Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO: PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA SEMANA

Notícias da cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Fim de semana com exposições, serestas e surf
Atividades acontecem a partir desta sexta, em vários pontos da cidade








A agenda deste fim de semana está repleta de atividades para os moradores e visitantes de Cabo Frio. Além de belas praias e dos principais pontos turísticos do município, é possível visitar exposições e participar das Serestas de Inverno. A cidade também irá receber a primeira etapa do Circuito Estadual Profissional de Surf do Rio de Janeiro.  
As atrações começam a partir desta sexta-feira (25), com a exposição temporária de bicicletas antigas no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio, antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. A mostra "Vem de Bike" conta com 21 peças dos colecionadores Paulo Pinto, Sérgio Lobo e Odilon Júnior. A visitação é aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 14h às 18h, com entrada franca, até o dia 28 de outubro. 
Também nesta sexta, a Casa de Cultura José de Dome (Charitas) irá abrir a II Exposição de Orquídeas. As plantas estarão expostas até o domingo (27), de 10h às 20h, no corredor cultural. O evento é realizado pelas Orquídeas Marinho e tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita.
O sábado (26) começa com a primeira etapa do Circuito Estadual Profissional de Surf do Rio de Janeiro - Top Surf Pro Trail,  a partir das 7h da manhã na Praia do Forte, na altura da Praça das Águas. O evento é promovido pela Federação de Surf do estado, em parceria com o Cabo Frio Surf Clube e com o apoio da Secretaria de Turismo.
Para aqueles que preferem um passeio com história e cultura, no sábado também acontece a terceira edição do Projeto Caminhos da História (26). A caminhada tem início às 9h no Convento, passando pelo Morro da Guia, Rua Érico Coelho (Palácio das Águias), Praça Dom Pedro II (Solar dos Massa), Praça Porto Rocha (Igreja Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Câmara dos Vereadores), Bairro da Passagem (Largo de São Benedito), concluindo no Forte São Matheus. A recomendação é que os participantes usem roupas leves, protetor solar, tênis ou calçado confortável. Em caso de chuva a atividade será adiada.
E não para por aí. Ainda no sábado o Pólo Gastronômico e Cultural da Passagem realiza, a partir das 19h, as “Serestas de Inverno – Todo restaurante uma canção!”. O resgate das composições seresteiras ficará por conta do Grupo Amadeus, que irá percorrer as ruas da Passagem relembrando as tradicionais serestas do século XVIII, com os instrumentos musicais usados na época: violão, cavaquinho, flauta e violino. Os músicos também vão entrar nos estabelecimentos entoando as antigas composições românticas de ilustres compositores do período. Cada um dos 12 restaurantes do bairro que compõem o polo vai apresentar uma sugestão de prato da noite, que será batizado com o título de uma música de um compositor brasileiro de seresta. Os estabelecimentos terão uma “seresta tema” identificados por um cartão postal exclusivo do evento, que será distribuído aos clientes, e também terão uma placa na fachada, buscando trazer o passado musical à atualidade.
__________________
Cultura promove caminhada pelo centro histórico de Cabo Frio neste sábado
Terceira edição do projeto “Caminhos da História” vai percorrer monumentos que compõem a memória do município
Toda a população está convidada para conhecer um pouco mais da história de Cabo Frio em uma caminhada pelos monumentos e pontos históricos da área central da cidade. A terceira edição do projeto “Caminhos da História” acontece neste sábado (26), a partir das 9h, com saída no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio.
A caminhada tem início no Convento, passando pelo Morro da Guia, Rua Érico Coelho (Palácio das Águias), Praça Dom Pedro II (Solar dos Massa), Praça Porto Rocha (Igreja Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Câmara dos Vereadores), Bairro da Passagem (Largo de São Benedito), concluindo no Forte São Matheus.
A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Universidade Estácio de Sá, com intuito de contar e explorar a história que compõe a cultura, a memória e o surgimento do município. “O objetivo é mostrar aos professores e alunos da rede como organizar e trabalhar com esse tipo de roteirização como recurso didático e também oferecer ao público em geral a possibilidade de uma viagem pela história da nossa cidade”, disse o coordenador do Curso de História da Universidade Estácio de Sá, Paulo Cotias.
A recomendação é que os participantes usem roupas leves, protetor solar, tênis ou calçado confortável. Em caso de chuva a atividade será adiada.
_________________
Dez selecionados em edital vão grafitar no Túnel Trans Oceânica neste domingo
Grafiteiro de Cabo Frio é escolhido para participar de ‘Artes Urbanas Graffiti na Rua’, em Niterói
 
O grafiteiro de Cabo Frio Rogério Zera, 33 anos, o ‘Zerafreak’ é um dos dez selecionados em edital para participar do “Artes Urbanas, Graffiti na Rua”, organizado pela Secretaria Municipal das Culturas / Fundação de Arte de Niterói. Os artistas vão grafitar o Túnel Trans Oceânica neste domingo, a partir das 10h.
Com o tema “Niterói”, os artistas se inspiraram nas mais variadas paisagens da cidade. E para Rogério Zera, que começou a grafitar aos 15 anos, a inspiração veio do principal nome da arquitetura do país, Oscar Niemyer, que empresta à cidade de Niterói grandes obras no “Caminho Niemyer”, que reúne sete obras que formam um belo cartão postal da cidade. A ilustração de ‘Zerafreak’ foi  o “Bee-Nit”.
“É uma peça que representa a cultura arquitetônica de Niterói pelas mãos de Niemeyer começando pelo caminho de Niemeyer, passando pela igreja da Boa Viagem, tendo ao mesmo tempo uma breve imagem do Museu e as potentes ondas da Região Oceânica, representada pela Praia de Itacoatiara”, explica Rogério.
Para este domingo, o artista que sempre se encantou com os recantos de Niterói, vai ficar responsável por dar cor e vida a um painel 8 x 2, e afirma que “a ficha ainda não caiu”. Atualmente, Rogério Zera trabalha na Prefeitura de Cabo Frio, onde ocupa a vaga de designer e produz peças publicitárias e suprimentos para internet das secretarias municipais.
“As expectativas são sempre as maiores possíveis, espero que a exposição possa abrir portas para outras artes maiores. É um privilégio passar para as gerações que estão vindo e aos simpatizantes da arte um pouco do que eu aprendi e aprender ainda mais com quem possa estar observando”, finalizou o artista.
_________________
Superintendência de Proteção aos Animais alerta motoristas sobre bichinhos que se aquecem no motor do carro no inverno
Um gato foi resgatado após ter uma das patas decepada por um veículo esta semana

A Superintendência de Proteção aos Animais está fazendo um alerta aos motoristas sobre os bichinhos que usam o motor dos carros para se aquecerem nos dias frios. Esta semana um gato gravemente ferido foi resgatado pela equipe da pasta e encaminhado para cirurgia em uma clínica veterinária. A superintendente, Caroline Midori, orienta para que sempre ao entrar no carro as pessoas verifiquem se há um algum animal próximo ao motor, para que o mesmo saia antes que o veículo fique em movimento.
“Pedimos para que os motoristas deem uma leve batidinha no capô para que não sejam surpreendidos. No caso do gato, por exemplo, a dona do carro não imaginava que ele estava ali, não tinha intenção de machucar o gatinho. Esse nosso alerta é justamente para que as pessoas não sejam pegas desprevenidas, em uma situação tão complicada”, destacou Caroline.
O setor também continua o trabalho de castração de animais resgatados. Ainda usando o dinheiro arrecadado no Arraial Animal, essa semana foram castrados 10 animais. Além de castrações, outros resgates e tratamentos veem sendo feitos com a ajuda do Bazar Animal.
Mais oito animais foram resgatados pela Superintendência de Proteção aos Animais esta semana: três cachorros e cinco gatos. Alguns deles estavam em estado crítico e passaram por veterinário. Além disso, onze gatos foram abandonados em frente ao Canil Municipal, cinco deles recém-nascidos; a equipe da Superintendência encontrou uma outra gata para amamentar esses filhotes. Todos os animais vão ser castrados, quando estiverem em condições de castração, e vão ser colocados para adoção. 
Denúncias de maus tratos podem ser feitos diretamente com a Superintendência de Proteção aos Animais através do telefone (22) 9.9237-6507. Esse número também é whatsapp. O número funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Mais de 100 atletas vão participar do Top Surf Pro Trail
Competição começa neste sábado, a partir das 7h, na Praia do Forte
Cento e dez atletas da Região Sudeste se inscreveram para Top Surf Pro Trail, que promete movimentar a Praia do Forte neste fim de semana. Essa é a primeira etapa do Circuito Estadual Profissional de Surf do Rio de Janeiro e as provas acontecem no sábado (25) e no domingo (26), a partir das 7h, na direção da Praça das Águas. O evento é promovido pela Federação de Surf do estado, em parceria com o Cabo Frio Surf Clube e com o apoio da Secretaria de Turismo.
Segundo um dos organizadores do campeonato, Reginaldo Nascimento, a expectativa é de ondas perfeitas e praia cheia. “Estamos otimistas com o evento. Tem previsão de sol e ondulação de sudeste, o que indica ótimas ondas. É um evento importante para a categoria, com a participação de surfistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo”.
O campeonato de surf distribuirá R$ 5 mil para a categoria masculino e R$ 1 mil para a categoria feminino e valerá 500 pontos para o Estadual Profissional do Rio Feserj e 350 pontos para o Circuito Brasileiro de Surf Profissional Abrasp.
O campeonato é credenciado em uma das etapas responsável para pontuação no ranking estadual carioca e irá garantir uma vaga para triagem da etapa Brasileira da World Surf League (WSL). O Circuito também define os convidados da Feserj (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) para a triagem da etapa brasileira do CT em 2018 (caso continue no Rio). O circuito será decidido na semana seguinte, na Praia de Itaúna, em Saquarema.
_________________
Torneio Inter-Regional de Judô movimenta Cabo Frio neste sábado (26)
Evento será no Ginásio Alfredo Barreto, com pesagem às 8h30 e lutas a partir das 10h

Neste sábado (26) Cabo Frio será sede de mais uma competição de artes marciais, o Torneio Inter-Regional de Judô, organizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. A competição acontecerá no Ginásio Alfredo Barreto, no Itajuru, e terá dois módulos: alto rendimento e nova geração.
No alto rendimento serão cinco categorias: sub13, 15, 18, 21 e sênior, com pesagem às 8h30 e início das lutas às 10h. Já o módulo nova geração terá seis categorias, começando com o Sub 11, passando pelo 13, 15, 18, 21 e também terminando no sênior. 
"O retorno da parceria da Secretaria de Esporte com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro é de fundamental importância para o desenvolvimento desta modalidade olímpica, assim como para motivar os alunos do projeto socioesportivo Novo Cidadão. Aproveito para agradecer ao presidente da Federação, Jucinei Costa, ao coordenador Marcos Alberto e toda sua equipe por trazer de volta  essa parceri", disse o secretário de Esporte, Eliseu Pombo.
_________________
Falta apenas uma semana para começar o III Festival Sabores de Cabo Frio
Edição deste ano reúne número recorde de participantes
Falta apenas uma semana para o começo do III Festival Sabores de Cabo Frio. A expectativa de poder mostrar o melhor da gastronomia da cidade é grande entre os donos dos 53 restaurantes que participam desta edição, que acontece de 1° de setembro a 1° de outubro. O número bate recorde de participantes entre restaurantes das mais diversas especialidades, petiscarias, bares, lanchonetes, doçarias, delicatessens, sorveterias e até açaiterias, levando ao público diferentes gostos, aromas e temperos da cidade, com receitas exclusivas inspiradas no tema Mar, tanto no almoço quanto no jantar.
E para quem gosta de provar um pouquinho de tudo e pretende fazer um tour em busca das melhores entradas, pratos principais e sobremesas, o festival oferece um site com a foto de todos os pratos para que as pessoas já possam ter uma idéia do que as espera nesta edição e se programar. Além disso, cada estabelecimento oferece uma revista guia para quem quiser planejar um tour de aromas e sabores.  O endereço virtual é: www.saboresdecabofrio.com.br, onde também está toda a programação.
O Festival Sabores de Cabo Frio conta com menu degustação petit, que oferece entrada (R$15), prato principal (R$20) e sobremesa (R$12). Mas também tem opções na versão tradicional.
Realizado pelo Sebrae, Sindicato dos Hotéis e Restaurantes, Cabo Frio Conventions & Visitors Bureau e Tropic Produções e Eventos, e apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e da Secretaria Municipal do Turismo, o festival tem como principal objetivo movimentar a economia da cidade através do mercado gastronômico.
A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, classifica o Festival Gastronômico como um dos eventos mais importantes do calendário da cidade, atraindo não apenas o turista, mas também visitantes de cidades vizinhas, além do próprio morador.
“O Festival já é um sucesso. Percebemos que a cidade se vê representada nele, nos aromas e temperos que mexem com a memória afetiva dos moradores e, ao mesmo tempo, encanta os turistas pela qualidade da nossa gastronomia", comentou a secretária.
A intenção da organização do evento é transformar a gastronomia local em atrativo turístico.
“Por isso, nesta terceira edição, além de ampliar o número de participantes, também teremos uma variedade maior de especialidades. Queremos mostrar aos visitantes e turistas que Cabo Frio tem, sim, um grande potencial para o turismo gastronômico", comentou Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau.
O prefeito Marquinho Mendes aposta no potencial turístico do festival para fortalecer o nome de Cabo Frio no cenário turístico e gastronômico.
“Fico extremamente feliz em ver que a quantidade de estabelecimentos participantes tem crescido a cada ano. Isso mostra que, finalmente, estamos despertando para nossa verdadeira vocação, que é o turismo, e nos descobrindo com um enorme potencial para o turismo gastronômico. Não há dúvidas de que o Festival Sabores de Cabo Frio veio não apenas para ficar, mas para divulgar e fortalecer o nome de nossa cidade no cenário turístico”, concluiu o prefeito.

ESPAÇO PARK GOURMET

Sucesso na edição de 2016, o Espaço Park Gourmet, montado no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, é mais uma atração confirmada nesse ano. Com cenografia assinada pela arquiteta Gabriela Tardelli, o local estará aberto ao público durante todo o mês de setembro, de quarta a sexta, e terá atividades para adultos e crianças. A programação inclui aulas com chefs de restaurantes locais e convidados e degustações.
No dia 06 de setembro a aula será com o pequeno chef Luigi Montez, do Programa Tem Criança na Cozinha. No dia 13 de setembro é a vez de Mônica Rangel, chef do restaurante “Gosto com Gosto”, em Visconde de Mauá, e jurada do programa “Cozinheiros em ação” no GNT. Já no dia 20 de setembro, a convidada é a chef Rô Gouveia, consultora em gastronomia do Sebrae. Dia 27de setembro o espaço será palco da grande final do concurso que irá eleger os melhores pratos do concurso.
__________________
Cartão de estacionamento para idoso começa a ser emitido em Tamoios
Atendimento acontece no Centro Administrativo no Shopping Unapark
 
Começou esta semana o cadastramento de idosos de Tamoios para garantir o direito de estacionamento preferencial, através do cartão de estacionamento. O serviço está sendo oferecido na sala 10 do Centro Administrativo, que fica no Shopping Unapark. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 9h às 13h.
Para ter direito ao cartão, o idoso precisa levar uma foto 3x4 e cópia e original dos seguintes documentos: identidade; CPF; comprovante de residência; habilitação e certificado de registro e licenciamento do veículo. Não há prazo para o fim do credenciamento.
Segundo  o coordenador de Desenvolvimento de Tamoios, Sérgio Costemplate, o serviço oferecido pretende proporcionar comodidade aos idosos da localidade que, até então, tinham que ir ao primeiro distrito de Cabo Frio para confeccionar o cartão.
“A nossa expectativa é que as pessoas não tenham que ir ao centro da cidade para ter acesso ao benefício e, com isso, tenham mais comodidade para fazer o pedido do cartão”, finalizou o coordenador, que ressaltou que o cartão fica pronto no prazo aproximado de 30 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J