CABO FRIO - PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEMANA

Algumas notícias desta semana - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Ponte Feliciano Sodré completa 91 anos de história
Monumento representa um marco no desenvolvimento da cidade

Desde a década de 1920 ela compõe a paisagem de um dos pontos mais belos e importantes do município, fazendo parte do cotidiano de cerca de 212 mil cabo-frienses. Construída em 1926, a Ponte Feliciano Sodré representa um marco no desenvolvimento da cidade e a ligação com as demais localidades da região. Nesta sexta-feira (14), o monumento completa 91 anos de história.
A Ponte Feliciano Sodré foi construída após o desabamento da Ponte de Ferro em 1920. Durante seis anos os moradores da cidade tiveram que usar a barca de passagem do Portinho para atravessar o Canal Itajuru. O seu nome é em homenagem ao então governador do estado Feliciano Sodré.
Na época de sua inauguração, a ponte era o maior vão livre do país, por onde os veleiros de sal passavam e durante décadas foi a única entrada da cidade. A ponte faz a ligação do centro aos bairros populosos do município como Jardim Esperança, Jacaré, Gamboa e demais atrativos como Praia das Conchas e Peró, além das cidade de Búzios e São Pedro da Aldeia.
A estudante de psicologia, Gabriela Novais, é moradora da cidade e passa pela ponte diariamente para trabalhar e estudar. "A ponte é, sem dúvida, a via que mais faz parte do meu cotidiano e de outras milhares de pessoas que moram aqui. Ela é um ícone da nossa cidade e sempre nos reserva uma bela vista do canal", disse.
Benedito Vieira, de 90 anos, acompanhou as mudanças trazidas com o tempo no cenário da ponte. "Lembro da ponte ainda menino. Ela parecia ser bem maior do que é hoje e a vegetação mais densa. Não tinha também tanto movimento dos carros. E ela permanece aí, fazendo o caminho da gente da nossa cidade. Um pedacinho da história de todos nós", contou.
Artesãos de Cabo Frio participam da Mega Artesanal em São Paulo
Por meio de parceria, equipes das oficinas de vários equipamentos municipais realizam a visita técnica

Nesta sexta-feira (14), uma equipe de artesãos de Cabo Frio, ligados às Secretarias de Assistência Social e de Cultura está em São Paulo para participar da Mega Artesanal, consagrada como a maior Feira da América Latina especializada no setor de produtos e técnicas para arte e artesanato.
Os artesãos, que pertencem às equipes de facilitadores das oficinas do Mundo do Trabalho e técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro Dia e da Secretaria de Cultura conseguiram viabilizar a visita técnica por meio de parcerias. O evento acontece até o próximo domingo (16).
“A Mega Artesanal em São Paulo é a maior Feira de Artesanato realizada no país, e essa visita técnica permite a capacitação dos facilitadores, para que tragam as novidades que poderão ser implantadas nas oficinas de artesanato ofertadas nos nossos Centros de Referência”, explicou coordenadora das oficinas do Mundo do Trabalho, Lucia de Oliveira.
Segundo ela, esta é uma feira completa onde as principais empresas do setor se apresentam com oferta de cursos, inovações, tendências, ferramentas, lançamentos, negócios e muito mais.
Superintendência de Proteção aos Animais realiza "arraiá" beneficente
Evento tem como objetivo angariar fundos para animais de rua
A Superintendência de Proteção aos Animais está recebendo doações para a realização do Arraiá Animal, que acontecerá no dia 22 deste mês, sábado, na quadra de esportes do Itajuru. O evento tem o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento de animais de rua. Os interessados em colaborar com a festa caipira podem fazer doações de doces, comidas, bebidas em lata e utensílios.
O evento será como um arraiá tradicional, mas para os donos levarem seus animais. Não será cobrada a entrada. Todo dinheiro arrecadado com comidas, bebidas, brinquedos e jogos será convertido aos animais de rua. “Promovemos um evento beneficente em prol dos animais de rua da cidade. Nossa intenção é conseguir ajudar os animais que resgatamos diariamente, já que temos despesas com castração, tratamento, remédios e outras necessidades“, disse a superintendente de Proteção aos Animais, Caroline Midori.
Os donativos podem ser entregues no Bazar Animal, que funciona na Rua José Antônio Sampaio, loja 2, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h.
Charitas recebe reunião do Fórum Estadual de Mulheres Negras
Encontro tem objetivo de fortalecer relações e divulgar a Marcha das Mulheres Negras
Neste sábado (15), a Casa de Cultura José de Dome (Charitas) recebe a quarta reunião do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. O encontro tem o objetivo de discutir o fortalecimento da relação da instituição com os órgãos governamentais e a sociedade civil, além de divulgar a Marcha das Mulheres Negras, que irá acontecer na capital do Estado ainda em julho.
“Queremos fortalecer as relações e incentivar as mulheres negras e participantes de movimentos sociais a comparecerem na marcha para impulsionarmos a luta pela erradicação das desigualdades”, disse a representante da Rede das Pretas, que apoia o encontro, Margareth Ferreira.
A reunião é aberta ao público e acontece das 10h às 14h. Será oferecido um lanche coletivo e as participantes podem contribuir levando mantimentos para a refeição.
O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Marcha das Mulheres

A terceira edição da Marcha das Mulheres Negras acontece no dia 30 deste mês, a partir das 9h, com concentração no posto 4 da Orla de Copacabana. O evento irá celebrar dez anos da Lei 5071/07 que oficializa a celebração do “Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”, no próximo dia 25, no Estado do Rio de Janeiro.
Exposição sobre Antônio Gastão é prorrogada no Mart
Mostra reúne peças que ilustram a simplicidade e alegria do pescador
Após grande sucesso, a exposição sobre o artista popular cabo-friense Antônio Gastão foi prorrogada até o mês de agosto no Museu de Arte Religiosa de Cabo Frio (Mart). “Antônio de Gastão: 105 anos de arte popular” reúne peças que ilustram a simplicidade e alegria do pescador artista.
A mostra pode ser conferida de terça à sexta-feira das 10h às 17h. Aos sábados das 14h às 18h. A entrada é franca. A exposição é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Antonio de Gastão foi pescador, poeta, escultor, músico e contador de histórias. Entre tarrafas, peixes, restingas e árvores, encontrou o caminho para sua arte, nas formas de bichos, barcos e bonecos de fantoches. Se estivesse vivo, o artista teria completado 105 anos em 2017.

O Mart funciona no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, no Centro.
________________
Primeiro dia de consultas gratuitas no Canil Municipal atende vinte animais
Várias patologias foram tratadas; casos mais graves ganharam encaminhamento para clínicas particulares
O primeiro dia de consultas veterinárias gratuitas no Canil Municipal (última quarta-feira)* foi de grande movimentação. Ao todo, vinte animais entre cães e gatos foram beneficiados pela ação. O número está dentro da disponibilidade de horário e de estrutura do local. Várias patologias foram tratadas e os animais com doenças mais graves foram encaminhados para clínicas particulares.
A superintendente de Proteção aos Animais, Caroline Midori, destaca que as consultas foram proveitosas e de benefício aos animais e seus donos. “Acrescentamos que oferecemos consultas básicas, que não incluem cirurgias e atendimento de emergência. Todos os donos saíram com as receitas veterinárias, com os encaminhamentos e orientados sobre o que fazer com seus bichinhos”, disse.
As consultas são destinadas aos animais em situação de rua e para a população carente. Os atendimentos são realizadas às quartas e quintas-feiras das 9h30 ao meio-dia, por ordem de chegada. A Superintendência conta com o bom senso e a compaixão da população, já que as pessoas que têm condições de pagar uma clínica particular e usar o local irá tirar a chance daqueles que não podem.
Para a realização do atendimento é necessária a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Além do serviço de consulta veterinária, o canil abriga e trata os animais em situação de abandono e maus tratos que em seguida ficam disponíveis para adoção responsável.
O telefone para a população realizar denúncias de maus tratos aos animais, resgate e adoção é (22) 99237-6507. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.
*nota de nosso blog

Bandas aquecem a abertura do 1º Cabo Frio Moto Rock
Programação vai até domingo (16) com shows

O ronco dos motores e o som dos clássicos do rock'n roll se misturaram na noite de quinta-feira (13), abrindo o 1º Cabo Frio Moto Rock, que acontece até o próximo domingo (16) no Espaço de Eventos, na Praia do Siqueira. O evento é organizado pelo Cabo Frio Moto Clube, com apoio do Moto Clube Bodes do Asfalto e da Prefeitura.
Na primeira noite, o público curtiu os shows das bandas Noise Under Control e Jukebox Band. Nesta sexta-feira (15), os shows começam às 19h. A primeira banda a se apresentar é a Iorius, seguida da Cilindrada e Tributo Pink Floyd. Encerrando a noite, a banda Tributo Beatles. No sábado e no domingo, as apresentações começam mais cedo, às 13h.
Os motociclistas podem contar com uma área de camping e de venda de acessórios para motos e expositores de artigos de motociclistas, como bandanas, toucas, luvas, casacos de couro, capacetes, etc.

Intervenções no trânsito

Para maior segurança e comodidade do público do 1ª Cabo Frio Moto Rock, as ruas adjacentes ao local estão tendo intervenções no trânsito de veículos. As mudanças começam a partir das 17h e seguem até o término da programação diária.
Os motoristas devem ficar atentos ao fluxo de veículos da Rua Luiz Feliciano Cardoso, que será desviado para a Rua Joaquim Melo Júnior sentido Avenida América Central. O acesso a esta Avenida pela Rua Joaquim Melo Júnior será bloqueado. A entrada do evento será pela estrada de Perynas e saída pelo bairro Praia do Siqueira. A Guarda Civil Municipal estará no local orientando os condutores.

Confira a programação completa:

Sexta-Feira (14)

19h - 20h30 Iorius
21h - 22h30 Cilindrada
23h - 00h30 Tributo Pink Floyd
1h - 2h30 Tributo Beatles

Sábado (15)
13h - 14h30 Mafia 88
15h - 16h30 Jazz e Blues
17h - 18h30 The Bud's
19h - 20h30 Fugga
21h - 22h30 Dr. Law
23h - 00h30 Eternal Flame
1h - 2h30 Caravelhos

Domingo (16)
13h - 14h30 Tributo Guns'N Roses
15h - 16h30 Tributo Mamonas
17h - 18h30 Capitão X
Festas caipiras animam escolas municipais neste final de semana
Arraiás terão apresentações dos alunos, comidas típicas e brincadeiras
As escolas municipais de Cabo Frio continuam reunindo a comunidade escolar para realização de festas caipiras que acontecem durante os finais de semana. Barracas com comidas típicas, danças, brincadeiras e apresentações dos alunos vão garantir ao público momentos de alegria e descontração.
Além do caráter lúdico e festivo, as festas caipiras também têm objetivos pedagógicos, entre eles o de engajar toda a comunidade escolar.

Programação:

Escola Municipal Samburá: 14/07 (sexta-feira), às 14h - Rua Estrela Dalva, nº 55, bairro Samburá
Escola Municipal Alitta Maria do Valle: 15/07 (sábado), às 12h - Rua Amaral Peixoto, Km 137, bairro Gargoá
Escola Municipal Prof.ª Leomari Garcia Barreto: 15/07 (sábado), às 14h - Rua Nelson Mandela, s/nº, bairro Tangará
Escola Municipal Themira Palmer (festa interna): 15/07 (sábado) - Rua Panamá, s/nº, bairro Manoel Corrêa
Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo: 15/07 (sábado), às 17h - Rua Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, nº 95, bairro Passagem
Cabo Frio ganha mostra sobre windsurf
Exposição, primeira do gênero no Brasil, acontece no próximo sábado (15), a partir das 18h, no Espaço Cultural Expo Lendas do Surf de Cabo
O Espaço Cultural Expo Lendas do Surf de Cabo Frio inaugura no próximo sábado (15), a partir das 18h, no piso superior do "Museu do Surf", na Praça da Cidadania, exposição dedicada ao Windsurf. Esta é a primeira mostra do gênero no Brasil, que além do acervo, o espaço também vai contar a história do esporte. A modalidade chegou no Brasil na década de 70 e, desde então, não parou de ganhar adeptos.
De acordo com o diretor do espaço e curador do acervo, Telmo Moraes, essa é mais uma grande conquista para a cidade.
"Será uma grande festa para inaugurar o único espaço a contemplar a história do Windsurf no Brasil. Seremos a primeira cidade do Brasil, e talvez do mundo, que retrata a história desse esporte", contou Telmo, acrescentando que a inauguração vai contar com a presença de atletas do cenário nacional, além de muita música por conta das bandas Marcelo Blues Beatles e Rock and Roll para agitar a noite.
 O Espaço Cultural Expo Lendas do Surf foi inaugurado dia 11 de fevereiro e logo no primeiro mês atingiu a marca de 23 mil visitantes. O espaço abriga cerca de  823 pranchas de surf, body board e long board, além filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros e troféus que contam a história de um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo: o surf. Este é o maior acervo do gênero das Américas Latina e Central, além de ser o terceiro maior do mundo. O espaço abriga relíquias que contam a história do surf mundial e também de grandes nomes da modalidade.

Inauguração da exposição de Windsurf
Dia: sábado (15)
Local: Praça da Cidadania
Escolas municipais entram de férias no próximo dia 16
Retorno às salas de aula será em 31 de julho
Após muito empenho de toda equipe da Secretaria de Educação e dos profissionais da rede municipal de ensino para colocarem o calendário escolar 2017 em dia, em 16 de julho terá início o período de férias escolares nas 87 escolas municipais de Cabo Frio. O retorno às salas de aula será no dia 31 de julho.
“A colaboração da comunidade escolar como um todo foi essencial para que pudéssemos cumprir o que havíamos programado quando demos início à reconstrução da educação da nossa cidade. Estamos concluindo a primeira etapa do nosso trabalho com muita satisfação. Tenho certeza de que, na volta às aulas, profissionais e alunos estarão ainda mais dispostos para alcançarmos o nosso objetivo, que é o encerramento do ano letivo no corrente ano”, afirmou a secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto.
Durante as férias, cada unidade escolar cumprirá horário de funcionamento de acordo com os turnos que abrange.
Prefeitura inicia operação para simulações de moradia
Construções iniciadas em áreas invadidas serão demolidas
Agentes das Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, ligadas à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, deram início na quinta-feira (13) à operação “Tolerância Zero”, que tem como objetivo identificar e demolir todas as simulações de moradia em áreas públicas e de proteção ambiental.
O choque de ordem começou por Tamoios, onde foram retiradas duas invasões no Parque do Mico Leão Dourado.  Uma das construções era ocupada por uma família, que foi notificada para desocupar a área. Na outra foi encontrada uma espécie de cabana, mas ninguém foi encontrado no local.
As equipes localizaram também cercas que parcelavam irregularmente uma área da APA Federal da Bacia do Rio São João. Duas construções que serviriam de pontos comerciais foram demolidas por estarem exatamente embaixo da linha de transmissão de energia.
Os agentes estão acompanhando o andamento de todas as construções na área, conforme recomendação do Ministério Público Estadual e todas as simulações de moradia serão demolidas. O secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, reiterou o apoio às ações.
“Estamos apenas cumprindo o determinado pelo Ministério Público Estadual e que deixou de ser feito pela administração passada. Toda e qualquer construção irregular será devidamente demolida. Não vamos tolerar a ação de grileiros que invadem áreas públicas e reservas ambientais. Essas pessoas, além de atentar contra o meio ambiente, acabam envolvendo pessoas menos favorecidas, que compram os terrenos ilegais, constroem suas casas e acabam sendo obrigadas a desocupá-las às pressas, sem ter para onde ir. Infelizmente, essa é a Lei e vamos fazer com que seja cumprida”, afirmou.