no Brasil e tem inspiração no Fête de la Musique, festival francês que está presente há mais de 30 anos em mais de 700 cidades de todo o mundo. 

Confira a programação:

17h: Elefante só – Experimental, Instrumental, World Music (Casimiro de Abreu, RJ)

18h: Pilfer – Alternativa, Rock (Rio de Janeiro, RJ)

19h: IURI ANDRADE – MPB, Rock, World Music (Duque de Caxias, RJ)

20h: Leonardo Nascimento Blues Band – Blues (Nova Iguaçu, RJ)

21h: Christiano Guerra Band – Blues, Instrumental, Rock (Cabo Frio, RJ)

22h: Death For Life –  Metal, Rock (São Gonçalo, RJ)
_________________
Jardim Esperança terá espaço cultural a partir de julho
Local irá expor os trabalhos dos artistas do bairro

O bairro Jardim Esperança ganhará o Espaço Cultural Anderson Gigabyte a partir do mês de julho. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Cultural em parceria com os artistas do bairro. O objetivo do projeto é abrigar e expor os trabalhos culturais dos artistas locais e promover atividades na comunidade. O espaço irá funcionar na praça principal do bairro.
“Tivemos grande adesão dos artistas, entre artesãos, músicos e grafiteiros e representantes da comunidade para a realização desta iniciativa. Vamos estar dentro do bairro acolhendo a classe cultural e incentivando os projetos sociais”, disse o subsecretário de Cultura, João Félix.
A previsão é de que as intervenções estruturais, com manutenção e limpeza do local, tenham início na próxima terça-feira. A expectativa é de que o espaço seja inaugurado no dia 12 de julho, às 19h.
Além do novo espaço Anderson Gigabyte, Cabo Frio oferece exposições e atividades em seus núcleos culturais. O Espaço Torres do Cabo exibe obras de pintores e artesãos em sua sede na Rua 13 de Novembro, próxima a Praia do Forte, e na galeria do Shopping Park Lagos, no Portinho. O “Museu do Surf” abriga grande acervo da modalidade, na Praça da Cidadania. Já a Casa de Cultura José de Dome (Charitas) conta com exposições permanentes dos artistas de José de Dome, Tiita Machado, Jean Guilaume, Chico Tabibuia e Mudinho, além de salas de exposições temporárias com acervos de artistas locais ou de outras regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...