Pular para o conteúdo principal

PRAÇA DAS ÁGUAS: CARTÃO DE VISITAS DA CIDADE PEDE SOCORRO

Semana passada o RJ TV (InterTV) veiculou matéria, a pedido de muitos cidadãos, sobre a triste situação de abandono que se encontra a Praça das Águas, na Praia do Forte, em Cabo Frio. Lamentável ver a praça assim há tanto tempo, pois ali é o cartão de visitas da cidade. Turistas em peso frequentam aquele local já bastante conhecido e procurado. 

A praça era um atrativo ponto de visitação turística, tanto em dias de sol como nublados, e também à noite, quando seu jogo de luzes coloridas criavam efeitos maravilhosos. Seu projeto de iluminação foi idealizado por Peter Gasper, famoso lighting designer falecido em 2014, mestre na área de iluminação. Foram instalados 28 postes com lâmpadas de LED, com potência maior e econômicas, em tons de azul, verde e lavanda, no total de 160 lâmpadas que, ao serem acesas, traziam 400 cenas de cores rodando em looping, acionadas por uma fotocélula, que levavam a um movimento de cores sobre as águas. A pintura, feita pelo artista plástico e grafiteiro Lobão, foi o único grafite subaquático já feito até então e, devido ao efeito 3D, fazia com que os peixes parecessem reais. Nosso blog postou texto da Secretaria de Comunicação da época, poucos meses após a inauguração, onde constam todas essas informações e mais um pouco (clique aqui para ler).

Fica aqui nosso apelo ao poder público para que não deixe perder essa atração turística de ponta que vinha encantando tantos turistas e cidadãos. O turismo é atividade principal da cidade, não podemos fugir dessa realidade. E deixar um ponto turístico desse porte sem a devida manutenção é ir na contramão dessa realidade. Além disso, trata-se de um bem público, patrimônio da cidade, e por isso deve ser conservado. 

Conhecemos o panorama da dificuldade financeira da cidade, porém cremos que já houve tempo suficiente para execução de uma manutenção planejada que agora se faz urgente, pois novamente aproxima-se a alta temporada, a partir de outubro, e nossa cidade precisa manter-se atrativa para que seus visitantes levem a lembrança de uma cidade agradável, bem cuidada e acolhedora.

Luciana G. Rugani

Praça das Águas: fotos atuais
(fonte: matéria Inter TV):



 

Praça das Águas: (2014)

Walmor Freitas/W2Imagens
Divulgação


 

Comentários

  1. Eis a praça de nossa querida cidade de Cabo Frio. Esta praça pertence a todos nós que gostamos desta cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Triste notícia...não é possível que ninguém possa intervir !!!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que horror!Eu não sabia que estava nessa situação! É uma tristeza para quem ama essa cidade como eu! Lamentável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019