CABO FRIO - PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Conselho Municipal debate revisão do Plano Diretor de Cabo Frio
Objetivo foi ressaltar a importância da atualização do regimento

O Conselho Municipal do Plano Diretor de Cabo Frio e o Poder Legislativo do município debateram na tarde desta quinta-feira (6) a revisão do Plano Diretor, que é o mecanismo legal que regulamenta a ocupação territorial de toda a cidade. O objetivo do encontro foi ressaltar a importância da atualização do regulamento e das leis complementares para o desenvolvimento ordenado da cidade.
De acordo com a coordenadora de Planejamento, Rosane Vargas, a ideia é realizar esta atualização de forma mais democrática em curto prazo. “Convidamos os representantes da Câmara de Vereadores para que houvesse um primeiro debate do assunto e destacar a importância de que esta revisão seja feita de maneira participativa para podermos ter um ordenamento urbanístico atualizado”, informou.
Na reunião, foi destacada a aplicação do plano em Tamoios, local que teve um grande crescimento populacional e em expansão, e incidência de ocupação ilegal de terras. “Tamoios está no centro da nossa atenção, e é fundamental que a regulamentação seja empregada em toda a cidade para podermos desenvolver a arrecadação e os demais setores do município”, disse Rosane.
A última Lei Complementar inserida no Plano Diretor Municipal foi em 2006. A previsão é que esta revisão seja concluída ainda neste ano. A reunião desta quinta aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de vereadores, representantes do executivo municipal e associações, além de empresários do Convention Bureau de Cabo Frio.
O Conselho Municipal do Plano Diretor é formado por 12 membros, desses, seis são representantes do poder executivo, e os outros seis de organizações da sociedade civil, como Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (Asaerla) e Associação Comercial, Industrial e Turismo de Cabo Frio (Acia), entre outros.

O que é Plano Diretor?
Plano Diretor Municipal é um instrumento de condução do desenvolvimento do município nos seus aspectos econômico, físico e social. Desta forma, seu objetivo geral é promover a ordenação dos espaços habitáveis com a implantação de políticas, normas e planos de utilização do espaço territorial da cidade.
_______________
Prefeitura inicia acompanhamento com Sebrae para implantação da Rede Simples
A ferramenta tem por objetivo simplificar procedimentos e reduzir burocracia para empresas
Representantes de diversas Secretarias da Prefeitura se reuniram nesta quinta-feira (6), com consultores do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) para iniciar o acompanhamento para implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Rede Simples). A ferramenta é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial.
De acordo com a consultora de Políticas Públicas do Sebrae, Adriana Barreto, a iniciativa faz parte de uma ação nacional do órgão na qual Cabo Frio foi contemplado. O objetivo é auxiliar o município no processo de utilização do Sistema Integrado de Cadastro (Regin), ferramenta integradora dos órgãos municipais com a Junta Comercial usada para os trâmites relacionados às empresas.
Segundo ela, a partir da aglutinação destes órgãos numa mesma ferramenta é necessário que os servidores municipais alimentem o sistema para que os alvarás de funcionamento comecem ser automaticamente enviados, com menos burocracia. Desta forma, é possível fazer com que o empresário ou potencial empresário de Cabo Frio não tenha que se deslocar ou aguardar durante muito tempo para ter a licença de funcionamento.
“A Rede Simples vai fazer com que o município possa emitir uma licença de funcionamento de empresa de baixo risco de forma imediata ou regulamentar algumas possibilidades de abertura de empresas que tenham algum tipo de exigência no âmbito da Prefeitura, por exemplo, através de uma regulamentação de decreto de autodeclaração. Todas as informações passadas para este sistema integrador facilitam o empresário abrir sua empresa aonde quer que ele esteja”, explicou a consultora.
Participaram do encontro as Secretarias de Fazenda, as Coordenadorias de Fiscalização de Posturas, de Planejamento, de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Superintendência de Vigilância Sanitária. O próximo encontro acontece na quinta-feira (13), às 10h, na sede do Sebrae.
Parceria com Senai oferece cursos gratuitos de qualificação em Cabo Frio
Ao todo, serão 800 vagas distribuídas em 44 turmas
Para contribuir na qualificação profissional dos cidadãos, tornando-os conscientes de suas potencialidades intelectuais, criativas e inovadoras, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de oferecer, inicialmente, 18 cursos gratuitos para jovens acima de 18 anos. Ao todo, são 800 vagas distribuídas em 44 turmas. As aulas serão ministradas na Morada do Samba e começarão logo após as adaptações que serão realizadas no local.
Os cursos oferecidos serão de: auxiliar de padaria e confeitaria, montador de móveis, assistente administrativo, Excel, informática para a área administrativa, modelista/modelagem manual, entre outros. As aulas serão ministradas ao longo de 18 meses, com carga horária variada de acordo com a especialidade.
Os cursos estão sendo organizados pelo Programa Municipal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Promover), que funciona sob a direção do Departamento de Proteção Social Básica (Deprosb). O programa representa uma importante estratégia da Semas, uma vez que se trata de instrumento essencial para promover a viabilização das ações facilitadoras de acesso e inserção no mundo do trabalho.
O público prioritário dessa parceria como Senai são as famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pela Secretaria:  jovens egressos do Serviço de Convivência para Jovens (Cras), do sistema socioeducativo, do serviço de acolhimento, moradores de territórios de risco, beneficiários do Programa de Bolsa Família e mulheres vítimas de violência.
Neste momento, as Coordenadorias da Secretaria, juntamente com o Programa Municipal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Promover), realizam um levantamento das necessidades e demandas dos usuários para melhor inserção dos cursos. “A qualificação profissional é essencial para reinserir o indivíduo no mundo do trabalho. O objetivo do Promover é propiciar essa oportunidade através do poder público”, explica o coordenador do Programa, Francisco José Almeida.
Cinema no Charitas exibe ‘Eu, Daniel Blake’ na 5ª edição do projeto
Apresentação acontece nesta quinta (6)
Nesta quinta-feira (6), às 19h, o projeto Cinema no Charitas exibe o filme "Eu, Daniel Blake". O longa-metragem recebeu o prêmio Palma de Ouro no Festival de Cinema em Cannes e aborda o drama de um homem na luta para garantir seu próprio sustento. A classificação etária é de 12 anos e a entrada gratuita. Ao término da sessão acontece um debate relacionado ao filme exibido.
O Cinema no Charitas foi inaugurado no início de junho e tem por objetivo exibir gratuitamente filmes em formato de documentários com discussões ao término das sessões. Os temas para debate e os filmes são divulgados semanalmente pela Secretaria de Cultura.
A Casa de Cultura José de Dome - Charitas está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados. O Charitas conta com exposições artísticas temporárias e permanentes.
_______________
Charitas recebe exposição de pintura em aquarela
Mostra "Encantamento", com obras da artista Milzete Saldanha, vai até o dia 16
Amantes da pintura têm mais uma boa opção de entretenimento em Cabo Frio. A Casa da Cultura José de Dome (Charitas) recebe a exposição de pintura em aquarela "Encantamento", da artista Milzete Saldanha. A mostra é composta por 25 obras que podem ser conferidas até o dia 16 de julho.
Milzete é carioca e atualmente mora em Cabo Frio. A artista fez cursos de aperfeiçoamento de suas técnicas no Instituto Gulbenkian Caiustre, no Senac e na Escola de Artes do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Despertou para a pintura em aquarela com o apoio e orientação do professor Alberto Kaplan, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O Charitas também conta com salas de exposições permanentes com acervos dos artistas de José de Dome, Tiita Machado, Jean Guilaume, Chico Tabuia e Mudinho, além de salas de exposições temporárias com acervos de artistas locais ou de outras regiões.
O Charitas está localizado na fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Pintura em aquarela
A aquarela é uma técnica de pintura com pigmentos dissolvidos em água. Além do papel e tela, podem ser utilizados como suporte e elemento de composição o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela. A técnica é antiga, com o aparecimento relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.
Escolas municipais participam do projeto “Energias Alternativas”
Sessenta alunos selecionados visitarão o Parque Solar do IFF
A Coordenadoria de Ciência e Tecnologia firmou uma parceria com a empresa PW Solar, que vai proporcionar conhecimento e abrir novas possibilidades aos estudantes da rede municipal no que se refere à energia renovável. O projeto dessa parceria visa transformar energia solar em elétrica, além de conscientizar os alunos sobre a importância da energia sustentável.
A programação inclui uma visita em escolas municipais do Jardim Esperança nesta sexta-feira (7). Na visita, será desenvolvida uma dinâmica que envolve teoria e prática no uso da energia solar. Três escolas municipais serão visitadas: Vereador Leaquim Schuindt, Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Talita Hernandez Perelló, nos dois turnos (manhã e tarde).
Uma equipe formada por representantes da empresa PW Solar e pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Fernandes, vai percorrer as unidades para uma demonstração prática sobre a transformação e o uso do recurso. A demonstração será feita em um sistema portátil de captação de energia fotovoltaica. O sistema converte energia solar em elétrica e os alunos poderão ver na prática todo o funcionamento, uma vez que a ideia é que aparelhos celulares ou rádios sejam carregados na hora. Outro ponto alto do projeto será a utilização de uma bicicleta ergométrica para gerar energia, como explica Ricardo Fernandes:
“A geração de energia alternativa com o uso da bicicleta ergométrica vai gerar energia elétrica através da força cinética das pedaladas. Com o movimento, um alternador é acionado, e pode gerar energia elétrica de 12 volts, que vai carregar uma bateria e, através do sistema de conversão, fornecerá energia de 110 volts. É uma maneira divertida e eficiente de transmitir conhecimento e consciência ambiental e tecnológica para os alunos e todo corpo diretivo e docente”, destaca ele.
Serão selecionados 30 alunos da Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e 30 da Escola Municipal Talita Hernandez Perelló que farão uma visita ao Parque Solar do IFF no sábado (8). Os alunos conhecerão as instalações do Parque Solar e terão acesso a toda a estrutura de energia renovável do instituto. Eles também irão conhecer os dispositivos de segurança e Equipamento de Proteção Individual (EPI), necessários para manusear os equipamentos. A visita dos alunos ao IFF será das 10h às 12h30.
Educação oferece formação continuada para secretários escolares
Treinamento foi o primeiro de uma série de encontros que acontecerá neste ano
A Secretaria Municipal de Educação reuniu na manhã desta quinta-feira (6), no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, secretários escolares e agentes administrativos para um encontro de formação continuada. O evento teve como principal objetivo estimular a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais para atuação nas secretarias das escolas municipais, ressaltando a importância da gestão de registros e documentos escolares que auxiliam toda a gestão educacional.
Esse primeiro encontro abordou assuntos referentes ao planejamento das atividades da secretaria escolar, organização da documentação, lançamento de dados no Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional (Sigete) e outras informações sobre o pleno funcionamento da secretaria escolar.
"Esta formação continuada será dividida em cinco encontros, um em cada mês, até novembro e contemplará todas as unidades escolares, pois as escolas onde não há secretário escolar serão representadas por agentes administrativos", informou a secretária de Educação, Laura Barreto.
Comsercaf dá início à limpeza nas bocas de lobo de Cabo Frio
Cinco bairros e uma praça são beneficiados com diversos serviços esta semana
A Comsercaf iniciou esta semana o serviço de limpeza das bocas de lobo de Cabo Frio. Os bairros Jardim Excelsior, Palmeiras, Jacaré, Recanto do Peró e Jardim Caiçara são os primeiros a receberem a ação. A desobstrução de detritos acumulados no interior das caixas coletoras é necessária porque o acúmulo de lixo causa alagamento e impede o fluxo das águas da chuva.
Na segunda-feira (04) a operação foi realizada nos bairros Jardim Excelsior e Palmeiras, enquanto na terça-feira (05), foi a vez das bocas de lobo do bairro Jacaré começaram a ser limpas. O serviço inclui também pintura do meio-fio, capina e varrição em todas as ruas do bairro.
Já no bairro Recanto do Peró a praia da Calunga foi totalmente limpa no início da semana, que além da retirada e coleta de lixo da orla, as equipes da Comsercaf atuam na limpeza da restinga. O local estava sendo usado como depósito de lixo e foram encontrados plásticos, papelões, alumínios, vidros, além de restos de entulho como material de construção. No total foram retiradas seis carretinhas de lixo.
No Jardim Caiçara a praça principal está mais bonita: além da limpeza está sendo feito reparos diversos na iluminação a fim de tornar mais agradável o espaço de lazer dos moradores do bairro. Em Unamar, no distrito de Tamoios, a retirada de entulhos na beira da RJ 106 está mudando o visual da pista. Os canteiros recebem capina, pintura do meio-fio, retirada do lixo acumulado e poda de árvores.
De acordo com a Comsercaf, a operação envolve cerca de 220 colaboradores e, atualmente, mais quatro equipes estão em treinamento para acelerar o faxinaço a partir dos próximos dias.
"Vamos atuar de bairro a bairro até promover toda a limpeza do município. Não há segredo, nem mistério, apenas uma questão de responsabilidade com o serviço público", afirmou o presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira, acrescentando que apesar da eficiência do serviço que presta a Comsercaf conseguiu reduzir os custos em cerca de R$4 milhões ao ano em relação ao ano passado.
Edição especial do Santo Samba leva Noel para o Boulevard Canal
Show será no sábado (8) a partir das 18h com participação do sambista J.P.Silva

Uma edição especial da mais tradicional roda de samba de Cabo Frio, o Santo Samba, vai levar para o Boulevard Canal, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, o “poeta da Vila”, Noel Rosa, autor de clássicos como “Último Desejo”, “Pierrot Apaixonado”, “Palpite Infeliz”, “Fita Amarela”, “Três Apitos”, “Conversa de Botequim”, entre inúmeros clássicos da MPB.
A edição especial do Santo Samba acontece no próximo sábado (8), a partir das 18h e terá a participação do sambista J.P. Silva. O evento é o primeiro realizado pelos empresários do Boulevard que estão se reunindo para revitalizar o point gastronômico em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e da Coordenadoria de Eventos.
Os músicos cabo-frienses Normando (violão), Jessé (trombone), Lucas (pandeiro), Gui (surdo),  Renan (tantan) e Lorival (cavaco) garantem a animação da roda e acompanham o sambista e instrumentista J.P. Silva. O cantor revela que aprendeu a gostar e cantar samba vendo roda de samba com outros sambistas e escutando discos de Cartola, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.
"O primeiro disco que escutei de samba foi do João Nogueira, voz potente e cheia de sentimento, lembra  J.P. Silva, que cantou em diversas casas de shows do Rio de Janeiro como a Lona Cultural Jorge Ben Jor, Teatro Rival e Carioca da Gema e se transformou no pupilo de Elza Soares, que ele considera uma “diva”.
A madrinha artística de JP Silva, divide com ele uma faixa em “O Tempo e a Lição”, primeiro CD de J.P. Os dois cantam “Garupa da Saudade”, composição inédita de Alceu Maia e Sarah Benchimol, numa gravação cheia de brincadeiras entre os intérpretes e os famosos esquetes de Elza Soares.  O CD é um pouco da história do jovem cantor, que tem uma relação muito próxima com a Lapa, local onde viveu e onde canta há quase 10 anos. JP é hoje parte da nova geração de talentos do grande reduto do samba.
 Não é a primeira vez que J.P. Silva se apresenta no Santo Samba, mas ele está voltando à roda por ter sido apontado, numa enquete realizada pela produção do evento, como um dos nomes preferidos do público.