Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Arraiá do Boulevard Canal promete agitar noite de Cabo Frio nesta sexta (30)
Evento conta com show musical, apresentações de quadrilha e comidas típicas
Embalado pelo clima de festa junina, o Boulevard Canal será palco de bandeirinhas, fogueiras, forró e barraquinhas. O “Arraiá do Boulevard” acontece na noite da próxima sexta-feira (30), a partir das 19h30, com show musical e apresentação de quadrilha, além de comidas típicas nas tendas e restaurantes do local.
O boulevard terá barraquinhas com quitutes tradicionais da festa como maçã-do-amor, paçoca e pé-de-moleque, exposição de artesanato local, além de pula-pula para as crianças. A música fica por conta do Lenildo do Forró e Banda, que vai embalar a noite com sertanejo universitário, xote e baião.
A festa é uma iniciativa dos empresários locais com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e da Coordenadoria de Eventos. O arraiá faz parte do projeto de revitalização do espaço que possuiu bares, restaurantes e casas noturnas, q tem por objetivo promover eventos mensais para movimentar a economia do local. 
“Estamos criando atrativos na baixa temporada, fazendo um convite para a população redescobrir o lugar, um dos mais bonitos cenários da cidade que reúne, além da beleza natural e do lazer, o melhor da gastronomia da região”, afirmou o empresário e um dos organizadores do evento, Francisco Baltazar.  
A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, avalia que a parceria público-privada fortalece o município, além de ser importante revitalizar um dos mais importantes cartões-postais da cidade.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, o trânsito no local terá alterações para maior comodidade e segurança dos frequentadores do evento. A Avenida dos Pescadores será fechada e a Travessa Maçônica terá a mão invertida até o término do evento. As intervenções acontecem a partir das 14h de sexta-feira.

Quadrilha São Judas Tadeu anima a festa

O grupo de dança de quadrilha São Judas Show é umas das atrações do Arraiá do Boulevard. O grupo de Anchieta, na capital do Estado, é o atual campeão carioca de dança de quadrilha e traz para Cabo Frio o tema que defende na disputa pelo bicampeonato este ano: a cantora Elba Ramalho.
A quadrilha se destaca pela produção, com figurinos coloridos e elaborados através de pesquisas, para preservar as raízes nordestinas sem perder também a essência do quadrilheiro carioca. A apresentação do grupo está prevista para as 22h.
_________________
Prefeitura apresenta parâmetros para construção do Plano de Mobilidade Participativo Pela Política Nacional de Mobilidade Urbana 
Proposta deve estar pronta até 2019
 
Equacionar harmonicamente o crescimento de Cabo Frio com acessibilidade plena para todos os cidadãos é o grande desafio do município na elaboração do Plano de Mobilidade Participativo. A proposta foi lançada nesta quarta-feira, dia 28, pela Prefeitura com apresentação dos parâmetros para a elaboração do documento. Obrigatoriedade imposta às cidades brasileiras pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), o plano tem prazo para ficar pronto até dezembro de 2019.
“Existem demandas reais que aumentaram conforme Cabo Frio cresceu e com isso o espaço urbano diminuiu. Quando a cidade cresce, as pessoas precisam se locomover seja por que meio for: a pé, bicicleta, moto, carro, ônibus. Temos que equacionar tudo isso, dialogando com demais áreas como meio ambiente e habitação, entre outras. Não temos como elaborar o plano sem a participação de vocês. O resultado depende do engajamento de todos”, convocou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco.
Segundo ele, ao analisar os dados de Cabo Frio nos últimos cinco anos, o crescimento do número de veículos é maior do que o índice populacional: 11,9%, equivalente a 212.289 habitantes, contra 63,8% correspondentes a 69.782 carros. O secretário destacou ainda a importância da parceria com a Universidade Estácio de Sá, que cederá equipe técnica multidisciplinar bem como laboratórios para análises e testes necessários à implantação do plano.
De maneira geral, a lei nacional incentiva a participação social nas decisões sobre o Plano Participativo que tem foco na integração entre os diferentes modais de transporte, na sustentabilidade e na acessibilidade plena. Dentro do foco, a lei é clara: a prioridade deve ser o pedestre e o transporte coletivo urbano.
No lançamento do Plano, participaram da mesa a vice-prefeita Ruth Schuindt, os secretários Mauro Branco e Cláudio Bastos, de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento da Cidade, respectivamente; a coordenadora de Planejamento, Rosane Vargas; o arquiteto urbanista Leandro Knopp; o diretor da Universidade Estácio de Sá, Nirlei Eustáquio Barros, o vereador Aquiles Barreto, presidente da Câmara Municipal; e também os secretários Laura Barreto, da Educação, Ricardo Machado, da Cultura, e Clésio Guimarães, da Fazenda.

Parâmetros, conceitos e eixos: passos para a construção de uma cidade melhor para todos

De acordo com o arquiteto urbanista e mestrando em Engenharia Urbana, Leandro Knopp, que integra a equipe do recém-criado Departamento de Mobilidade Urbana e Engenharia de Trânsito, a lei federal norteia quais parâmetros, conceitos e eixos devem ser seguidos na construção do plano. Segundo ele, a estimativa é de que a fase inicial de elaboração do documento na discussão com a sociedade, incluindo a criação da lei municipal, seja de aproximadamente 18 meses.
“Após essa etapa, com cerca de mais um ano trabalhando no plano, já será possível dar entrada no Ministério das Cidades com o projeto de mobilidade para captar recursos, já que a proposta é pré-requisito para pleitear verba federal. Na verdade sobra dinheiro na União, mas de maneira geral os municípios não têm um plano, que indica como esse recurso será aplicado”, explicou Knopp.

Os principais conceitos para elaboração do plano são:

- cidade desenvolvida/pensada para todas as pessoas, indistintamente de possuir alguma dificuldade (física, por exemplo, ou idade avançada etc);
- valorização do transporte coletivo;
- intersetorialidade/integração: pensar a mobilidade em conjunto com outras áreas como habitação, uso do solo (importante para evitar inundações, por exemplo, que impedira o transporte coletivo de circular).

 A implantação do plano é dividida em fases:

- mobilização inicial, etapa realizada na cerimônia de hoje;
- construção da visão (elaboração de metas de curto, médio e longo prazo a partir das propostas da sociedade e do governo);
- cooperação por meio de parcerias; caracterização e diagnóstico (pesquisas, levantamentos, consultas públicas e avaliação de propostas);
- aprovação (criação de lei municipal que institua o plano de mobilidade urbana bem como a garantia de permanência da lei, superando descontinuidade política);
- implementação;
- avaliação das propostas e ações (revisão e atualização periódica do plano instituído).

O Plano de Mobilidade Participativo contempla eixos indicados conforme priorização da lei federal, que são:

- acessibilidade plena com foco nos pedestres (implantação e qualificação de calçadas e áreas de circulação a pé);
- criação de condições adequadas à circulação de ciclistas, seja por lazer, esporte ou meio de transporte;
- prioridade ao transporte coletivo e integração de sistemas (política tarifária, redução de custos do transporte coletivo urbano);
- locais para o transporte de carga, escolar urbano e rural, táxis e motoristas particulares;
- áreas de estacionamento (instrumento para controlar e inibir uso do transporte individual motorizado);
- criar um sistema viário (ruas, avenidas, praças e calçadas) de maneira que forme uma rede que abranja toda a cidade de maneira integrada;
- construção das propostas de acordo com os eixos, mas levando em consideração a especificidade de cada local/região (Peró e Tamoios têm características diferentes, logo, têm necessidades diferentes).
__________________
Assistência Social terá novo setor para tratamento de dependência química
Roda de conversa nesta quarta (28) apresentou o projeto que está em fase de implantação
Nesta quarta-feira (28), o Departamento de Proteção Social Básica realizou uma roda de conversa no salão social da Secretaria de Assistência Social (Semas), para apresentação do Projeto “Centro de Transformação”, novo setor da secretaria, que está em fase de implantação, e tem o objetivo de oferecer tratamento ao dependente químico e seus familiares. 
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas sobre Drogas, responsável pelo projeto, Marcos Roberto Moraes, a proposta é fazer a interface dessa temática da dependência química entre o poder público e as instituições da sociedade civil de Cabo Frio. 
“A ideia é unir o conceito da triagem com o ambulatório e a internação, formando uma dinâmica para dar maior suporte ao dependente. Seria um tratamento que duraria, ao todo, cerca de oito meses, pois englobaria o acompanhamento pela equipe durante e após a internação. A intenção é que o indivíduo se recupere e possa se tornar produtivo, através de parcerias, respeitando todas as iniciativas do trabalho, criando um elo de rede com o que já existe, para atuar tanto na recuperação como na prevenção.”
Inicialmente, o Centro de Transformação tem a proposta de alinhar os propósitos englobando o tratamento e o acompanhamento do dependente químico, dando suporte tanto a ele como à sua família e, para isso, está formando parcerias nesse primeiro momento de implantação. O Centro já tem equipe formada e funcionará na Rua Henrique Terra, nas proximidades do Shopping Park Lagos. A previsão é de que esteja funcionando no segundo semestre deste ano. 
Estiveram presentes na roda de conversa representantes das coordenadorias, departamentos e equipamentos da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Saúde Mental.
Prefeito se reúne com comerciantes da Praia do Forte e define fechamento da orla aos domingos
Proposta é que meia pista seja fechada para trânsito de veículos com a realização de eventos
O prefeito Marquinho Mendes se reuniu com comerciantes da Praia do Forte na noite desta terça-feira (27). Entre os assuntos tratados esteve a proposta feita pelo prefeito de fechar meia pista da orla da praia para o trânsito de veículos aos domingos, abrindo o espaço para o lazer de moradores e turistas. A iniciativa está programada para começar a partir do dia 9 de julho.
Os comerciantes também pretendem realizar um evento uma vez por mês no local com apoio da Prefeitura. A ideia é que o evento seja realizado sempre no último fim de semana de cada mês. Para isso, um abaixo assinado foi entregue ao prefeito. A reunião faz parte do projeto da Secretaria de Turismo de organizar os polos gastronômicos e comerciais da cidade.
"Essa proposta de fechar uma parte da orla aos domingos, transformando a pista em um espaço de lazer já tinha sido motivo de conversas durante a campanha eleitoral. Mas, assim como tudo que fazemos no governo, temos sempre que ouvir a opinião das pessoas diretamente interessadas no assunto. Nosso governo está aberto ao diálogo e à disposição do comércio da nossa cidade", disse o prefeito Marquinho Mendes após o encontro.
Para os comerciantes que atuam na Praia do Forte, o apoio do governo tem sido fundamental para organizar o local e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo poder público. Os comerciantes citaram melhorias já feitas na limpeza, na fiscalização de posturas e no ordenamento das ruas, e fizeram mais solicitações.
"O encontro foi muito empolgante para nós, empresários. Foi muito bom ter a presença do prefeito e dos secretários. Acredito que estamos no caminho certo e que o próximo verão será muito mais organizado", disse Carolina Pacheco, proprietária do Restaurante Farol do Forte.
Estiveram presentes na reunião a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker; os secretários de Mobilidade Urbana, Mauro Branco; e Desenvolvimento, Claudio Bastos; além dos coordenadores de Indústria e Comércio, Bernardo Ariston; e de Eventos, Saulo Mira.
"Temos incentivado os comerciantes a se organizarem para a realização de eventos e melhorias gerais nos locais onde atuam. A Prefeitura se coloca à disposição como parceira. Este modelo vem funcionando na Passagem e no Boulevard Canal, e agora estamos expandindo para a Praia do Forte. Um comércio organizado é a chave para a prestação de bons serviços e seguiremos atuando desta maneira em outros pontos da cidade", afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.
_________________
4ª edição do "Cinema no Charitas" acontece nesta quinta
Sessão vai exibir o documentário "Iripuama, Iraruama, Araruama" 
O projeto Cinema no Charitas traz nesta quinta-feira (29), às 19h, o documentário "Iripuama, Iraruama, Araruama", um curta-metragem dirigido pelo cineasta Milton Alencar Junior. O filme foi lançado em 2011 e trata de uma pesquisa sobre a Lagoa de Araruama. A classificação é livre e a entrada gratuita. Ao término da sessão acontece um debate relacionado ao filme exibido. 
O Cinema no Charitas foi inaugurado no início de junho e tem por objetivo exibir gratuitamente filmes em formato de documentários com discussões ao término das sessões. Os temas para debate e os filmes são divulgados semanalmente pela Secretaria de Cultura.
A Casa de Cultura José de Dome - Charitas está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados. O Charitas conta com exposições artísticas temporárias e permanentes.
__________________
Escolas de Tamoios participam do segundo dia do Cine em Cena
Evento segue até quinta (29) com mais quatro sessões
Os alunos das escolas municipais de Tamoios continuam se divertindo com o Cine em Cena. As sessões vão até esta quinta-feira (29), quando haverá exibição de quatro filmes: "O Bom Dinossauro", "No Coração do Mar", "Goosebumps: Monstros e Arrepios" e "Vingadores 2: Era de Ultron".
O projeto é uma iniciativa da CCR Via Lagos, concessionária que administra a RJ-124, e é apoiado pela Prefeitura de Cabo Frio. O Cine em Cena está instalado na Rua dos Pescados, na lateral do Espaço de Eventos de Unamar.  Serão 225 lugares por sessão em quatro horários por dia, entre 8h e 15h. As sessões estão sujeitas à lotação máxima, portanto, é preciso chegar cedo para garantir o lugar. Os filmes são transmitidos em uma sala itinerante que possui saída de emergência sinalizada, ar condicionado, sistema de som, cenografia, projeção 2D/3D e tela de 26m². Toda a estrutura é adaptada para receber portadores de necessidades especiais. 
Nesta quarta-feira (28), participaram da atividade alunos das escolas: Professora Maria José Barroso, Edith Castro dos Santos, Professora Wanda Pereira Roque, Agrícola Nilo Batista e Professora Marli Capp. A diversão ficou por conta dos filmes “Star Wars: O Despertar da Força”, “Divertida Mente”, “Pixels”, “Hotel Transilvânia” e “Batman vs Superman – A Origem da Justiça”. 

Programação:

29 de junho
O Bom Dinossauro – 8h
No Coração do Mar – 10h
Goosebumps: Monstros e Arrepios – 13h
Vingadores 2: Era de Ultron – 15h.
__________________
Meio Ambiente regulariza transparência com Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Com a medida, município fica habilitado para buscar recursos federais

A Coordenadoria-Geral de Meio Ambiente, em parceria com a Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), deu um importante passo na transparência do município com o preenchimento e finalização dos formulários do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de resíduos sólidos. Com a medida, Cabo Frio fica regular com o órgão e habilitado para buscar recursos federais no eixo de saneamento básico.
De acordo com o coordenador-geral de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, estes formulários não eram preenchidos desde 2011, o que deixava o município inadimplente. “Estamos trabalhando para aumentar a nossa arrecadação com transparência e, assim, usar esses recursos em prol do meio ambiente e qualidade de vida da população”, afirmou o coordenador.
O relatório foi elaborado pela Diretoria de Saneamento e Qualidade de Vida da Coordenaria-Geral, que tem como objetivo desenvolver ações de manejo e utilização de recursos hídricos, esgoto sanitário e resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem e, assim, aumentar a arrecadação do ICMS Ecológico de Cabo Frio. Compõem o ICMS Ecológico o tratamento de esgoto, destinação de lixo, remediação de vazadouros, mananciais de abastecimento, áreas protegidas (todas as Unidades de Conservação) e áreas protegidas municipais. 
“Essa regularização é um importante passo para Cabo Frio. Estamos colocando ordem na casa e fazendo com que as questões de saneamento básico sejam tratadas de forma responsável. Além de contribuir com o Governo Federal nesse diagnóstico, queremos tornar o município referência no Brasil num futuro bem próximo”, afirmou o coordenador do setor de saneamento básico, Luiz Carlos Teixeira Júnior.
Os relatórios informam a situação do saneamento básico com dados da população atendida, custos gerados pelo serviço e o tratamento realizado com o resíduo sólido. Esses documentos são publicados anualmente no site do SNIS, indicando o caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade sobre a prestação do serviço.
__________________
Projeto Praia Esporte abre novas vagas para treinamento funcional
Serão 30 vagas por turma e inscrições podem ser feitas no local
O Projeto Praia Esporte está com inscrições abertas para novas turmas de treinamento funcional. As vagas oferecidas são para as aulas que acontecem às terças e quintas, nos horários de 18h, 19h e 20h. As inscrições podem ser feitas no próprio local onde o projeto é desenvolvido, na Praia do Forte, de segunda a sexta, das 18h às 20h.
As vagas estão sendo preenchidas por ordem de chegada. Cada turma contará com 30 alunos e as inscrições serão encerradas quando esse número for atingido. Ao todo serão três turmas por dia, no total de 180 novas vagas.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Luana Totti, a modalidade tem feito grande sucesso desde que o projeto começou: “A procura tem sido grande. Tanto que as primeiras turmas se esgotaram rapidamente, o que nos levou a abrir novas vagas. A participação e a animação dos alunos têm sido animadoras”, destaca ela.
Futuramente só serão aceitos alunos com a apresentação da carteirinha do projeto. As carteirinhas estão sendo feitas de acordo com a entrega de atestado médico, necessário no ato da inscrição. Para realizar a inscrição é preciso também informar o nome completo, idade e endereço.
__________________
Procon nos bairros chega ao Cajueiro neste sábado (1)
Projeto itinerante oferece atendimento jurídico à população

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) promove o projeto de atendimento itinerante Procon nos Bairros para facilitar a vida dos consumidores que precisam de orientação. Neste sábado, dia 1º, o órgão vai atuar no bairro Cajueiro prestando atendimento jurídico à população. O Procon itinerante será instalado na Praça do Cajueiro, que fica na Rua Eraldino de Oliveira. O atendimento será das 10h às 15h. 
De acordo com o coordenador do Procon de Cabo Frio, Thiago Vasconcelos, é muito importante levar o órgão para os bairros para que a população cabo-friense conheça os seus direitos como consumidor. “Essa iniciativa visa atingir aquelas pessoas que não têm tempo de se deslocar até o órgão, que não têm certeza do seu direito. Não deixem de nos visitar, moradores do Cajueiro, será muito importante se toda a comunidade comparecer”, convida ele.
A previsão do órgão é que o atendimento itinerante seja promovida a cada 15 dias em diferentes bairros. Vale lembrar que quem quiser atendimento também pode ir até a sede do Procon, que  funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no bairro Braga, na sede da antiga prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J