quinta-feira, 29 de junho de 2017

CABO FRIO - PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Mart recebe evento internacional de astronomia nesta sexta
Evento terá palestra e observação de astros a partir das 17h
 

Pra fechar o mês de junho, a Rede Rio Astronomia e o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) realizam mais um evento internacional de astronomia. O evento acontece na sexta-feira (30), simultaneamente em vários países no mundo. A ideia é que aconteçam debates que sensibilizem o público sobre o impacto de asteroides na Terra. A programação começa às 17h e a entrada é gratuita.
Dentro das atividades estão a palestra “O Evento Tunguska” e em seguida a observação de astros em evidência com telescópios, se as condições meteorológicas estiverem boas.
Esta data foi escolhida pelas Nações Unidas e faz referência à queda do Asteroide Tunguska sobre a Sibéria em 30 de junho de 1908, que ocasionou uma grande explosão, devastando milhares de quilômetros. Por isso é considerado o maior impacto terrestre de um asteroide na história recente.
O Mart está localizado no Largo de Santo Antônio, s/nº, no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Rede Rio Astronomia pelo telefone (22) 99914-3052 ou e-mail rederioastronomia@gmail.com.
___________________
CAPS II comemora aniversário com Festa Junina nesta sexta (30)
Centro de Atenção Psicossocial comemora nove anos de existência
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) vai comemorar seu aniversário de nove anos na próxima sexta-feira (30), a partir das 9h. No clima do mês de junho, o evento será uma festa junina aberta ao público, na rua do CAPS II. O quarteirão vai ser fechado com apoio da Guarda Civil Municipal. 
Criado no dia 13 de junho de 2008, o Caps II é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O centro oferece atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos entre outros especialistas. Além desse segmento, também existe o Caps AD para tratamento de problemas com álcool e drogas.
“Oferecemos assistência integral aos portadores de doenças mentais graves, um serviço de portas abertas. Temos uma equipe técnica capacitada e estamos funcionando corretamente, tudo de acordo com a Portaria 336, que diz como o local deve funcionar”, disse a coordenadora do Caps, Sandra Aquino, acrescentando que atualmente o Caps atende em média 25 pacientes diários, mas sempre com demanda de pacientes novos.
“Temos pelo menos duas avaliações novas por dia, mas nem sempre é um tratamento para o CAPS II, que trata de doenças mentais mais graves. Quando isso acontece encaminhamos para outro local, como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor atendimento para o cidadão”, destacou Sandra Aquino.
O Centro fica localizado na Rua General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº, no Braga. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para outras informações, a Coordenadoria disponibiliza o telefone (22) 2648-8069.
Fazenda divulga certidões da Dívida Ativa que irão a protesto
Quem possui débitos com a Prefeitura deve regularizar a situação o mais rápido possível
 
A Secretaria de Fazenda começa a partir desta sexta-feira (30) a encaminhar certidões da Dívida Ativa para protesto extrajudicial junto ao tabelionato. Isso significa que quem possui algum débito com a Prefeitura deve procurar a Fazenda o mais rápido possível para regularizar a situação.
A medida precisa ser tomada devido à inadimplência que persiste mesmo depois de uma intensa campanha para regularização dos débitos relacionados ao Imposto Territorial e Predial urbano (IPTU), na qual o cidadão pôde obter até 100% de anistia de juros e multas.
Nessa campanha, cerca de 7.270 contribuintes que estavam em débito com a Prefeitura, referente ao pagamento do IPTU de anos anteriores, regularizaram sua situação aproveitando o período de anistia de juros e multas. O prazo se encerrou no dia 20 de abril.
Diante disso, a Secretaria de Fazenda vai levar a protesto as certidões de Dívida Ativa a partir desta sexta, confirme determina a legislação. O não cumprimento deste procedimento por parte do município pode ocasionar severas penalidades aos gestores públicos. O edital, bem como a relação das inscrições devedoras, estão disponibilizadas no site. www.fazenda.cabofrio.rj.gov.br/
__________________
Pescado cabo-friense poderá ser fornecido para órgãos federais
Amostras foram levadas pela Superintendência de Pesca para aprovação no Simpósio Estadual
 
O superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, participa nesta quarta-feira (28) do Simpósio Estadual Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos. Na ocasião, o superintende levou amostras de peixes do mar de Cabo Frio para serem apresentadas pelos responsáveis pela agricultura familiar da Marinha, Exército e Aeronáutica. Se aprovado, o município poderá fornecer o pescado para instituições federais. O evento acontece no Centro de Instrução Almirante Graças Aranha, no Centro do Rio de Janeiro.
O simpósio incentiva o aumento do volume comercializado e aproxima os agricultores dos órgãos compradores. É uma forma de incentivar a agricultura familiar, promovendo a sua inclusão econômica e social e geração de renda. Nesse processo de expansão e aprimoramento foi criada a modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra institucional, na qual é possível aos Órgãos Federais, Estados, Distrito Federal e Municípios comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar, por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório.
Seis espécies de peixes foram separadas pela Superintendência de Pesca para o simpósio: duas anchovas; dois douradinhos, posta e filé; dois xereletes, dois batatas; dois pargos e dois maria-mole. Para Alexandre Marques essa é a oportunidade de expandir o pescado do município e valorizar o trabalho dos profissionais da pesca.
 “Os pescadores e Cabo Frio vão ganhar muito com essa expansão do comércio do pescado. Nossos peixes foram muito bem apreciados pelos responsáveis pela agricultura familiar das forças armadas brasileiras”, comemorou o superintendente.
O evento conta com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Educação (MEC), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (DFDA/RJ).  Agricultores do estado também apresentaram seus produtos durante o simpósio.

Sobre o Simpósio

Os Simpósios Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos são eventos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o apoio de vários parceiros.
Os encontros têm por objetivo estreitar a parceria entre o MDS, Ministério da Defesa, Forças Armadas e órgãos da União, Estados e municípios no apoio às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Além disso, técnicos e servidores das áreas de compras são orientados nos eventos sobre a preparação das chamadas públicas no atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...