Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA PELA PRESERVAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO

por Luciana G. Rugani - Uma importante campanha pela preservação do Rio São João foi criada e circula pela internet. Resolvi reproduzi-la no nosso blog devido à relevância do tema. É um abaixo assinado que foi criado no portal AVAAZ, do qual reproduzo aqui o texto de cabeçalho.
Não deixem de participar e divulgar! Segue também o link para clicar e assinar:

Ao Ministério Público Federal: O RIO SÃO JOÃO PEDE SOCORRO!
Criado por Barra F. 
Brasil

Clique aqui para assinar

Por que isto é importante
AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO PERMANENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO

O rio São João, localizado na porção leste do estado do Rio de Janeiro, possui grande importância principalmente pelo abastecimento de água potável para 75% da Região dos Lagos. Possui uma área estuarina, a qual é utilizada por inúmeras espécies marinhas para crescimento, alimentação e reprodução, muitas destas são importantes para pesca na região, como robalos (Centropomus parallelus e Centropomus undecimalis) e tainhas (Mugil liza). É considerada uma região estratégica para a conservação da Mata Atlântica, por estar inserida parcialmente na Reserva Biológica de Poços das Antas e na APA Rio São João e do Mico Leão Dourado. Sendo está região mundialmente conhecida por ser o último refúgio do mico‐leão‐dourado (Leontopithecus rosalia), espécie endêmica e ameaçada de extinção. Também são encontradas outras espécies ameaçadas como a piabanha (Brycon insignis) peixe que já foi abundante em toda bacia, existindo atualmente apenas em um pequeno trecho do rio e o guaiamu (Cardisoma guanhumi) que ainda é explorado comercialmente pela comunidade ribeirinha.

Apesar de grande parte do médio e baixo rio São João estarem inseridos dentro destas duas unidades de conservação, atualmente sofre total negligência dos órgãos ambientais fiscalizadores. Sendo inexistente a fiscalização na maior parte da área e especialmente no trecho fluvial, este fato é atribuído pela falta de contingente e embarcações pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Devido à falta de fiscalização e monitoramento, abre precedentes para realização de inúmeras infrações, causando grandes impactos ambientais na bacia rio São João.

Os principais impactos verificados na região são:

Desmatamento de matas ciliares e manguezais para fins de especulação imobiliária e agropecuária;
Pesca predatória acontecendo em toda extensão do Rio São João, com petrechos proibidos pela portaria IBAMA nº 82/2003 (redes de caída, redes de espera, espinhel, arpão, tarrafas). Pesca em período de defeso e de espécimes abaixo do tamanho mínimo de captura permitido.
Descarte produtos químicos provenientes estações de tratamento de água, fazendas e esgoto in natura, sendo encontradas substâncias químicas com concentrações muito acima do permitido pela resolução CONAMA nº 357 de março de 2005, tornando‐se prejudicial o consumo para a saúde humana e para biota local.
Mortandade de peixes baixo Rio São João periodicamente, principalmente durante o período chuvoso pela baixa concentração de oxigênio e pH ácido da água.
Caça em toda extensão do rio, principalmente de jacarés de papo‐amarelo, capivaras, tatus e pacas, sendo esta prática proibida pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto nº 6.514 de 22 de julho de 2008).
Solicitado: 

Solicitamos as autoridades competentes a fiscalização e monitoramento permanente da bacia hidrográfica do Rio São João, seguindo as diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC ‐ LEI 9.985/2000), a fim de diminuir e coibir o impacto ambiental e punir, possibilitando assim a conservação e a restauração da diversidade biológica do Rio São João.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J