Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA

DESTAQUE PARA OS EVENTOS:

                - Bike Night cultural será lançado na 5ª feira;
                - Dia dos Namorados com música e gastronomia no Boulevard Canal;
                - Lançamento do Livro "Amor e Cactos" , no Charitas;
                - Feira Forte, programação religiosa e shows marcam o feriado de Corpus Christi;
                - Grupo Amadeus agita o polo gastronômico na Passagem.

E muito mais! Seguem abaixo estas e outras notícias detalhadas:         

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Cabo Frio celebra Dia dos Namorados com música e gastronomia no Boulevard
Evento marca início da recuperação turística do Canal


Cabo Frio vai comemorar o Dia dos Namorados, na próxima segunda-feira, 12 de junho, com música e gastronomia num dos points mais românticos da cidade, o Boulevard Canal, às margens do canal do Itajuru. A voz do cantor Oswaldo Guimarães, o sax de Gabriel Leite e o piano de Cleiton Guimarães vão embalar os casais apaixonados. O Boulevard estará fechado ao trânsito de veículos para garantir o clima de romantismo e o passeio dos casais sob a lua cheia.
O evento marca o início da recuperação do Boulevard, uma parceria da prefeitura, através da secretaria de Turismo e da coordenadoria de Eventos com os empresários do point gastronômico. O prefeito Marquinho Mendes afirmou, em recente encontro com empresários do local, que apesar da crise, não vai medir esforços para revitalizar o Boulevard Canal.
“Estou aqui para pedir a ajuda de vocês, não para o meu governo, mas para Cabo Frio”, disse Marquinho, lembrando que tem conseguido com diálogo e a participação de todos vencer os desafios encontrados ao assumir uma cidade mergulhada no caos administrativo.
A secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, tem incentivado os empresários do Boulevard a se organizar. Ela aposta  na gastronomia como um importante atrativo turístico de Cabo Frio para conquistar o mercado do turismo gastronômico, um dos mais promissores do país. Por isso, quer resgatar os pratos e os temperos típicos e incrementar os sabores da culinária cabo-friense.
“Comer é conhecer, descobrir, compartilhar a historia de um lugar”, comenta a secretária, lembrando que os empresários que integram os 37 pólos gastronômicos existentes no Estado estão sentindo no bolso os resultados da união e do empreendedorismo. As empresas que participam dos 13 Polos Gastronômicos do Rio e dos 24 Polos Gastronômicos existentes do interior, estão conseguindo passar longe da crise.
__________________
Feriado de Corpus Christi terá programação religiosa, shows e Feira Forte
13ª edição da Feira Forte será entre os dias 14 e 18 de junho

O feriadão de Corpus Christi, que inicia na próxima quinta-feira (15), terá uma grande programação religiosa e de apresentações musicais em Cabo Frio. A festividade contará com a tradicional confecção de tapetes de sal e show com a banda católica Som do Céu, além das cantoras Juliana Gorito, Denise Salvi, Gabi Borges e Valentina Francisco, que participaram da última edição do programa The Voice Kids, da TV Globo, e ainda a Banda NOHALL. O feriado também terá a 13ª edição da Feira Forte. Todos os eventos contam com o apoio da Prefeitura.
Segundo a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, nos dias 12 a 14 de junho, será realizado o Tríduo preparatório. Durante esses dias de Tríduo, todos os fiéis poderão participar de momentos de Adoração ao Santíssimo e as Santas Missas que acontecerão nos horários: segunda-feira (12) 19h, terça-feira (13) 19h e quarta-feira (14) 19h.
Na quinta-feira (15), a partir das 07h, terá início a confecção dos tapetes de sal pela Avenida Nossa Senhora da Assunção. Às 16h haverá a Santa Missa na Matriz Auxiliar e logo após sairá a procissão com o Santíssimo Sacramento. A banda católica Som do Céu anima a noite na Praça Porto Rocha.
Na sexta (16), as missas acontecem às 07h30 e às 19h. A partir das 21h30, a cantora Juliana Gorito e convidados do programa The Voice Kids agitam o feriado. Sábado (17), a missa acontece às 19h. A banda NOHALL sobre o palco às 22h com um grande show do melhor do pop rock, samba e MPB.
No domingo (18), será a vez do tradicional almoço de Corpus Christi na Praça Porto Rocha após a Santa Missa das 10h30. No almoço, Mari Simas e banda tocando o melhor da música na atualidade.
A Prefeitura de Cabo Frio está dando apoio no ordenamento do trânsito, na logística, estrutura e divulgação do evento.

Feira Forte
Também acontece neste feriado a 13ª edição da Feira Forte, entre os dias 14 e 18 de junho, no Espaço de Eventos de Cabo Frio, localizado na Praia do Siqueira. A Feira vai contar com 160 estandes de expositores que vão levar descontos de até 70%.
A estrutura do evento já está sendo montada e terá o pavilhão principal, com cerca de 2400 m², e uma grande área externa onde estarão o estacionamento, a praça de alimentação, com os tradicionais quiosques e os trailers para Festival de Food Trucks e Food Bikes, o espaço automotivo de venda de carros usados e novos e o espaço náutico, que retorna nesta edição.
A Superintendência de Proteção aos Animais irá montar uma feira de adoção, onde estarão disponíveis cerca de 30 cães; e a Coordenadoria de Meio ambiente irá distribuir mudas de plantas com o objetivo de incentivar o reflorestamento. A estimativa é de que sejam entregues cerca de 250 mudas por dia, entre frutíferas e nativas.  
A programação completa pode ser conferida no site do evento (www.feirafortecabofrio.com.br).
___________________
Grupo Amadeus agita Polo Gastronômico na Passagem
Evento acontece nesta sexta (9) a partir das 20h
O Polo Gastronômico da Passagem recebe nesta sexta (9) o Grupo Amadeus a partir das 20h. A noite será marcada por grandes sucessos da Bossa Nova, Jazz e outros clássico da música.
O show é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, através da Coordenadoria de Eventos, e conta com o patrocínio dos comerciantes da Passagem. O trânsito no local será fechado com objetivo de valorizar e proteger o patrimônio deste que é um dos mais bonitos e aprazíveis recantos da cidade, além de deixar os frequentadores com mais espaço para curtir a noite.

História

O bairro Passagem foi ocupado pelos portugueses no início do século XVII. O local é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à formação da cidade. Localizado entre o Canal do Itajuru e o mar, o espaço abrigou as primeiras habitações e feitorias, ocupados em sua maioria por pescadores. 
A Passagem possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, a pequena Igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial. A construção é uma das principais atrações da Passagem.
__________________
Prefeitura regulariza limpeza das praias
Diariamente a Comsercaf recolhe mais de dez toneladas de lixo
A Prefeitura de Cabo Frio, através da Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf) regularizou a limpeza das praias da cidade. Foram necessários quatro meses de trabalho intensivo para deixar todas as praias limpas e, então, dar início ao planejamento diário de limpeza. A partir deste mês a Comsercaf seguirá o cronograma que contempla todas as praias: Peró, Conchas, Foguete, Recanto das Dunas, Forte, Unamar e Pontal, em Santo Antônio, no distrito de Tamoios. No total a Comsercaf recolhe diariamente cerca de quinze toneladas de lixo das praias na baixa temporada.
De acordo com o planejamento da Comsercaf que está em andamento, as praias do Forte, do Peró e das Conchas recebem limpeza diariamente, das 15h às 22h. Já no Recanto das Dunas e no Foguete, onde o movimento é menor na baixa temporada, a limpeza é feita três vezes na semana: segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 22h. Em Tamoios, a limpeza também é feita todos os dias. Para a alta temporada, a previsão é de que seja colocado um turno adicional de limpeza em todas as praias.
De acordo com a supervisora da operação, Cassandra Martins, 43 batedores de praias são responsáveis por manter as orlas totalmente limpas. Ela explicou que a equipe é dividida em três grupos: a primeira junta o lixo com o rastelo (tatuí manual), em seguida outro grupo faz a separação do lixo orgânico e não orgânico, coloca em sacolas plásticas e arruma no trajeto do trator que faz o recolhimento. Todas as lixeiras são esvaziadas e limpas. No caso específico da praia do Forte as rampas e escadas de acesso a areia são varridas e o lixo acumulado na restinga é recolhido. 
Com o ordenamento do serviço, a Comsercaf pretende, a partir de agora, garantir a limpeza das praias de Cabo Frio em todas as estações do ano.
“O nosso objetivo é manter a qualidade das nossas praias, proporcionando ao frequentador um ambiente mais limpo”, afirmou a supervisora da ação, Cassandra Martins.
__________________
Secretaria de Educação orienta profissionais para Censo Escolar 2017
Informações devem ser preenchidas por meio do sistema Educacenso até 31 de julho
Profissionais responsáveis pelas escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram de um encontro da na manhã desta quarta-feira (07) com a equipe da Secretaria de Educação. A reunião teve o objetivo orientar e tirar dúvidas sobre o processo de inserção de dados no sistema do Censo Escolar 2017.
Nesta primeira etapa são informados números de turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. A coleta de dados para o Censo Escolar 2017 teve início no dia 31 de maio e o sistema ficará disponível até 31 de julho para que Diretores e Secretários Escolares insiram informações referentes às matrículas iniciais de estudantes de todo o país.
As escolas da rede privada também estão recebendo orientação da SEME, que disponibilizou o e-mail censocabofrio@semecabofrio.rj.gov.br para contato. Todas as unidades receberão, ainda esta semana, por correio eletrônico, o vídeo institucional com o as informações que foram divulgadas no encontro desta manhã.
A secretária de Educação, Laura Barreto, orienta que as informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas. “Essas informações dão subsídios para  o repasse de recursos do governo federal, além de guiarem as políticas públicas de educação, contabilizando o número de matrículas e norteando importantes programas como a distribuição de livros, o transporte escolar e a instalação de bibliotecas, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.
Ainda de acordo com Laura, especialmente nos anos ímpares, como 2017, os dados preliminares também são utilizados no planejamento e aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de um de seus instrumentos, a Prova Brasil. As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação obtidas por meio dos dados do Censo, irão compor o próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O sistema Educacenso está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ficará disponível até o dia 31 de julho através do site censobasico.inep.gov.br
Livro “Amor e Cactos” será lançado neste sábado no Charitas
Autora da obra tem 16 anos e é estudante do ensino público do município
O livro “Amor e Cactos”, da jovem Maria Eduarda Menezes, será lançado neste sábado (10) na Casa de Cultura José de Dome - Charitas. A menina, que tem 16 anos, é estudante da rede pública de ensino de Cabo Frio. Na obra, ela retrata em forma de poesia as várias formas de amor, desde a paixão ardente ao amor fraternal. O lançamento acontece às 18h.
Maria Eduarda Menezes nasceu no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, e veio com a família há sete anos morar em Cabo Frio. Atualmente está no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Rui Barbosa. Seu objetivo é cursar Teologia, mas, segundo ela, a poesia sempre estará presente em sua vida.
“Amor e Cactos” promete uma leitura envolvente, pois descreve as fases da vida de uma pessoa que se encanta, se ilude, se reencontra e se reinventa, nascendo sempre para o novo em busca de crescimento e experiências através do amor.

Exposição Arte e Cores

Quem for ao Charitas também pode conferir a exposição de pintura “Artes e Cores” da artista Vilma Guimarães. A mostra, que apresenta 23 obras com imagens diversificadas de paisagens, casarios florais e natureza morta, segue até o dia 29 deste mês. Vilma Guimarães já participou de centenas de exposições coletivas e individuais, conquistando vários prêmios nacionais e internacionais.
A Casa de Cultura também conta com salas de exposições permanentes com acervos dos artistas de José de Dome, Tiita Machado, Jean Guilaume, Chico Tabibuia e Mudinho, além de salas de exposições temporárias com acervos de artistas locais ou de outras regiões. 
O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.
__________________
Bike Night Cultural será
lançado nesta quinta-feira (8)
Ciclistas conhecerão pontos culturais a cada 15 dias
A Secretaria de Cultura de Cabo Frio e o movimento ciclístico Bike Night lançam o projeto Bike Night Cultural nesta quinta-feira, dia 8. O projeto tem por objetivo levar para os ciclistas informações sobre os principais monumentos históricos da cidade, que serão visitados a cada 15 dias. O primeiro espaço a participar será a Casa de Cultura José de Dome - Charitas, no Centro. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o local acompanhados por um guia. O evento é aberto para todos que queiram participar, basta ter uma bicicleta e muita animação.
"É muito importante levar a história das nossas raízes a todos os movimentos populares para que eles sejam multiplicadores das nossas histórias, mantendo-as sempre vivas", contou Carlos Ernesto Lopes, supervisor de Cultura.
O Bike Night Cabo Frio foi criado por um grupo de ciclistas e tem como objetivo conscientizar sobre a importância da bicicleta como meio de transporte para a mobilidade urbana do município, a preservação do meio ambiente e, agora, cultural. Toda quinta-feira o grupo de adeptos do ciclismo se encontra para pedalar pela cidade. Um dos idealizadores do Bike Night, Wellington Alves, ressaltou a importância do projeto.
"Para nós, ciclistas, adquirir o conhecimento de onde moramos e o que produzimos como cultura é importante na formação dos nossos cidadãos".
A concentração do Bike Night acontece a partir das 19h30, na Rua Expedicionários da Pátria, 952, em São Cristóvão. A visitação ao ponto cultural está programada para às 21h. Mais informações pelo telefone (22) 99838-9231 ou pela Fanpage: BIKE NIGHT CABO FRIO.

Confira abaixo o roteiro de visitação do projeto:

Charitas, Forte São Matheus, Biblioteca Walter Nogueira, Espaço Cultural Torres do Cabo, Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), Morro da Guia, Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, Fonte do Itajuru, Largo de São Benedito, Morro do Arpoador, Morada do Samba e Solar dos Massa.
_________________
Servidor terá desconto de 15% para cursos de pós-graduação EAD
Funcionário que indicar outras pessoas terá desconto de 100% em uma das parcelas
Trabalhadores municipais que quiserem se especializar têm mais uma oportunidade de crescimento profissional com a parceria da Prefeitura com a Faculdade Campos Elíseos. A partir do convênio, os servidores terão desconto de 15% nas mensalidades de pós-graduação de Ensino à Distância (EAD) e o profissional que indicar outras pessoas, servidoras ou não, terá desconto de 100% em uma das parcelas. Neste caso, o benefício será concedido de trás para frente, ou seja, se o aluno ainda tiver 10 parcelas a pagar, por exemplo, o benefício será concedido na décima parcela.
Além disso, a cada 10 matrículas efetuadas, a Prefeitura poderá indicar um de seus servidores para uma bolsa de 100%. Atualmente, os alunos da Faculdade pagam 12 parcelas de R$ 159 pelo curso de pós-graduação EAD, que tem carga total de 450 horas. Com a parceria, a mensalidade cairá para R$ 135. Ao se matricular em um dos cursos de pós-graduação, automaticamente o servidor terá direito a um curso de aperfeiçoamento, de 180 horas, e de extensão, de 120 horas, todos de Ensino à Distância. 
“A parceria vai proporcionar cursos de pós graduação, de extensão, aperfeiçoamento, cursos de qualificação profissional em condições muito especiais e diferenciadas. Através da parceria serão disponibilizados descontos de 15% a 33%. Em algumas situações, a faculdade oferece descontos de até 100%, com valores que chegam a 1.615 reais. Essa parceria vai ajudar muito os servidores, bem como seus dependentes, assim como toda a sociedade de Cabo Frio”, avaliou o gestor José Remízio Moreira Garrido.
Entre os cursos oferecidos estão Administração da Educação com ênfase em Educação Superior, Direito aplicado na Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental, Ensino da Matemática, Educação Multicultural, Educação Profissional e Tecnológica, Inclusão Social, Formação Desportiva entre outros; Gestão Escolar, Legislação Educacional, Letramento, Língua Portuguesa e Literatura, Neurociência, Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Libras e tantos outros voltados para a área da Educação, além de Segurança Pública (Direito Administrativo, Gestão de pessoas, Gestão em Segurança Pública, Gestão Pública, Inteligência Policial, Políticas Públicas).
_____________________
Superintendência da Juventude oferece aulas de Jiu-Jitsu em Tamoios
Aulas gratuitas começam em julho 

A Superintendência da Juventude fechou uma parceria para oferecer aulas de Jiu-Jitsu em Tamoios. As aulas serão gratuitas e estão previstas para começar no mês de julho. As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (12), no Centro Administrativo de Tamoios, que funciona no Shopping UnaPark.
As aulas serão voltadas para jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 29 anos e vão acontecer na sala da superintendência, que funciona ao lado do PAM de Santo Antônio. As oficinas serão ministradas pelo professor Mauro Lemos, faixa preta e atual campeão Brasileiro de Jiu Jitsu Olímpico.
De acordo com a Superintendente da Juventude, Daphne Libardi, a ideia é expandir o projeto para outros bairros.
“A nossa intenção é oferecer essas aulas também em outros bairros. É um projeto que visa dar oportunidades aos jovens, tirá-los das ruas e oferecer um caminho no esporte”, destaca ela.
Além das aulas de Jiu Jitsu, outras oficinas são oferecidas pela superintendência. Demais informações sobre a superintendência podem ser obtidas através do e-mail ascom.juventude@gmail.com ou pelo telefone (22) 26454202.

Serviço
PAM de Santo Antonio - Rua Marimbá / esquina com a Av. Beira Mar - Santo Antonio, Tamoios.
_________________
Superintendência da Juventude fecha parceria para promover cursos no Criaad
Curso de barbeiro e oficinas de grafite e dança serão oferecidos
A Superintendência da Juventude, órgão ligado a Secretaria de Turismo, fechou nesta segunda-feira (5) uma parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Cabo Frio para promoção de cursos e oficinas no local. O órgão abriga menores infratores da Região dos Lagos.
De acordo com a superintendência, serão oferecidas oficinas de dança e teatro e curso de barbeiro. A previsão é que as aulas sejam iniciadas ainda neste mês. Os dias e os horários do curso e oficinas serão definidos após o levantamento que será feito pela equipe do Criaad e de acordo com a adesão dos menores.
“O nosso objetivo é dar novas oportunidades aos adolescentes, integrando esses jovens na sociedade através do aprendizado dos cursos e oficinas”, disse a superintendente da Juventude, Daphné Libardi.
O Criaad de Cabo Frio funciona na Rua Antonio Luiz da Fonseca, no bairro Jacaré, próximo a Avenida Wilson Mendes. O centro recebe jovens em conflito com a lei para execução das medidas sócio-educativas.

Superintendência investe em cursos para jovens

A Superintendência da Juventude também oferece de dança, violão, artesanato, grafite, teatro, beleza e barbeiro e oficinas de skate. Ao todo, cerca de 350 alunos fizeram a inscrição nesses cursos. As atividades são gratuitas e já estão com as inscrições encerradas. As aulas vão acontecer no Ginásio Alfredo Barreto, no bairro do Portinho e no prédio ao lado do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios.
Demais informações sobre a superintendência podem ser obtidas através do e-mail ascom.juventude@gmail.com ou pelo telefone (22) 26454202.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J